Buscar

Análise critica Doc. lixo Extraordinário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UFRJ
CURSO: NUTRIÇÃO
DISCIPLINA: SANEAMENTO
PROFESSORA: THAÍS LOPES
ALUNA: IVETE DE SOUZA LISBOA
Análise Critica do Documentário: “LIXO EXTRAORDINÁRIO”
 Num documentário marcante sobre a vida do artista plástico Vik Muniz, Tendo como tema principal, a interação entre as pessoas humildes e a arte. O filme fala sobre o trabalho do artista, em que ele utiliza materiais que são descartados no dia a adia, o que consideramos, sem valor algum, e ali ele revela sua criatividade através de fotos surpreendentes, em que ele utiliza esse lixo criando perfeitas imagens, ao mesmo tempo retratando a realidade que existe por de traz de um lixão. Trata-se também de um alerta à sociedade, das vidas dessas pessoas e suas necessidades. Pessoas que vivem às margens desse lixão, que constroem suas casas, sem condições alguma de higiene ou saneamento básico, estando em contato direto com lixo, correndo risco de desenvolver graves doenças, homens, mulheres e até crianças, que devido ao grande índice de desemprego, optam por esse tipo de atividade a fim de conseguirem sobreviver. Condições essas que surpreenderam o próprio artista, que tinha uma visão errônea à respeito de quem trabalhava ali, achava que eram pessoas de índoles más, e se surpreende em saber que, ali viviam pessoas que tinha historias de vida, historias de superação e até com algum interesse cultural, ali existiam pessoas alegres mesmo em meio a tanta pobreza.
 Descendente de classe media baixa, Vik Muniz, passou por muitas dificuldades até que recebeu por conta de um acidente, uma determinada quantia e dinheiro e foi para os EUA, onde começou produzir suas fotos e tendo como traço marcante em seus trabalhos, a ato de incorporar objetos do cotidiano, criando imagens capazes de surpreender os olhares mais atentos. O artista opta pelo lixão de Gramacho, por ser no momento, 2007, o maior do mundo quando resolve incorporar alguns desses personagens à sua arte, ao seu mundo, ele se questiona em ate que ponto esse contraste de realidades poderia ser positivo ou não à vida dessas pessoas, mas se mantém firme no seu propósito e realmente consegue mostrar a esses indivíduos que existe vida além do lixão. Seus trabalhos renderam em exposições quantia significativas em dinheiro , o que ajudou a melhorar as condições de vida daquelas pessoas, com a compra de um caminhão, a construção de uma biblioteca e computadores, alem de realmente mudar a vida daqueles que participaram do projeto, pois descobriram que também poderiam criar, através do novo aprendizado que tiveram.
 O documentário, ao mesmo tempo em que sensibiliza, chama a atenção para uma questão que é real e urgente, a existência de lixões, quando na verdade o deveria haver seriam ser, os aterros sanitários (Bem diferentes sob todos os pontos de vista), a necessidade de um trabalho mais estruturado e sustentável, com o tratamento adequado e reciclagem do resíduo sólido.

Outros materiais