Buscar

JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

JURISDIÇÃO
 
ADA PELEGRINI GRINOVER, CÂNDIDO RANGEL DINAMARCO E ANTONIO CARLOS DE ARAÚJO CINTRA, "é uma das funções do Estado, mediante a qual este se substitui aos titulares dos interesses em conflito para, imparcialmente, buscar a pacificação do conflito que os envolve, com justiça. Essa pacificação é feita mediante a atuação da vontade do direito objetivo que rege o caso apresentado em concreto para ser solucionado; e o Estado desempenha essa função sempre mediante o processo, seja expressando imperativamente o preceito (através de uma sentença de mérito), seja realizando no mundo das coisas o que o preceito estabelece (através da execução forçada)." (Teoria geral do processo. 9. ed. São Paulo: Malheiros, 1993, p. 113).
 
COMPETÊNCIA 
 
CONCEITO
 
– limites legais impostos ao exercício válido e regular do poder jurisdicional Pelos órgãos do Poder Judiciário, ou, por outras palavras, a competência legitima o exercício do poder, pelo órgão jurisdicional, em um processo concretamente considerado. (ANTÔNIO CARLOS MARCATO. http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=2923)
 
 - é a “medida de jurisdição” de cada órgão judicial, isto é, ela define o âmbito territorial, geográfico, funcional ou temático em que poderá atuar o magistrado ou órgão jurisdicional;
 
- LIEBMAN: a competência determina em quais casos, e em relação a quais controvérsias, cada órgão jurisdicional estará autorizado a emitir provimentos, delimitando em abstrato, ao mesmo tempo, o grupo de controvérsias que lhe são atribuídas. ("Manuale di diritto processuale civile", vol. I, nº 24, p. 44).
 
- A competência “(...) passa a ser entendida, praticamente, como medida objetiva da matéria sobre a qual está chamado em concreto a prover o órgão judicial, se entendendo deste modo por competência de um juiz o conjunto de causas sobre as quais ele exercer, segundo lei, sua fração de jurisdição." (CALAMANDREI, Piero. Direito processual civil. V.2. Campinas: Bookseller, 1999, p. 104-105).

Outros materiais