Buscar

Avaliação ed especial

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0249_AV_ » EDUCAÇÃO ESPECIAL
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: - MARIA POLIANA MONTEIRO
	Professor:
	ELIANE TAVEIRA DO NASCIMENTO
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 7,0        Nota de Partic.: 2        Data: 07/03/2015 08:27:10
	
	 1a Questão (Ref.: 201404111808)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Ana é professora do Ensino Médio de uma escola particular e está se sentindo insegura por ter recebido este ano em sua turma Stephanie, uma adolescente de 18 anos de idade que é cega. Ana ainda não tinha trabalhado com cegos e não sabia qual seria a postura correta em relação à metodologia, currículo e avaliação. Como Pedagogo desta escola, qual indicação você daria para Ana ser bem sucedida neste episódio e fazer a inclusão de Stephanie?
		
	
Resposta: Bem acredito que Ana deve pesquisar sobre a deficiencia visual e preparar atividades voltadas para ela nesse sentido, também deve ter conciencia de que Stephanie deve aprender sorobã e braille para que possa acompanhar melhor as aulas, Ana também não pode deixar de inclui-la nas atividades escolares tendo em vista a sua aprendizagem e a sua aceitação em sala de aula. A avaliação deve ser feita oralmente caso a aluna não saiba ainda o braille e nem o sorobã.
	
Gabarito:
Conhecer alguns materiais que serão importantes como: o sistema braille, o sorobã, (equipamento semelhante ao ábaco). Precisará reconhecer a importância dos recursos eletrônicos e recursos de auxílio auditivo. Adaptar alguns conceitos ensinados (a deficiência visual não permite que o aluno visualize situações, objetos). Desenvolver ações relacionadas às atividades de vida diária. Trabalhar com o concreto, utilizando outros sentidos, especialmente o tato e desenvolver a autonomia e independência da aluna.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201404129265)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	(Processo Seletivo para Professores Substitutos - Edital No 002/2005 - questão adaptada). O que significa uma escola inclusiva?
		
	
Resposta: Aquela escola que não somente inclui os alunos, mas adapta da forma que ele se sinta (mesmo com a sua deficiencia) aceitado e adaptado ao meio em que esta. Incluindo o aluno de forma sadia para que ele consiga acompanhar as aulas e ter um aprendizado melhor.
	
Gabarito: É aquela escola que acolhe os alunos, adaptando-se às suas necessidades, reestruturando-se para atender às necessidades decorrentes das diversas deficiências. É aquela que matricula e mantém alunos com necessidades educacionais especiais em classes comuns, se organizando pedagogicamente de modo a reconhecer e valorizar as diferenças.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201404110802)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Das alternativas abaixo, marque a única que representa a concepção que a Antiguidade tinha sobre pessoas portadoras de deficiência.
		
	
	Eram filhos de Deus e mereciam toda a atenção e cuidado de seus pais e comunidade.
	
	Eram pessoas dotadas de uma inteligência sobrenatural, capaz de compreender o mundo das ideias.
	 
	Nem sequer eram considerados humanos, pois o ideal de homem era previsto como perfeito pela influência da cultura clássica.
	
	Eram provações enviadas pelos Deuses para purificar todos os que convivessem e cuidassem de suas deficiências.
	
	Eram entidades com poderes sobrenaturais e por isso, deveriam ser exorcizados pelos sacerdotes cristãos.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201404645381)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A história da Educação Especial revela diferentes concepções de educação em relação ao trabalho de escolarização do aluno com deficiência. Assinale a única opção que fundamenta o trabalho numa escola inclusiva:
		
	 
	Visa ao desenvolvimento de respostas educativas que atinjam a todos os alunos.
	
	Assume o compromisso com o sucesso na aprendizagem com parte dos alunos que não apresentam deficiência.
	
	Exige a adaptação do aluno às regras disciplinares e às suas formas de ensino.
	
	É concebida como uma instituição educacional à parte do sistema geral.
	
	Organiza o trabalho em classes especiais para alunos com deficiência.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201404310568)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A conferência internacional apoiada pela UNESCO realizada na Espanha, em 1994, que foi marco na luta pelos direitos humanos, pela igualdade e participação efetiva da pessoa com deficiência, ficou conhecida como:
		
	
	Declaração dos Direitos Humanos
	
	Constituição Federal
	
	Plano de ação governamental
	 
	Declaração de Salamanca
	
	Diretrizes Curriculares Nacionais
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201404319506)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A inclusão é uma visão, uma estrada a ser viajada, mas uma estrada sem fim, com todos os tipos de barreiras e obstáculos, alguns dos quais estão em nossas mentes e em nossos corações. Peter Mittler.
 Ao investigamos as características e as necessidades educacionais especiais do aluno com deficiência física, concluímos que:
		
	
	deve ser atendido em classe especial para alunos que apresentam deficiência física.
	
	deve ser atendido somente em clínicas, pois, depende totalmente de serviços necessários para sua total sobrevivência, necessitando de um acompanhamento de 24 horas.
	
	deve frequentar escola especial, pois apresenta retardo identificado nos primeiros anos de vida.
	
	a inclusão de aluno com deficiência física em classe comum, não pode acontecer, pois irá impossibilitar a aprendizagem de todos os alunos.
	 
	há uma grande diversidade de tipos e graus de deficiência física, que requer a pesquisa sobre as necessidades individuais de cada aluno, para que se possa oferecer serviços adequados.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201404110876)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Das alternativas abaixo, qual conceitua corretamente a pessoa que apresenta baixa visão.
		
	
	Pessoa que não tem higiene provocando a conjuntivite.
	
	Pessoa que perde a visão temporariamente por questões emocionais ou aumento da pressão ocular.
	 
	Possui resíduos visuais em grau que permite ler textos impressos à tinta, desde que se empreguem recursos didáticos e equipamentos especiais.
	
	Pessoa que sofre de astigmatismo e miopia e pode tratada com sucesso a partir da utilização de óculos convencionais.
	
	Possui perda total ou um resíduo mínimo de visão e não pode fazer a correção através de cirurgias.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201404119586)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Uma aluna com deficiência intelectual freqüenta o quarto ano do ensino fundamental. Sua escola oferece aos alunos atividades específicas de Artes Plásticas e de Educação Física, com professores especializados, duas vezes por semana. Durante o tempo destinado para a turma participar destas aulas, a aluna é encaminhada para a sala de recursos e recebe atendimento especializado com uma professora com o objetivo de trabalhar suas dificuldades de acompanhamento nas aulas de matemática e português. Neste caso, a estratégia de atendimento criada pela escola está:
		
	
	correta porque a aluna deve receber, prioritariamente, apoio e suporte para suas dificuldades no campo da leitura, escrita e cálculos matemáticos.
	 
	incorreta porque na perspectiva da inclusão a aluna deveria participar das aulas de Artes Plásticas e Educação Física junto com a turma.
	
	correta porque a escola procura trabalhar na perspectiva de adaptação do currículo dentro da grade curricular.
	
	incorreta porque neste atendimento a aluna deveria receber apoio nas diferentes areas de conhecimento.
	
	correta e de acordo com os princípios da inclusão porque oferece atendimento na sala de recursos no mesmo turno das aulas.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201404111077)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Transtorno Global do Desenvolvimento compromete 3 áreas: das habilidades de interação social; das habilidades da comunicação; presençade comportamentos, interesses e atividades estereotipadas. A única resposta que NÂO está incluída no Transtorno Global do Desenvolvimento é:
		
	
	Autismo
	
	Ásperger
	
	Síndrome de Rett
	 
	Hidrocefalia
	
	Autismo de Kanner
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201404111289)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Você foi convidado (a) para planejar um seminário de capacitação para educadores da rede pública do Município de São Gonçalo cujo tema era "Inclusão social e acadêmica da pessoa com deficiência". Das frases abaixo assinale a única que representa uma inverdade dentro das Diretrizes Operacionais para Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, Modalidade Educação Especial (2009).
		
	 
	Um importante ganho que essas diretrizes trouxeram para o ensino dos deficientes foi a garantia de que eles não ficariam mais segregados em instituições especiais, nas quais a apropriação que eles poderiam fazer do conhecimento construído na interação com colegas não deficientes é bem menor.
	
	A educação Especial receberá apoio técnico e financeiro do Governo Federal para atendimento especializado a fim de complementar o ensino realizado na escola regular.
	
	A Educação regular passar a ter como responsabilidade o ensino das pessoas com deficiências físicas, sensoriais, mentais, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades, uma vez que é uma modalidade educativa respaldada legalmente.
	
	O avanço que a Educação Especial alcançou no ano de 2009 foi justamente trazer orientações que garantissem a acessibilidade dos alunos com deficiências e condições especiais de aprendizagem.
	 
	A Educação Especial é assegurada por lei nacional, entretanto visa conciliar as necessidades de ambos os sistemas educacionais: o regular e o especial, tendo em vista que algumas deficiências são apenas corrigíveis na educação realizada em instituições especificamente estruturadas para atender deficientes.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes