Buscar

GESTÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL AV1 2015

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Nota da Prova: 2,0        Nota de Partic.: 1        Data: 06/03/2015 19:30:21
	
	 1a Questão (Ref.: 201310373958)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	O clima organizacional pode se manifestar de forma positiva e/ou negativa. Dê dois exemplos de manifestação de clima positiva e negativa.
		
	
Resposta: Manifestação positiva: benefícios e salários. Manifestação negativa: reclamações trabalhistas e relacionamento interpessoal ruim.
	
Gabarito: Os alunos poderão optar por duas positivas e negativas das opções abaixo Positivas: competição, otimismo, cooperação, confiança, envolvimento/comprometimento, apoio e coisas similares Negativa: rotatividade, conflitos, stress, faltas e atrasos, rumores, doenças/distúrbios, apatia, desperdícios, greves, reclamações trabalhistas e coisas similares
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201310752420)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	No que consiste a parametrização de uma pesquisa de clima?
		
	
Resposta: Consiste em estratégias para uma pesquisa satisfatória. Que tenha recursos para que seja bem aplicada, siga seus objetivo e resultados.
	
Gabarito: Definir as diferentes opções de respostas para uma variável e estabelecer as respostas que serão consideradas positivas e respostas que serão consideradas negativas na tabulação.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201310748152)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	As empresas vêm adotando diferentes estratégias para a sobrevivência e a competitividade, por conta da acirrada competição que existe entre elas, principalmente em função da globalização da economia. A adoção dessas estratégias tem contribuído de modo significativo para aumentar as demissões de pessoal e gerar insatisfação entre os colaboradores. Assim sendo, assinale a única opção cuja sequência contém uma estratégia que não ratificam a afirmativa acima:
		
	 
	Automação; Privatização; Fusão; Downsizing.
	
	Privatização; Automação; Aquisição; Fusão.
	
	Terceirização; Privatização; Downsizing; Fusão.
	 
	Terceirização; Downsizing; Qualificação; Automação.
	
	Fusão; Reengenharia; Terceirização; Privatização.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201310178084)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A área de RH da empresa de tecnologia New Tech efetou um levantamento junto ao corpo jurídico e constatou que a empresa ao longo dos anos vem acumulando um acentuado número de ações reclamatórias trabalhistas. Foi realizada uma reunião para buscar a razão desse acentuado número e chegaram à seguinte conclusão:
		
	
	O número acentuado de reclamatórias trabalhistas é uma manifestação que as pessoas estão satisfeitas com a política salarial.
	 
	O número acentuado de reclamatórias trabalhistas é uma manisfestação que o clima organizacional não anda muito bom.
	
	O número acentuado de reclamatórias trabalhistas é uma manifestação que o corpo gerencial tem uma excelente atuação.
	
	O número acentuado de reclamatórias trabalhistas é uma manifestação da oferta de trabalho na região.
	
	O número acentuado de reclamatórias trabalhistas é uma manifestação que a empresa tem uma grande sensibilidade no que tange a política salarial.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201310341749)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Administrar o Clima passou a ser uma ação estratégica para todas as organizações, especialmente para aquelas que se dizem comprometidas com a gestão pela qualidade. Neste sentido clima define-se em:
		
	
	Fenômeno resultante da interação dos elementos da cultura.
	
	São a impressões gerais ou percepções dos empregados em relação ao seu ambiente de trabalho.
	
	Reflete o comportamento organizacional, atributos específicos de uma organização, seus valores.
	
	O clima é mais perceptível do que suas fontes causais, comparando-se a um ¿perfume¿, pois se percebe o seu efeito sem conhecer os ingredientes, embora às vezes seja possível identificar alguns deles.
	 
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201310737032)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Ricardo Luz cita três técnicas de pesquisa de clima organizacional: Questionário, Entrevista e Painel de Debates. Leia as afirmativas abaixo sobre este tema e depois escolha a alternativa correta.
I   - A Entrevista é executada mais rapidamente do que o Questionário, especialmente quando consideramos a aplicação a todos os colaboradores;
II   - O Questionário tem um custo menor do que as outras técnicas.
III   - Uma desvantagem do Painel de Debates em relação ao Questionário é que ele não proporciona o anonimato.
		
	
	Apenas a afirmativa III está correta
	
	Apenas a afirmativa I está correta
	 
	As alternativas II e III estão corretas
	
	Apenas a afirmativa II está correta
	 
	As alternativas I e II estão corretas
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201310178222)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O índice de satisfação global demonstra ser contingencial. O que é isso? Ele varia de acordo com certas circunstâncias ou contingências. Para esclarecer essa característica, comparemos uma empresa (A) que trabalha com produtos altamente sofisticados, ambientes climatizados e oferece ampla gama de benefícios aos seus funcionários, com outra empresa (B), cujo trabalho é rude por natureza, o nível de instrução dos funcionários é mais reduzido e o conjunto de benefícios que estes recebem é restrito. Então, seria de se supor que a empresa A alcançaria índice de satisfação muito bom, enquanto que na empresa B tal índice seria regular ou péssimo. Entretanto, na prática, não se tem essa garantia. E até pode ocorrer o inverso. Por que? Porque existem inúmeras variáveis que contribuem no nível de satisfação das pessoas. Conceitualmente, portanto, como poderíamos definir, apropriadamente, uma ¿Variável Organizacional¿?
		
	 
	As variáveis organizacionais são fatores que podem causar insatisfação nos trabalhadores.
	
	Como um dos aspectos de uma organização que pode impactar no grau de satisfação dos empregados de uma empresa.
	
	Uma variável organizacional nada mais é do que um aspecto da organização que é avaliado nas pesquisas de clima e de retenção de funcionários.
	 
