Buscar

Atividade Extensoes do mendelismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercícios – Extensões do Mendelismo
1. A planta “maravilha” – Mirabilis jalapa – apresenta duas variedades para a coloração das flores: a Alba (flores brancas) e a Rubra (flores vermelhas). Cruzando as duas variedades, obtêm-se, em F1, somente flores róseas.
Permitindo que a F1 se cruze ao acaso, entre si, que proporção de flores brancas podemos esperar na F2 adulta?
b) Os resultados obtidos na letra (a) estão de acordo com a 1ª Lei de Mendel? Justifique.
c) Qual a explicação para os resultados encontrados na letra (a)? Justifique. 
d) Se plantas vermelhas são cruzadas com plantas róseas, e os descendentes da F1 são cruzados entre si para produzir F2, qual a provável proporção na F2 de flores vermelhas? 
2. No heredograma a seguir estão indicados os fenótipos dos grupos sanguíneos ABO, Rh e MN. Determine o genótipo e o fenótipo do indivíduo 6 com relação ao lócus do sistema ABO, Rh e MN.
3. Gatos Manx são heterozigotos para uma mutação que resulta na ausência de cauda (ou cauda muito curta), presença de pernas traseiras grandes e um andar diferente dos outros. O cruzamento de dois gatos Manx produziu dois gatinhos Manx (MLM) para cada gatinho normal (MM) de cauda longa (2:1).
a) Esses resultados estão de acordo com 1ª Lei de Mendel? Justifique.
b) Qual a explicação para esse resultado?
c) Dê os genótipos e os fenótipos dos parentais e dos descendentes.
4. Estima-se que aproximadamente 5% dos indivíduos classificados como portadores de diabetes mellitus (DM) Tipo 2 e 10% daqueles considerados como Tipo 1 (anteriormente classificado como juvenil) sejam, na verdade, portadores de uma mutação chamada MODY, com padrão de transmissão autossômica dominante. As mutações nos genes MODY, mesmo no estado heterozigoto, apresentam um forte impacto no fenótipo (alta penetrância), sendo que 95% dos indivíduos nascidos com a mutação serão diabéticos antes dos 25 anos de idade. Se um homem com a mutação MODY (heterozigoto) casar-se com uma mulher normal (que não possua a mutação), qual é o risco de sua prole desenvolver a doença? 
Profa. Dra. Luciana de Souza Ondei

Continue navegando

Outros materiais