A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
33 pág.
Exercicios de metodologia, pratica de Alfabetização e Letramento

Pré-visualização | Página 1 de 9

Aprender a ler e escrever, chamamos de:
		
	
	Leitura
	
	Letramento
	
	Aprendizagem
	 
	Alfabetização
	
	Metodologia da Alfabetização
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	No Brasil, percebemos que o processo de alfabetização das grandes camadas populares foi uma conquista recente que envolveu lutas políticas e uma mudança em toda a metodologia utilizada para alfabetizar. Entretanto, ainda temos muitos analfabetos funcionais que são:
		
	
	Os analfabetos funcionais são as crianças que já foram alfabetizadas, mas que apresentam dificuldade com a leitura por serem portadoras de dislexia e de outras transtornos de linguagem.
	
	Crianças que foram alfabetizadas nos últimos 4 anos e que por isso, ainda estão se apropriando da leitura.
	 
	O analfabeto funcional é qualquer sujeito que já passou por 4 anos de escolaridade após a alfabetização, mas que não apresenta eficiência na utilização dos processos de leitura e escrita dentro das funções sociais que elas apresentam na sociedade.
	
	Leitores que leem apenas jornais e artigos jornalísticos por requererem menor grau de compreensão das sentenças lidas.
	 
	Os analfabetos funcionais são adultos que sabem apenas escrever e ler o próprio nome e por isso, usam a alfabetização com a função social de assinarem seu nome.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Relacione os conceitos com suas respectivas significações:
(1) Alfabetização   (2) Decodificação   (3) Analfabetismo Funcional  
(4) Analfabeto   (5) Leitura   (6) Escrita
(__)  Estado ou condição de quem não sabe ler e escrever.
(__)  Sistema de representação gráfica da linguagem através de letras, números e símbolos que é uma representação da realidade.
(__)  Situação na qual o sujeito é alfabetizado, no entanto, não se mostra capaz de utilizar com competência a leitura e a escrita como ferramentas tecnológicas no seu dia-a-dia.
(__)  Ação intencional de decodificação e compreensão das palavras ou textos escritos. Implica um exercício de interpretação que é singular ao sujeito.
(__)  Ação de alfabetizar, tornar o sujeito capaz de ler e escrever.
(__)  Processo de conferir sons aos códigos escritos A ordem correta é:
		
	 
	4 6 3 5 1 2
	
	4 3 5 6 1 2
	
	3 6 5 4 1 2
	
	3 2 1 5 6 4
	
	4 5 3 2 1 6
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Dentro de um determinado período o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatpistica - faz um levantamento para verificar a quantas anda o nível de alfabetização dos brasileiros. Apesar de verificaramos que o Brasil tem avançado quanto à alfabetização da população, percebe-se, ainda, que um número expressivo de estudantes não aprende a ler na escola brasileira como desejado, tornando-se pessoas que, embora dominem as habilidades rudimentares do ler e do escrever, não são capazes de utilizar a escrita e a leitura na vida cotidiana de modo eficiente. Estas pessoas são consideradas
		
	
	Ortográficas
	
	Letradas
	
	Analfabetas
	 
	Alfabetizados funcionais
	
	Iletradas
	
Explicação: São analfabetas funcionais ( alfabetizadas funcionais, ou alfabetizadas rudimentares) aqueles que aprenderem apenas rudimentos de leitura e escrita, sendo incapazes de usar essas ferramentas de modo efetivo na sua vida cotidiana.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	De acordo com o documento "Elementos Conceituais e metodológicos para a definição dos direitos de aprendizagem". (MEC 2012), a leitura é uma prática de interação social, é encontro de sujeitos: leitor e autor, mediados pelo texto. Considerando as orientações deste marque a alternativa incorreta em relação ao trabalho com a leitura na sala de aula.
		
	
	A leitura para deleite com vistas a despertar o gosto de ler também é uma prática que deve ser assumida pelo cotidiano escolar.
	 
	A escola deve considerar que o aluno, enquanto leitor, coloca em ação estratégias cognitivas de seleção, antecipação, inferência e verificação de informações do texto que lê.
	
	Na escola a criança deve aprender a ler reconhecendo os propósitos para os quais os textos foram produzidos, os destinatários prováveis desses textos, os espaços sociais onde os textos circulam, dentre outros.
	
	O leitor, no momento da leitura mobiliza estratégias que o ajudam a compreender melhor o texto, auxiliando-o na fluência da atividade da leitura
	 
	Ler é uma prática de decodificação. Cabe à escola encaminhar toda a prática pedagógica para a técnica de decifração do código linguístico.
	
Explicação:
A leitura como uma pratica social , aproxima se do Letramento e distancia se da Alfabetização mecânica do reconhecimento dos codigos de  leitura e  escrita. O Aluno , enquanto leitor , escolhe o texto para  informação ou deleite , mobiliza extratégias para  compreensão e reconhece os propositos para os  quais os textos foram produzidos.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Jorge é um menino de 10 anos de idade e já trabalha nos sinais de trânsito vendendo doces. Ele estudou por 4 anos e teve aprovação em todas as séries, sendo considerado alfabetizado. Sabemos que a alfabetização é um processo e que pode se apresentar sob diferentes tipos de alfabetismo. Assinale a alternativa que apresente as características do alfabetismo rudimentar.
		
	 
	Conseguem ler e escrever textos simples e lidar com números familiares e com o sistema monetário.
	
	Lê e escreve de forma rápida podendo fazer inferências, elaborar argumentos e tecer conclusões.
	
	Podem ler e escrever desde que a informação esteja em letra bastão e com poucas palavras, pois se orientam mais pelas figuras que pelas palavras.
	 
	Não consegue resolver tarefas simples que envolvam palavras e pequenas frases, mas são capazes de conhecer e operar com números familiares.
	
	Capaz de fazer cálculos com algumas variáveis abstratas além de fazer a transformação de um sistema de medida para o outro.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Ao assistir a um trecho do filme, O carteiro e o poeta , no qual o simples carteiro que é analfabeto funcional aprende a criar poesias quando descobre que elas são metáforas dos sentimentos e das representações sociais que temos, refletimos que nossas classes de alfabetização oferecem poucas atividades de escrita para nossos alunos , preocupando-se apenas com o reconhecimento dos códigos da língua na formação da palavra. Neste caso podemos concluir que: I- Precisamos oferecer aos nossos alunos mais atividades de escrita onde possam exercitar a expressão do pensamento. II- A maior preocupação com a alfabetização leva apenas à decodificação dos códigos , propondo a pratica empirista da escrita de copiar inúmeras vezes . III- Lemos um pouco e escrevemos quase nada ( com raríssimas exceções!) ,a escrita precisa ser reconhecida como a forma de expressar sentimento e pensamentos que oralizamos. Quanto as conclusões apresentadas , podemos dizer que estão Corretas :
		
	
	São as afirmativas II e III que são corretas
	
	A afirmativa II está incorreta por que a cópia , não é uma ação empirista
	 
	Todas as afirmativas estão corretas e coerentes com a realidade da alfabetização.
	
	Apenas a afirmativa III está correta
	
	As Afirmativas I e III , são apenas as corretas
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Um número expressivo de estudantes aprende habilidades básicas de ler e do escrever na escola brasileira, mas não são capazes de utilizar a escrita e a leitura na vida cotidiana. Essas pessoas são consideradas:
		
	
	alfabetizadas e iletradas
	
	alfabetizadas plenas
	
	letradas e analfabetas
	
	analfabetas
	 
	analfabetas funcionais
	
	
	 1a Questão