Buscar

Sociologia Geral

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Sociologia Geral
*
*
HOMEM
Para a antropologia. O HOMEM entende que é um animal aperfeiçoado.
Para biologia – é um mamífero, vertebrados, membros de uma classe especial – os primatas.
Diferenciam dos outros animais por suas qualidades psicológicas.
*
*
A psicologia entende o Homem como um ser especial, sem instintos que o guiem sobre como sobreviver, ele terá que aprender quase tudo e apreender as regras da sociedade. Ao contrário dos outros animais, que contém tudo o que precisam já programado e previsto em sua genética, o ser humano necessita aprender muitas coisas que tornarão possível e aceitável sua vida em sociedade. Para isto o uso da linguagem.
*
*
Na Filosofia – o homem se distingue pela racionalidade, ser pensante, autoconsciente.
Locke, assim como Thomas Hobes apresenta diferenciação entre pessoa e homem.
Para eles o homem é um organismo biológico, é um corpo. Então, para ele, nascemos homens e podemos nos tornar pessoas. Da bem sucedida combinação entre homem e a pessoa, surge o homem moral, o homem que reflete sobre si, que se reconhece como um eu no tempo e no espaço, que é capaz de perceber-se como responsável por suas ações passadas e de refletir sobre suas ações futuras.
*
*
Para a sociologia o homem é um animal que não vive sozinho,pois todo ser humano, desde que nasce até o momento em que morre, precisa da companhia de outros seres.
Aristóteles escreveu que o homem é um animal político, pois é da própria natureza humana que exige a vida em sociedade.
Por natureza todos nascem iguais e é a sociedade que estabelece diferenças, o que significa que as diferenças de valor entre seres humanos são artificiais, não naturais.
*
*
No Direito a ideia de ser humano está indissociavelmente ligada à ideia de pessoa. Assim na Declaração Universal dos Direitos Humanos, art.VI rege que “todo ser humano tem o direito de ser, em todos os lugares, reconhecido como pessoa perante a lei”
Essa definição surge no combate a escravidão e coisificação do homem. E atualmente, o que é o homem??
Ele é ainda coisificado?
*
*
SOCIEDADE
Termo genérico que designa um grupo social onde se produzem os fenômenos sociais, se estabelecem vínculos de solidariedade e instituições econômicas, culturais, políticas e/ou religiosas que visam atender a suas necessidades.
Aparece como um tipo de arranjo social, que alcança um nível elevado de autossuficiência em relação ao meio ambiente natural em que se encontra.
*
*
A sociedade é qualquer grupo relativamente permanente, com certo grau de organização, capaz de subsistir em um meio físico determinado e que assegura sua perpetuação biológica e a manutenção de uma cultura. Possui além disso, uma determinada consciência coletiva de sua unidade e de sua história, que estão a serviço de sua própria manutenção e preservação.
*
*
As principais características da sociedade
Constitui um grupo humano coerente, de ação geral e unitária.
Este grupo se propõe à cooperação e à realização de fins ou interesses principais, como sua própria manutenção, sua preservação e sua continuidade biológica;
A interação social é contínua, permanente e diversificada para estimular as relações sociais complexas de seres humanos diversos em sexo, idade, condição econômica etc.
*
*
d) O assentamento territorial é necessário para assegurar a sua subsistência e a ação social permanente;
e) O grupo social é atuante, estimulante da ação cultural coletiva em suas variadas relações e processos e sobre a base de que dentro de uma sociedade podem existir múltiplas culturas (subculturas);
f) O grupo social imprime seu próprio caráter às criações sociais, de tal modo que até mesmo a obra individual, de um criador excepcional ou gênio, aparece como consequência da experiência coletiva ou social. O grupo social adquire consciência de sua identidade e história.
*
*
O homem integrado na vida social, submetido às intensas relações sociais, sofre um processo de socialização que lhe imporá um complexo de sentimentos, crenças e valores que o tornarão uma amostra concreta dessa sociedade, o que se evidenciará nas suas atitudes individuais.
Vocês concordam com essa afirmação??
*
*
ESTADO
Estado – vem do latim = civitas. Para Hobbes é o homem artificial criado para proteção e defesa. A Soberania é a alma artificial que dá movimento a esse homem.
O seu objetivo principal é a segurança da sociedade e de todos que nela vivem.
No Grego – significa pólis = cidade-estado.
De pólis advém o conceito de política que é a ciência que governa a cidade
*
*
É uma sociedade que se constitui essencialmente de um grupo de indivíduos que se constitui essencialmente de um grupo de indivíduos unidos e organizados, permanente,m para realizar um objetivo comum. Essa sociedade política é determinada por normas de direito positivo, é hierarquizada na forma de governantes e governados e tem como finalidade o bem público. (Azambja)
Estado entendido como a sociedade política necessária, dotada de um governo soberano, a exercer seu poder sobre uma população, dentro de um território bem definido, onde cria, executa e aplica seu ordenamento jurídico, visando o bem comum. (Sahid Maluf , 1995)
*
*
Origem da família
Ligada à história da civilização. Fenômeno natural. Fruto da necessidade do ser humano em estabelecer relações de forma estável.(antiguidade).
A família romana era formada por um conjunto de pessoa se coisas que estavam submetidas a um chefe. O direito romano teve o mérito de estruturar, por meio de princípios normativos, a família. Isto porque até então a família era formada por meio dos costumes, sem regramentos jurídicos. Assim, a base da família passou a ser o casamento, uma vez que somente haveria família caso houvesse casamento.
*
*
Com ascensão do Cristianismo a Igreja Católica assumiu a função de estabelecer a disciplina do casamento, considerando-o um sacramento.
Com a migração de povos diferentes ao Brasil, com religiões diferentes, o Estado interviu e criou o casamento misto pelo qual era possível a união de pessoas pertencentes a seitas dissidentes, observando as prescrições religiosas respectivas.
*
*
Estado afasta das interferências da igreja e passa a disciplinar a família sob o enfoque social.
A instituição familiar deslocou-se do posto de mero agente integralizador do Estado, para peça fundamental da sociedade. Nesse compasso, inicia-se a mudança do ideal patrimonialístico, com indícios ligados ao modelo familiar estatal, além do caráter produtivo e econômico, abrindo espaço para a estrutura afetiva embalada pela solidariedade.
*
*
FAMÍLIA
Entende-se por família natural a comunidade formada pelos pais ou qualquer deles e seus descendentes. (ECA/Art. 25) 
Parágrafo único. Entende-se por família extensa ou ampliada aquela que se estende para além da unidade pais e filhos ou da unidade do casal, formada por parentes próximos com os quais a criança ou adolescente convive e mantém vínculos de afinidade e afetividade. (Incluído pela Lei nº 12.010, de 2009) Vigência) (eca)
*
*
É tida como uma instituição.
É base da sociedade, tem especial proteção do Estado. (art. 226, CF)
É dever da FAMÌLIA, SOCIEDADE e do ESTADO assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. (art. 227/CF)
*
*
A FAMÍLIA, A SOCIEDADE e o ESTADO têm o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar e garantido-lhes o direito à vida.(art. 230/CF)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes