Prova Administração Financeira e o Gerenciamento de Capital
10 pág.

Prova Administração Financeira e o Gerenciamento de Capital

Pré-visualização3 páginas
Questão 1/12 - Administração Financeira e o Gerenciamento de Capital
\u201cA Administração do ciclo financeiro contribui significativamente para a redução dos encargos financeiros e maximização do lucro\u201d (HOJI, 2012,p.116)
A empresa precisa honrar todos os compromissos mensais, que são os gastos necessários para que possa se manter durante todo o ciclo financeiro.
O ciclo financeiro afeta o capital de giro da seguinte forma: quanto maior for o ciclo financeiro maior será o capital de giro necessário a empresa, assim, indique a alternativa abaixo que esteja correta sobre o ciclo financeiro.
Nota: 10.0
	
	A
	Prazo médio de aplicações financeiras de curto prazo para a empresa.
	
	B
	O período de tempo desde o pagamento efetivo da matéria-prima da empresa até o recebimento do dinheiro da venda do produto acabado.
Você acertou!
O ciclo financeiro é  o período que a empresa precisa de recursos adicionais para fazer frente a seus aos seus compromissos financeiros(LUZ, 2015, p.232). Base teórica: cap 3, pág. 123
	
	C
	O prazo médio que a empresa tem para pagar seus empréstimos de curto prazo junto aos bancos.
	
	D
	As fontes não onerosas da empresa.
	
	E
	As fontes não onerosas e as onerosas.
Questão 2/12 - Administração Financeira e o Gerenciamento de Capital
A Margem de Contribuição (MC) ou sua unidade individual Margem de Contribuição Unitária (MCu), é uma variável importante no processo de definição do ponto de equilíbrio operacional da empresa. Tem a sua condição analítica própria.
Com isso, lembrando que a fórmula básica da margem de contribuição é \u201cMC = Receita \u2013 Custo Variável\u201d e \u201cMCu = Preço \u2013 Custo Variável Unitário\u201d, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	A margem de contribuição da empresa representa o lucro da mesma.
	
	B
	O número de unidades produzidas, quando ultrapassam a quantidade de unidades do ponto de equilíbrio operacional, a diferença é o lucro operacional da empresa.
Você acertou!
Letra \u201cb\u201d 
Justificativa:
A quantidade estabelecida pelo PEOq (Ponto de Equilíbrio Operacional em quantidade) marca a situação inicial de zero lucros. Antes disso (qualquer unidade a menos produzida e vendida), temos uma unidade (MCu) de prejuízo. Do contrário (uma unidade produzida acima do ponto de equilíbrio), temos uma unidade de MCu de lucro.
(ROTA DE APRENDIZAGEM AULA 3)
	
	C
	O número de unidades produzidas, quando ultrapassam a quantidade de unidades do ponto de equilíbrio operacional, a diferença é prejuízo operacional da empresa.
	
	D
	A Margem de Contribuição é o valor que, deduzido o custo total, estabelece o ponto de equilíbrio operacional.
	
	E
	Quando a Margem de Contribuição da empresa for igual ao Custo Fixo, temos o Lucro total.
Questão 3/12 - Administração Financeira e o Gerenciamento de Capital
A sobrevivência da empresa e sua permanência no mercado dependem fortemente de sua capacidade de gerar caixa, mas pode ocorrer que a empresa esteja operando com lucro, mas sem gerar caixa. Isso acontece quando a empresa vende produtos com boa margem de lucro mas acaba não recebendo o pagamento decorrente desta venda.
Mayo (2008,p.402) \u201dAs empresas pagam suas obrigações com recursos em caixa e não com lucros.\u201d Operar com lucro não é necessariamente garantia de que a empresa é saudável financeiramente. Indique a alternativa abaixo que explica a afirmação acima.
Nota: 10.0
	
	A
	A empresa está à beira da insolvência porque não conhece profundamente seus passivos circulantes.
	
	B
	É tecnicamente impossível a empresa operar com lucro e estar tecnicamente insolvente.
	
	C
	A empresa vende seu produto com boa margem de lucro, mas o cliente não paga, por isso o lucro está retido nos recebíveis.
Você acertou!
\u201cpode dar lucro e quebrar porque o lucro pode ficar total ou total ou parcialmente retido em outras contas do ativo. Exemplo: se a empresa vender por $100.000 o que lhe custou $ 80.000, seu lucro ficará retido nos recebíveis\u201d(SÁ, 2014, p.17) nas outras alternativas o lucro foi mal definido, por isso estão erradas. Base teórica: cap 2, pág. 27.
	
	D
	O lucro do produto foi calculado com base em um ciclo operacional mais curto, na prática o ciclo operacional real mais longo demanda de maior capital de gi
	
	E
	Devido a forte atuação da concorrência, as margens de lucro estão apertadas demais, por isso a empresa não tem capital de giro suficiente para prosseguir.
Questão 4/12 - Administração Financeira e o Gerenciamento de Capital
Os 10% da discórdia do Fundo de Garantia 
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é reconhecido pelo trabalhador como uma espécie de poupança, embora tenha uma aplicação social que vai muito além do patrimônio individual. Até então, a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) estabelecia que empregados com mais de 10 anos de registro em carteira teriam estabilidade no emprego, só podendo ser demitidos em casos de falhas graves.
\u201cA lei, no entanto, levava ao efeito contrário: as empresas acabavam demitindo os funcionários ao completarem nove anos na empresa para evitar a estabilidade\u201d, explica o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn. Para equilibrar os dois lados, contemplando o pleito das empresas sem prejudicar o trabalhador, foi criado o FGTS, que imputava às empresas o depósito mensal de 8% sobre o salário na conta vinculada ao empregado.
A medida flexibilizou as relações de trabalho, garantindo recursos em situações como demissão sem justa causa, que ainda exige do empregador o pagamento de 40% do total depositado na conta do FGTS. \u201cAo longo do tempo, uma empresa pode crescer ou diminuir. Nesse sentido, é fundamental que disponha do direito de contratar e demitir, adequando sua força de trabalho ao tamanho de seu negócio\u201d, detalha Bohn, explicitando que a solução beneficiou ambos os lados.
Em quatro décadas, o fundo contabilizava cerca de 370 milhões de saques realizados pelos trabalhadores, que resultaram em um montante de R$ 250 bilhões injetados na economia brasileira.
Como uma espécie de poupança para o trabalhador, o FGTS trouxe benefícios tanto no momento de desligamento da empresa quanto em outras situações. Entre as melhorias possibilitadas pelo Fundo, fora o aporte financeiro no ato da demissão, podemos destacar:
Nota: 10.0
	
	A
	No ano 2000 a implementação do plano real o governo decidiu criar o FGTS.
	
	B
	Até 1966 o trabalhador com mais de 10 anos na mesma empresa tinha estabilidade no emprego e por isso costumava-se demitir o trabalhador com nove anos de trabalho.
Você acertou!
Em quase cinco décadas, desde que foi adotado, o FGTS compôs recursos não só para atender individualmente os trabalhadores, mas também gerando aporte a outras áreas, especialmente a habitação. Em 2006, quando o fundo completou 40 anos, já haviam sido aplicados mais de R$ 80 bilhões nas áreas de habitação, saneamento e desenvolvimento urbano, gerando aproximadamente 11 milhões de vagas e financiando de mais de 6 milhões de habitações até então. Base teórica: aula 1 pg 3
	
	C
	Juscelino Kubitschek criou o FGTS para beneficiar o trabalhador.
	
	D
	Durante a era Vargas foi criado FGTS como forma de diminuir a crise financeira da época.
	
	E
	O FGTS foi copiado da política trabalhista de outros países.
Questão 5/12 - Administração Financeira e o Gerenciamento de Capital
Para Solomon (2000, p.449), englobam no conceito de risco todos os tipos de riscos (financeiros e não financeiros) que as empresas enfrentam e consideram que o risco pode ser entendido como a incerteza quanto ao montante de resultados, associado tanto a potencialidade de ganho como a exposição a perda.
Para Peleias (2007, p.24) assumir riscos está no cerne das atividades de uma instituição financeira.
Agentes econômicos, como os bancos por exemplo, precisam considerar todos os riscos na hora de conceder empréstimos tanto a pessoa jurídica como física. Indique a alternativa abaixo que está diretamente relacionada com