Buscar

gabarito AV2 comportamento organizacional

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1-A
2-B
3-D
4-C
5-E
1) De acordo com Silva e Teixeira (2012, p. 169): O sucesso e a permanência no mercado de trabalho não estão ligados somente às competências técnicas e específicas de cada profissão. Competências transversais, ou seja, que podem ser transferidas de um contexto a outro de trabalho, são cada vez mais importantes.
Nesse sentido, podemos entender que:
a) As competências pessoais e sociais são transversais.
2) O ___________________ é um processo a partir do qual as pessoas desenvolvem o que chamamos de competência interpessoal. Esse processo ocorre, de certa forma, naturalmente a partir da convivência social. No entanto, tem se tornado foco de atenção das organizações que buscam uma forma de adequá-lo, pois as deficiências que podem ocorrer nesse processo, geralmente resultam em problemas de produtividade, motivação e realização de atividades.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna acima.
b) Desenvolvimento interpessoal.
3) O comportamento das pessoas enquanto estão sozinhas é diferente do que quando estão em grupo, ou seja, o grupo influencia o comportamento das pessoas e vice-versa. Da mesma forma, os grupos influenciam o comportamento da organização como um todo. É possível encontrar, na literatura, diversas definições para o termo grupo, mas pode-se perceber que a maioria delas considera que grupo é mais do que um agrupamento de pessoas, pois estas devem ter algo em comum.
Mas, por que temos essa tendência em nos reunir em grupos? Alguns cientistas afirmam que essa é uma necessidade ancestral, vinda dos primórdios da civilização, que nos trazem os seguintes motivos: 
I. Segurança.
II. Status e autoestima.
III. Afiliação.
IV. Poder e realização de metas.
Estão corretas somente as afirmativas:
d) I, II e III.
4) Analise os dois textos a seguir:
Apesar de considerar que existe diversidade conceitual em Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), Sant'Anna, Kiliminik e Moraes afirmam que praticamente todas as definições guardam em si, pontos em comum, dentre os quais os autores citam: a compreensão de que a QVT seria um movimento de reação ao rigor dos métodos tayloristas, que visa propiciar maior humanização do trabalho, aumento do bem-estar dos trabalhadores e maior participação destes nas decisões e problemas do trabalho (SANT'ANNA; KILIMINIK; MORAES, 2011 apud SAMPAIO, 2012, p. 122). 
Texto 2 
A forma de compreender e lidar com as questões que envolvem a qualidade de vida no trabalho é diversificada, pois vão desde cuidados médicos estabelecidos pela legislação de saúde e segurança, até atividades voluntárias dos empregados e empregadores nas áreas de lazer, motivação, entre inúmeras outras (LIMONGI-FRANÇA, 2009, p. 24). 
Considerando a mensagem central dos textos, é possível concluir que:
c) A diversidade conceitual relativa à QVT também está refletida na aplicação do conceito e nas práticas que visam promover o bem estar e a qualidade de vida no trabalho.
5) Leia a notícia a seguir: 
Os órfãos da Lava-Jato:
Com as investigações da Polícia Federal mirando grandes empresas, os profissionais que passaram por essas companhias se perguntam: Será que o meu currículo vai ficar manchado?. (...) com essa crise de conduta, funcionários e ex-funcionários dessas empresas ganham um curso intensivo de ética pessoal e precisam parar para pensar sobre quais valores empresariais tem a ver com eles e que companhias realmente compactuam desses mesmos valores. O diretor da Michel Page afirma que muita gente está repensando a sua trajetória depois desse baque. Para a diretora da People & Results, com essa crise, o mercado e a sociedade estão, também, repensando suas práticas: as pessoas não vão mais ser coniventes com empresas que tem os valores da boca pra fora e que tratam algumas áreas estratégicas como espaços em que a honestidade não entra. Conclui dizendo: A sociedade está percebendo que, sem ética, o final não é nem um pouco feliz. 
Fonte: adaptado de Você S/A, Edição 212, março 2016, p.60-61. 
Podemos entender que existem aspectos nessa matéria que se relacionam à questão da sustentabilidade. Com isso em mente, procure identificar essa relação nas afirmativas a seguir, indicando V para as verdadeiras e F para as falsas: 
( ) Uma empresa sustentável tem políticas flexíveis com relação à ética e à lucratividade, como mostra a matéria.
( ) A ética faz parte da dimensão social, implícita no conceito da sustentabilidade, o que pode ser reconhecido nas empresas citadas na matéria. 
( ) As empresas, como as exemplificadas na matéria, não se mostram sustentáveis, uma vez que isso depende de ações de Responsabilidade Social Corporativa. 
( ) A ausência de Responsabilidade Social por parte das organizações (como as representadas na matéria) pode afetar seus colaboradores. 
Agora assinale a alternativa com a sequência correta de indicações, de cima para baixo:
e) F - F - V - V.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais