Buscar

Exercícios Competência (enunciado)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS COMPETENCIA
Julgue os itens verdadeiros ou falsos:
01. ( ) A competência material é fixada por exclusão, devendo a parte verificar em um primeiro momento, se seria hipótese da competência da Justiça Especializada e em seguida Federal, para, somente afastando essas tentativas fixar a competência em favor da Justiça Estadual.
02. ( ) A incompetência absoluta deve ser argüida como exceção de incompetência, e em razão de seu interesse público poderá ser suscitada em qualquer instância.
03. ( ) Ao investigar-se a natureza jurídica da ação determina-se a competência de foro.
04. ( ) A preclusão – perda da possibilidade de suscitar certa matéria pelo decurso do prazo processual – não é capaz de atingir a incompetência absoluta do juízo.
05. ( ) Não se dará a possibilidade de modificação da competência quando esta for de natureza absoluta.
06. ( ) O conflito de competência negativo não poderá ser suscitado pelos magistrados, devendo ser requerido, caso haja interesse, pelas partes ou pelo M.P.
07. ( ) É competente o Tribunal de Justiça do MG para dirimir o conflito de competência suscitado entre um juízo trabalhista e outro cível.
08. ( ) A hipótese de derrogação da competência pela argüição de existência de foro de eleição pode ser considerada causa voluntária, podendo ser argüida a qualquer tempo.
01- Marque a alternativa incorreta:
(A) o foro do domicílio do autor da herança, no Brasil, é o competente para o inventário, a partilha, a arrecadação, o cumprimento de disposições de última vontade e todas as ações em que o espólio for réu, ainda que o óbito tenha ocorrido no estrangeiro;
(B) o Juiz da causa principal é também competente para a reconvenção, a ação declaratória incidente, as ações de garantia e outras que respeitam ao terceiro adquirente;
(C) a ação intentada perante tribunal estrangeiro não induz litispendência, nem obsta a que autoridade judiciária brasileira conheça da mesma causa e das que lhe são conexas;
(D) a ação fundada em direito pessoal e a ação fundada em direito real sobre bens móveis serão propostas, no foro do domicílio do réu, no foro de eleição ou, não sendo conhecido o domicílio do réu, no domicílio do autor;
(E) Os Tribunais de Justiça dos Estados fazem parte da chamada Justiça Especializada.
02 - Marque a alternativa correta. No processo civil:
(A) prorroga-se a competência ratione personae sempre que não oposta a exceção;
(B) reputam-se conexas duas ações, bastando que lhes sejam comuns as partes;
(C) a incompetência absoluta será deduzida por meio de exceção;
(D) a competência em razão da matéria pode ser objeto de convenção entre as partes;
(E) nas ações de usucapião, é competente o foro da situação do imóvel usucapiendo.
03 - Marque a alternativa correta. Diante da evidente incompetência relativa, o Juiz:
(A) determina a citação do réu, e aguarda que ele oponha a adequada exceção, sob pena de operar-se a prorrogação;
(B) reconhece de ofício a incompetência e determina a remessa dos autos ao órgão competente; 
(C) suspende o curso do processo até a resolução da questão envolvendo a competência;
(D) determina ao autor a emenda da petição inicial, sob pena de indeferimento;
(E) todas as alternativas estão corretas.
04 - De acordo com o Código de Processo Civil, assinale a alternativa correta:
(A) a jurisdição civil é exercida pelos juízes, promotores de justiça e oficiais de justiça, que somente prestarão a tutela pretendida por provocação das partes;
(B) declarada a incompetência absoluta, todos os atos do processo serão nulos, remetendo-se os autos ao autor para manifestar-se;
(C) “Perpetuatio jurisdictionis” significa que a competência é fixada no momento da propositura da acão, não sendo relevantes eventuais modificações de fato ocorridas após o ingresso da demanda, com exceção das hipóteses legais.
