Buscar

Análise de Impactos Ambientais da empresa Ouro Negro da Usina Termoelétrica

Prévia do material em texto

Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza
Instituto de Geociências
Departamento de Geografia
Impactos Ambientais
 Seminário Final
 Rio de Janeiro, 28 de Junho de 2017.
 
Professor: Paulo Gusmão
Aluno: Lucas Fernandes – DRE: 115186537 
O Projeto Abordado:
O Complexo Termoelétrico Ouro Negro (UTE OURO NEGRO), tem como objetivo ser um complexo industrial gerador de energia elétrica, que tem como base, o carvão mineral nacional.
O Empreendedor:
A ONE S/A, uma empresa do segmento de energia elétrica com projetos de geração de energia hidráulica, energia eólica e termelétrica a carvão (caso deste projeto).
ONE S/A
Sua Localização:
Pensando no desenvolvimento econômico e nas condições favoráveis à operação de uma unidade termoelétrica. O empreendimento está localizado no município de Pedras Altas, Rio Grande do Sul. O Município foi estrategicamente selecionado, por possuir jazidas de carvão correspondente a 38% de todo o carvão nacional.
Inserção Setorial no Contexto Regional/Nacional:
 No contexto Regional, o empreendimento pode ser visto como um fator positivo para o município de Pedras Altas. Pois a região pode sofrer um desenvolvimento econômico, com o incentivo à economia local e a geração de emprego e renda. Quanto ao Contexto Nacional, podemos pensar no momento delicado que vive o setor elétrico brasileiro, onde existe uma grande dependência de geração hidráulica, o que leva o abastecimento de energia elétrica à níveis de segurança muito baixos, pondo em risco a estabilidade e também o desenvolvimento do país.
Cenário Estadual: O RS é importador de energia (da ordem de 60%), em especial nos meses de verão. A implantação da termoelétrica representa um importante investimento para aumentar a segurança energética do RS.
O Agente Licenciador:
O IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) é o Agente Licenciador do projeto em questão. O próprio IBAMA, também é o responsável por protocolar o EIA do projeto.
Data/estágio do processo de licenciamento:
O Licenciamento Ambiental UTE OURO NEGRO foi expedido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) no mês de junho de 2015.
EIA/RIMA
Todo novo empreendimento significa uma nova “solicitação ou pressão” exercida sobre o ambiente. Diante disso, é válido efetuarmos para o projeto, um Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e consequentemente, um Relatório de Impactos Ambientais (RIMA). Além do mais, o EIA/RIMA é um modo de você ter esse controle de hipóteses de impactos e assegurar que o projeto busque as melhores alternativas para não prejudicar as classes envolvidas. Sejam elas físicas, bióticas e socioeconômicas.
Abaixo, link direto para livre consulta do EIA/RIMA do projeto:
https://drive.google.com/drive/folders/0B3CCAv2IZ7nlTHk3RlNYbFdFMGc
Quais as hipóteses de impactos avaliadas pela equipe que elaborou o EIA?RIMA?
Foram levantadas hipóteses dentro das características físicas, bióticas e socioeconômicas. 
 
O que são essas características?
Meio Físico: Estudo do solo, geologia regional, qualidade do ar, meteorologia, ruídos e etc.
Meio Biótico: Estudo da fauna, flora local e etc.
Meio Socioeconômico: Aspectos populacionais, demográficos, uso e ocupação do solo, patrimônio histórico e etc.
 
Existem hipóteses de impactos significativos que deixaram de ser consideradas pelo estudo?
A princípio, ao analisar as hipóteses abordadas no EIA (Estudo de Impacto Ambiental) do projeto, não foi encontrada nenhuma hipótese de grande impacto deixada de lado pelo estudo. Mas isso também não significa que novos impactos não podem ser encontrados em um futuro próximo. Pois qualquer modificação no ambiente está sujeita a estudos de avaliação.
Informações e fontes mais importantes para realização do Estudo
São utlizadas todas as informações relacionadas a algum tipo de hipótese de Impacto. Sejam elas, informações sobre os aspectos físicos (ar, água, solo, clima, ruído), bióticos (plantas e animais) e antrópicos (presença humana na região).
Algumas Informações Importantes para o projeto em questão:
Estudo do ar: Pois pode ter sua qualidade afetada, devido às “caldeiras” utilizadas no processo de queima do carvão.
Estudo da qualidade do solo: Também é importante, pois o mesmo pode sofrer degradação causada pela chuva ácida e pela alocação das estruturas do empreendimento.
Estudo referente ao ruído: Aspecto inevitável que ocorre no processo fabril e que teve seu estudo devidamente realizado para garantir a emissão dentro do limite exigido por legislação.
Fontes/informações que foram omitidas ou negligenciadas:
Impactos ambientais provenientes da construção da barragem no arroio Candiota. Essa barragem tem como objetivo garantir que o abastecimento de água não será prejudicado para os demais usuários ao mesmo tempo em que abastece a Usina. Com a construção da barragem, diversas hipóteses de impactos podem acontecer e os mesmos não receberam a devida atenção no estudo.
Ex: Que espécies marinhas seriam afetadas com a barragem? Causaria risco de comprometer o abastecimento d’água?
Opção metodológica adotada pela equipe responsável pelo Estudo aplicados no EIA/RIMA:
A metodologia aplicada foi baseada dentro das características físicas, bióticas e socioeconômicas. Estas, foram alinhadas com as fases de:
Planejamento (Meio Socioeconômico)
Implantação (Meio Físico, Biótico e Socioeconômico)
Operação (Meio Físico, Biótico e Socioeconômico).
Os principais métodos/técnicas utilizadas tiveram como objetivo levantar dentro de cada fase acima, o seu impacto ambiental, as medidas potencializadoras/Mitigadoras e efeitos esperados. Estes três itens (Impacto ambiental, medidas potencializadoras/Mitigadoras e efeitos esperados) tiveram dentro do EIA/RIMA um detalhamento para cada caso, com hipóteses e soluções.
Objetivo dos métodos/técnicas em relação aos Impactos:
Os métodos utilizados ajudam a esclarecer os impactos e suas consequências. Além de auxiliar no entendimento de cada etapa e sua real necessidade. O que para nós, usuários, nos possibilitam compreender o empreendimento de uma maneira geral e principalmente, a importância do EIA/RIMA.
Para resumo da Área de Influência Direta (AID), foi definido como a área na qual os recursos ambientais ou realidades sociais estão sujeitas a impactos diretos oriundos da implantação e operação do empreendimento, os quais podem vir a modificar a qualidade ambiental ou diminuir o seu potencial de conservação ou aproveitamento.
 
Para a Área de Influência Indireta (AII), fica definido como todo território onde a implantação do projeto impacte de forma indireta os meios físicos, biótico e socioeconômico
Tratamento da área de influência do projeto :
Podemos resumir que, a área diretamente afetada (ADA) foi definida como toda área destinada à instalação das infraestruturas necessárias para a implantação e operação do empreendimento. Deste modo, a (ADA) englobará o site da Usina Termoelétrica, ocupando cerca de 30 ha, britagem e beneficiamento do carvão mineral a ser utilizada, estrada de acesso a ser pavimentada, Linha de Transmissão (LT) conectando a UTE ao Sistema Interligado Nacional (SIN), barramento e respectiva área de alague. Além destas, serão incorporadas à (ADA) as estruturas de apoio como canteiros de obra, bota-foras e alojamentos durante a fase de instalação.
Hipóteses de impactos carentes de consideração:
Diante dos dados e estudos realizados, ficou carente a falta de informação de como toda a área de influência pode de alguma forma, afetar a Pecuária e consequentemente, a economia da região, seja a economia de forma direta ou indireta. Pois no estudo, foram encontrados dois tipos de fitofisionômicas básicas (Floresta de galeria e Campos). E ao observar o local com imagens, podemos perceber que a fitofisionômica dominante ao longo da região é o do tipo Campestre, que é bastante utilizada pela pecuária e plantio de soja ou arroz, considerada uma grande característica da região.Validação/dimensionamento das hipóteses de impactos admitidas no Estudo:
De acordo com o EIA/RIMA, primeiramente as hipóteses neste projeto foram identificadas por uma equipe técnica, depois, os impactos foram classificados dentro do seu meio (físico, biótico e socioeconômico), em seguida a sua natureza (positivos ou negativos), sua fase de ocorrência (planejamento, construção e operação), seu tipo de incidência (direto, indireto), seu tempo de duração (permanente, temporário) e por fim, seu grau de magnitude (baixa, média e alta), tudo conforme seu tipo de modificação ambiental.
Depois de conhecer os impactos, foram feitas medidas mitigadoras ou potencializadoras juntamente com os Programas Ambientais, para cada impacto identificado.
Metodologia dos Impactos: 
Impactos Positivos: foram geradas propostas para ampliação dos efeitos do mesmo, buscando aumentar os benefícios. 
Impactos Negativos: o estudo trabalhou com a ideia de minimizar estes impactos, buscando a redução dos mesmos. Em caso de impacto que não possa ser mitigado, foi decidida no estudo a proposta de apresentar uma medida de recuperação, buscando restaurar o dano ocasionado.
E em caso extremo dessas medidas não serem eficazes, o impacto deve ser compensado através de medida compensatória. Portanto, para cada impacto foi registrado no estudo uma possível medida potencializadora/mitigadora e o efeito esperado.
Os programas ambientais têm o mesmo propósito, minimizar ou maximizar os efeitos dos impactos ambientais identificados. Ao todo, para este projeto, foram gerados 23 Programas Ambientais.
Você crê que essa parte do trabalho é suficientemente clara como para formar uma opinião a respeito do projeto?
Não. Pois parte dos impactos não aparentam receber a verdadeira magnitude, importância e significância adequada. Um Impacto que chama a atenção para este projeto é a “Realocação dos Moradores”, com a instalação da UTE, diversos moradores terão que ser realocados para atender o projeto de construção da empresa. Este impacto causará grandes mudanças na renda do morador e na sua manutenção das condições de trabalho. Neste caso, não foi identificado nenhuma medida mitigadora capaz de atender os moradores que podem sofrer este impacto. Assim como a “Realocação dos Moradores”, diversos impactos identificados não receberam o seu verdadeiro valor. Com isso, podemos concluir que a parte de soluções e o juízo de valor deixam muito a desejar neste processo.
Considerações Finais
A elaboração do Estudo de Impacto Ambiental para a UTE Ouro Negro teve como objetivo abordar todos os aspectos e as atividades relativas às suas diversas etapas: planejamento, construção e operação. Assim, foram analisadas conjuntamente as características dos meios físico, biótico e socioeconômico, bem como os aspectos legais das áreas de influência do empreendimento.
Com a instalação do empreendimento, o município de Pedras Altas e a região terão um novo rumo no desenvolvimento econômico, com o incentivo à economia local e a geração de emprego e renda. 
Assim, os estudos realizados serviram de base para chegar a conclusão de que o empreendimento é ambientalmente viável. Além disso, com a execução das medidas e programas ambientais propostos, pode-se garantir a estabilidade ou até mesmo a melhoria da qualidade socioambiental das áreas de influência da UTE Ouro Negro.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes