Buscar

MODELO BANNER IX MOSTRA CIENTÍFICA - Os benefícios e malefícios do uso da nanotecnologia na conservação de alimento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

*
*
NANOTECNOLOGIA: OS BENEFÍCIOS E MALEFÍCIOS DO USO DA NANOTECNOLOGIA NA CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS Alessandra França1; Diana Ayla Costa 2; Shirley Oliveira 3 1Acadêmica do Curso de Graduação em Engenharia Ambiental, ULBRA, Manaus, Amazonas, tec.ambiental.alessandrafranca@gmail.com.
2Acadêmica do Curso de Graduação em Engenharia Ambiental, ULBRA, Manaus, Amazonas, dianayla@gmail.com. 
3Acadêmica do Curso de Graduação em Engenharia Ambiental, ULBRA, Manaus, Amazonas, shirleynoliveira8805@gmail.com. 
Ela é a ciência que manipula os átomos e as moléculas a uma escala nanométrica, na qual, está cada vez mais presente nos produtos que ingerimos. (Cf. GALEMBECK, F. Nanotecnologias, Produtos da Agricultura e Minerais abundantes, 2010. p. 253)
Quando falamos em conservar os alimentos precisamos pensar em três características, são elas: físicas, químicas e biológicas. Assim, dizemos que conservar é manter as características do alimento estáveis, por isso, é importante ressaltar que o alimento a ser conservado precisa chegar à etapa de conservação com boa qualidade, uma vez que o processo de conservação não reverte o quadro de deterioração já iniciado, podendo apenas retardá-lo.
Benefícios potenciais que são proporcionados pela nanotecnologia são: sensor de contaminação, melhoras no estoque de alimentos, potencialização de nutrientes, embalagens ecológicas, textura, sabor e identificação e eliminação de bactérias. (Cf. CREXI, V. T. Métodos Inovadores na Conservação, 2013). 
Riscos Ambientais e Riscos para a Saúde Humana: Alta reatividade e mobilidade e outras propriedades advindas de seu pequeno tamanho têm grande probabilidade de acarretar novas toxicidades. Diversas são as indagações quanto aos riscos do contato com nanopartículas para a segurança dos trabalhadores e dos consumidores. O grande problema reside no fato de que ao se utilizar de nano implementos, não se tem certeza dos fatores nocivos provenientes dos produtos e subprodutos nanotecnológicos. 
Devido ao tamanho reduzido fica difícil determinar o grau de dispersão nano estruturas no meio ambiente.
Figura 1 – Embalagens nanotecnologicas: Filme biopolimérico para melhorar o desempenho dos alimentos. 
O desenvolvimento nanotecnológico é propagandeado como o único caminho possível para diminuir a pobreza, acabar com a fome, melhorar a saúde, resolver a poluição ambiental, produzir energia abundante e barata, reduzir a demanda por matérias-primas, aumentar a reciclagem, reduzir o aquecimento global, etc. Promete-se também, uma agricultura muito mais produtiva, mudanças radicais na qualidade dos alimentos, a criação de riquezas e o desenvolvimento sustentável. Trata-se de uma reflexão oriunda de uma pesquisa ainda em andamento e, portanto, sem pretensão de respostas conclusivas até o presente momento. 
CREXI, V. T. (2013). Métodos Inovadores na Conservação. https://www.ebah.com.br/content/ABAAAgKUwAF/metodos-inovadores-na-conservacao-alimentos.Acesso em: 15 out 2018.
 FREIRE, V. (2015). https://www.embrapa.br/agroindustria-tropical. Acesso em: 15 out 2018.
GALEMBECK, F. Nanotecnologias: Produtos da Agricultura e Minerais abundantes. In: Áreas estratégicas em Ciência, Tecnologia e Inovação: Materiais avançados e nanotecnologia. Parceria Estratégicas (Edição Especial): Nanotecnologia. (Org.). Brasília, DF: Centro de Gestão e Estudos Estratégicos. v. 15, n. 31 (dez 2010), p. 251-258.
Você sabia que Nano quer dizer anão? É a mesma origem da palavra nanico. Reduzir os odores, alterar a aparência ou melhorar a textura dos alimentos são algumas das aplicações que podem ser encontradas na indústria. Pretende‐se neste trabalho científico abordar aspectos teóricos que norteiam o estudo sobre o que já se foi dito sobre os benefícios e malefícios do uso da nanotecnologia, além de apresentar as legislações e normas existentes no Brasil. Pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, a partir do levantamento de referências teóricas já analisadas e publicadas por meios escritos e eletrônicos, como livros, artigos científicos e páginas de web sites. Como é uma tecnologia relativamente nova, com pouca informação disponível sobre os efeitos colaterais, é vista com algum ceticismo por alguns cidadãos, governos e ONG. 
Palavras-chave: Alimentos. Nanotecnologia. Impactos Ambientais.
RESUMO
1. INTRODUÇÃO 
2. METODOLOGIA
3. RESULTADOS E DISCUSSÕES
4. CONSIDERAÇÕES INICIAIS
Pretende‐se neste trabalho científico abordar aspectos teóricos que norteiam o estudo sobre o que já se foi dito sobre os benefícios e malefícios do uso da nanotecnologia na conservação de alimentos, além de apresentar as legislações e normas existentes no Brasil. Pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, a partir do levantamento de referências teóricas já analisadas e publicadas por meios escritos e eletrônicos.
REFERÊNCIAS
Fonte: FREIRE, V. Laboratório de Embalagens de Alimentos da EMBRAPA Agroindústria Tropical de Fortaleza, CE (2015)
Figura 2 – Película especial: Diferença entre frutas no período de 30 dias após nanotratamento. 
Fonte: FREIRE, V. Laboratório de Embalagens de Alimentos da EMBRAPA Agroindústria Tropical de Fortaleza, CE (2015)
Estudos recentes, realizados por governos e pela comunidade científica, trazem dados que anunciam sinais alarmantes de que nanotecnologia vem acompanhada de impactos na saúde. Há riscos imensos também para os impactos ambientais. 
Praticamente todas as maiores companhias do setor de alimentos (como Heinz, Nestlé, Unilever e Kraft, etc) pesquisam nanotecnologia, e existem inúmeras produzindo ingredientes considerados nanotecnológicos. 
A não exigência de rotular nanoingredientes torna difícil dizer qual é a situação real. E também tira a possibilidade de escolher não comer nanomateriais quando se consome alimentos processados ou embalados. 
Como quase nenhuma indústria de alimentos faz propaganda de que usa nanomateriais em seus produtos, é provável que o uso seja bem maior do que se supõe.

Outros materiais