Buscar

HISTORIA DA ENFERMAGEM ARTE

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Centro de Formação de Professores 
Curso de Graduação em Enfermagem
Disciplina: História da Enfermagem
Prof.ª Responsável :Drª Francisca Beserra
HISTÓRIA DA ENFERMAGEM REGISTRADA NAS ARTES PLÁSTICAS:
DO SÉCULO XVI AO SÉCULO XX

 As Primeiras obras de arte , como a arte rupestre, serviam para registrar o cotidiano de um povo. Com o passar do tempo muitas coisas evoluíram , e as artes plásticas além de evoluir ganhou destaque em muitos países . Em relação á saúde do homem , as doenças , a promoção da saúde e o cuidado humano também foram registrado ao longo da nossa história. 
 O objetivo do estudo é apresentar a comunidade cientifica como a profissão de enfermagem foi registrada nas telas de pintores do século XVI ao Século XX.
Introdução

 A pesquisa foi realizada a partir das consultas a obra Nursing , the finest art:na illustrated history de Donahue . Foram selecionadas apenas a publicação de 1989,pois a obra de 1996 possui cerca de 400 ilustrações, incluindo pinturas , desenhos , fotografias e esculturas . Na obra analisada , constam 29 telas que esboçam de forma especial o cuidado humano.
 Considerando os títulos de todas as obras, percebemos que eles relacionam a enfermagem á higiene, às guerras, ao hospital, à religião, à visita domiciliar, ao cuidado de enfermagem e ao profissional de enfermagem.
Metodologia

 Depois de analisadas as telas que estão reproduzidas em Donahue, o material foi organizado em ordem cronológica , contendo o Século , Ano , Titulo , Conceito e escola de arte de cada obra.
Resultado

Titulo: Cena de Hospital;
Conceito: Caridade;
Escola de Arte : Afresco;
Exposição: Florença (Itália);
Ano: Sem Data exata.
 As doenças comunicáveis não eram controladas e as condições de moradia em aglomerados contribuíam para a propagação de doenças, o que passou a exigir a construção das instituições de caridade, a Igreja era responsável pela expansão das instituições. Naquela época, eram as mulheres, principalmente as freiras e ,ás vezes , as criadas que praticavam o cuidado
SÉCULO XVI

Títulos: Higéia , deusa da saúde ,Enfermeira e a Criança , São Sebastião atendido por Santa Irene e Santa Elizabete banhando pessoas com infecção Cutânea;
Conceitos: Saúde ,Compromisso , Amor e devoção;
Escolas de Arte : Realismo e Renascentista;
Exposição: Detroit , Michigan (Estados Unidos),Berlim (Alemanha), Oberlin , Ohio (Estados Unidos),Sevilla (Espanha).
Ano de Exposição: 1615,1620,1625 e 1670-1674.
SÉCULO XVII (1615-1674)

Títulos: A enfermeira atenciosa visita ao berçário e O fidalgo da cruz vermelha.
Conceitos: Atenção, preocupação e disciplina.
Escolas de Arte : Realismo;
Exposição: Washington,DC (Estados Unidos)
Ano de Exposição:1738,1784 e 1793.
SÉCULO XVIII(1738-1793)

Títulos: Saúde e doença, Sarey Sra Gamp,O cavaleiro Ferido, Florence Nightingale recebendo o ferido em sacutai,O banho, Enfermeira fiel, Enfermeira profissional,Ernesta Criança com a enfermeira, A clinica Agnew e Calendário artístico da escola naval e forças armadas;
Conceitos:Cuidar/Cuidado,Tolerançia,Força,Inovação,Ternura,Fidelidade,Exelencia,Confiança,Ciencia e Coragem;
Escolas de Arte: Realismo , Modernismo , Impressionismo e Contemporânea;
Exposição:Londres(Inglaterra),Newyork,Chicago,Montpelier,Wilmington,Filadélfia (Estados Unidos) e Coleção pessoal de Donahue (Estados Unidos)
AnodeExposição:1843,1844,1856,1856,1891,1893,1893,1894,1898,1899.
SÉCULO XIX (1843-1899)

Títulos:A cruz Francesa,Edith Cavel direcionando a fuga de soldados do campo de prisão, O conforto da cruz vermelha, Noite da obediência enfermeira, Irmã de caridade,Harriet tubman e Toque humano;
Conceitos:Humanitarismo,Dedicação,Conforto,Espirito,Profissionalismo,Serviço,Dignidade e toque;
Escolas de Arte : Realismo e Renascentista;
Exposição: Impressionismo, Pop art,Realismo,Figurativo e modernismo;
Ano de Exposição:1914,1918,1939,1944,1964,1965,1977 e 1980.
SÉCULO XX (1914-1980)

"A Enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto a obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus? É uma das artes; poder-se-ia dizer, a mais bela das artes!"
 Florence Nightingale


Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais