Buscar

Apol 3

Prévia do material em texto

Apol 3
Questão 1/5 - Introdução a Atuarial
A profissão de atuário não é das mais conhecidas pelos brasileiros em geral, mas é de extrema importância para o bom andamento dos mercados.
Sobre a profissão de atuário, analise as assertivas a seguir classificando-as como verdadeiras ou falsas:
I. Nos seguros, realiza a gestão de fundos de pensão.
II. Na previdência ele define a melhor quantia a se cobrar nos prêmios.
III. Calcula probabilidades de ocorrências de eventos que vão influenciar nos seguros e na previdência.
IV. A profissão de atuário é reconhecida pelo MEC.
V. Para ser considerado um atuário, o profissional precisa somente estar devidamente registrado junto ao Conselho Federal de Contabilidade (CFC).
Assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V – V – V – V – V
	
	B
	V – F – F – V – V
	
	C
	F – V – V – F – V
	
	D
	F – F – V – V – F
Você acertou!
Gabarito: I. Nos seguros, ele define a melhor quantia a se cobrar nos prêmios.
II. Na previdência, realiza a gestão de fundos de pensão.
IV. Para ser considerado um atuário, o profissional precisa estar devidamente registrado junto ao INSTITUTO BRASILEIRO DE ATUÁRIA (IBA)
Rota da aula 04, página 04.
	
	E
	F – V – F – V – F
Questão 2/5 - Perícia e Arbitragem Contábil
Na decorrência da segunda perícia, pode ser que esta seja em decorrência da anulação da primeira perícia.
Sobre esse contexto, assinale a única alternativa que não corresponde à uma situação que leve à anulação da primeira perícia:
Nota: 20.0
	
	A
	Quando for comprovado que o perito não tem conhecimento técnico ou científico sobre o assunto.
	
	B
	Quando o perito formalizar a sua recusa sob a forma de petição, no prazo máximo de cinco dias de sua intimação, requerendo que o magistrado venha a desobrigá-lo da honrosa incumbência, bem como demonstrar as razões de sua recusa.
Você acertou!
Gabarito: Quando o perito formalizar a sua recusa sob a forma de petição, no prazo máximo de cinco dias de sua intimação, requerendo que o magistrado venha a desobrigá-lo da honrosa incumbência, bem como demonstrar as razões de sua recusa. (NESSE SITUAÇÃO, A PRIMEIRA PERÍCIA AINDA NÃO TERÁ SIDO REALIZADA). Rota da aula 04, página 08.
	
	C
	Quando for comprovado que o perito apresentou dados falsos.
	
	D
	Quando for comprovado que o perito usou de falsidade ideológica.
	
	E
	Quando for comprovado que o perito esteja impedido ou suspenso.
Questão 3/5 - Introdução a Atuarial
É sabido que o aumento da expectativa de vida dos brasileiros tem afetado os hábitos de consumo e a forma como as próprias empresas passaram a oferecer certos serviços para parcelas distintas da sociedade.
Sabendo-se que o atuário utiliza-se de tabelas para calcular as probabilidades de vida e morte de uma população, analise o conceito a seguir: “Medem os riscos na definição de quanto tempo cada segurado receberá o benefício. Elas identificam as probabilidades tanto de vida quanto de morte de uma determinada população, de acordo com as idades que essa população compreende”.
Assinale a alternativa que corresponde ao tipo de tabela supracitada:
Nota: 20.0
	
	A
	Taxa de Natalidade
	
	B
	Taxa de Longevidade
	
	C
	Tábua de Mortalidade
Você acertou!
Gabarito: as tábuas de mortalidade surgem como um diferencial no negócio, medindo os riscos na definição de quanto tempo cada segurado receberá o benefício. Elas identificam as probabilidades tanto de vida quanto de morte de uma determinada população, de acordo com as idades que essa população compreende
Rota da aula 04, página 10.
	
	D
	Taxa de Mortalidade
	
	E
	Tábua de Longevidade
Questão 4/5 - Perícia e Arbitragem Contábil
O perito é o profissional que apresenta reconhecido saber técnico e científico, aprimoramento e especialização em sua área de formação.
Sobre os requisitos do perito, assinale a alternativa que corresponde ao conceito de “Vivência Profissional”:
Nota: 20.0
	
	A
	São características pessoais, valorizadas no exercício da perícia, porque elas ressaltam o valor da sagacidade de observação, concentração e identificação de tudo o que diz respeito ao objeto de estudo.
	
	B
	Envolve toda a gama de ciências próximas à contabilidade, como a economia, administração, finanças, direito tributário, etc.
	
	C
	Relaciona-se às atividades que dependem de saber especializado, exigência que aparece ao lado daquela que diz respeito à formação acadêmica do perito.
	
	D
	É o requisito que se relaciona à aquisição de competências e habilidades resultantes da frequente utilização de seu saber técnico em aplicações práticas em sua área de atuação.
Você acertou!
Gabarito: Vivência Profissional é o requisito que se relaciona à aquisição de competências e habilidades resultantes da frequente utilização de seu saber técnico em aplicações práticas em sua área de atuação.
Livro base da disciplina: SOARES, Wendell Alves; HENRIQUE, Marcelo Rabelo. Perícia, avaliação e arbitragem. 2015. Curitiba: Intersaberes, 2015, p. 153.
	
	E
	É a característica pessoal, mas também aponta para a capacidade de encontrar soluções em questões complexas.
Questão 5/5 - Introdução a Atuarial
Os trabalhos das empresas que se utilizam das tábuas de vida são constantemente reavaliados, pois um cálculo efetuado de maneira equivocada provoca cobranças injustas, que podem fazer com que um segurado pague menos ou mais para ter um mesmo direito.
Assinale a alternativa que apresenta o nome que se dá à técnica utilizada pelas empresas em relação aos valores constantes nas tábuas de vida e de morte, com o objetivo de fazer com que os efeitos do aumento da expectativa de vida sejam reduzidos por causa da redução de mortes.
Nota: 20.0
	
	A
	Suavização
Você acertou!
Gabarito: As empresas de seguros e de previdência, principalmente as privadas, tendem a utilizar o que se chama de suavização em relação aos valores constantes nas tábuas de vida e de morte, tudo isso com o objetivo de fazer com que os efeitos do aumento da expectativa de vida sejam reduzidos por causa da redução de mortes.
Rota da aula 04, página 14.
	
	B
	Redução
	
	C
	Amenização
	
	D
	Enquadramento
	
	E
	Ajuste
a

Continue navegando