Buscar

Resumo 1 intro. eng.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Logo no inicio do capitulo temos um alerta aos iniciantes, para que tomem cuidado ao entrar nessa nova vida acadêmica. Utilizando dicas, o autor aconselha o estudante a aproveitar tudo o que a instituição pode vir a oferecer, mas também fala do tipo de comportamento que o aluno deve ter.
 De acordo com o autor, existe uma grande diferença entre o ensino médio e o superior, onde em um o estudante, em relação ao conteúdo, e extremamente passivo, já no outro, ele deve trilhar o seu caminho ao conhecimento, tendo o docente como orientador. Dessa maneira o estudante deve conquistar sua independência, necessitando de muita maturidade para ultrapassar obstáculos.
 É ressaltado neste capitulo a importância de se estudar, não somente durante a graduação, mas posteriormente também, visto que diversas informações são atualizadas constantemente e o surgimento de novos estudos na área é incessante, tornando alguns conhecimentos antigos obsoletos.
 Fica evidente a importância de se saber administrar o seu tempo, dividindo-o entre suas obrigações e o lazer. Através de uma síntese de algumas recomendações e propostas, o autor ensina a melhorar o desempenho nos estudos. Existem três etapas em um método de estudo: Preparação; Captação; Processamento.
Apesar de haver diversas formas de preparação, alguns cuidados são importantíssimo para se ter sucesso nos estudos, que vão desde a escolha de um bom ambiente, ate a preparação psicológica do estudante. Deve-se ter um habito ao estudar, que consiste em dar preferência aos mesmos locais e horários de estudo, vencendo assim algumas barreiras automaticamente, favorecendo a concentração. Destaca também a perseverança, como chave para o sucesso.
 Após a preparação inicia-se a fase de captação. Essa é a fase de construção do conhecimento. A captação ocorre quando houver a internalização dos conhecimentos obtidos em sala de aula, leituras e reflexões pessoais e a vivencia de experiências construtivas. Há a explicação das formas de captação: Leitura; Audição; Observação. O autor ressalta algumas formas de se captar o conhecimento através desses três meios citados anteriormente.
Destaca-se a importância da captação dentro da sala de aula, ensinando como se comportar. Seja ativo, evite levar duvidas para casa. O professor será a sua melhor ferramenta para obtenção de conhecimento e sua importância fica clara nesse capitulo.
O autor diz que após os primeiros contatos com uma nova idéia, devemos processá-la para que se torne parte do que sabemos do mundo. É nessa fase que devemos interligar os assuntos estudados, para que haja a compreensão do que se é passado na disciplina ou até mesmo no currículo do curso, tornando-se assim um excelente profissional.
Outras recomendações também são dadas, há o informe a cerca das aulas de laboratório, que devem ser encaradas com seriedade e como uma forma de se aplicar os conhecimentos obtidos em sala de aula, nos dando uma base concreta para seguir a profissão de engenheiro. Finalizando o primeiro capitulo o autor aborda duas questões vitais na vida de um engenheiro em formação.
O estagio permite um contato inicial com a realidade da profissão, sendo de suma importância na formação do estudante de engenharia, que acaba desenvolvendo maturidade para lidar com os problemas enfrentados por um engenheiro e até mesmo conseguindo contatos profissionais da área. Bazzo deixa claro que o estudante de engenharia deve estagiar, mesmo que a instituição não exija, fazendo do estagio mais uma ferramenta para abrilhantar sua formação.
Não menos relevante, os trabalhos escolares são citados, e devem ser feitos com extrema dedicação e capricho.
O parágrafo final passa uma mensagem de encorajamento ao uso de métodos de estudos e visa à criação de dedicação do aluno:
“A observância a métodos de trabalho e princípios da organização de tarefas intelectuais facilita a aprendizagem, economiza tempo e possibilita um melhor desempenho na execução de qualquer tipo de atividade. Mesmo que não estejamos suficientemente convencidos disso, ou que tenhamos dúvidas com relação às recomendações feitas neste texto, devemos, no mínimo, considerar o seguinte: não custa nada tentar.”
Resumo do primeiro capitulo do livro: Introdução à Engenharia – Chegando à Universidade
Autor(es): Walter António Bazzo e Luiz Teixeira do Vale Pereira
Aluno: Rafael Silva Abreu
Turma: Eng. Civil 1º período 2016.1

Outros materiais