Buscar

SOCIOLOGIA GERAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SOCIOLOGIA GERAL
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
"Conjunto de crenças e dos sentimentos comuns à média dos membros de uma mesma sociedade que forma um sistema determinado com vida própria."
No segmento de texto acima extraído da obra "Da divisão social do trabalho" de Durkheim trata, sobretudo,
a ) da anomia social.
b )das representações coletivas.
c ) da consciência coletiva.
d ) do fato social.
e ) da solidariedade social.
Justificativa - A questão trata do conceito de consciência coletiva na obra de Durkheim que tem um papel importante na explicação da sociedade e dos vínculos existentes entre seus integrantes.
QUESTÃO 2
A partir de meados da década de 1980 estudos de vários autores têm desmentido a tendência de polarização das qualificações e a indicação de outras, muito mais otimistas, que apontam para o desenvolvimento do processo de requalificação do trabalho nas empresas modernas. Desta forma, pode-se afirmar que, o resultado foi o abandono da:
a ) Tese da flexibilidade das competências
b ) Tese do desenvolvimento de competências
c ) Tese da polarização das qualificações
d ) Tese da competência tecnológica
e ) Tese da intensificação do trabalho
Justificativa - A questão trata da tese que prevaleceu na década de 1980 para explicar as relações de trabalho e as mudanças que ocorreram no mundo do trabalho.
QUESTÃO 3
Leia o texto abaixo e marque a opção correta.
Tinha por objetivo melhorar os processos produtivos, produzindo em menos tempo, mantendo a qualidade. Acreditava-se que a administração tinha que ser vista como uma ciência e isso consistia em que suas ações fossem padronizadas de acordo com um estudo minucioso do tempo e movimentos usados pelos operários de acordo com suas funções. O operário deveria saber realizar apenas a sua função específica porque analisar às demais funções ou o processo era perca de tempo e consequentemente de dinheiro.
Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios. Acesso em: 27/02/2018.
O texto descreve qual sistema de produção e gestão?
a ) Taylorismo
b ) Fordismo
c ) Gestão de pessoas
d ) Reestruturação produtiva
e ) Toyotismo
Justificativa -A questão trata do sistema de produção e gestão denominado Taylorismo que tinha como característica central o controle dos tempos e movimentos com a finalidade de melhoria da produtiva e aumento da lucratividade.
QUESTÃO 4
A Revolução Industrial permitiu a construção de um novo cenário social, no qual duas novas classes sociais se constituem. Marque a opção correta:
a ) Capitalistas e burgueses.
b ) Pobres e ricos.
c ) Intelectuais e analfabetos.
d ) Classe A e classe B.
e ) Capitalistas e proletários.
Justificativa - A questão trata sobre as novas classes sociais que surgem com a consolidação do capitalismo a partir da Revolução Industrial. Os capitalistas, proprietários dos meios de produção e os proletários, proprietários da força de trabalho.
QUESTÃO 5
Para Durkheim, a característica principal das sociedades modernas é a divisão do trabalho social. Ao promover a interdependência das funções profissionais especializadas, a divisão do trabalho social, que tem como origem o aumento da população, gera a________________________________, ou seja, um novo tipo de coesão ou integração social que nasce do reconhecimento coletivo da complementariedade das atividades individuais diferenciadas, assegurando a existência e o funcionamento da sociedade e, consequentemente, a satisfação das necessidades individuais de um maior número de pessoas.
Marque a opção correta:
a ) solidariedade orgânica
b ) solidariedade mecânica
c ) consciência coletiva
d ) divisão social do trabalho
e ) anomia
Justificativa - A questão aborda um dos temas centrais na obra de Durkheim, a solidariedade, que consiste no vínculo de interdependência entre os integrantes de uma sociedade, na questão, em especial, trata da solidariedade orgânica, que é aquela formada nas sociedades modernas onde há uma especialização do trabalho, gerando um processo de diferenciação entre seus integrantes.
QUESTÃO 6
Até a década de 1980, a maioria dos estudos sociológicos sobre o mundo do trabalho consagrou a tese da polarização das qualificações, segundo a qual a moderna tecnologia, ao intensificar a divisão do trabalho, seria responsável pelo desenvolvimento de um processo com duplo e contraditório efeito:
a ) de um lado, a qualificação da grande massa de trabalhadores e, de outro, a desqualificação de uma minoria.
b ) de um lado, a precarização de uma pequena parcela dos trabalhadores e de outro, a melhoria das condições de trabalho para uma maioria.
c ) de um lado, o emprego para uma grande massa de trabalhadores e, de outro, o desemprego para uma minoria.
d ) de um lado, a desqualificação da grande massa de trabalhadores e, de outro, a superqualificação de uma minoria.
e ) de um lado, o uso intensivo de tecnologia para a minoria dos trabalhadores e, de outro, o baixo uso da tecnologia para a maioria.
Justificativa - A questão trata da dicotomia entre a desqualificação e a superqualificação, que foi a tese difundida para explicar as relações no mundo do trabalho na década de 1980.
QUESTÃO 7
Fordismo é um termo utilizado para caracterizar o sistema de produção e gestão criado por Henry Ford, em sua fábrica, a FordMotor Co. em Detroit, nos Estados Unidos, da América, em 1913. O método fordista de organização do trabalho produziu surpreendente crescimento da produtividade, garantindo, assim, produção em larga escala para consumo de massa. Além disso, permitiu a constituição de uma classe social mais compatível com as demandas de consumo. A partir dessa descrição, marque a opção correta que apresenta as características desse sistema de produção.
I - Produção em massa.
II - Racionalização da produção através do parcelamento de tarefas fundado na tradição taylorista.
III - Linha de produção e tarefas individuais sucessivas.
IV - Controle dos tempos e movimentos do trabalho, com a introdução da esteira rolante.
a ) II, III
b ) I, II
c ) III, IV
d ) I, II, III
e ) II, IV
Justificativa - A questão trata do modelo de produção e gestão fordista criado por Henry Ford e que traz as suas características centrais, sendo que o último item (IV) não é uma dessas características, pois está tratando do taylorismo.
QUESTÃO 8
Sobre a análise crítica ao taylorismo/fordismo, marque a opção correta
I - Remete à questão do conflito de classes nas sociedades capitalistas e ao problema fundamental com o qual se defronta o capitalista.
II - O taylorismo e o fordismo foram as respostas encontradas pelo capital, ao longo do século XX, para enfrentar o problema sobre a divisão de classes.
III - Mesmo com o sistema taylorista e fordista, os trabalhadores sempre reagiram - e sempre reagem - às condições impostas, organizando-se politicamente em sindicatos e em movimentos sociais reivindicatórios de diferentes naturezas, muitos deles bem-sucedidos que lhes garantiram alguma melhoria nas condições de trabalho e de vida.
IV - Conciliar interesses divergentes é o desafio maior a ser confrontado pelo capital, pelo administrador, pelos governos estabelecidos e pelos próprios trabalhadores, num esforço conjunto para a promoção do desenvolvimento e redução da desigualdade social.
a ) II, III
b ) III, IV
c ) I, II, III, IV
d ) I, II, IV
e ) I, II
Justificativa - A questão aborda pontos de crítica ao sistema taylorista/fordista, trazendo situações que rementem a situações que permanecem no sistema, mas que muitas vezes não são tornados evidentes nos estudos sobre o tema.
Parte inferior do formulário

Outros materiais