A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
38 pág.
Unificado - Psicologia e Comportamento organizacional

Pré-visualização | Página 1 de 10

Unificado de Psicologia e Comportamento organizacional
Apol 1
Questão - Psicologia e Comportamento Organizacional
A substituição do homem pela máquina já era clara nas estruturas organizacionais fordista-tayloristas, pela divisão do trabalho humano e pelas tarefas programadas, retirando do trabalhador a possibilidade de domínio das tarefas (extraído do artigo de Nobrega, Barreto, Silva, 2002). Para entender o homem e as relações que se estabelecem nas organizações envolvendo a tarefa, as pessoas, a estrutura, os sentimentos, as mudanças; surge uma ciência que foi chamada de Comportamento Organizacional.
Baseado nesta ciência, leia as afirmativas a seguir:
I - O comportamento organizacional refere-se ao estudo de indivíduos e grupos atuando em organizações.
II -O comportamento organizacional está voltado para o estudo da dinâmica e do funcionamento das organizações.
III. O comportamento organizacional corresponde ao lado humano da organização.
 Agora assinale a alternativa que contempla a resposta CORRETA.
A- Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
B- Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
C- Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
D- Nenhuma das afirmativas está correta.
E- Todas as afirmativas estão corretas.
Questão- Psicologia e Comportamento Organizacional
Análise o texto abaixo: 
A motivação por horário flexível permite ao colaborador fazer seus próprios horário, organizando a sua rotina diária, favorecendo seu cotidiano pessoal e ao mesmo tempo desempenhando suas atividades profissionais. Esse acordo deve ser formalizado dentro da legislação trabalhista. 
PORQUE
Muitas das atividades desenvolvidas dentro da organização não dependem de horário fixo. Essa flexibilização de horário motiva o colaborador, pois ele tem mais liberdade para gerenciar sua vida pessoal.
Assinale a alternativa correta:
A As assertivas I e II são excludentes
B A assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira.
C As duas assertivas são verdadeiras e a segunda afirmação justifica e complementa a primeira
D As assertivas I e II são falsas.
E A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I.
Questão - Psicologia e Comportamento Organizacional
A motivação é algo presente em nossa vida desde o momento em que nascemos e seu entendimento tem-se constituído em um desafio para as pessoas que ocupam funções gerenciais.
Assinale se as frases a seguir sobre motivação são falsas ou verdadeiras:
I - Por motivação se entende uma força intrínseca que impulsiona a direção de alguma coisa.
II - Estímulos são energias internas que determinam o comportamento dos indivíduos.
III - As motivações para o trabalho são iguais para os indivíduos que exercem cargos do mesmo grupo ocupacional.
Escolha a opção correta:
A- Apenas a alternativa I está correta.
B- As alternativas I e II estão corretas.
C- Apenas a alternativa III está correta.
D- As alternativas II e III estão corretas.
E- Todas as alternativas estão corretas.
Questão - Psicologia e Comportamento Organizacional
Ao longo da história, o trabalho se modificou, hoje as pessoas passam a maior parte de suas vidas em seus locais de trabalho, entregando seu esforço, energia e conhecimento às organizações (GRAMMS, 2013).
Esta citação leva a refletir sobre as razões da preocupação das organizações com a qualidade de vida no trabalho.
Leia as sentenças abaixo e assinale com V verdadeira e com F de falsa as que apresentam as razões da preocupação das organizações com a qualidade de vida no trabalho.
(V) As organizações vivem em um ambiente globalizado e competitivo, a busca por resultados se tornou cada vez mais desafiadora. Essa realidade exige que os trabalhadores ampliem sua capacidade de suportar altos níveis de cobrança e de conviver constantemente com a crescente pressão no ambiente de trabalho. Investir em programas de qualidade de vida no trabalho propiciar a melhoria no bem-estar dos funcionários.
 (F) As empresas observam a necessidade de investir em programas de qualidade de vida no trabalho, pois entendem que propiciar maior atratividade de clientes e aumento da lucratividade requer que os funcionários convivam com alto grau de estresse e pressões constantes, esses programas contribuem para que os funcionários sejam bem mais produtivos e não tragam consequências desagradáveis à empresa.
(F) O avanço da comunicação e da tecnologia propiciou mobilidade ao colaborador. Hoje o local de trabalho pode ser em qualquer lugar, por exemplo na própria residência do indivíduo. Para que os funcionários não entrem na justiça do trabalho, as empresas têm desenvolvido programas que possibilitam o bem-estar dos colaboradores, assim estes trabalham felizes e motivados mesmo com excessiva carga horária.
(V) O mundo convive com uma nova realidade social no que se refere à expectativa de vida dos indivíduos, os quais passam a maior parte de sua existência trabalhando em atividades produtivas. Em decorrência dessa realidade, as empresas passaram a observar a necessidade de investir em programas de qualidade de vida no trabalho.
Assinale a alternativa correta.
A F; V; V; F.
B V; V; V; F
C F; V; F; V.
D V; F; F; V.
E F; F; V; F
Questão- Psicologia e Comportamento Organizacional
De acordo com Freud, o aparelho psíquico pode ser divido em id, ego e superego.
Nesse sistema topológico, o id é:
A- Parte do aparelho psíquico diretamente em contato com o meio externo.
B- Criado originalmente pelo ego.
C- O “juiz” de nossa atividade e pensamentos.
D- O conteúdo do que é herdado originalmente.
E- Local onde está localizada toda energia ou força que nos impulsiona a uma ação.
Questão- Psicologia e Comportamento Organizacional
David McClelland usou da narração de histórias de trabalhadores em empresas, colégios, hospitais e indústrias, onde o trabalhador deverá ser visto a partir da premissa de que ele é muito mais do que nossa simples percepção possa detectar. Deveremos compreender que cada ser humano é único e possui suas próprias motivações. Baseado no caso da Prof.ª Jandira, responda à questão: Jandira da Silva é professora do ensino médio há 20 anos em uma escola de ensino fundamental e médio. Sempre se dedicou ao Magistério com muito entusiasmo e ao longo destes anos construiu uma brilhante carreira, sendo por várias vezes homenageada por seus alunos nas diversas formaturas que participou como a melhor professora do curso. Entretanto, nos últimos anos, tem vivido situações pessoais muito difíceis que culminaram na perda de um filho e na sua separação, após 18 anos de casamento. Com isso, o seu rendimento profissional reduziu em muito, inclusive apresentando problemas de relacionamento com os colegas e alunos. Em virtude das dificuldades vividas e da constatação de um quadro agudo de estresse foi afastada do trabalho, por recomendação médica pelo período de 90 dias. Quando do seu retorno, a diretora da escola levando em consideração o seu desgaste resolveu compensá-la alocando-a junto a biblioteca da escola. Jandira encontra-se nessa situação há alguns meses, não sendo consultada sobre essa decisão.
Frente à situação vivida por Jandira, qual seria a posição da aplicabilidade da Teoria de David McClelland:
I – De acordo com a Teoria de David McClelland, a necessidade atual de Jandira é pelo poder, pois o seu desejo é o de possuir o controle dos meios de influenciar outros indivíduos e de causar impacto de alguma forma diante dos outros.
II – A necessidade premente de Jandira é de impressionar as pessoas que estão a sua volta, tendendo a assumir riscos mesmo que tenha que disputar posições para resgatar o status e o prestígio perdido durante seu afastamento do trabalho.
III – Jandira tende nesse momento, a evitar situações de baixo risco, pois considera que o sucesso de baixo risco não seria autêntico e, portanto, busca novas chances de mostrar que é capaz de realizar tarefas de grande exigência e responsabilidade.
IV – Jandira tem alta necessidade de sentir-se querida e aceita, estabelecendo, mantendo