Buscar

Avaliação em Pesquisa e Prática em Educação

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0351_AV_ » PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO III
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno:  - MARIA POLIANA MONTEIRO
	Professor:
	RAQUEL VASERSTEIN GORAYEB
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 5,5        Nota de Partic.: 2        Data: 11/03/2015 17:27:55
	
	 1a Questão (Ref.: 201404120932)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	São aspectos do marxismo para a interpretação e análise dos fenômenos sociais que se configuram como principais fundamentos teóricos:
		
	
Resposta: Fenomenos sociais são fenomenos ultilizados socialmente, quando ocorrem no meio em que o individio mora se relaciona. Quando isso ocorre, tambem pode haver a pesquisa sobre esse assunto, levando em consideração onde o individuo reside etc.
	
Gabarito: Materialismo dialético; materialismo histórico; economia política.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201404124413)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Conceitue metodologia de pesquisa.
		
	
Resposta: É o pesquisar em todas as formas. A pesquisa é o fundamento de todas as teorias. A pesquisa cientifica é aquela que é datada e por isso podemos dizer quando foi feita. Precisamos de um método para chegar onde queremos, por isso a metodologia de pesquisa, um método para fazer a pesquisa. As pesquisas também podem ser feitas de tres formas: documental, experimental e experimental.
	
Gabarito: É o caminho do pensamento e da prática exercida na abordagem da realidade. Inclui os elementos da teoria da abordagem (o método), os instrumentos de operacionalização (as técnicas) e a criatividade do pesquisador.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201404321630)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Numa perspectiva gramsciana, toda atividade intelectual, por mais simples que seja, está contida numa determinada concepção de mundo. Assinale a resposta que identifica sua preocupação com a escola e com a formação de professores:
		
	 
	Se o corpo docente é deficiente e o nexo educação-instrução" bem como "os problemas de ensino são resolvidos com esquemas no papel" (Id) temos a escola retórica, sem seriedade, onde o certo não se concretizará como verdadeiro, pois este será apenas de palavra, isto é, retórico.
	
	Não vê necessidade de uma política orgânica que articule o conhecimento aprofundado dos conteúdos a serem ensinados e o modo de ensiná-los do conhecimento do aluno e sua necessidade de pleno desenvolvimento humano, bem como das novas solicitações da sociedade,
	
	As reflexões de Gramsci são reflexões que também não podem ser feitas em relação à formação de professores, e nem às políticas educacionais.
	
	Somente a escola exerce a função pedagógica, mas também outras organizações não são capazes de contribuir para a formação do intelectual orgânico (e mesmo para buscar a colaboração dos intelectuais tradicionais), assim é que ele pensa nas contribuições que podem ser dadas pela família, pelas associações estudantis, associação de trabalhadores, sindicatos, jornais, organizações turísticas, entre outras.
	
	Apoia quando escolas de cunho espontaneísta são louvada como democrática,
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201404163459)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Ao longo da sua diversificada existência, o homem desenvolveu diferentes tipos de explicação e de conhecimento da realidade - conhecimento religioso, conhecimento artístico, conhecimento filosófico e até o conhecimento científico. Atualmente, nas sociedades ocidentais capitalistas qual o conhecimento que é considerado hegemônico, considerado como um novo mito por sua pretensão de único promotor e critério de verdade?
		
	 
	conhecimento científico
	
	conhecimento artístico
	
	conhecimento filosófico
	 
	conhecimento metafísico
	
	conhecimento religioso
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201404111161)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	I - Para Khun a cientificidade é a melhor aproximação possível da verdade, para outros é a descrição tal e qual da realidade.
II - As Ciências Sociais representam um campo do conhecimento, seu objeto de estudo é histórico. Cada sociedade humana tem sua forma particular e diferente de outras para se organizar. A questão social é provisória, dinâmica e específica.
III - Na investigação social, a visão de mundo do pesquisador e seu campo de estudos está implicada em todo o processo de conhecimento. O objeto das Ciências Sociais é essencialmente quantitativo.
IV - Não existe uma ciência neutra, todas passam por interesses e visões de mundo historicamente criadas, embora suas contribuições e efeitos ultrapassem as intenções de seus próprios autores.
Apenas uma alternativa apresenta as afirmativas corretas, marque-a:
		
	
	Apenas a I, II e III estão corretas.
	 
	Apenas a I, II e IV estão corretas.
	 
	Apenas a II, III e IV estão corretas.
	
	Apenas II e III estão corretas.
	
	Apenas a I, III e IV estão corretas.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201404163462)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre a naturza das Ciências Sociais e o pensador Augusto Comte é podemos afirmar que ele:
I. Definiu os princípios de uma Ciência Social e fez uma transposição dos princíos teórico-metodológicos das ciências naturais para fundamentar as ciências sociais.
II. Opos-se ao idealismo da primeira metade do século XIX e exigiu um maior respeito para a experiência e os dados positivos.
III. Nega, através de sua Filosofia Positiva, que a explicação dos fenômenos naturais, bem como dos fenômenos sociais, tem sua origem em um só princípio.
IV. Abandona a explicação das causas (Deus ou Natureza) dos fenômenos e preocupa-se em identificar as leis que regem os fenômenos sociais.
V. Propos uma nova Ciência denominada de Físicia Social e, posteriormente, conhecida pelo nome de Sociologia.
Estão corretas:
		
	
	II e IV são incorretas
	
	I e III são incorretas
	
	III e V são incorretas
	 
	Todas são corretas
	
	Todas são incorretas
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201404163452)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A aluna Elizabeth, do curso de Pedagogia da UNESA, ao cursar a disciplina de Pesquisa e Prática em Educação, teve que apresentar um projeto de trabalho de conclusão do curso. Ao fazer uma análise das vertentes teóricas no campo da pesquisa das ciências humanas e sociais, concluiu que fundamentaria o seu projeto numa perspectiva crítico-dialética. Qual dos enunciados abaixo NÃO expressa esta vertente teórica?
		
	 
	A pesquisa científica deve partir da compreensão de que o conhecimento científico é neutro e objetivo, ou seja, não é intencional, datado e histórico.
	
	O pensar e o agir pedagógico decorrem de uma relação direta entre teoria e prática do fazer humano.
	
	A pesquisa, esta deve ser considerada como um princípio formativo e cognitivo da docência, ou seja, um componente constitutivo tanto da teoria quanto a prática pedagógica.
	
	A pesquisa fundamenta a construção e a reconstrução das teorias, assim como a dimensão investigativa da atuação prática permite a permanente criação e recriação do conhecimento.
	
	A relação entre o binômio teoria/prática é indissociável, ou seja, se constitui concomitantemente.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201404335452)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Segundo a Lei dos Três Estados, conceito fundamental na obra de Auguste Comte, a evolução das concepções intelectuais da humanidade percorreu três estados teóricos distintos e consecutivos, a saber:
		
	
	Fetichista, teológico e positivo.
	 
	Teológico, metafísico e científico.
	
	Mitológico, filosófico e científico.
	
	Mitológico, teológico e filosófico.
	
	Metafísico, abstrato e positivo.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201404163450)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Depois de alguns anos formada, Maria Luzitania pode desempenhar sua prática pedagógica em sala de aula e, em seguida, assumiu a responsabilidade de fundamentar um projeto de formação de professores numa perspectiva crítica e progressista,ou seja, de acordo com os princípios do materialismo histórico e do materialismo dialético de Karl Marx e Frederich Engels. Sendo assim, identifique qual dos enunciados abaixo não está de acordo com o marxismo na fundamentação do projeto?
		
	
	A compreensão do conceito de práxis permite a superação teórica da rígida oposição que fora estabelecida entre as ciências da natureza e a história, entre o método da explicação causal e as suas formas de compreensão intuitiva.
	
	A relação entre o binômio teoria/prática é indissociável, ou seja, se constitui concomitantemente.
	 
	Que o conhecimento científico é um conhecimento neutro e objetivo, ou seja, não é intencional, datado e histórico.
	 
	O pensar e o agir pedagógico decorrem de uma relação direta entre teoria e prática do fazer humano.
	
	A importância epistemológica do conceito de práxis como atividade prático-crítica, ou seja, como atividade sensível da subjetividade humana.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201404119185)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As pesquisas podem ser classificadas segundo diversos critérios, finalidades e procedimentos técnicos. Correlacione as colunas de acordo com os procedimentos utilizados por cada pesquisa:  A) pesquisa bibliográfica   B) pesquisa documental  C) pesquisa experimental
(__) é aquela que utiliza material escrito / gravado, mecânica ou eletronicamente. São considerados fontes bibliográficas os livros (de leitura corrente ou de referência, tais como dicionários, enciclopédias, anuários etc.), as publicações periódicas (jornais, revistas, panfletos etc.), fitas gravadas de áudio e vídeo, páginas deweb sites, relatórios de simpósios / seminários, anais de congressos etc.
(__) ocorre quando um fato ou fenômeno da realidade é reproduzido de forma controlada, com o objetivo de descobrir os fatores que o produzem ou que por ele são produzidos. São geralmente feitos por amostragem, onde se considera que os resultados válidos para uma amostra (ou conjunto de amostras) serão, por indução, válidos também para o universo.
(__) utiliza fontes de informação que ainda não receberam organização, tratamento analítico e publicação, como tabelas estatísticas, relatórios de empresas, documentos arquivados em diferentes espaços.
		
	 
	A C B
	
	C B A
	
	B C A
	
	A B C
	
	B A C

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes