Buscar

Programa de Direito do Trabalho I - 2015 matutino Sayonara

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ - Faculdade Nacional de Direito 
Departamento de Direito Social e Econômico
Disciplina: Direito do Trabalho I 
Professora Sayonara Grillo Coutinho L. da Silva (sayonara@direito.ufrj.br)
IUE 411 Turma Matutino B - 4 créditos - 7º período – 2015.1
Ementa: A formação do Direito do Trabalho. Paradigmas de regulação no Direito do Trabalho e desafios contemporâneos do Direto do Trabalho. Autonomia e particularismo do Direito do Trabalho. Introdução ao Direito Internacional do Trabalho. Princípios do Direito do Trabalho. Relações de Trabalho e Relação de emprego. O contrato de trabalho e sua natureza jurídica. Sujeitos da relação de emprego. O empregado. O empregador. Contrato de Trabalho. Contratos por prazo determinado. Terceirização. Contratos especiais. Alterações no contrato de trabalho. Interrupção e suspensão contratual. Direito de férias. 
Objetivo geral: Prover instrumental teórico-prático que permita aos alunos o conhecimento e a compreensão dos institutos elementares do Direito do Trabalho. Desenvolver a capacidade de análise crítica de conceitos jurídicos.
Objetivos específicos: Introduzir a temática da regulação das relações de trabalho. Compreender a história e a especificidade do Direito do Trabalho. Examinar os fundamentos, princípios e institutos básicos do Direito do Trabalho. Diferenciar e conceituar Relações de trabalho e de emprego, contrato de trabalho e contratos afins. Estudar o contrato de trabalho e suas espécies. Examinar a execução do contrato de trabalho. Apresentar as tendências contemporâneas no âmbito do Direito Individual do Trabalho. 
Conteúdo Programático: 
1) Relações Individuais de Trabalho. O Trabalho na história: da revolução industrial à sociedade contemporânea. A formação do Direito do Trabalho. História do trabalho e do direito laboral no Brasil: Liberalismo e trabalho na I República. A Era Vargas: a Constituição de 1934, o Estado Novo e a Consolidação das Leis do Trabalho. A Constituição de 1946 e o interregno democrático. Fordismo, repressão e modernização autoritária. Redemocratização e a luta por direitos: o percurso até a Constituinte. A Constituição de 1988. A contestação ao Direito do trabalho nos anos neoliberais. Paradigmas de regulação e desafios contemporâneos ao Direto do Trabalho. Flexibilização e precarização do trabalho. A persistência do assalariamento no século XXI: novos desafios e problemas.
2) Autonomia e particularismo. Fontes e aplicação do Direito do Trabalho, no tempo e no espaço. A interdisciplinaridade e o Direito do Trabalho. Introdução ao Direito Internacional do Trabalho. A Organização Internacional do Trabalho. Convenções, recomendações e a Declaração dos Princípios Fundamentais do Trabalho. O Direito do Trabalho diante da globalização.
3) Princípios do Direito do Trabalho. Isonomia e não discriminação. Direitos Fundamentais: eficácia na relação de emprego. Limites aos poderes do empregador. Vigilância, controle e proteção à privacidade. Danos extrapatrimoniais na esfera trabalhista: a proteção da pessoa do trabalhador. A proteção à capacidade criativa do empregado: os inventos. 
4) Relações de trabalho e relação de emprego: conceituação, diferenciações e hipóteses. A pessoalidade, a não eventualidade, a onerosidade e a subordinação. Sujeitos da relação de emprego. O empregado. Trabalhador Rural. Trabalho Doméstico. O avulso. Diretores e gerentes. O empregador. Empresa, grupo econômico e sucessão de empregadores. O contrato de trabalho e sua natureza jurídica. Objeto, formação, forma, prova e nulidades. Trabalho lícito e trabalho proibido. Contrato de experiência. Contratos por prazo determinado. Contratos especiais. Trabalho Temporário. Terceirização de serviços. Intermediação de mão de obra. Aprendizagem e estágio. Cooperativas de Trabalho. Trabalho Voluntário. 
5) Alterações no contrato de trabalho. Novação do Contrato de Trabalho. O Jus Variandi empresarial. O Jus resistentiae do empregado. A ilicitude da alteração unilateral prejudicial ao empregado. Alteração do local da prestação do trabalho: remoção e transferência. 
Avaliação de aprendizagem: Avaliações individuais escritas, participação em atividades extraclasse (a definir).
Metodologia: As atividades incluem aulas expositivas dialogadas e debates, orientados por leituras previamente selecionadas, além das atividades individuais que incluem pesquisa doutrinária, jurisprudencial e normativa. 
Sistemática de Avaliação (nos termos da Resolução 01/2010 da Congregação da FND) 
A Média de Aproveitamento = P1 + P2 / 2 . MA > ou = 7 gera a aprovação automática. MA = ou < 3 gera reprovação automática. Caso o aluno não obtenha a Média de Aproveitamento (Ou seja, MA > 3,0 e < 7,0) submeter-se-á à prova final, escrita e individual. Após a prova final, para aprovação o aluno deverá obter MF = ou > que 5,0 sendo calculada da seguinte forma: MF = (MA + PF) : 2
A Resolução 01/2010 da Congregação estabelece o direito a realização de segundas chamadas, exceto em caso de prova final. Assim, fica desde já assegurada a todos os alunos que faltarem nas avaliações, a realização da segunda chamada, sem necessidade de prévia solicitação escrita ao docente, bastando o comparecimento aos dias já designados, para a realização da segunda chamada. 
Datas para Avaliação 
P1 = Avaliação escrita e individual – 9 de junho, terça-feira
Segunda chamada – 12 de junho, sexta-feira.
Divulgação dos resultados e gabaritos – Dia 30 de junho
No dia 02 de junho será realizada uma revisão da matéria (exercícios a serem corrigidos com a monitoria)
Trabalhos dirigidos em sala de aula (para acrescer pontos prova) – Dias 16 e 19 de junho.
Leitura, discussão e fichamento (trabalho a partir dos textos abaixo):
Viana, Márcio Túlio ; Delgado, Gabriela Neves ; Amorim, Helder Santos. Terceirização : aspectos gerais : a última decisão do STF e a Súmula n. 331 do TST : novos enfoques. 	Revista do Tribunal Superior do Trabalho : Vol. 77, n. 1 (jan./mar. 2011). Disponível em http://aplicacao.tst.jus.br/dspace/handle/1939/22216 
Augusto César Leite de Carvalho e Lelio Bentes Corrêa. Terceirização no âmbito da empresa privada (REVISTA DO TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO V. 80, N. 3, JUL./SET. 2014)
 Luiz Philippe Vieira de Mello Filho e Renata Queiroz Dutra . A terceirização de atividade-fim: caminhos e descaminhos para a cidadania no trabalho (REVISTA DO TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO V. 80, N. 3, JUL./SET. 2014)
Vista de prova e pedidos de revisão diretamente com a professora em sala de aula no dia 10 de julho .
PROVA FINAL: Dia 14 de julho, terça-feira. 
Referências bibliográficas
Livros didáticos indicados (para escolha do aluno):
BARROS, Alice Monteiro. Curso de Direito do Trabalho. São Paulo: LTr.
CARVALHO, Augusto Cesar. Direito do Trabalho: curso e discurso. http://www.evocati.com.br/arquivos/direito_do_trabalho/iViewerRuntime.html
DELGADO, Maurício Godinho. Curso de Direito do Trabalho. São Paulo: LTr.
MORAES FILHO, Evaristo de; FLORES DE MORAES, Antonio Carlos. Introdução ao Direito do Trabalho. São Paulo, LTr.
RODRIGUES PINTO, José Augusto. Tratado de Direito Material do Trabalho. São Paulo: LTr, 2007.
SÜSSEKIND, Arnaldo et al. Instituições de Direito do Trabalho. 21ª ed. São Paulo: LTr, 2 v., 2004.
Bibliografia complementar:
CAMINO, Carmen. Direito Individual do Trabalho. 4ª ed., Porto Alegre: Síntese, 2004.
CARELLI, Rodrigo de Lacerda . Terceirização e Intermediação de Mão-de-Obra - Ruptura do Sistema Trabalhista, Precarização do Trabalho e Exclusão Social. 1. ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2003. v. 1.
CORREIA, Marcus Orione (Org.) Curso de Direito do Trabalho: Teoria Geral do Direito do Trabalho. Vol.1. São Paulo: LTr, 2007.
FRENCH, J. D. Afogados em leis: A CLT e a cultura política dos trabalhadores brasileiros. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2001.
GARCIA, Ivan Simões. Direito do Trabalho, vol.9. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2009.
GENRO, Tarso. Direito Individual do Trabalho: umaabordagem crítica. 2ª ed., São Paulo, LTr, 1994.
GOMES, Orlando; GOTTSCHALK, Élson. Curso de Direito do Trabalho. 18ª ed. (atualizada por Rodrigues Pinto e R. Souza), Rio de Janeiro: Forense, 2007.
MARTINEZ, Luciano. Curso de Direito do Trabalho. São Paulo: Saraiva. 
RAMOS FILHO, Wilson. Direito Capitalista do Trabalho: história, mitos e perspectivas no Brasil. São Paulo, LTr, 2012.
RIBEIRO DE VILHENA, Paulo Emílio. Relação de emprego: estrutura legal e supostos. 3ª ed., São Paulo: LTr, 2005.
RODRIGUEZ, Américo Plá. Princípios de Direito do Trabalho. 3ª ed. rev., São Paulo: LTr, 2000.
SILVA, Sayonara Grillo Coutinho Leonardo da. Relações Coletivas de Trabalho: configurações institucionais no Brasil contemporâneo. São Paulo: LTr, 2008, (Cap. 2.)
SILVA, Sayonara Grillo C.L., HORN, Carlos Henrique. O princípio da proteção e a regulação não-mercantil do mercado e das relações de trabalho. Revista de Direito do Trabalho (São Paulo). , v.nº 132, p.184 - 205, 2008.
SILVA, Sayonara Grillo C. L. Cidadania, trabalho e democracia: Um dos percursos possíveis para um difícil, mas necessária, articulação na história.. Revista LTr. Legislação do Trabalho. v.11, p.71-11/1355 - 71-11/1365, 2007.
SILVA, Sayonara Grillo Coutinho Leonardo da; FIGUEIRA, Luiz Eduardo. A proteção na cultura jurídica trabalhista: revisão conceitual. In: Revista Direitos Fundamentais & Democracia. Curitiba, 2012, Disponível em <
http://revistaeletronicardfd.unibrasil.com.br/index.php/rdfd/article/view/302>
SILVA, Luiz de Pinho Pedreira da. Principiologia do Direito do Trabalho. 2ª ed., São Paulo: LTr, 1999. 
SIQUEIRA NETO, José Francisco. Princípios do Direito do Trabalho e economia de marcado: o tema e as particularidades nacionais. In: Os novos paradigmas do direito do trabalho: homenagem a Valentin Carrion. Rita Maria Silvestre e Amauri Mascaro Nascimento (orgs). São Paulo: Saraiva, 2001.
SÜSSEKIND, Arnaldo. Curso de Direito do Trabalho. 2ª ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2004.
MAIOR, Jorge Luiz Souto. Curso de Direito do Trabalho. v. I. São Paulo: LTr, 2008.

Outros materiais