Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
18 pág.
Artigo Pronto   Curso Adm da Universidade Estácio de Sá

Pré-visualização | Página 1 de 5

MOTIVAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO
Maria Joaquina da Silva1
João Ferreira Batista2
RESUMO
O presente artigo trata do estudo da motivação no ambiente de trabalho com o objetivo de mostrar através de uma pesquisa bibliográfica e um estudo de caso, a importância de se trabalhar com colaboradores motivados a fim de alcançar altos níveis de satisfação, desempenho e produtividade, tendo em vista que o principal objetivo das empresas é o lucro, e que funcionários desmotivados podem comprometer a imagem da organização. Os principais conceitos sobre motivação e teorias motivacionais, também são citados no presente artigo. E por fim, destaca algumas sugestões para que a motivação ocorra de fato no ambiente organizacional. 
 
Palavras Chaves: Motivação; Organização; Trabalho; Desempenho.
INTRODUÇÃO
Como o mundo dos negócios competitivo, motivar os funcionários é uma questão de sobrevivência para as empresas. Para obter resultados positivos os funcionários precisam estar em um ambiente de trabalho proveitoso, onde tenha uma cultura organizacional participativa e democrática. Visto que funcionários motivados são comprometidos com o sucesso da organização.
Mas o que é motivação?
Motivação é um impulso que leva a ação, ou seja, a motivação esta diretamente ligada às metas, necessidades e vontades.
____________________
 Aluno concluinte do curso de Bacharel em Administração da Universidade Estácio de Sá. 
2Professor Orientador do artigo da Universidade Estácio de Sá. 
Motivar significa impulsionar as pessoas a agir de determinada forma e que dá origem a um comportamento específico. Entretanto os conceitos sobre motivação não são unânimes. Cada autor tem uma opinião sobre motivação. Embora tenha enorme importância é difícil definir o que é motivação, pois ainda não há um consenso total sobre motivação. Sendo difícil para as organizações aplicar o conceito sobre motivação em seu dia a dia.
Se um gerente deseja melhorar o trabalho de uma organização, deve dar a tensão ao nível de motivação de seus participantes, encorajando seus assistentes e subordinados ao direcionamento dos esforços para ao alcance dos objetivos e metas da organização (Reinaldo O. da Silva. 2007.p.204)
	De acordo com o autor os gestores devem procuram buscar meios para melhorar o grau de motivação de seus funcionários, identificando-os de acordo com a faixa etária e oferecendo boas condições de trabalho e um ambiente com boa estrutura agradável para trabalhar.
	Motivação no ambiente de trabalho é um assunto que sempre esta em pauta, pois no ponto econômico das organizações, quando o colaborador trabalha com satisfação é sinal de mais resultados e mais rentabilidade para a empresa.
	Os gestores estão buscando manter seus colaboradores motivados para que exerçam suas funções e assim obter o rendimento esperado pela organização, de modo que seja satisfatório. A partir do momento que a organização se interessa pelo nível de motivação de seus colaboradores, começa a vê a necessidade de investir mais em pesquisas de clima organizacional, cursos, palestras, salários compatíveis com o mercado, ajuda de custo etc.
A formulação da pergunta no presente artigo dar-se pela necessidade do mercado de criar competitividade, garantir boa visibilidade e resultados positivos, em que possa estar relacionada à motivação dos funcionários, resultando na seguinte questão: Qual a importância da motivação no ambiente de trabalho?
Com o intuito de responder a esta questão, a proposta é analisar a motivação no ambiente de trabalho, identificar os aspectos que compõem a motivação, e a sua importância em referente à produtividade da organização, por meio de uma pesquisa bibliográfica, e um estudo de caso aplicado através de um questionário com perguntas de múltiplas escolhas, buscar alternativas que possam contribuir para um melhor ambiente de trabalho e um melhor desempenho da empresa.
O estudo é relevante, pois, os funcionários não atuam de uma maneira isolada no trabalho, precisam agir e interagir com esforços mútuos para realizar suas metas.
Quanto ao problema acima evidenciado, serão consideradas as seguintes hipóteses:
Uma empresa mais eficiente, e, portanto mais lucrativa – é a que consegue motivar e manter esses funcionários motivados.
Uma organização que se preocupa com o desenvolvimento de seus colaboradores e sabe reconhecer seus méritos, sabe estimular seus funcionários, aumenta a lucratividade e terá funcionários sempre engajados com o sucesso da empresa.
A justificativa para a escolha do tema constiui-se em sua atualidade diante de um período de recessão na economia, ter funcionários motivados é um diferencial para a organização. É de grande importância identificar os fatores que afetam o clima organizacional, para que os gestores possam estrategicamente adotar procedimentos para motivar os seus funcionários e assim obter uma boa rentabilidade.
Tendo como objetivo principal fazer uma análise da motivação no ambiente de trabalho, citar melhorias que possa melhorar a satisfação dos funcionários e obter um bom ambiente empresarial de satisfatório.
E como objetivos específicos:
Pesquisar sobre os principais fatores motivacionais que influenciam na produtividade da organização.
Analisar os fatores motivacionais.
Estudar a importância da motivação.
O presente artigo encontra-se estruturado da seguinte forma: Introdução, ressaltando os conceitos de motivação. Referencial teórico cita motivação no ambiente de trabalho, a importância da motivação para as organizações, teorias motivacionais e seus autores, e aplicação das teorias motivacionais no ambiente de trabalho. 
Portanto este artigo pretende mostrar através de uma pesquisa bibliográfica e de um estudo de caso, qual o nível de motivação dos funcionários no ambiente organizacional, a empresa onde foi realizado o estudo de caso é uma microempresa que atua no segmento de revendas de bombas d’água e ferramentas, há 10 anos e possui 8 funcionários.
2. REFERENCIAL TEÓRICO 
2.1 Motivação no ambiente de trabalho
As empresas de todo mundo estão buscando desenvolver melhores ambientes de trabalho, pois assim irá obter desenvolvimento satisfatório de suas atividades, o que impactará diretamente nos seus resultados. 
As organizações perceberam que cada colaborador tem um perfil diferente, como por exemplo, jovens solteiros possuem necessidades totalmente diferentes de mulheres com filhos e com baixa condição socioeconômica, o que torna necessário que as empresas busquem meios de proporciona um ambiente favorável para que suas necessidades individuais sejam respeitadas.
No ambiente organizacional estar motivado significa estar estimulado e interessado, isso faz com que o colaborador obtenha um resultado melhor, além de ficar mais estimulado a querer sempre bons resultados
O estudo da motivação é um dos temas centrais do enfoque do comportamento, porque é necessário compreender os mecanismos que movimentam as pessoas para o comportamento de alto desempenho, indiferença ou improdutividade, a favor ou contra interesses da organização e administração. (Maximiano, 2012, p.253).
Segundo o autor o estudo da motivação é um panorama para o estudo do comportamento, visto que é necessário compreender os mecanismos que motivam as pessoas e que direcionam o seu comportamento em relação ao seu desempenho, sendo a favor ou contra os interesses da organização.
A motivação no ambiente de trabalho e o reconhecimento tem se provado fatores de grande importância no incentivo de funcionários, possibilitando uma sinergia maior entre equipes, e um desempenho melhor em trabalhos individuais. Embora não seja feito em todas as organizações, as estratégias de incentivo podem ajudar bastante na hora de reformular grupos de trabalhos, trazendo bons resultados para gerentes, funcionários e empresas. A conversa com os colaboradores é muito importante na implantação da motivação. Sabendo melhor a visão dos seus funcionários em relação à realização dos seus
Página12345