Buscar

SISTEMA TURÍSTICO AV 1-5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

SISTEMA TURÍSTICO
	
	1a Questão 
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Ele é considerado o pai da higiene, pois os hotéis que construiu ou modificou tiveram, pela primeira vez na história da hotelaria, todos os apartamentos com o seu correspondente quarto de banho e instalações hidráulicas. De quem estamos falando?
		
	
	Thomas Cook
	
	Karl Baedecker
	
	George Montimer Pullman
	
	Kurt Krapf
	 
	César Ritz
	
	2a Questão 
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O termo Hospitalidade, segundo Walker (2002, p. 4), [...] é tão antigo quanto a própria civilização[...]. Deriva da palavra de origem francesa hospice e significa dar ajuda / abrigo aos viajantes. Podemos definir hospitalidade no turismo essencialmente como...
		
	
	prestar serviços turísticos.
	 
	bem receber.
	
	prestar serviços turísticos padronizados.
	
	atuar em uma função indiretamente ligada ao turismo.
	
	atuar em uma função diretamente ligada ao turismo.
	
	3a Questão 
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Identifique a frase NÃO retrata um cenário/fato do desenvolvimento do Turismo no Brasil:
		
	
	Antes da chegada da família real, a hospitalidade típica aos portugueses, fez com que a hotelaria demorasse a se consolidar como uma atividade, pois dar abrigo aos viajantes era dever e tradição do bomcristão¿
	 
	Com o fim da primeira grande guerra (1914-1918), a aviação entrou em colapso.
	
	Com o decreto federal N. 9215, assinado pelo General Eurico Gaspar Dutra e a proibição do jogo de azar no Brasil, muitos fecharam a cadeia produtiva do turismo sofreu grande impacto, causando estagnação no setor.
	
	Hotéis de melhores categorias surgiram em antigas mansões localizados em bairros mais afastados do centro do Rio de Janeiro, oferecendo maior requinte e conforto aos visitantes.
	
	A ABAV, Associação Brasileira das Agências de Viagens, surgiu em 1953 e a ABIH, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, outra importante associação do setor já havia sido criada em 1936.
	
	
	4a Questão 
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A família real, todos os nobres, os oficiais superiores, os altos funcionários e suas famílias, totalizando mais de 10 mil pessoas, chegaram com o máximo de bagagem que foi possível trazer em 14 navios abarrotados no Rio de Janeiro de 1808 (CNC, 2005). Sobre a vinda da família real portuguesa ao Brasil , é CORRETO afirmar que:
		
	
	Nesse período houve um esvaziamento da cidade, prejudicando a atividade ainda incipiente do turismo no Rio de Janeiro.
	
	A cidade do Rio de Janeiro não sofreu grandes impactos, mesmo com a chegada de tantas pessoas ao local.
	
	A família real portuguesa construiu grandes hotéis para abrigar as suas comitivas.
	 
	Depois da chegada de família real, era cada vez maior o número de estrangeiros que aqui desembarcavam, em missões diplomáticas, expedições científicas ou viagens de negócios. Isso, de certa forma, alavancou o turismo local.
	
	O Príncipe Regente, como um ato comemorativo, presenteou com novas moradias os moradores da cidade.
	
	
	
	
	
	5a Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	"Toda pessoa sem distinção de raça, sexo, língua e religião que ingresse no território de uma localidade diversa daquela em que tem residência habitual e nele permaneça pelo prazo mínimo de 24 horas e máximo de seis meses, no transcorrer de um período de 12 meses, com finalidade de turismo, recreio, esporte, saúde, motivos familiares, estudos, peregrinações religiosas ou negócios, mas sem proposta de imigração". Essa é a definição da ONU para ... (marque a única alternativa correta):
		
	 
	Turista
	
	Visitante
	
	Atração turística
	
	Excursionista
	
	Destino turístico
	
	
	6a Questão 
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A WTO, através de seu comitê especialista decidiu que as pessoas que se encontravam nas seguintes categorias deveriam ser consideradas turistas:
		
	
	Pessoas que vão a uma reunião ou na qualidade de serviço científico, administrativo, diplomático, religiosos, esportivo, etc.
	
	Pessoas visitantes dos cruzeiros marítimos, inclusive quando a duração de sua estadia seja inferior a 24horas.
	 
	Pessoas que viajam por negócios de maneira habitual no mesmo dia da semana para o mesmo destino.
	
	Pessoas que efetuem uma viagem de lazer ou por razões de família, saúde, etc.
	
	Pessoas que viajam por negócios.
	
	7a Questão 
	Acerto: 1,0  / 1,0
	De modo geral, à luz das ciências econômicas, "a demanda é definida como a quantidade de um produto ou serviço que as pessoas estão dispostas a comprar (...) " (IGNARRA, 2003). Em relação às subdivisões desse conceito, temos o conceito de Demanda Histórica. A Demanda Histórica pode ser definida como (assinale a única alternativa correta):
		
	
	número de pessoas que viaja de maneira efetiva, ou seja, aqueles que já consomem determinado produto turístico.
	
	instabilidade entre oferta e demanda em determinados períodos.
	
	projeção realizada a partir dos dados existentes, ou seja, da demanda histórica, tentando prever provável comportamento futuro da demanda - seja aumento, estagnação ou diminuição.
	 
	registro estatístico das demandas ocorridas no passado.
	
	envolve todos aqueles que podem viajar, mas não o fazem por algum motivo temporário, sejam eles familiares, de saúde, financeiras, desconhecimento do produto, etc.
	
	8a Questão 
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A Disney (Estados Unidos) é um destino que recebe um grande número de turistas brasileiros, especialmente em meses como janeiro e julho. Tendo como exemplo a localidade citada, qual fator poderia estar associados à grande demanda nesse local nesses períodos? Assinale a resposta correta
		
	
	O serviço de transporte, pois há mais de 30 vôos diários do Brasil para Europa.
	
	Certamente os recursos naturais (praias) da localidade, que são destaque mundial.
	 
	O fluxo turístico no local, como, por exemplo as férias escolares, já que o público-alvo são jovens e famílias, por exemplo.
	
	A alta do dólar, que pode contribuir para o turismo emissivo,
	
	O Ministério do Turismo apoia tal iniciativa, visto que acredita que essa visão se alinha às políticas brasileiras relacionadas ao setor.
	
	
	
	
	9a Questão 
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Os atrativos turísticos são matérias-primas do turismo, sem a qual uma região não poderia empreender o desenvolvimento. Dentre os principais atrativos turísticos, podemos destacar os recursos naturais, os acontecimentos programados e os recursos histórico- culturais. Nesse contexto, sobre os recursos histórico- culturais podemos afirmar que (marque a única opção correta):
		
	 
	Como exemplo podemos citar os congressos, feiras e exposições, realizações diversas (de âmbito desportivo, artístico, cultural, gastronômico, científico), dentre outros.
	
	São compostos pelos serviços bancários, de saúde, de comunicações, de segurança pública, de apoio a automobilistas, além de comércio especializado para turistas.
	 
	São manifestações sustentadas por elementos que se apresentam sob a forma de bens materiais ou imateriais da cultura.
	
	São os elementos do espaço geográfico que constituem a paisagem. O Brasil é um país rico em recursos naturais. Sendo, esse, o "carro-chefe" de muitos destinos.
	
	São acontecimentos organizados visando desde a divulgação de matérias científicas e técnicas, à comercialização de produtos diversos e atuam como estímulo para o Turismo.
	
	
	
	10a Questão 
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Os atrativos turísticos são matérias-primas do turismo. Sem eles, uma região não poderia empreender o desenvolvimento da atividade. Dentre os principais atrativos turísticos, podemos destacar os recursos naturais, os acontecimentos programados e os recursos histórico- culturais. Tendo por base os conceitos citadose tendo em vista que Erika, médica que mora em Recife, foi a um congresso médico no Rio de Janeiro, como podemos classificar esse atrativo, que motivou o deslocamento de Erika à "cidade maravilhosa"? (assinale a única alternativa correta)
		
	 
	Como um acontecimento programado
	
	Como um recurso natural
	
	Como um recurso histórico
	
	Como um recurso cultural
	
	Como um serviço público

Outros materiais