Buscar

Principais conceitos da Crítica Literária

Prévia do material em texto

1-Aristóteles parte da definição de poesia como imitação, para analisar as espécie s de poesia imitativa ¿ ou seja, a Epopeia, a Tragédia e a Co média, classificando -as segundo os meios, os objetos e o s modos da imitação. Assinale opção abaixo que melhor sintetiza a classificação apresentada pelo filósofo sob re a tragédia. 
 - verso/canto; homens melhores e ação 
2-A poética de Aristóteles, embora tenha sido escrita mais de cinco séculos antes de Cristo, só foi conhecida efetivamente a partir de:
 - 1498
3-Em "A República" , livros II e III, Sócrates conversa com o personagem Adimanto sobre as histórias apropriadas à formação dos cidadãos na República e dedica -se a pensar em: 
 -"A Educação pela Ginástica e a Música". 
4-A disciplina voltada p ara o estudo da oratória é:
 - Retórica
5-Aristóteles reabilitou a figura do poeta que tinha sido expulso da " República" por Sócrates. Que argumento ele utilizou?
 - O poeta é uma figura política imprescindível à "República"
6-Qual distinção mais se destaca entre a proposta romântica e as poéticas clássicas? 
 -Liberdade criadora.
7-O movimento romântico surgido no século XVIII na Europa é: 
 -Essencialmente contraditório.
8-A Epístola aos Pisões ou Arte Poética , de Horácio, escrita em I a. C. , insere -se na linhagem das reflexões acerca da poesia, atribuindo -lhe a função de:
 - Educar com prazer
Prova 2
1-Assinale quais foram os dois métodos filosóficos, que se formaram a partir do século XVIII, nos quais Auguste Comte buscou equilíbrio, pois para ele o saber científico dependia igualmente dos dados empíricos.
 - Empirismo radical e racionalismo.
2-O positivismo de Auguste Comte refere -se às ideologias que se tornaram base do pensamento filosófico do século XVIII, entre elas podemos citar o "empirismo radical" de: 
 - Davis Hume. 
3-O positivismo é:
 -Uma doutrina filosófica que propõe uma compreensão do mundo através do método experi mental e da visão objetiva.
4-Qual filósofo ficou conhecido como "pai do Positivismo"?
 -Auguste Comte
5-Assinale a alternativa que corresponde a um dos pontos fundamentais da base teórica positivista:
 - Todo conhecimento do mundo material é consequência dos dados "positivos" da experiência, e somente eles devem orientar o trabalho investigativo.
6-Os movimentos literários que seguiram mais fielmente o Positivismo e o Determinismo foram: 
 - O Naturalismo e o Realismo.
7-O que preconizava o Iluminismo? 
 -O progresso da humanidade através da razão
Prova 3
1-"A realidade não é um estado coerente e estável, mas um vir -a-ser, um processo em curso, em crescimento e decadência, uma metamorfose". (COUT INHO, Afrânio . Introdução à literatura no Brasil. Rio de Janeiro: Livraria São José, 1 959, p. 241). Este pensamento representa:
 -Impressionismo Crítico 
2-Entre as visões críticas de Afrânio Coutinho, podemos destacar que: 
 -Recusa a tendência de se comparar a literatura com outras formas de arte
3-Sobre a visão crítica impressionista de Paul Van Tieghem, é correto afirmar que:
 -um escritor, no ato da criação, pode estar sob a influência de diversas emoções.
 4-Afrânio Coutinho teve um papel fundamental na reestruturação dos estudos de Literatura no país, através das contribuições que introduziu no âmbito da Crítica, da Teoria e da Historiografia literárias. Segundo Afrânio Coutinho, a literatura impressionista brasileira une:
 -a tendência realista e naturalista e a subjetividade simbolista. 
5-Sobre a crítica impressionista é correto afirmar que:
 -A crítica impressionista constitui-se como uma opinião fundada apenas nas emoções que o texto provoca no leitor
6-Identifique entre as sentenças a seguir a que assinala o critério adotado pela crítica biográfica na análise literária:
 -Fundamenta a análise literária a partir de dados biográficos do autor. 
7-Assinale qual das opções abaixo representa um do s parâmetros d a crítica biográfica.
 -As ideologias que o autor defende
8-Em método de crítica literária a situação econômica do escritor e a classe social a que pertence têm sido parâmetros para a análise de uma obra?
 -Biografismo
Prova 4
1-O formalismo compreende a obra como produto estético, recusando assim quaisquer abordagens que privilegiem fatores extraliterários em relação à obra propriamente dita. Em contraposição com abordagens anteriores, aspectos sociológicos, históricos e biográficos são completamente desconsiderados. Com base no texto podemos dizer que os conceitos fundamentais do Formalismo Russo, são:
 -Estranhamento e a literariedade.
2- Em 1917, Viktor Chklovsky formulou um ensaio no qual propõe uma compreensão da literatura a partir de conceitos linguísticos, baseando -se no argumento de que a língua poéti ca é um desvio da língua cotidiana. O título do ensaio era:
 -"A arte como procedimento"
3-Segundo Dillinger, e m sua obra " Forma e f unção na Linguística", o formalismo alude ao estudo da forma linguística. Desta forma, a língua é vista como um sistema a utônomo e seus estudos focalizarão, especialmente, a fonétia, fonologia, morfologia e sintaxe; ou seja, priorizam -se as particularidades internas da língua, seus constituintes e as relações entre eles. Logo, a língua é notada nas relações entre sua s partes e princípio s que orientem sua organização, gerando explicações que partem da própria estrutura. (DILLINGE R, M. Forma e função na Linguística. DELT A, v. 7, n. 1, p. 397 -407, São Paulo, 1991.) Com base no texto acima, podemos afirmar que, diferente do Marxismo, o For malismo Russo recusou as abordagens que serviam de base para muitos estudos literários da época. Assinale quais abordagens eles recusaram.
 - Abordagens sociológica, política e filosófica
4-O que realmente interessa aos formalistas são os elementos que compõem o texto. Quando ela ocorre, o plano de conteúdo é expresso de forma literária, isto é, numa linguagem literária . O foco está no uso da palavra, da forma de expressão. A forma discursiva é rica na expressão, o que se pretende mencionar terá um discurso atraente e muito original; as palavras serão escolhidas propositalmente para dar um sentido de recriação da realidade. Estamos nos referindo à:
 -literariedade
5-Leia o texto abaixo: Nesse processo, o autor consegue promover no leitor a " desautomatizaçao", ou seja, causa no leitor um desconforto ao retirá-lo do senso comum da comunicação, levando-o a deparar -se com a "consciência linguística da literatura". Podemos afirmar que ele refere -se a qual das alternativas a abaixo? 
 - Estranhamento 
6-Que oposição os teóricos da Escola de Frankfurt estabelecem entre o Iluminismo e o Capitalismo, a qual indicaria o fim das liberdades individuais e do progresso social?
 - O Iluminismo preconizava o progresso e a liberdade para todos, enquanto o Capitalismo, por seu projeto político e econômico, reduziu as liberdades e o progresso da sociedade e do ser humano. 
7-O Formalismo Russo caracterizou -se pela recusa de abordagens sociológica, política e filo sófica. Assinale a alternativa que NÃO se aplica à análise literária formalista
 - Defendiam a abordagem morfológica da obra. - Não se importavam com a motivação social da obra - O objetoinvestigado era a própria obra. - A obra literária é a expressão de seu tempo - A análise literária dever ia ser efetuada apenas por meios estéticos
Prova 5
1-Osip Brik além de apresentar estudos sobre ele mentos da poesia como rima, ritmo, harmonia e metro, também elabora teorias sobre o verso livre, evidenciando o conceito de: 
 - Prosa poética
2-No livro "Inútil Poesia", de Leyla Perrone-Moisés, da Companhia das Letras, nos depar amos com um ensaio que dá nome ao volume. Nele, a autora trata d o sentido geral da poesia de Mallamé ; esse ensaio traz u m do s motes d o livro: a proposição e defesa do valor crítico da grande obra literária como atividade gratuita e questionadora da corrupção da linguagem utilitária do dia a d ia e das " relações humanas" que por ela se expressa m. Stéphane Mallarmé condensou essa proposta com a ideia de que o livro deve ser entendido como expansão total d a "letra". 
 Assinale a alternativa correta. Com base no texto acima, concluímos que o crítico adota diversas perspectivas d a linguagem, colocando em evidência: 
 -Aspectos Semânticos, Morfológicos e Fonéticos da palavra
3-"Os formalistas consideravam que a obra literária não era um mero veículo de ideias, tampouco uma reflexão sobre a realidade; era um fato material plausível de análise. Era formada por palavras, não por objetos ou sentimentos, e seria um erro considerá-la como a expressão do pensamento de um autor." 
 Tomando por base o texto acima, podemos a firmar que: o Formalismo Russo recusa as tendências de compreensão do texto poético vinculado a questões?
 -Sociais ou à biografia do autor 
4-"A letra e o signo verbal serão considerados por nós como a base de toda a literatura. Uma das consequências dessa decisão será que o conhecimento da literatura e o conhecimento da linguagem são simultâneos e que só poderemos falar do discurso literário na medida em que possamos falar do verbo em geral, e inversamente." (Estruturalismo e poética. São Paulo: Cultrix, 19 70. p. 22) . O excerto acima, da obra " Estruturalismo e poética ", foi produzido por qual teórico do estruturalismo?
 -Tzvetan Todorov
5-Osip Brik expôs argumentos e m defesa da análise formalista do texto poético , entre os quais o de que tudo o q ue o poeta escreve não possui valor como expressão do seu " Eu". Apontando que realmente o que interessa ao s formalistas são os elementos que compõem o texto. Com base nesta a firmação podemos afirmar que Brik estava se referindo: 
 - A literariedade
6-Para os formalistas, a análise literária deveria ser efetuada apenas por meios: 
 -Estéticos da obra
7-Quando o Formalismo Russo recusa as tendências de compreensão do texto poético vinculado a questões sociais ou à biografia do autor. O signo poético passa a ser privilegiado na análise, e o crítico adota diversas perspectivas da linguagem, colocando em evidência quais aspectos da palavra? 
 -Semânticos, morfológicos e fonéticos.
8-O Formalismo compreende a obra como produto estético, negando assim quaisquer abordagens que privilegiem fatores extraliterários em relação à obra propriamente dita. Logo o Formalismo Russo recusa as tendências de compreensão do texto poético vinculado :
 -questões sociais ou à biografia do autor
 
Prova 6
1-O estudo de Vladimir Propp levou a conclusões iniciais sobre a construção dos contos po pulares. Qual dessas conclusões justifica a procedência de uma análise morfológica? 
 -Os contos populares possuem uma construção monotípica, pois suas bases são inalteráveis.
2-Conforme a metodologia de Vladimir Propp, o que se entende por função no conto popular? 
 - Função é a ação de cada personagem no conto maravilhoso .
3-Ao estudar a morfologia dos contos maravilhosos, Vladimir Propp forneceu elementos para que os teóricos do Formalismo Russo tivessem resposta para uma das grandes dúvidas suscitadas pela construção das narrativas populares. Qual foi essa contribuição?
 - Propp conseguiu elucidar os motivos pelos quais havia semelhanças entre contos originários de povos que não mantinham contato entre si.
4-Os formalistas estudaram partes do texto literário isoladamente e, após, sua relação com os outros componentes do mesmo texto. Vladimir Propp aplicou esse método ao estudo do folclore russo, especificamente:
 -Aos contos de magia
5-Sobre a aplicação da morfologia de Propp à análise de contos é correto afirmar que todo conto maravilhoso tem como elemento morfológico: 
 -situação inicial
6-A palavra ¿morfologia¿ te m como significado estrito :
 -Estudo das formas
7-Qual tese Vladimir Propp utilizou para defender seu estudo?
 - Os contos maravilhosos russos deveriam ser estudados em sua estrutura, a fim de que se pudesse estabelecer uma comparação entre eles.
8-O que Vladimir Propp pretendia comprovar com o estudo dos contos de magia russos?
 -Vladimir Propp queria comprovar que os contos de magia russo, apesar de se inserirem no folclore russo, tinham estreita relação com a literatura. 
Prova 7
1-O movimento anti -historicista de crítica literária propõe:
 -Uma renovação metodológica de caráter estético e filosófico. 
 2- Afrânio Coutinho chama a atenção para o fato de que, no Brasil, é comum serem chamados de críticos aqueles que publicam na imprensa seus comentários de maneira superfic ial, em notas de rodapé ou seção bibliográfica de um jornal ou revista. Isso seria um equívoco, na visão de Afrânio Coutinho, pois, segundo ele:
 - A crítica, no sentido estrito da palavra, é a que se faz através de ensaios que só podem ser escritos após um estudo aprofundado da obra, de acordo com o rigor do método e tendo como base um conhecimento estético e literário bem consolidados.
