Buscar

QUESTIONÁRIO NEXO DE CAUSALIDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MATERIAL DE APRENDIZAGEM[1: Não autorizo a colocação e/ou a distribuição do questionário em qualquer site ou grupo social na internet. O material tem finalidade apenas acadêmica. ]
QUESTIONÁRIO – NEXO CAUSAL ou RELAÇÃO DE CAUSALIDADE
4º ELEMENTO DO FATO TÍPICO
No livro do Cleber Masson: tópico 10.4, menos o 10.4.7 que já estudamos.
No CP: art. 13,captu e §1º do CP
1 – Qual o conceito de nexo causal ou relação de causalidade? Tal tema está previsto em qual artigo no CP?
 É uma ligação que ocorre entre a conduta do agente e o resultado gerado.Tratando-se da causa ou efeito já existente que ocorre entre a ação ou omissão do agente devido a uma modificação do mundo exterior. Está previsto no artigo 13 do código penal.
2 – Pode-se afirmar que é por meio da análise do nexo de causalidade que se conclui se o resultado foi ou não provocado pela conduta do agente?
 Sim, pois por meio da analise tem que comprovar se a atitude do agente teve algum tipo de relação com ao crime. 
3 – Após a leitura do art. 13 caput do CP, como você pode interpretar a expressão “resultado” e qual a teoria do resultado adotada?
 Pode-se notar que o resultado depende de uma existência de crime, sendo imputável o agente que lhe deu causa. E é notório que sem a causa da ação ou omissão o resultado não teria acontecido.
4 – Quais são 3 principais teorias que buscam definir a relação de causalidade? Explique.
 As 3 principais teorias são: Teoria da Equivalência das condições, Teoria da Causualidade adequada e Teoria da Causualidade direta ou imediata.
Teoria da Equivalência das Condições, está teoria foi criada por Von Buri um jurista Alemão na segunda metade do século XIX. Se diz equivalência devido está teoria diferenciar os antecedentes do resultado danoso de maneira que tudo o que concorra para o evento de ser considerado causa.
Teoria da Causualidade Adequada, está teoria foi desenvolvida através dos pensamentos filosóficos de Von Kries umn alemão, diz que somente é considerado como causador do dano com condição por si só estando apto a produzir tal dano.
Teoria da causualidade direta ou Imediata, está teoria está prevista no artigo 1060do código civil brasileiro de 1916 e utilizou a mesma redação prevista nos códigos ciil francês e italiano onde em sua disposição diz que apenas consequências diretas e imediatas do descumprimento de obrigações que eram alcançadas com o simples dever de idelização.
5 – Das teoria apresentadas, qual foi aceita como regra pelo nosso CP?
     
6 – De acordo com a teoria adotada pelo CP explique o que se entende por CAUSA? 
     
7 – Para se chegar ao conceito de causa existe na doutrina um famoso processo desenvolvido em 1894 por um estudioso sueco de nome Thyrén. Explique.
     
8 – Leia o caso abaixo proposto pelo prof. Damásio de Jesus e depois resposta a questão:
Suponhamos que Tião tenha causado a morte de Ferrerinha. A conduta típica do homicídio possui uma séria de fatos, alguns antecedentes, dentre os quais poderíamos sugerir os seguintes:
1 – produção pelo revólver pela indústria;
2 – aquisição da arma pelo comerciante;
3 – compra do revólver pelo agente;
4 – refeição tomada por Tião;
5 – emboscada;
6 – disparos;
7 – resultado morte.
Aplicando o processo apontado na questão 7, aponte o(s) fato(s) numerado(s) que são considerado(s) CAUSA pelo CP brasileiro. Aponte também o(s) fato(s) que não são considerado(s) CAUSA.
 Se os os fatos de números 1° a 3°, 5°e 6°, forem excluídos e fácil de notar que o resultado não teria ocorrido.Sendo então considerados como causa. Se for execluidos o fato de número 4°(refeição tomada por Tião), da mesma forma o evento teria acontecido, já que a refeição que foi tomado pelo sujeito não e considerada como causa. 
9 – O que se entende por CONCAUSAS, também denominada de SUPERVENIÊNCIA CAUSAL? Responda também se é considerada pela doutrina uma exceção a regra da teoria da conditio sine qua non. Se sim, aponte a teoria que é considerada como exceção a regra e qual a previsão legal no CP da exceção?
     
10 – Apresente o conceito de CAUSAS DEPENDENTES e INDEPENDENTES. Cite um exemplo de cada.
    
11 – O que são CAUSAS ABSOLUTAMENTE INDEPENDENTES? Elas podem produzir por sí só o resultado? Explique.
     
12 – Quais são as espécies de CAUSAS ABSOLUTAMENTE INDEPENDENTES? Explique cada uma delas e cite um exemplo.
     
13 – Quais são os efeitos jurídicos das causas absolutamente independentes? 
     
14 – Identifique a espécie de causa nos exemplos abaixo e indique a solução jurídica para o caso:
a) Tião está perturbando Katilanga para namorá-la e esta, ficando com raiva, resolve mata-lo. Antes do evento, Tião toma veneno e, quando chega perto de Katilanga, a mesma atira. O laudo médico atesta que Tião morreu envenenado, e não pelos tiros.
     
b) Tião fere Ferrerinha com animus necandi, no mesmo momento em que este vem a falecer, exclusivamente, por força de um colapso cardíaco.
     
c) Tião ministra veneno na alimentação de Ferrerinha, que, quando está tomando a refeição, vem a falecer em consequência de um desabamento. A causa da morte foi traumatismo craniano.
     
15 - O que são CAUSAS RELATIVAMENTE INDEPENDENTES? Explique.
     
16 – Da mesma forma que as causas absolutamente independentes, as CAUSAS RELATIVAMENTE INDEPENDENTES são classificadas. Explique as causas relativamente independentes preexistentes e as causas relativamente independentes concomitantes. Cite um exemplo de cada.
     
17 – Quais são os efeitos jurídicos das causas preexistentes e concomitantes relativamente independentes?
     
18 - Identifique a espécie de causa nos exemplos abaixo e indique a solução jurídica para o caso:
a) Tião golpeia Ferrerinha, hemofílico, que vem a falecer em consequência dos ferimentos, estando a par da contribuição de sua condição particular fisiológico.
     
b) Tião desfecha um tiro em Ferrerinha, no exato momento em que este está sofrendo colapso cardíaco, provando-se que a lesão contribuiu para o aparecimento do resultado letal.
     
19 – As causas supervenientes relativamente independentes estão previstas em qual artigo no CP? Segundo Cleber Masson como elas podem ser divididas?
     
 
20 – Explique as causas supervenientes relativamente independentes que não produzem por si só o resultado. Cite um exemplo.
     
21 – Explique as causas supervenientes relativamente independentes que produzem por si sós o resultado. Cite um exemplo. Nessa espécie, qual teoria da relevância causal foi adotada? 
     
22 – Qual o efeito jurídico das causas relativamente independentes supervenientes?
     
23 – Complicações cirúrgicas e infecção hospitalar na vítima de um disparo de fogo provocado por um agente, na doutrina, são classificadas como qual tipo de causa? Apresente a consequência do agente do disparo. Responderá ele pelo resultado?
     
Direito Penal I – Prof. Flavio Tersi

Outros materiais