Buscar

AVALIAÇÃO I

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Acadêmico:
	
	Disciplina:
	Formação Social, Histórica e Política do Brasil (SES45)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( peso.:1,50)
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	9,00
Gabarito da Prova:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada
Parte superior do formulário
	1.
	O Brasil das primeiras décadas do século XX foi marcado por inúmeros movimentos e agitações populares e de trabalhadores, que reclamavam por melhores condições de trabalho e salários. Segundo os estudiosos, o movimento operário ganhou forte estrutura e alcance em suas ações, pois os integrantes possuíam larga experiência com organização de trabalhadores e movimento sindical. Sobre o trabalho nas primeiras décadas do século XX no Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Muitos dos trabalhadores eram de origem europeia, haviam entrado em contato com o cotidiano do trabalho operário e do movimento sindical antes de chegar ao Brasil.
(    ) As regiões que mais apresentaram agitações de operários foram o Sul, o Nordeste e Norte do Brasil.
(    ) As questões que os trabalhadores reivindicavam não diziam respeito somente a melhorias ao operariado no interior das fábricas, mas nas condições gerais de vida dos moradores das regiões industriais.
(    ) Muitos dos imigrantes europeus já demostravam conhecimentos do sistema socialista, do anarquismo e em formas e sistema de transformação da sociedade.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	2.
	Euclides da Cunha (1866-1909) foi um jornalista brasileiro responsável por fazer a cobertura da Revolta de Canudos, que ocorreu no interior da Bahia, entre os anos de 1896 e 1897. A partir desta experiência, Euclides publicou o livro "Os Sertões" e foi reconhecido como um dos maiores intérpretes do Brasil, pois deu conta de registrar toda a sua percepção sobre a revolta e a população daquela região. Com relação aos registros e às reflexões feitas por Euclides da Cunha, registrados no livro "Os Sertões", analise as sentenças a seguir:
I- Apresenta o povo sertanejo como sendo débil e sem futuro, e ao mesmo tempo como capaz de grande bravura e resistência.
II- Na obra, constam a relação de supremacia e dominação que o povo do sertão exerceu sobre as demais populações da época e região.
III- Na obra, constam registros sobre o sertão, ou seja, o interior do Brasil, as variações do clima, as questões fluviais e a vegetação.
IV- A obra critica a forma de atuação das forças do governo diante da humildade e simplicidade do povo de Canudos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	3.
	Sobre a queda do regime de monarquia e implantação da República, é necessário relacionar três questões como primordiais, que são: a abolição da escravidão, os problemas com a Igreja Católica e a participação do Brasil na Guerra do Paraguai. Levando em consideração a abolição da escravatura e todo o movimento intelectual que este fomentava em pleno contexto da queda do regime de monarquia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Existiam clubes abolicionistas que eram formados por intelectuais e profissionais liberais que pressionavam os membros do governo.
(    ) No interior de clubes abolicionistas, existiam integrantes que defendiam a extinção lenta e gradual da escravidão e denominavam-se como emancipacionistas.
(    ) Em meio às ideologias favoráveis à abolição da escravatura estava a de que a superação deste regime consistia numa das principais necessidades internas ao desenvolvimento do sistema do capitalismo.
(    ) O grupo formado pelos escravistas sustentava que a abolição deveria ser efetivada somente a partir do ano de 1901, na virada do século XIX para o século XX.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - F - V - F.
	4.
	O Arraial de Belo Monte e/ou a Guerra de Canudos, de maneira geral, caracterizou um movimento/levante social encabeçado por pequenos trabalhadores da terra, que se deu no interior da Bahia, nos primeiros anos do século XX; tinha como objetivo consolidar uma organização e modo de vida alternativa diante dos problemas sociais e políticos que ocorriam no interior da própria comunidade. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) A existência do Arraial de Belo Monte representava problemas para os coronéis locais, para o Governo Republicano e para a Igreja Católica.
(    ) A comunidade de Canudos viveu uma experiência comunitária, cujos princípios morais se baseavam no catolicismo e no positivismo.
(    ) A resistência dos seguidores de Antônio Conselheiro só foi possível devido ao auxílio prestado pela Igreja Católica e diante da ineficiência do Exército Brasileiro.
(    ) Pode ser considerado um dos exemplos de movimentos messiânicos que ocorreram no Brasil no início do período republicano.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - F - V - V.
	5.
	A contratação de melícias e jagunços foi uma prática comum no contexto político regional do Brasil dos primeiros anos do século XX. Os serviços dos jagunços foram contratados no sentido de desfazer situações de oposição que os coronéis pudessem encontrar quando almejavam eleger ou reeleger os representantes políticos. Sobre outras práticas ilegítimas que foram comuns no contexto eleitoral das primeiras décadas do século XX no Brasil, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Voto a cabresto, cédulas preenchidas, atas e urnas adulteradas.
	 b)
	Voto secreto e direito de voto a negros e nativos brasileiros.
	 c)
	Voto a cabresto, atas e urnas manuais e ampla votação das mulheres.
	 d)
	Voto a cabresto e direito de voto a negros e estrangeiros.
	6.
	A abolição da escravidão foi um processo lento e gradual que teve fatos importantes em 1850, abolição do tráfico de escravos, 1871, Lei dos Sexagenários e, finalmente, 1888, Lei Áurea. Como podemos avaliar o papel da abolição da escravidão na proclamação da República?
	 a)
	A abolição era essencial para o regime republicano, especialmente no que diz respeito à liberação dos trabalhadores para construção de obras públicas e implantação de estatais, como a Companhia Siderúrgica Nacional e a Petrobras.
	 b)
	A abolição da escravidão foi fundamental para a implantação da República, pois a escravidão era incompatível com o modelo republicano. Nos EUA, por exemplo, logo que foi implantado o regime republicano, a escravidão foi abolida.
	 c)
	A abolição da escravidão provocou descontentamento entre proprietários de escravos. Esse ressentimento fez com que essa elite rural engrossasse as fileiras dos partidos republicanos contrários à Monarquia.
	 d)
	A abolição da escravidão provocou uma série de manifestações de rua, em que os negros emancipados buscavam implantar um regime republicano, a exemplo do que houve no Haiti.
	7.
	Marechal Deodoro da Fonseca comandou o grupo que defendeu a decretação da República e o fim do regime e modelo político de Monarquia. Para que os ideais deste grupo fossem levados a cabo, foi necessário que um conjunto de fatores e fatos somassem forças nesse sentido. Sobre os fatores que colaboraram para este cenário favorável, analise as opções a seguir:
I- A abolição dos escravos.
II- O descaso dos grupos militares.
III- O desejo da elites.
IV- Os movimentos sociais liderados por escravos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As opções I, II e III estão
corretas.
	 c)
	As opções I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As opções I e IV estão corretas.
	8.
	O Brasil do final do século XIX encontrava-se agitado por diversos movimentos políticos, que abalavam o regime imperial que vigorava na época. Neste contexto, tinha-se o movimento abolicionista e toda uma legislação, indicando que a escravidão deveria ser superada em pouco tempo. Diante disto, analise as seguintes sentenças:
I- A Lei Eusébio de Queirós, de 1850, previa que todos os filhos de escravos nascidos após a promulgação da lei ganhariam automaticamente a liberdade.
II- A Lei dos Sexagenários, promulgada em 1885, representava mais uma tentativa de prorrogar ao máximo a escravidão do que uma preocupação com os direitos humanos.
III- A pressão contra a manutenção do regime de trabalho escravo se desenvolveu em várias frentes, dentre outros motivos porque havia um medo generalizado de que pudesse ocorrer no Brasil uma revolta de grandes (e imprevisíveis) proporções.
IV- Ao longo da segunda metade do século XIX, surgiram no país diversos clubes abolicionistas.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	9.
	Em meio a todo um contexto de crises no interior do Brasil, em que atuavam milícias armadas e revoltas populares, em 1096, foi assinado o Convênio de Taubaté, responsável por favorecer determinados estados brasileiros nas atividades econômicas, assim como no que diz respeito a questões políticas em nível nacional. Com relação aos beneficiados pelo Convênio de Taubaté, analise as sentenças a seguir:
I- O convênio favorecia os estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.
II- O convênio favorecia as atividades agrícolas de pequenos agricultores e sertanejos.
III- O convênio favorecia os lucros e preços favoráveis dos produtores de café e leite.
IV- O convênio faz parte de todo um conjunto de medidas políticas em que ocorria também a "política dos governadores". 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	10.
	Ao longo do período da República Velha, surgem os movimentos sociais que traziam em suas pautas as causas dos setores trabalhistas do recente ciclo econômico do país, o da indústria e da mão de obra, constituído pelos operários urbanos. Sobre os impasses e as reivindicações que recaíam sobre esta categoria, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Durante a Primeira República, ocorria forte segregação geográfica e discriminação sociocultural entre os operários e as classes dirigentes, o que foi responsável por favorecer o nascimento de vilas e bairros operários, que isolava-os das proximidades dos centros urbanos, palco primordial para atividades comerciais e os bairros burgueses.
(    ) O movimento operário não foi forjado de forma coesa e unilateral, além dos simpatizantes e manifestos do socialismo, coexistiam em seu interior também anarquistas, que acabaram por configurar o movimento anarco-sindicalista e conseguiram exercer hegemonia no interior do movimento operário organizado.
(    ) A corrente anarco-sindicalista, em suas ações práticas de reivindicação, optava pela via política da ?ação direta?, cuja principal estratégia residiu na organização das greves, que os diferenciava dos grupos socialistas. 
(    ) A expansão do anarco-sindicalismo se deu em especial a partir do ano de 1922, e conseguiu rapidamente obter o fortalecimento do movimento operário brasileiro.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	F - V - V - V.
Prova finalizada com 9 acertos e 1 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais