Buscar

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO Atividade para avaliação Semana 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO - Atividade para avaliação - Semana 3
Pergunta 1
“Quem é o homem?”  Esta é a pergunta fundamental da Antropologia Filosófica. Como vimos, em Filosofia, não há um único modo de entender o ser humano. A resposta a essa pergunta depende da perspectiva filosófica com que se interpreta o mundo e a realidade. Da perspectiva do materialismo histórico dialético, o que constitui o homem é:
	
	[...] o conjunto das relações sociais e das interações que ele estabelece com a natureza em um determinado momento da história humana. O homem, portanto, é um ser em constante transformação, que modifica a si mesmo e o conjunto de relações do qual ele é o ponto central.
	
	[...] a faculdade de raciocinar. Por meio da racionalidade característica da espécie humana, o homem é capaz de, na discórdia, encontrar ou aproximar-se da concórdia e, assim, atingir a sabedoria suprema.
	
	[...] a unidade de espírito que define a natureza universal da espécie humana.
	
	[...] o conjunto dos atributos e determinações materiais e biológicas que o distinguem de outros animais, tanto em sua ontogênese como filogeneticamente.
	
	[...] a sua natureza complexa e contraditória, ao mesmo tempo racional e irracional, plenamente biológico, mas também plenamente cultural.
 
Pergunta 2
Ao discutir o papel e a importância da Filosofia da Educação na formação dos educadores, Dermeval Savianni parte da ideia de que o que leva o homem a filosofar são os “problemas” que interrompem o curso espontâneo e natural de sua existência e o obrigam a refletir. Contudo, argumenta que nem todos os problemas são, de fato, “problemáticos”. Assinale a alternativa que apresenta a especificidade de um problema, no sentido filosófico do termo:
	
	Quando a questão investigada se revela incompreensível ao homem, isto é, quando se apresenta como um mistério, então estamos diante de um problema.
	
	O que define um problema é o desconhecimento dos procedimentos adequados para alcançar as respostas necessárias à sua solução.
	
	O problema se define pela necessidade, isto é, quando nos confrontamos com uma questão (objetiva), cuja resposta se desconhece e que se necessita (subjetivamente) conhecer.
	
	Uma questão constitui um problema para o homem quando apresenta um elevado grau de complexidade.
	
	Diz-se que algo é um problema quando, frente a diferentes hipóteses possíveis, o homem se depara com um dilema.
 
Pergunta 3
Na tentativa de buscar explicações, construir significações e agir sobre o mundo natural, social e cultural, os homens constroem e se utilizam de diferentes formas de conhecimento.
 Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as assertivas abaixo: 
 
(     )   Enquanto a ciência procura explicar como os fenômenos funcionam, o senso comum se preocupa em saber como operá-los para resolver e lidar com as situações práticas do dia a dia.
(     )   Uma característica comum entre o conhecimento científico e o filosófico é o trato rigoroso e metódico com as ideias e com a linguagem.
(     )   A ciência é um tipo de conhecimento que não permanece no horizonte do mundo dado [das aparências], mas vai além, na busca dos fundamentos e do sentido de tudo o que existe.
(     )   O principal objetivo da Filosofia é refletir sobre as leis que regem os fenômenos com o fim de aproveitar as propriedades das coisas e dos processos naturais em benefício do homem.
(     )   Diz-se que o senso comum é um conhecimento ingênuo e acrítico porque é superficial, fragmentário e produzido ao sabor das circunstâncias.
 
A sequência correta de preenchimento dos parênteses é:
	
	F, V, V, F, V
	
	V, V, F, F, V
	
	F, V, V, V, V
	
	V, F, F, F, V
	
	V, F, V, F, V
 
Pergunta 4
No vídeo Mago Saramago, o escritor português estabelece uma analogia entre o Mito da Caverna de Platão e a condição do homem na contemporaneidade. Os argumentos desenvolvidos no vídeo sustentam que:
As proposições metafísicas do pensamento platônico se aplicam à sociedade atual e, portanto, são proposições verdadeiras e universais.
As correntes que aprisionavam os homens da caverna são análogas às cegueiras da razão e da sensibilidade que caracterizam a condição do homem na contemporaneidade.
Hoje é que estamos vivendo efetivamente na Caverna de Platão porque, tal como os prisioneiros, estamos atados ao mundo das imagens audiovisuais e acreditando que essas imagens são a realidade.
O volume de imagens, de informações e de coisas ao nosso dispor no mundo atual oferecem ao homem as condições para que se libertem das correntes que os mantém aprisionados em sua própria ignorância.
Está correto o que se afirma em:
	
	2, 3 e 4
	
	1, 2 e 3
	
	1, 2 e 4
	
	2 e 3
	
	1 e 3

Outros materiais