	As opções de resposta propostas em todas as demais alternativas possuem textos que se complementam para definir o conceito de Variável Organizacional.
	
	Uma variável organizacional nada mais é do que um aspecto da organização que é avaliado nas pesquisas de clima.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201310178387)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Durante as fases da preparação de uma Pesquisa de Clima, há um momento especial que chamamos de ¿Definição do objetivo da Pesquisa¿. Quando estamos definindo o objetivo de uma Pesquisa de Clima, segundo o que estudamos, pretendemos saber algo. Assinale, nas alternativas a seguir, aquela que determina com maior alcance, aquilo que pretendemos saber, e que é o objetivo da Pesquisa de Clima Organizacional.
		
	
	Avaliar o grau de disseminação de determinados valores culturais entre os funcionários; Avaliar o grau de satisfação dos funcionários, decorrente do impacto de alguma mudança.
	
	Avaliar o grau de satisfação dos funcionários; Determinar o grau de prontidão de uma empresa, para a implantação de alguma mudança.
	
	Avaliar o grau de satisfação dos funcionários em relação ao aspecto técnico do trabalho; Determinar o grau de prontidão de uma empresa, para a implantação de alguma mudança.
	 
	Avaliar o grau de satisfação dos funcionários; Determinar o grau de prontidão de uma empresa, para a implantação de alguma mudança; Avaliar o grau de satisfação dos funcionários, decorrente do impacto de alguma mudança; e, avaliar o grau de disseminação de determinados valores culturais entre os funcionários.
	
	Avaliar o grau de satisfação dos funcionários; Determinar o grau de prontidão de uma empresa, para a implantação de alguma mudança; Avaliar o grau de satisfação dos funcionários, decorrente do impactode alguma mudança.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201310178431)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Segundo o que estudamos, durante a Montagem do instrumento que será usado para viabilizar a Pesquisa de Clima Organizacional, alguns aspectos precisam ser observados pelos profissionais responsáveis pelo processo, e, naturalmente, uma sequência precisa ser obedecida para que o empreendimento possa alcançar o êxito desejado. Das alternativas propostas a seguir, assinale aquela que adequadamente registra os cuidados mencionados neste enunciado, e ainda, segue uma ordem linear e lógica no sentido que viabilize a implementação da Pesquisa de Clima com maior garantia de obtenção do sucesso desejado.
		
	
	Escolha das perguntas para cada variável; Escolha das opções de resposta para cada pergunta; Decisão de fazer um ou mais cadernos de perguntas; Considerar as diferenças acentuadas nos públicos-alvo, diferenças de benefícios, e, outras diferenças que a necessidade exigir; Buscar a validação do Instrumento de Pesquisa; Montagem - propriamente dita - do instrumento de pesquisa atentando para o caderno de perguntas e respostas (ou, caderno de perguntas e folha de respostas).
	 
	Escolha das perguntas para cada variável; Escolha das opções de resposta para cada pergunta; Decisão de fazer um ou mais cadernos de perguntas; Considerar as diferenças acentuadas nos públicos-alvo, diferenças de benefícios, e, outras diferenças que a necessidade exigir; Montagem - propriamente dita - do instrumento de pesquisa atentando para o caderno de perguntas e respostas (ou, caderno de perguntas e folha de respostas); Buscar a validação do Instrumento de Pesquisa.
	 
	Escolha das perguntas para cada variável; Decisão de fazer um ou mais cadernos de perguntas; Escolha das opções de resposta para cada pergunta; Considerar as diferenças acentuadas nos públicos-alvo, diferenças de benefícios, e, outras diferenças que a necessidade exigir; Buscar a validação do Instrumento de Pesquisa; Montagem - propriamente dita - do instrumento de pesquisa atentando para o caderno de perguntas e respostas (ou, caderno de perguntas e folha de respostas).
	
	Escolha das perguntas para cada variável; Escolha das opções de resposta para cada pergunta; Decisão de fazer um ou mais cadernos de perguntas; Considerar as diferenças acentuadas nos públicos-alvo, diferenças de benefícios, e, outras diferenças que a necessidade exigir; Montagem - propriamente dita - do instrumento de pesquisa atentando para o caderno de perguntas e respostas (ou, caderno de perguntas e folha de respostas).
	
	Escolha das perguntas para cada variável; Escolha das opções de resposta para cada pergunta; Decisão de fazer um ou mais cadernos de perguntas; Considerar as diferenças acentuadas nos públicos-alvo, diferenças de benefícios, e, outras diferenças que a necessidade exigir; Montagem - propriamente dita - do instrumento de pesquisa atentando para o caderno de perguntas e respostas (ou, caderno de perguntas e folha de respostas); Divulgação do Gabarito das Respostas para os Funcionários.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201310709309)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A empresa GAMA, realizou uma pesquisa de clima e os resultados foram consolidados em um relatório que apontava os pontos fortes e pontos fracos identificados. A partir desse relatório, os gestores deveriam apresentar seus planos de ação para resolver os pontos fracos identificados. Os critério utilizados pelos gestores para priorizar os planos de ação variaram de área para área. Avalie os critérios utilizados e escolha a que apresente a melhor opção, recomendada em aula. i. Priorizar os resultados críticos da pesquisa, com índices mais baixos de satisfação ii. Priorizar os resultados que ficaram abaixo das médias iii. Priorizar os problemas cuja solução beneficie maior número de empregados iv. Priorizar os problemas de fácil solução v. Priorizar os problemas que impliquem num baixo investimento
		
	
	As opções III, IV e V
	 
	As opções II, III, e V
	
	As opções I, IV e V
	 
	Todas as opções são critérios válidos e recomendados
	
	As opções I, III e IV

Outros materiais