Buscar

aula 2 Analise textual Aula 1 resumo pessoal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula 2: Adequação vocabular, variação linguística, texto e hipertexto
1) Analisar a variação da linguagem de acordo com os contextos;
2) Identificar a textualidade a partir dos conceitos coesão, coerência e hipertexto. 
Leia no Material Didático os seguintes capítulos do livro Produção de texto - interlocução e gêneros, de Maria Luiza M. Abaurre e Maria Bernadete M. Abaurre: 
capítulo 1, "Discurso e texto"; e
capítulo 2, "A interlocução e o contexto".
Na aula anterior falamos sobre os contextos formais e informais na linguagem e nesta aula vamos tratar da forma como construímos os textos de acordo com cada situação. 
Por que precisamos falar sobre isso? 
Devemos estudar este assunto simplesmente porque não nos expressamos de uma forma única, não é mesmo? Se precisamos nos adequar a cada situação, consequentemente nosso discurso também deve se adequar.
No vídeo anterior, você assistiu a uma entrevista que surpreendeu pela total inadequação entre o que é perguntado e o que é respondido. E, para evitar situações como essa, devemos dominar o conteúdo que será trabalhado nesta aula.
Enfim, possuímos diversos contextos em que a língua se acomoda. Esse fenômeno é chamado de Variação Linguística. Entretanto, mesmo que haja variação, sempre será necessário que os elementos da língua estejam ordenados e relacionados de forma a haver textualidade.
Temos um texto toda vez que apresentamos uma ideia completa, mesmo que isso seja feito através de uma única palavra. 
Percebemos com isso que um texto não é uma questão de quantidade de palavras, mas, sim, de comunicação, da capacidade de passar uma mensagem que possa ser entendida pelo interlocutor ou pelo leitor.
Obviamente você percebeu que a reorganização desta sentença lhe conferiu sentido e possibilitou o entendimento, não é mesmo? É essa organização que diferencia um texto de um amontoado de palavras que não produzem sentido.
Vamos falar agora de Coesão
Fala-se de coesão (junção) quando temos palavras, expressões, isto é, conexões colocadas estrategicamente ao lado de outras para produzirem a sequência da mensagem com sentido.
Há diferentes tipos de coesão, que são responsáveis pela chamada “tessitura do texto”.
Veja um exemplo:
Coesão
Pai, depois da aula, vou à casa do Roberto pegar o meu casaco, porque hoje ele me avisou que o deixei lá.
A palavra porque estabelece uma noção de causa. No texto, ela explicará o motivo da filha ir à casa do colega.
Já as palavras ele, o e lá, ligam as duas partes do texto por se tratarem de referentes. Assim, a palavra ele se refere a Roberto, o se refere a casaco e lá se refere a casa.
Aprofundando o assunto
Texto é um entrelaçamento de enunciados oracionais e não oracionais  organizados de acordo com a lógica do autor.
Mas esse entrelaçamento não deve ser feito de qualquer jeito, pois um texto, para possibilitar o entendimento, deve ser claro, concorda? 
Essa qualidade está relacionada diretamente aos elementos coesivos, responsáveis por promover a ligação entre as partes. 
Veja agora os dois tipos básicos de coesão (clique nas palavras em destaque nas caixas para ver os exemplos de emprego):
Coesão referencial: a informação é retomada
Lexical -> Permite o entrelaçamento do texto pela substituição/omissão de palavras (podemos destacar o uso de sinônimos e hiperônimos).
Gramatical -> Permite o entrelaçamento do texto pelo emprego de pronome, conjunções e numerais, dentre outros.
Coesão sequencial: a informação progride
Temporal -> Permite a progressão da informação pela ordenação linear dos elementos, pela utilização de partículas temporais e pela correlação dos tempos verbais.
Por conexão -> Auxilia na compreensão do texto como um todo. Pode ser vista por meio dos operadores do tipo lógico e operadores discursivos, dentre outros.
Vamos testar o seu aprendizado?
Relacione as frases das personalidades ao tipo de coesão que corresponde a cada uma delas. Os elementos destacados te ajudarão.
“A gente não faz amigos, reconhece-os.” (Vinícius de Moraes) = Coesão referencial gramatical por pronome.
“Enquanto não atravessarmos a dor de nossa própria solidão, continuaremos a nos buscar em outras metades.” (Fernando Pessoa) = Coesão sequencial temporal.
“(...)Deixe o teu corpo entender-se com outro corpo. Porque os corpos se entendem, mas as almas não.” (Manuel Bandeira) = Coesão sequencial por conexão.
“A educação tem raízes amargas, mas seus frutos são doces.” (Aristóteles) = Coesão através de conjunção adversativa.
Agora vamos tratar da coerência textual
Você já ouviu alguém dizer que as informações de um texto estavam incoerentes? Ou até mesmo que uma pessoa era incoerente?
Pois é, isso acontece quando não conseguimos estabelecer coerência entre as partes de um texto. Deste modo, cada uma dessas partes acaba apresentando informações que são opostas, contraditórias, gerando incompreensão.
Veja outro exemplo, agora de um texto, que também apresenta problemas em relação à coerência textual.
A estrutura da administração pública é dividida em direta e indireta. A administração pública direta é exercida por órgãos subordinados entre os entes gestores, porque a indireta é exercida por pessoas jurídicas criadas por lei vinculadas ao ente gestor.
O texto pretende informar a divisão da estrutura da administração publica, especificando as características de cada uma (direta e indireta). O problema é que o conectivo "por que" índica uma explicação, mas a "conexão" entre a conexão entre uma informação e outro não é explicativa; logo temos uma incoerência.
O hipertexto, portanto, se constrói a partir da associação de uma imagem ou informações relacionadas a um texto considerado pelo receptor da mensagem. 
Deste modo, mais do que um texto tradicional, construído a partir de palavras impressas, o hipertexto exige a participação do leitor.
Concluímos que tanto a coesão quanto a coerência são aspectos fundamentais que constituem um texto, pois, do contrário, sem a existência deles, a unidade necessária não será mantida e não teremos o texto propriamente dito. 
É graças à coesão, por exemplo, que conseguimos compreender um texto com mais facilidade. Se, quando lermos, identificarmos os chamados elos coesivos, que nos remetem a formar a sequência de ideias e as mensagens que vão construindo o sentido do texto, conseguiremos entender a mensagem com muita mais clareza e rapidez.
Outro aspecto importante visto nesta aula é o entendimento do conceito de hipertexto, elemento cada vez mais comum nos textos e bastante presente como forma de hiperlink.
Nesta aula, você:
Aprofundou o contexto de produção, coesão e coerência textuais;
Analisou o conceito de hipertexto/hipertextualidade.

Outros materiais