Buscar

Biofísica da visão

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
VISÃO
*
*
As informações do mundo exterior são captadas e transmitidas ao cérebro através dos órgãos dos sentidos. 
O olho humano é o órgão responsável pela visão no ser humano. 
*
*
O globo ocular tem cerca de 24 mm de diâmetro e encontra-se encapsulado, em uma membrana rígida denominada esclerótica. 
Tem a forma de um globo que fica guardado dentro de uma cavidade óssea (óbita) e protegido pelas pálpebras.
Externamente possui seis músculos que fazem os movimentos oculares. 
*
*
A estrutura do globo ocular
*
*
A estrutura do globo ocular
*
*
A estrutura do globo ocular
*
*
COMO FUNCIONA 
SUA VISÃO?!?
*
*
Anatomia Externa
*
*
Anatomia Interna
*
*
 A primeira superfície encontrada no olho é a lágrima.
A superfície ocular deve ficar umidificado por todo o tempo e para isto as glândulas lacrimais, além de outras células, possuem o papel de produzir a lágrima. 
Esta, cobre a córnea, que é a primeira estrutura  ocular por  onde  o raio luz passa para dentro do olho, funcionado como a lente da câmara fotográfica. 
Para isto obrigatoriamente esta deve ser transparente caso contrário a imagem não é formada com nitidez. 
*
*
Anatomia Interna
*
*
 Atrás da córnea e antes de chegar na íris existe um espaço denominado de câmara anterior, o qual é preenchido por liquido denominado de humor aquoso. 
Se este for produzido em grande quantidade ou se o seu escoamento for insatisfatório a pressão do olho pode aumentar e gerar o glaucoma. 
*
*
Íris Este é a estrutura responsável pela cor dos olhos e fica dentro da câmara anterior, funcionando como o diafragma da câmara fotográfica contraindo e dilatando dependendo da quantidade de luz que chega ao olho. 
*
*
Anatomia Interna
*
*
Pupila A íris em sua região central apresenta descontinuidade de sua estrutura e isto gera um espaço negro arredondado por onde a luz entra do olho. 
A pupila é conhecida popularmente como “menina do olho”. 
*
*
Cristalino A próxima estrutura a ser encontrada é a lente natural do olho denominada de cristalino, que é responsável em focalizar a imagem em observação na retina. 
Esta tem a capacidade de alterar o seu formato a fim de que possamos enxergar com nitidez uma imagem de perto e longe. 
*
*
Para melhor definição da imagem o cristalino obrigatoriamente deve ser transparente, contudo com o avançar da idade e após certos tipos de cirurgias ele pode tornar-se opaco e ser então chamada de Catarata que por impedir que os raios de luz penetre dentro do olho com nitidez.
*
*
Anatomia Interna
*
*
Humor Vitreo A próxima estrutura ocular a ser alcançada pelo raio de luz é o vítreo. 
Esta estrutura  que constantemente é comparada a gelatina pelo seu aspecto, é responsável por preencher todo o interior do olho e manter a tonicidade e o aspecto (formato) estrutural de um globo . 
*
*
Retina
Quando o raio de luz percorreu todos estes meios ele finalmente chega na retina que fazendo uma analogia com a câmara fotográfica seria o filme desta. 
A retina é responsável por converter o raio de luz em sinal elétrico que segue pelo nervo óptico até o cérebro aonde a imagem é formada. 
*
*
A região mais central da retina é chamada de mácula e tem o objetivo de ver a região central e com mais nítidez, sendo assim, qualquer doença que acometa especificamente esta região gera uma mancha central na visão do paciente. 
Já a retina periférica observa o campo periférico.
*
*
Ainda a retina contém as células nervosas fotossensíveis: os cones e os bastonetes. 
Os cones concentram-se na mácula lútea (mancha amarela) e mais ainda, na fóvea centralis (fossa central), compreendida no interior da macula lútea.
*
*
BASES FÍSICAS 
PARA 
A FISIOLOGIA
*
*
videos
http://www.youtube.com/watch?v=SSeEqeeh8rg&NR=1
*
*
ÍNDICE DE REFRAÇÃO
A refração ocorre quando um feixe luminoso incide sobre um meio material transparente e sofre um desvio.
Considerando-se um meio transparente, como o vidro, a luz ao incidir sobre o vidro sofre uma diminuição da sua velocidade de propagação,
quando comparada com a velocidade de propagação do feixe luminoso no ar.
*
*
*
*
O mecanismo de formação da imagem é por refração da luz. 
O principal meio refrativo do olho é a interface ar-córnea, devido à grande diferença de índice de refração entre a córnea e o ar.
*
*
No olho com a visão normal, a imagem se forma sempre na retina. 
Para que isso aconteça, é necessário que o olho mude o seu poder diôptrico, conforme a distância do objeto, e esse mecanismo denomina-se acomodação .
*
*
Acomodação do Cristalino
1) Músculo ciliar relaxado 2) Músculo ciliar contraído
OBJETO DISTANTE OBJETO PRÓXIMO
*
*
Cones:
– São células nervosas especializadas na detecção da luz e da cor. Visão fotópica (foton=luz), isto é, visão de cores e detalhes.
Bastonetes:
– Destinados à visão escotópica (scotos=manchas), isto é, visão de claro e visão de objetos em movimentos, porém não permitem a definição de detalhes das imagens e não são capazes de discriminar as cores.
*
*
Os raios luminosos atravessam as córneas e o humor aquoso; passam pela pupila, atravessam o cristalino e o corpo vítreo; chegam à retina, onde estimulamos cones e bastonetes. Nesse ponto, a energia luminosa é transformada em impulsos nervosos, por meio de um mecanismo químico. Esses impulsos nervosos, por sua vez, penetram nos neurônios da retina, que os conduzem, através do nervo óptico, aos centros de visão do cérebro.
*
*
*
*
A função do olho é de converter luz em sinal elétrico que é transmitido para o cérebro pelo nervo óptico e é somente no cérebro que este sinal será convertido em imagem gerando a visão.
*
*
 Bibliografia
- GARCIA, E. A. C. Biofísica. São Paulo: Sarvier, 1998.
- GUYTON, A. C. Tratado de Fisiologia Médica. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes