Buscar

Atividade 7 Ética e responsabilidade social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina: CEL1328 - ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL 
	201809092817
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Propiciar aos indivíduos e grupos sociais condições para adquirirem habilidades frente aos problemas ambientais. É uma das qualidades da...
		
	
	Depredação humana
	
	Do Desenvolvimento sustentável;
	
	Falta de consciência ambiental
	
	Da Poluição Ambiental
	 
	Da Educação Ambiental;
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Vimos em nosso conteúdo que não adianta lamentar a eventual destruição de recursos ambientais, sendo necessário agir para que ela não ocorra. Um desses meios é a educação para a prática da Ética Ambiental que, como aprendemos: a Educação Ambiental é um processo permanente que combina conhecimento, atitudes e valores. Isso é possível porque a verdadeira educação para a prática da Ética Ambiental:
		
	 
	Salienta que os ideais de desenvolvimento e preservação não são incompatíveis. Pode-se conciliar perfeitamente a tutela do meio ambiente com a premente necessidade de progredir.
	
	Evidencia que o Brasil é um dos únicos países do mundo a dispor de um sistema orbital de monitoramento de queimadas absolutamente operacional.
	
	Demonstra que a Amazônia Brasileira passou a ser chamada de Amazônia Legal pela necessidade do governo de planejar e promover o desenvolvimento da região.
	
	Divulga mais os graves problemas advindos dos males feitos pelo homem ao planeta.
	
	Estimula o senso crítico, a compreensão da realidade ambiental e consegue manter as atitudes das pessoas e da sociedade em relação ao ambiente em que se vive
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A emissão e acumulação de gases na atmosfera, como o dióxido de carbono, é conhecida mundialmente como efeito estufa. Entre suas principais causas, estão a queima de combustíveis fósseis, a devastação e a queima de áreas florestais, tais como ...
		
	
	O Pantanal;
	 
	A Floresta Amazônica;
	
	O cerrado brasileiro
	
	As caatingas
	
	O Pico da Neblina.
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	O homem moderno tem provocado frequentes desequilíbrios na natureza. A presença de poluentes na atmosfera, na água e no solo tem gerado diferentes tipos de poluição com riscos para os seres vivos e em especial para o homem. A respeito desses poluentes, podemos afirmar que:
		
	 
	A radiação nuclear pode trazer complicações à saúde, mas só é letal em caso de explosão de bomba atômica.
	
	O esgoto doméstico é prejudicial aos rios, fundamentalmente devido à presença exagerada de detergentes não-biodegradáveis.
	
	O monóxido de carbono, produzido na queima de cigarros e pelos motores a gasolina, tem como principal efeito a formação de oxi-hemoglobina no sangue.
	 
	Os metais pesados, como o mercúrio e o cobre, são resíduos industriais que podem ser concentrados na cadeia alimentar, prejudicando sobretudo os últimos níveis tróficos.
	
	Os pesticidas usados na agricultura, embora sejam considerados poluentes devido à sua alta toxicidade, não apresentam efeito residual.
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O rápido aumento das temperaturas no mundo deverá ter um efeito devastador sobre os cultivos agrícolas nas zonas tropicais e subtropicais até o fim deste século. Estudo recente alerta que, se não houver uma adaptação ao novo clima, metade da população mundial sofrerá com a escassez de alimentos em 2100. Produtos primários, como o milho e o trigo, por exemplo, poderão sofrer reduções de 20% a 40%. As populações dessas regiões estão entre as mais pobres do mundo e as que apresentam um crescimento demográfico significativo. Calcula-se que 3 bilhões de pessoas vivam nessas zonas. O Globo, 9/1/2009, p. 32 (com adaptações). O aumento das temperaturas médias, cujos efeitos danosos à vida no planeta são apontados por cientistas, decorre de fenômeno denominado
		
	
	combustão espontânea.
	
	explosão estelar.
	
	irrigação artificial.
	
	calota polar.
	 
	aquecimento global.
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A Constituição da República Federativa do Brasil, no seu artigo 225, preceitua que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. Seu parágrafo VI dispõe que é dever promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente. Nesse sentido, a Educação Ambiental é um processo permanente que articula conhecimentos, atitudes e valores, e não apenas uma transmissão de informações. Ela envolve a participação individual em processos coletivos, trabalhando desde a perspectiva local até a global. Aponte, nesse caso, a alternativa CORRETA no que diz respeito aos objetivos da educação ambiental:
		
	
	Despertar as pessoas para a importância das questões socioambientais no contexto onde elas vivem e atuam.
	
	Desenvolver a ideia de espírito gregário em que o fim esteja voltado para o compromisso de que o espaço público também se refere à fana e à flora.
	 
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	Estimular o senso crítico em relação às mudanças de comportamento necessárias à construção de uma cidadania comprometida com a sustentabilidade.
	
	Educar, conscientizar, mobilizar e estimular as pessoas para ações concretas que visem à melhoria da qualidade ambiental e de vida.
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Qual é o tipo de ação humana que agride o meio ambiente?
		
	
	Replantio;
	 
	Predatória;
	
	Monocultura;
	
	Naturais;
	
	Policultura.
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	O excesso de fumaças nas chaminés das fábricas, nas grandes cidades, contrariando a lei ambiental, provocam e promovem...
		
	
	A Educação Ambiental;
	
	Poluição Visual;
	
	O Desenvolvimento Sustentável;
	
	Devastação ambiental.
	 
	Poluição Ambiental;

Outros materiais