RELATÓRIO DE ESTAGIO SUPERVISIONADO EDUCAÇÃO INFANTIL
12 pág.

RELATÓRIO DE ESTAGIO SUPERVISIONADO EDUCAÇÃO INFANTIL


DisciplinaEstágio Supervisionado Pedagogia131 materiais413 seguidores
Pré-visualização2 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
Nathália Baccule Chaves, RU: 1402198, Licenciatura em Pedagogia
 
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EDUCAÇÃO INFANTIL
UTA: INFÂNCIA E LUDICIDADE
CIANORTE - PR
2018
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
Nathália Baccule Chaves, RU: 1402198, Licenciatura em Pedagogia
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EDUCAÇÃO INFANTIL
UTA: INFÂNCIA E LUDICIDADE
Memorial Reflexivo de Estágio Supervisionado Educação Infantil: apresentado ao curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Internacional UNINTER
 
CIANORTE-PR
2018
1. INTRODUÇÃO
Este memorial reflexivo apresenta o processo de realização do estágio supervisionado de educação infantil, realizado no Centro de Educação Infantil São José , localizada na Rua do artesão, n° 135 no Bairro popularmente conhecido por Vila 07 (Zona 7) na cidade de Cianorte - PR . O presente relatório tem como objetivo documentar minhas experiências de estágio na turma de Berçário I, composta por 20 crianças com a faixa etária de 8 meses á 1 ano e meio, a equipe de Educadoras é formada por 4 profissionais da área, todas com formação para atuar na área de educação infantil sendo 3 formadas no Curso de Formação de Docentes e Faculdade em Licenciatura de Pedagogia e uma única cursando ainda Licenciatura em Pedagogia.
O relatório referente ao estágio na Educação Infantil foi cumprido no período de 02/04/2018 até o dia 08/05/2018 no CEI São José nos horários das 13:30 as 17:30 no turno vespertino. A sala é organizada por 20 berços individuais, armários parafusados na parede para melhor seguranças das crianças, mesa de professor, tatame para os mesmo serem estimulados adequadamente, mobiles no teto, TV 42\u2019, Baldes de brinquedos adequados para faixa etária, banheiro mobiliado adequadamente para atender os mesmo e refeitório próximo a sala devidamente preparado para os mesmo, sendo de importância frisar que a ala dos berçários é dividida de todas as demais turmas para segurança da crianças e um melhor desenvolvimento.
 O estágio na Educação Infantil teve como objetivo aprimorar a prática dos estudos realizados referende á educação infantil, e ao vivenciar está experiência temos a oportunidade de conhecer a realidade do professor dentro de sala de aula, e assim aprender desde o como planejar conforme a realidade dos alunos, pensar sobre nossas práticas e também aprender as formas de agir em todo contexto escolar. As atividades presenciadas neste processo se tornam essenciais quando percebemos que o desenvolvimento de nossas competências são prioritárias para uma atuação pedagógica qualificada. Por meio delas, é possível refletir o quanto tais atividades contribuem para o aprendizado dos alunos e também para nossa formação continuada. 
Segundo a autora Ibibem, é importante procurar conhecer as representações de infância, pois: 
Como nós, os professores, não estamos isentos desse processo, as representações que temos da criança vão também nos levar a fazer e a agir de uma forma tanto mais alienada, acrítica e mecânica quanto mais for estereotipado este \u201ccorpus" de ideias preestabelecidas formadas em nós sobre o ser criança. Em outras palavras, considerando que as representações que temos de nossas crianças são fenômenos mediadores do nosso pensar, falar e agir, incluindo o nosso fazer pedagógico. impõe-se conhecer estas representações para que se possa encontrar elementos que contribuam para um melhor aperfeiçoamento docente (ibidem, p.133).
2. HISTÓRICO E DADOS RELEVANTES DA INSTITUIÇÃO
O Centro de Educação Infantil São José é o principal e prioritário programa no conjunto de serviços mantidos pelo S.O.S \u2013 Serviço de Obras Sociais de Cianorte. O mesmo por sua vez é uma Entidade Social filantrópica sem fins lucrativos criada em 31 de janeiro de 1970 e sendo reconhecida por utilidade pública pelo município através da Lei n° 199/74 de 19/11/74 e pelo Estado através da Lei n°7.142 de 11/05/79. Sendo sob administração direta as atividades de: Clubes de Mães Fraternidade (Orientação, capacitação, atividades interativas sócio recreativas), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos- Tia Sé ( para crianças de 4 á 9 anos de idade completo, proporcionando atividades e oficinas diferenciadas preparando a criança para um futuro melhor como: Oficinas Ballet, Karatê, Computação, Dança, Música, Meio Ambiente, Lúdico e Arte plásticas) e o CEI São José. 
A instituição foi apadrinhada carinhosamente pelo nome do Santo, conhecido pela Igreja Católica, devido a devoção da Fundadora da Instituição Dona Sé.
O CEI São José oferta a modalidade de Educação Infantil de forma presencial com a seguinte organização: dividido por grupos conforme sua faixa etária de 6 meses a 3 anos e onze meses o atendimentos se faz integral já conforme as idades de 04 anos á 05 anos e onze meses com atendimento parcial parcial, matutino e vespertino, para as turmas de Pré IA. IB, IC e ID. 
O Centro Municipal de Educação Infantil São José atende 330 crianças devidamente matriculados. A organização de turmas respeita as condições e suas singularidades tendo como parâmetro a Deliberação 02/2004.
Atendem durante o ano letivo de 2018 cerca de 4 turma de Berçario, 4 turmas de Maternal I, 4 turmas de Maternal II e 4 turmas de Pré. A escola conta hoje com 60 funcionários, entre eles equipe pedagógica, educadoras, equipe administrativa, psicólogas, Assistente Social, Nutricionista, caseiros. O centro de educação é dividido em 12 salas de aula, sala de secretaria, sala de equipe pedagógica, sala dos professores e reunião, 05 banheiros, cozinha, despensa , lavanderia, sala de vídeo , sala de equipe multiprofissional, solário para o berçário, lactário, área de circulação, 2 refeitório , rouparia, sala de depósito de produtos de limpeza e alimentos, sala de dança, dois parques, sala de estimulação para o berçário e garagem.
Devido toda está organização nota-se que desde ao entrar e ao ser acolhido ao ambiente percebemos que a entidade assume com o seu compromisso de educar as crianças com o maior respeito e qualidade de ensino e desenvolvimento das crianças. 
3. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O PERÍODO DE OBSERVAÇÃO
Durantes os dias 02/04/2018 á 08/05/2018 foi observado o trabalho desenvolvido pelas Educadoras Berçaristas com as crianças ali presentes.
Como de costume a educação infantil é toda organizada por uma rotina, para que as crianças aprendam a conviver de maneira mais organizada e o trabalho aconteça de maneira eficiente.
Foi observado que horário em que chegava a sala por volta das 13h30 era o momento de término de troca de fraldas após o horário do sono, a onde as crianças ao serem trocadas eram colocadas na mesas do refeitório, preparadas adequadamente para a faixa etária. Antes de iniciar a refeição as educadoras tem o costume de se cantar uma música em agradecimento ao alimento, sendo a mesma \u201cAo Senhor Agradecemos\u201d, e assim iniciada o momento de refeição sempre demonstrando aos pequenos um momento de alegria, prazer e carinho, ensinando assim que o momento da alimentação é um momento de paz e respeito. Ao terminarem as refeições, por volta das 14h00 da tarde, as crianças são limpas com uma toalhinha molhada individualmente e colocadas no tatame para brincar. Neste momento de sentar ao tatame as educadoras se dispõem pelo tatame a onde cada uma fica responsável por um número de crianças a onde todas realizam as atividades de estimulação de acordo com sua faixa etária entre rolar, engatinhar, cantar, a boa convivência com os amiguinhos e etc. Este momento dura em média cerca de uma hora e durante todo este momentos é observado as necessidades higiênicas de cada criança, observando-se assim se há necessidade de trocar fraldas, roupas e limpar rosto e nariz.
É observado que o momento da troca
Cintia
Cintia fez um comentário
Modelo relatório de educação infantil Uninter? Mandar cintiajackson9932@gmail.com,por favor, obrigada
0 aprovações
Carregar mais