Buscar

GST0580 introducao a administracao

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

� Fechar�
	Avaliação: GST0580_AV_ » INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: -------------------------
	Professor:
	SYLVIO MOREIRA ALEXANDRE FILHO
	Turma: 9010/AC
	Nota da Prova: 5,0        Nota de Partic.: 2        Data: 13/03/2015 11:29:27
	�
	 1a Questão (Ref.: 201411090916)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	Segundo a literatura, coexistem nas empresas uma organização formal e uma organização informal. A partir desse ententimento, como se caracteriza a organização formal?
	
	
Resposta: Organização formal é a forma na qual os funcionários de uma organização se comunicam no ambiente interno da empresa, a maneira que se reporta ao superior imediato e aos outros, utilizando-se de palavras formais. Na organização formal não é utilizado o uso de gírias, deve-se utilizar palavras objetivas; Exemplo: Dentro de uma empresa, um vendedor se reporta ao chefe para tirar uma dúvida. O mesmo deve utilizar palavras formais, ser objetivo e claro. Em um ambiente descontraído, como por exemplo o término de uma reunião, vendedores conversam do trabalho, dividindo suas experiências e reportando-se uns aos outros de maneira informal, usando palavras do dia-a-dia, gírias, etc.
	
Gabarito: Caracteriza-se pelos relacionamentos formais entre pessoas e áreas.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): resposta atende de forma muito parcial ao gabarito da questão.
	
	�
	 2a Questão (Ref.: 201411291504)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A redução do estoque deve ser um dos objetivos da área de administração de operações. Esta redução maximiza a eficiência operacional do sistema de operações. Mas o controle precisa ser feito com toda atenção ao fluxo da operação, uma vez que os estoques são necessários para controlar o ritmo de produção e a flutuação da demanda.
Explique em que consiste "estoques de produtos acabados".
	
	
Resposta: Estoque de produtos acabados, resulta no número de produtos prontos para serem adquiridos pelo consumidor, ou seja, produtos que já passaram por todas as etapas de produção, e estão prontos para consumo. O "estoque de produtos acabados", é que permite a organização saber a quantidade disponível para pronta entrega/compra, à fim de atender a demanda.
	
Gabarito:
Estoques de produtos acabados são aqueles de bens que já foram produzidos, mas ainda não foram vendidos ao consumidor, como os vestidos ensacados nas prateleiras das confecções.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): resposta atende ao gabarito da questão.
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 201411611368)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A empresa Logiciel está passando por um processo de reestruturação. Após um diagnóstico organizacional notou-se que a empresa estava com uma estrutura linear, rígida e inflexível. A empresa está elaborando um plano de ação, direcionado para uma mudança da cultura organizacional; um extensivo programa de treinamento e desenvolvimento dos colaboradores, assim como uma melhor gestão dos processos operacionais. Marque a alternativa que melhor representa o tipo de ambiente que é objeto do plano de ação que está sendo implementado pela empresa.
	
	
	Ambiente de mercado
	 
	Ambiente tarefa
	 
	Ambiente interno
	
	Ambiente geral
	
	Ambiente externo
	
	�
	 4a Questão (Ref.: 201411273115)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O planejamento é feito de modo diferente nos vários níveis organizacionais. Em razão disso, existe uma hierarquia de planos. Desse modo, em cada nível é realizado um tipo de trabalho consistente com a sua atividade. Marque a questão que corresponde ao exemplo corretamente aplicado ao nível de planejamento pertinente:
	
	
	Planejamento estratégico: É o planejamento que abrange cada departamento no nível intermediário da organização. Cada unidade da empresa deve elaborar seu planejamento. Por exemplo: realizar o planejamento e controle da produção
	
	Planejamento operacional: É o planejamento que se refere a cada tarefa ou atividade em particular. Por exemplo: adquirir uma nova fábrica.
	 
	Planejamento tático: É o planejamento que abrange cada departamento no nível intermediário da organização. Cada unidade da empresa deve elaborar seu planejamento tático subordinado ao planejamento estratégico. Por exemplo: fazer o planejamento diário das atividades de produção.
	 
	Planejamento estratégico: É o planejamento mais amplo. Envolve e abrange toda a organização como um sistema único e aberto. Por exemplo: fusão e aquisição de outras empresas..
	
	Planejamento Tático: É o planejamento que se refere a cada tarefa ou atividade em particular. Por exemplo: fusão e aquisição de outras empresas.
	
	�
	 5a Questão (Ref.: 201411617464)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Analise as afirmativas abaixo e responda: O processo decisório diz respeito a uma racionalidade limitada, por isso, o tomador de decisões procura sempre alternativas satisfatórias e não as alternativas ótimas, que demandam tempo e recursos que nem sempre estão disponíveis.
	
	 
	Ambas as afirmativas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira;
	
	Ambas as afirmativas são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira;
	
	A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda afirmativa é falsa;
	
	A primeira afirmativa é falsa e a segunda afirmativa é verdadeira;
	 
	Ambas as afirmativas são falsas;
	
	�
	 6a Questão (Ref.: 201411313266)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Cada organização é ÚNICA, tendo em vista as suas características que diferenciam uma das outras. A forma mais clássica de representar graficamente uma organização é através de:
	
	 
	Fluxograma
	
	Política dos gestores
	
	Histograma
	
	Rede de relacionamentos
	 
	Organograma
	
	�
	 7a Questão (Ref.: 201411072875)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Função administrativa responsável pela condução e pela orientação da ação empresarial por meio da dinamização das atividades realizadas em todas as áreas e níveis da empresa. Este é o conceito de:
	
	
	Estratégia.
	
	Organização.
	
	Planejamento.
	 
	Direção.
	
	Controle.
	
	�
	 8a Questão (Ref.: 201411313368)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Mitsubishi convocou nesta terça-feira, um recall de 1.481 unidades do utilitário esportivo Outlander. As unidades envolvidas podem apresentar dois defeitos que afetaram veículos novos e seminovos: na caixa de transferência e no tubo de pressão da direção hidráulica. No caso do primeiro problema, há risco de vazamento de fluido da caixa de transferência, podendo causar parada involuntária do veículo. Já a ocorrência do tubo de pressão pode ocasionar vazamento do líquido da direção, reduzindo a assistência da mesma e dificultando a dirigibilidade do carro. Com base na notícia sobre a Mitsubishi podemos afirmar que os defeitos indicam que provavelmente houve falha em que fase do processo em que ocorre o controle (baseada no sincronismo temporal):
	
	
	controle posterior ou histórico
	
	controle posterior ou postecipado
	
	controle de início ou contínuo
	 
	pré-controle ou preventivo
	
	controle contínuo ou preventivo
	
	�
	 9a Questão (Ref.: 201411290047)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A área de operações representa a área que trabalha diretamente com as atividades fins de uma organização. Está muito associada a produção/serviços e a logística. Assim, quais as principais preocupações que devem nortear o funcionamento das operações de uma empresa para manter sua vantagem competitiva?
	
	
	motivação, liderança, recompensa e boa gestão
	
	eficiência, eficácia, baixo custo, qualidade e lucratividade
	
	fluxo de caixa, projetos, aumento de receita e diferenciação
	 
	custo, flexibilidade, confiabilidade, rapidez e qualidade
	
	rentabilidade, capital de giro e financiamento dos recursos
	
	�
	 10a Questão (Ref.: 201411282375)
	Pontos:1,0  / 1,0
	O treinamento e desenvolvimento de pessoas trata-se do esforço sistematizado de transformação de competências individuais para otimizar o desempenho coletivo e atingir os fins desejados. Esse esforço inclui o desenvolvimento organizacional e pessoal bem como o treinamento. Os programas de treinamento e desenvolvimento (T&D) envolvem quatro etapas descritas abaixo, exceto:
	
	
	o levantamento das necessidades de treinamento.
	
	a avaliação de resultados.
	
	a implementação do programa.
	
	a elaboração de um programa que atenda a estas necessidades.
	 
	o planejamento de recursos humanos.

Outros materiais