A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
10 pág.
Sistema e Organização da Saúde no Brasil (HOS16)

Pré-visualização | Página 1 de 3

Acadêmico:
	Natália Menezes de Barros (963117)
	Disciplina:
	Sistema e Organização da Saúde no Brasil (HOS16)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual e sem Consulta ( Cod.:417725) ( peso.:1,50)
	Prova:
	6735162
	Nota da Prova:
	9,00
Gabarito da Prova:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada
Parte superior do formulário
	1.
	O sistema de saúde pode ser definido como um conjunto de relações econômicas, políticas e institucionais, que refletem na condução das atividades que promovem a saúde, com serviços que visam a alcançar esses resultados. Como o Sistema de Saúde Brasileiro é considerado?
	 a)
	Universal.
	 b)
	Público.
	 c)
	Privado.
	 d)
	Parcial.
	2.
	A saúde suplementar pode ser definida como todo atendimento privado de saúde, realizado, ou não, por meio de um convênio com um plano de saúde. É a atividade que envolve a operação de planos e seguros privados de assistência médica à saúde (os planos ou seguros de saúde). Essa operação é regulada pelo poder público, representado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e as operadoras compreendem seguradoras especializadas em saúde, medicinas de grupo, cooperativas, instituições filantrópicas e autogestões. A regulação da Saúde Suplementar foi iniciada em 1999, com a entrada em vigor da Lei 9.656/98, que dispõe sobre os planos de saúde. No ano seguinte, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) foi criada para atuar na regulamentação, criação e implementação de normas, controle e fiscalização das atividades do segmento. Sobre a Agência Nacional de Saúde Suplementar e a regulamentação de convênios, analise as sentenças a seguir:
I- Existem inúmeras empresas prestadoras de planos de saúde, e estas não têm a necessidade de serem fiscalizadas pela Agência Nacional de Saúde.
II- Em nosso país, temos milhões de pessoas possuidoras de planos de saúde privados, como os planos empresariais, individuais, familiares e a modalidade de adesão em grupo, formalizada por meio de um sindicato.
III- Com milhares de pessoas migrando para o sistema privado de assistência à saúde, sofremos uma redução de melhorias no sistema público de saúde.
IV- Todas as pessoas conveniadas em algum sistema de assistência à saúde privada não terão direito aos serviços do sistema de assistência pública.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <www.conhecimentogeral.inf.br/saude_suplementar/>. Acesso em: 11 nov. 2016.
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	3.
	A gestão da saúde, tanto nas atividades públicas como privadas, apresenta diversos desafios para o gestor. A busca por soluções faz parte do cotidiano. Como podemos chamar a união de esforços com objetivo de atender às demandas comuns dos municípios?
	 a)
	Pacto pela Saúde.
	 b)
	Política Nacional de Promoção à Saúde (PNPS).
	 c)
	Consórcios Intermunicipais de Saúde.
	 d)
	Pacto em defesa do SUS.
	4.
	A Rede de Atenção à Saúde (RAS) é evidenciada pelas discrepâncias regionais com divergências econômicas e sociais com primordialidade à saúde da população. Os elementos que compõem as RAS são ações e serviços de saúde com diferentes intervenções sanitárias e solidificações tecnológicas, sistemas de apoio, sistemas logísticos e de gerenciamento. Sobre os objetivos da RAS, analise as afirmativas a seguir:
I- Conjunto de ações destinadas a assegurar a previdência e assistência social da população.
II- Proporcionar ações e serviços de saúde.
III- Promover atenção contínua, com qualificação e responsabilidade.
IV- Ampliar a performance do sistema nas condições de acesso à rede, na qualidade e eficiência.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	5.
	Dentro do contexto do financiamento do sistema público de saúde, podemos afirmar que o financiamento do sistema tem suas fontes na esfera federal, estadual e municipal. Desta forma, quem executa o atendimento de saúde à população?
	 a)
	Estado.
	 b)
	Município.
	 c)
	O Ministério da Fazenda.
	 d)
	Governo Federal.
	6.
	Conforme a Constituição Federal, cabe ao Estado o dever de atender à saúde da população. Para movimentar todo o complexo industrial da saúde, é necessário o envolvimento de muitas pessoas, recursos tanto público como privados, com a participação relevante na economia de um país. Neste aspecto, podemos também chamar o complexo industrial da saúde como um setor:
	 a)
	Governamental.
	 b)
	Privado.
	 c)
	Macroeconômico.
	 d)
	Econômico.
	7.
	As políticas de saúde necessitam de uma gestão que atenda às atividades com profissionalismo e responsabilidade. Desta forma, o gestor público em saúde deverá apresentar um perfil para atender às expectativas do cargo e melhor desenvolver seus trabalhos. Sobre o perfil desejado do gestor, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) Deverá ter competência técnica.
(    ) Ter conhecimentos do funcionamento do sistema de saúde.
(    )  Estimular o trabalho em equipe, cercando-se de pessoas competentes.
(    )  Escolher decisões políticas frente a decisões técnicas na sua atividade. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	8.
	Normalmente, todas as categorias profissionais, dentro das suas determinadas áreas, estão tuteladas pelas entidades de registro profissional ? os conselhos. Na área da saúde, existe o COREN ? Conselho Regional de Enfermagem, que desenvolve várias atribuições. Sobre essas atribuições, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Fiscaliza a atividade profissional de enfermagem.
(    ) Permite o funcionamento de uma unidade de saúde sem o enfermeiro Responsável Técnico.
(    ) Regulamenta o horário de trabalho do profissional de enfermagem.
(    ) Administra com o gestor da instituição de saúde o orçamento financeiro.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	9.
	A cidadania instaura-se a partir dos processos de lutas que culminaram na Declaração dos Direitos Humanos, dos Estados Unidos da América do Norte, e na Revolução Francesa. Esses dois eventos romperam o princípio de legitimidade que vigiava até então, baseado nos deveres dos súditos, e passaram a estruturá-lo a partir dos direitos do cidadão. Desse momento em diante, todos os tipos de luta foram travados para que se ampliasse o conceito e a prática de cidadania e o mundo ocidental o estendesse para mulheres, crianças, minorias nacionais, étnicas, sexuais e etárias. Nesse sentido, pode-se afirmar que, na sua acepção mais ampla, cidadania é a expressão concreta do exercício da democracia. Sobre cidadania, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://www.espacoacademico.com.br/023/23res_pinsky.htm>. Acesso em: 1 dez. 2016.
	 a)
	Direito de votar e ser votado.
	 b)
	É o conjunto de direitos e deveres civis, políticos e sociais que cada cidadão deve exercer.
	 c)
	Direito destinado ao indivíduo de participar ativa e passivamente do processo político.
	 d)
	Conquista dos direitos humanos.
	10.
	Grandes conquistas e conhecimentos foram adquiridos após a segunda metade do século XVIII, sendo que os hospitais se modernizaram e evoluíram. Em meados dos anos setenta, os hospitais representavam segurança e conforto ao doente, e seus colaboradores eram vistos com grande prestígio. Entretanto, nem todos tinham acesso aos hospitais,

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.