Buscar

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO AV1 2015

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Nota da Prova: 5,0        Nota de Partic.: 1        Data: 06/03/2015 18:33:39
	
	 1a Questão (Ref.: 201310379013)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	As empresas não agem na pura improvisação e nem querem depender da sorte ou do acaso. Tudo nelas é planejado para que possa ser feito da melhor maneira possível, da primeira vez e sem erro. O planejamento representa a primeira função administrativa por quê?
		
	
Resposta: Porque é preciso que a empresa tenha um planejamento a curto médio e longo prazo, que tenha o planejamento operacional, tático e estratégico para ter êxito nos resultados. Toda a empresa, seja de qual ramo for, precisa de um planejamento e níveis organizacionais. O planejamento estratégico visa longo prazo precisa definir quais os obejtivos e resultado esperado é um sistema mais amplo. É a função primordial da organização. O tático é a médio prazo e alcança todos os setores da organização e o operacional a curto prazo, onde define o sucesso ou fracasso da organização. As empresas não atingiram seus objetivos sem que tenha um planejamento adequado.
	
Gabarito: Por ser exatamente a que serve de base para as demais funções (organização, direção e controle).
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201310378575)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O processo de controle é uma atividade cíclica e contínua e envolve várias etapas sequenciais nos níveis institucional, intermediário e operacional. Apresente em ordem a sequência das quatro etapas que constituem o processo de controle nos níveis organizacionais.
 
 
		
	
Resposta: A função controle busca manter bons índices na organização, ela tem por objetivo controlar e corrigir possíveis falhas antes do resultado final. O controle Institucional, é amplo envolve todos os níveis de controle, afim de obter melhores resultados. O controle intermediário, prevê possíveis falhas e danos no processo como um todo e deve ser contínuo. O controle Operacional, se apresenta como resultado e finalizando o processo.
	
Gabarito:
Estabelecimento de padrões.
Mensuração do desempenho a ser controlado.
Comparação do desempenho atual com o esperado.
Tomada de ação corretiva.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201310701038)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre os níveis organizacionais, assinale a única alternativa correta.
		
	
	O nível estratégico representa o "chão de fábrica". É o responsável pela execução e realização das tarefas e atividades cotidianas. Nesse nível, o administrador deve possuir visão sistêmica, isto é, conhecimento amplo para orientar e dirigir os funcionários que realizam as tarefas.
	
	O nível tático é o responsável pela execução e realização das tarefas e atividades cotidianas. Nesse nível, o administrador deve possuir visão operacional, isto é, conhecimento técnico para orientar e dirigir os funcionários que realizam as tarefas.
	
	O nível estratégico equivale ao nível gerencial de uma organização. Ele é responsável pela articulação do que é feito em cada subsistema da empresa.
	
	O nível tático de uma organização corresponde ao nível de cúpula da empresa. É representado pelo Presidente e/ou pelos seus Diretores. Neste nível, o administrador tem que pensar muito mais a empresa ao invés de executar. Além disso, ele deve estar preocupado com o que pode acontecer com a empresa no futuro.
	 
	O nível tático equivale ao nível gerencial de uma organização. Ele é responsável pela articulação do que é feito em cada subsistema da empresa como.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201310372692)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O planejamento é uma função primordial às organização. Antes de qualquer ação é preciso definir quais os objetivos e resultados esperados. Considerando os níveis da organização, em qual, ou quais, deles podemos encontrar essa tão importante função?
		
	
	Nos níveis institucional e operacional.
	
	Nos níveis gerencial e operacional.
	
	Nos níveis gerencial e institucional.
	
	No nível institucional.
	 
	Em todos os níveis.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201310711500)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Um empresário tendo sido criado em Faria Lemos-MG, para ajudar essa cidade e as famílias que ele conheceu na infância, fundou o LATICÍNIO CORTEZ, para ocupar o lugar do antigo laticínio da cidade que havia fechado. Decidiu que para ajudar as famílias daria empregos preferencialmente a deficientes físicos e pessoas consideradas velhas para o mercado de trabalho, fazendo com que elas consigam seus empregos, de onde obtêm o sustento de suas famílias. Diante dessa definição estratégica o setor de Recursos Humanos planeja seus processos seletivos para busca no mercado preferencialmente pessoas em condições de trabalhar, mas que preferencialmente se enquadrem nesses quesitos. Esse planejamento para seleção de pessoas é em que nível?
		
	
	Nível Institucional porque é nesse nível que são planejados os procedimentos de execução.
	
	Nível tático, pois é nesse nível que se definem a aplicação dos conceitos de missão, visão, negócio, valores e outros.
	 
	Nível operacional porque foi uma decisão de procedimentos de produção ligados diretamente a execução das tarefas e recrutamento e seleção é execução.
	 
	Nível estratégico, pois envolveu a empresa como um todo e focou o nível institucional da empresa.
	
	Nível tático porque foi planejado em nível de departamento de produção.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201310404448)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O Organograma representa a organização formal de uma empresa e pode assumir modelos diversos, em função dos objetivos e características específicas de cada empresa. Quando a empresa enfatiza a flexibilidade, a mobilidade, a horizontalidade e a conectividade entre os setores e os colaboradores, podemos identificar seu modelo de estrutura como:
		
	
	Funcional;
	
	Linha-staff;
	 
	Rede;
	 
	Matricial.
	
	Linear;
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201310310782)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Baseado nas fases (ou etapas) administrativas, presentes no cotidiano de uma organização, assinale a alternativa que apresenta como uma característica da função administrativa Direção.
		
	
	Comparar desempenho atual com o esperado.
	 
	Relacionamento interpessoal do administrador com seus subordinados.
	
	Criação da estrutura organizacional.
	
	Elaboração de objetivos.
	 
	Elaboração da estratégia organizacional.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201310402837)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	BEIJING - A General Motors e seu principal parceiro chinês estão fazendo o recall de quase 20 mil veículos dos modelos Cadillac SRX importados e Chevrolet Camaro para substituir os parafusos dos assentos dianteiros defeituosos. A GM disse, nesta sexta-feira, que o defeito pode permitir que os assentos deslizem até sua posição mais baixa, causando risco à segurança. A empresa não informou quantos veículos de cada modelo estão envolvidos na convocação que totaliza 19.836 unidades. Com base na notícia sobre a General Motors podemos afirmar que os parafusos defeituosos indicam que provavelmente houve falha em que fase do processo em que ocorre o controle (baseada no sincronismo temporal):
		
	
	controle posterior ou histórico
	
	controle de início ou contínuo
	 
	controle contínuo ou preventivo
	 
	pré-controle ou preventivo
	
	controle posterior ou postecipado
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201310703772)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Estudamos em Marketing que durante o ciclo de vida dos produtos suas  vendas  atravessam  diferentes estágios. Se um determinado produto oferecido por uma organização apresenta uma melhoria substancial nos lucros podemos dizer que ele se encontra em um dos estágios a seguir: introdução, concepção, crescimento. maturidade e declínio.   Sendo assim assinale a alternativa que defina o estágio, que este produto com as caracteristicas citadas acima,se encontra de acordo com o seu ciclo de vida.
		
	 
	Concepção
	
	Introduçāo
	 
	Crescimento
	
	Maturidade
	
	Declínio
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201310324560)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sabe-se que o "objetivo econômico da Administração Financeira é válido tanto para empresas públicas quanto para os empreendimentos (=empresas) privados" . Entretanto , considera-se como uma diferença o fato de que para :
		
	
	Empresas privadas, quanto maior a despesa maior a lucratividade
	 
	Empresas públicas, traduz-se pela qualidade dos serviços prestados à comunidade
	
	Empresas públicas, o que vale é o lucro alcançado
	
	Empresas públicas, a relação custo-benefício interfere no valor da empresa
	
	Empresas privadas, empresários e acionistas não devem aguardar retorno financeiro

Outros materiais