A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
hist. contemporanea 1   aula 3

Pré-visualização | Página 1 de 1

Parte superior do formulário
		1a Questão 
	
	
	
	Vimos que, no século XIX, houve um progresso nunca registrado na História mas, por outro lado, tal progresso trouxe um aprofundamento das desigualdades. O aprofundamento das desigualdades gerou críticas e reações ao Capitalismo, apontado como responsável por tais desigualdades. A obra de Karl Marx foi a mais contundente nas críticas a esse sistema. Escolha, dentre as opções abaixo, aquela que melhor explica as críticas expressas na obra de Karl Marx.
		
	
	d) Marx foi um estudioso do Sistema Capitalista e foi com base na compreensão do funcionamento desse modelo produtivo que elaborou suas críticas a ele e, mais tarde, o modelo econômico que ficaria conhecido como Socialismo.
	
	c) As idéias desenvolvidas por Marx e Engels contribuíram definitivamente para a transformação do Sistema Capitalista num sistema mais humano a partir da experiência bem sucedida da aplicação dessas ideias na União Soviética.
 
	
	e) A principal obra de Karl Marx, ¿O Capital¿, assim como ¿O Manifesto Comunista¿, escrito em colaboração com Friedrich Engels, foram, ambas, definitivas para a eliminação da luta de classes e da construção de uma maior concórdia entre a burguesia e o proletariado.
	
	a) Ao criticar o capitalismo, Marx deu razão as ideias defendidas pelos economistas clássicos e liberais.
	
	b) A obra de Karl Marx contribuiu definitivamente para o desenvolvimento das demais utopias do século XIX, como o Socialismo Utópico que, efetivamente, ajudou a transformar o Capitalismo.
	
Explicação: 
A resposta correta é a da letra ¿d¿. Conforme estudamos na aula online 3, tela 18, Karl Marx estudou profundamente o Sistema Capitalista, o que significa que precisou se aprofundar, também, no estudo da História e das Sociedades. Graças ao conhecimento adquirido, pode elaborar não só críticas a esse sistema como, mais tarde, elaborar o modelo econômico que ficou conhecido como Socialismo.
	
	
	 
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	Uma das teorias desenvolvidas durante o século XIX propunha uma modificação do Estado e a abolição de princípios capitalistas, em especial, da propriedade privada. Essa teoria ficou conhecida como:
		
	
	Mercantilismo.
	
	Metalismo.
	
	Liberalismo
	
	Socialismo Científico 
	
	Anarquismo.
	
Explicação: 
A resposta correta é a da letra 'b', como pode ser verificado na tela 18 da aula online 3. As outras opções não atendem à pergunta. Sobre Anarquismo, ver a primeira continuação da tela 16 da aula online.3. Sobre Metalismo, ver tela 6 da aula online 3. Sobre Mercantilismo, ver tela 4 da aula online 3. 
 
 
	
	
	 
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	Karl Marx classificou homens, como Saint-Simon e Robert Owen, que no inicio do século XIX propuseram reformas sociais aos governos burgueses com a finalidade de atenuar os males causados pelo capitalismo industrial, como: 
		
	
	socialistas utópicos
	
	anarco-sindicalistas 
	
	comunistas ortodoxos
	
	anarquistas românticos
	
	social-democratas
	
	
	 
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	O movimento de Owenismo (Robert Owen), no chamado socialismo utópico do século XIX, caracterizou-se por:
		
	
	pretender a conquista do poder, imediatamente e através da luta armada.
	
	pretender chegar ao socialismo, através de barganhas entre a cúpula sindical e os representantes dos patrões, unicamente.
	
	pretender destruir o sistema capitalista, através de sua paralisação por uma greve universal e de duração indeterminada.
	
	sustentar que havia o capitalismo em virtude de os homens terem sido condenados à miséria terrena, sendo o mundo celestial socialista, daí a abdicação de qualquer movimento de rebelião ou greve.
	
	pretender a criação de comunidades-modelo, a base da cooperação, nas quais não haveria a instituição do lucro.
	
	
	 
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	Quando falamos sobre o Liberalismo, logo, lembramos da "Mão Invisível do Mercado" de Adam Smith. Entretanto, existe uma premissa fundamental do liberalismo. Sobre essa questão, podemos afirmar que:
		
	
	A premissa principal é o ataque a livre consciência dos indivíduos.
	
	A premissa principal é o cerceamento da burguesia e ao acúmulo excessivo de capitais.
	
	A premissa principal é defesa da liberdade, frente a intervenção do Estado na economia.
	
	A premissa principal desse pensamento é a forte decisão de divisão dos meios de produção entre as pessoas.
	
	A premissa principal é o papel intervencionista do Estado na Economia.
	
	
	 
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	Leia, com atenção, o texto a seguir: ¿A iniciativa privada deve agir livremente, com pouca ou nenhuma intervenção governamental. A competição livre entre os diversos fornecedores leva não só à queda do preço das mercadorias, mas também a constantes inovações tecnológicas, no afã de baratear o custo de produção e vencer os competidores.¿ Assinale, abaixo, a ideologia em que pode ser enquadrado o texto acima:
		
	
	Liberalismo. 
	
	Socialismo Científico. 
	
	Socialismo Utópico. 
	
	Catolicismo Social. 
	
	Anarquismo. 
	
Explicação: 
A resposta correta é a da letra ¿d¿. Como pode ser visto nas telas 8, 10 e 11 da aula online 4, o liberalismo é uma ideologia que defende que o Estado não deve interferir na economia. não intervenção do Estado na economia levaria à livre concorrência entre os diversos fornecedores, o que levaria ao equilíbrio dos preços das mercadorias, levando bem-estar a todos.
	
	
	 
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	O chamado socialismo científico, formulado por Marx e Engels no século XIX, propunha:
		
	
	a superação do capitalismo pela ação revolucionária dos trabalhadores, aglutinados em torno da Internacional Socialista.
	
	a realização de sucessivas reformas na estrutura capitalista, possibilitando a gradativa implantação do comunismo avançado.
	
	a supressão de toda legislação trabalhista e social, tida como mecanismo de alienação e cooptação do proletariado.
	
	a redução do papel do Estado na economia para efetivar o controle direto pelo proletariado sobre os meios de produção.
	
	A realização da revolução tendo como líderes apenas os intelectuais. 
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	O chamado socialismo científico, formulado por Marx e Engels no século XIX, propunha:
		
	
	a supressão de toda legislação trabalhista e social, tida como mecanismo de alienação e cooptação do proletariado.
	
	a organização da economia de mercado para garantir os direitos trabalhistas fundamentais.
	
	a superação do capitalismo pela ação revolucionária dos trabalhadores, aglutinados em torno de uma organização de pessoas livremente associadas.
	
	a realização de sucessivas reformas na estrutura capitalista, possibilitando a gradativa implantação do comunismo avançado.
	
	a redução do papel do Estado na economia para efetivar o controle direto pelo proletariado sobre os meios de produção.
	
	
	
 
 
Parte inferior do formulário
	Processando, aguarde ...