3-O método utilizado no New Criticism para a análise é: 
 - O estabelecimento de relações entre as ideias de um texto e a forma como ele se apresenta, ou seja, compreende -se o texto a partir de uma análise exclusivamente literária.
4-Assinale a afirmativa que NÃO representa um argumento dos adeptos do New Criticism contra o historicismo crítico. 
 - O historicismo crítico pretende explicar a obra literária por fatos e influências conhecidos, negando a capacidade criativa e a genialidade do escritor, não especificadas por dados concretos
 -O historicismo crítico prende-se a detalhes biográficos, mesmo que a vida do homem não se confunda com o trabalho do escritor
 -O historicismo crítico tem importância fundamental para os estudos de literatura. 
 - O historicismo crítico faz uso excessivo de estatísticas, catálogos e outros parâmetros numéricos para classificar as obras literárias.
5-O New Criticism (Nova Crítica) teve início nos anos 30 , no Sul dos Estados Unidos e tomou uma posição dominante nos estudos literários entre as décadas de 1940 e 1950. Um ponto importante , que merece ser destacado, diz respeito ao fato de a Nova Crítica ter se instalado no meio universitário e transformado o professor em um pesquisador. Assinale a única alternativa que não corresponde aos postulados do New Criticism :
 -Para a análise do texto literário, não é necessário um conheci mento especial sobre a obra. -O método utilizado para a análise estabelece relações entre as ideias de um texto e a forma como ele se apresenta.- --Quando necessário, deve -se recorrer e identificar dados extraliterários, que auxiliarão a leitura do texto. -O estudo da obra literária deve ser feito considerando o texto em si mesmo, sem recorrer à biografia do autor ou a questões sociais de seu tempo.
6-Os conceitos falácia intencional e falácia afetiva foi desenvolvido pelos críticos: 
 -William K. Wimsatt e Monro e Beardley.
7-Para a New Criticism, propor uma abordagem crítico -teórica que parta funda -mentalmente do texto não significa, de modo algum, ignorar o contexto histórico -cultural em que a obra fora produzida. Sobre essa questão, não é válido afirmar:
 -Por respeito à história, está ausente, na Nova Crítica, a negação do historicismo no sentido determinante da obra, mas se respeita plenamente a história.
8-Segundo o poeta Paulo Leminsk, A única razão de ser da poesia é que ela faz parte daquelas coisas inúteis da vida que não precisam de justificativa, porque elas são a própria razão de ser da vida . Para Leminsk, o fazer poético se contextualiza com os métodos do New Criticism. Assinale a única alternativa que não corresponde à concepção de poesia, à luz da Nova Crítica:
 -A poesia necessita de uma análise crítica que reconheça a intenção original do autor ou os sentimentos por ele experimentados no pro cesso de produção da obra.
Prova 8
1-Imbuído do espírito acadêmico resultante de sua formação, Afrânio Coutinho se empenhou na defesa da especialização da crítica literária como uma disciplina científica e autônoma, mostrando como o seu exercício não se combina com o espírito mais leve da imprensa diária. Assim sendo, é incorreto afirmar:
 -A crítica, para Coutinho, deveria estar voltada para a cátedra, a revista especializada, o livro, como era o caso do chamado ensaio. -Para o autor, a crítica deveria estar calcada e m princípios e métodos rigorosos. - A resenha, importante também, mas de cunho mais leve e informativo, ficaria destinada às páginas dos jornais. - Na visão de Afrânio Coutinho , a crítica é o que se faz através de recensões e notas sobre livros publicadas em jornais. - Sua defesa teve um papel expressivo na passagem da crítica para as mãos especializadas do acadêmico e na sua futura institucionalização no meio universitário.
2-Considerado uma das maiores expressões dos estudos literários no Brasil, no século XX, Afrânio Coutinho teve um papel fundamental na reestruturação dos estudos de Literatura no país, no âmbito d a Crítica, da Teoria e da Historiografia literárias. Insatisfeito com a situação da crítica literária no Brasil e movido por ideias desenvolvidas nos Estados Unidos, Coutinho desencadeou, a partir de 1948 , intensa campanha de renovação dos estudos literários brasileiros. Marque a alternativa que não diz respeito às renovações do autor, em sua área de estudo.
 - Abandona o impressionismo crítico , o achismo , como ele costumava dizer, em nome de um labor científico, técnico e meticuloso. - Abordava a obra literária sempre por um movimento do contexto para o texto. - Chama atenção para a importância de o analista aproximar-se o máximo possível do texto, a fim de evitar o subjetivismo acentuado que tanto caracterizara a crítica de cunho impressionista. - Passa a reconhecer e a respeitar a autonomia do texto literário, enfocando sua an álise à luz de pressupostos de ordem fundamentalmente estética. - Advogava veementemente um tipo de crítica intrínseco ao próprio fato literário, que partisse do texto enquanto tal.
3-Para Afrânio Coutinho, qual o papel dos espaço s acadêmicos em relação à crítica literária?
 - Desenvolver uma especialização d a crítica literária
4-Como se define a função da crítica literária, segundo Afrânio Coutinho? 
 -A função da crítica literária está associada ao jornalismo e tem como objetivo orientar o leitor em relação ao mercado editorial e apresentar o resumo de livros. 
5-Afrânio Coutinho destaca alguns argumentos de Van Tieghem contra o historicismo crítico. Das alternativas abaixo assinale a única que NÃO faz parte d os argumentos apontados por Afrânio Coutinho:
 - Inclui, na historiografia literária, autores pouco contributivos à arte de escrever, apenas porque deles se retiram dados que explicam obras relevantes que antecederam suas criações. --Faz uso excessivo de estatísticas, catálogos e outros parâmetros numéricos para classificar as obras literárias. - Prende-se a detalhes biográficos, mesmo que a vida do home m não se confunda com o trab alho do escritor. - Atribui demasiada importância ao meio histórico e social, ainda que eles não tenham influência direta sobre a obra. -Ao relacionar dados, prioriza a qualidade da obra ao invés da quantidade. 
6- Em relação à análise da estética literária, o que propõe Afrânio Coutinho?
 -O estético somente pode ser encontrado na própria obra.
7-Afrânio Coutinho faz uma distinção entre a crítica literária propriamente dita e a crítica representada pela recensão de livros, as quais podem ser distinguidas pela natureza e pela função. Sobre a natureza, esclarece que é uma: 
 -"tarefa de analisar, interpretar e julgar a obra de arte literária; requer pressupostos doutrinários e uma metódica explícita, padrões e critérios de aferição de valores, uma epistemologia e fundamentos filosóficos". 
 8-Afrânio Coutinho faz uma distinção entre a crítica literária propriamente dita e a crítica representada pela recensão de livros, as quais podem ser distinguidas pela natureza e pela função. Quanto à FUNÇÃO, podemos afirmar que o crítico considerada ser: 
 - Uma crítica aplicada, uma espécie de jornalismo que informa e orienta o público a resp eito do mercado editorial e que faz a síntese do conteúdo de livros e comentários sobre o valor da obra que esteja sendo lançada. 
Prova 9
1-Eça de Queirós, romancista português, acreditava que a literatura possuía uma função social porque:
 -deveria atacar a hipocrisia burguesa
2-A Escola de Frankfurt também chamada, no início, de Instituto de Pesquisas Sociais foi de modo bem resumido, um agrupamento de marxistasque, durante a década de 20, do século passado, elaborou uma crítica ampla da sociedade chamada Teoria Crítica. Sobre essa Escola não é válido afirmar: 
 - O foco principal de suas críticas era a ação cultural. - Utilizava de um marxismo revisitado e, mesclando-o com outras doutrinas, inclusive psicológicas, fazia uma crítica generalizada e contundente do mundo, da arte, do capitalismo, d o consumo, etc. - Representava uma crítica à sociedade envenenada por um capitalismo perverso, d ominado por poderosos que reificavam (coisificava m) pessoas, anulando -lhes a cap acidade d e ser no mundo , de ser pensante e co m consciência de classe. - Não via nenhum problema nas crenças marxistas, por isso, seus teóricos revisitaram -nas. - Pelas lentes do marxismo, observava a sociedade, criticando -a através da Teoria Crítica, visando uma transformação dialética d a cultura ocidental, que alienava os indivíduos.
3-Os teóricos da Escola de Frankfurt, ao criarem a Teoria Crítica, pretendiam co mpreender a sociedade contemporânea e apresentar soluções par a os problemas da vida moderna. A preocupação maior d essa Teoria está voltada para um instrumento alienador de ideias e base do autoritarismo político nomeado de: 
 - Indústria Cultural.
4-A tese do Humanismo Normativo , segundo a qual o ser humano não aceitaria condições sociais contrárias à sua natureza, partiu de um dos teóricos da Escola de Frankfurt. A autoria dessa tese se deve a:
 -Erich Fromm. 
 5-A indústria Cultural está associada ao universo dos meios de comunicação de massa e teve como representantes máximos: - Theodor Adorno e Walter Benjamin
6-A Escola de Frankfurt consistia m um grupo de intelectuais que na primeira metade do século passado produzia um pensamento conhecido como Teoria Crítica. Para os frankfurtianos, a razão que desponta com a valorização da ciência cada vez mais evidente, trata -se de uma razão instrumental. Assim sendo, não se pode afirmar:
 - Os frankfurtianos estendiam que havia uma dominação também aos homens, cada vez mais alienados d os processos sociais e m que estavam envolvidos. - Para a Escola de Frankfurt alguns dos aspectos centrais da dominação da técnica capitalista seria m a indústria cultural e a massificação do conhecimento, da ar te e da cultura que se produzia naquele contexto. - Segundo a Teoria Crítica, a ciência não seria imparcial, mas controlaria o exterior e o interior do homem. - A indústria cultural garantiria a força expressiva do conhecimento, da arte e da cultura e de seus significados próprios, protegendo-os do consumo capitalista. - Para a Teoria Crítica, a racionalidade de cunho positivista, própria do sistema capitalista, visava à dominação e intervenção na natureza a serviço do poder do capital. 
 7-Os teóricos e cientistas cujos pensamentos influenciaram os fundadores da Teoria Crítica da Escola de Frankfurt pertencem a correntes diversas e vinculam-se a movimentos distintos. Em todos eles, no entanto, destaca -se:
 - o pensamento ideológico voltado para a construção de um indivíduo mais equilibrado e de uma sociedade mais igualitária.
8-O que motivou, inicial mente, a criação da Escola de Frankfurt?
 - A compreensão dos ideais marxistas
Prova 10
1-Segundo Antonio Candido, que elementos se destacam na elaboração da arte literária?
 -O autor, a obra e o público.
2-Assinale a alternativa que traduz o seguinte pensamento de Émile Zola: "O homem não está só, ele vive numa sociedade, num meio social; assim, para nós romancistas, este meio social modifica constante mente os fenômenos".
 - Zola defendia a tese de que, por viver e m sociedade, o homem se modifica va constantemente e, sendo assim, os romancistas não deveria m ignorar essas mudanças, mas acompanhá-las promovendo a alteração dos fenônenos sociais também nos romances. 
3-Assinale a alternativa que melhor define o público receptor de arte nas sociedades modernas, segundo a crítica de Antonio Candido.
 -O público das sociedades modernas aumenta em número e se fragmenta, na medida e m que as estruturas sociais se tornam mais complexas.
4-Do que resulta a posição social do artista? 
 - Das estruturas sociais das quais ele participa. 
5- Antonio Candido classifica o s estudos sociológico s que fundamentam a análise literária e m diferentes modalidades, conforme o método aplicado. Das alternativas abaixo, assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma das modalidades descritas pelo estudioso: 
 - Posição e função social do escritor relacionada com a natureza de sua produção e com a organização da sociedade. - Relação entre a obra e o público em termos de definição do público alvo, aceitação da obra e ação recíproca de ambos. - Representação da sociedade na obra literária. - Ação religiosa das obras e dos autores. - Paralelo entre a obra literária e a sociedade. 
6- Em: "Sabemos, ainda, que o externo (no caso, o social) importa, não como causa, nem como significado , mas como elemento que desempenha um certo papel na constituição da estrutura, tornando -se, portanto, interno". ( CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade: estudos de teoria e história literária. 8ª. ed. São Paulo: T .A. Queiroz Editor, 2002. p. 4) Essa citação de Antonio Candido p ode ser resumida da seguinte forma: 
 - os elementos externos que condicionam uma obra tornam -se internos a partir do momento em que são evidenciadas na análise literáia. 
 8- Por qual motivo os estudos do naturalista francês Émile Zola vinculam - se à tese defendida por Antonio Candido segundo a qual a sociedade condiciona o fazer literário? 
 - Zola defende a literatura como produto da observação científica com o objetivo de compreender melhor a sociedade.

Outros materiais