(D) a incompetência absoluta deve ser declarada de ofício, mas pelas partes não pode ser alegada, em qualquer tempo e grau de jurisdição, somente por meio de exceção;
(E) todas as afirmativas estão erradas.
05 - Segundo o Código de Processo Civil, a incompetência relativa não pode ser declarada de ofício: (i) porque não envolve matéria de ordem pública, devendo ser alegada mediante exceção de incompetência, no prazo legal, (ii) sob pena de preclusão e prorrogação. Assinale a alternativa correta:
(A) se as duas são verdadeiras e a segunda é consequência da primeira;
(B) se duas são falsas porque a segunda não justifica a primeira;
(C) se a primeira é verdadeira e a segunda é falsa;
(D) se a primeira é falsa e a segunda é verdadeira;
(E) se as duas são falsas.
06 - Marque a alternativa CORRETA:
Pietro teve seu veículo abalroado por Gumercindo, condutor de uma van que fazia transporte alternativo, causando-lhe prejuízos materiais no importe de R$ 2.000,00. Pietro, representado por defensor público, propôs ação de indenização, pelo rito sumário, em desfavor de Gumercindo, distribuída à 5ª Vara Cível de Uberlândia, pleiteando sua condenação ao pagamento do dano material sofrido. Gumercindo, a quem fora concedida gratuidade de justiça e que teve sua defesa patrocinada pelo advogado do Sindicato de Motoristas de Transportes Alternativos, argüiu incompetência do juízo, já que, pelo valor da causa, o juízo competente seria o do juizado especial, e, no mérito, alegou que não agiu com culpa.
a) O juízo cível é competente para processar o feito, que foi corretamente proposto pelo rito sumário, já que, na hipótese em exame, constitui faculdade do autor a opção pela justiça comum ou pelo juizado especial.
b) A regra geral de determinação da competência territorial é a que será competente para processar e julgar as ações que versem sobre direitos reais sobre bens imóveis, o foro do domicílio do réu.
c) A argüição de incompetência relativa do juízo, na espécie, poderá ser feita a qualquer tempo ou grau de jurisdição, tendo em vista sua natureza absoluta.
d) O Sindicato de Motoristas de Transportes Alternativos atua na lide em legitimação extraordinária, na condição de substituto processual de Gumercindo.
e) A defensoria pública supre a falta de capacidade processual de Pietro – litigando direito alheio em nome próprio.
07 - Os órgãos do Poder Judiciário exercem a Jurisdição, cuja divisão de trabalho se faz por meio das regras de distribuição de competências. Em relação às regras de competência estabelecidas no Código de Processo Civil, ANALISE AS ALTERNATIVAS E MARQUE A CORRETA: 
a) Todos os magistrados têm jurisdição mas atuarão nos limites de sua competência. 
b) As leis de organização judiciária não são capazes de criar ou impor regras de competência.
c) Tanto a incompetência absoluta quanto a incompetência relativa admitem o instituto da prorrogação de competência. 
d) A competência de jurisdição é sinônimo da competência de foro.
e) Mesmo após a propositura da ação a competência absoluta para julgar determinada causa, em geral, pode sofrer alteração.
08 - Os órgãos do Poder Judiciário exercem a Jurisdição, cuja divisão de trabalho se faz por meio das regras de distribuição de competências. Em relação às regras de competência do Código de Processo Civil, ANALISE AS ALTERNATIVAS E MARQUE A CORRETA: 
a) A situação do objeto imóvel da ação judicial é desimportante para determinação do juízo competente para julgamento da causa, levando-se em conta o foro do domicílio de uma das partes.b) O Código de Processo Civil determina as regras de competência de todos os graus de jurisdição.
c) As ações contra pessoas jurídicas, independentemente da natureza da causa, serão propostas no foro do domicílio do autor.
d) Passado o prazo da resposta do réu sem impugnação, a incompetência relativa será prorrogada.
e) É competente o foro do domicílio do réu, em detrimento de outros, nas ações de reparação de dano sofrido em razão de acidente de veículo.

Outros materiais

Perguntas Recentes