Buscar

Artigo Pronto Curso Adm da Universidade Estácio de Sá

Prévia do material em texto

MOTIVAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO
Maria Joaquina da Silva1
João Ferreira Batista2
RESUMO
O presente artigo trata do estudo da motivação no ambiente de trabalho com o objetivo de mostrar através de uma pesquisa bibliográfica e um estudo de caso, a importância de se trabalhar com colaboradores motivados a fim de alcançar altos níveis de satisfação, desempenho e produtividade, tendo em vista que o principal objetivo das empresas é o lucro, e que funcionários desmotivados podem comprometer a imagem da organização. Os principais conceitos sobre motivação e teorias motivacionais, também são citados no presente artigo. E por fim, destaca algumas sugestões para que a motivação ocorra de fato no ambiente organizacional. 
 
Palavras Chaves: Motivação; Organização; Trabalho; Desempenho.
INTRODUÇÃO
Como o mundo dos negócios competitivo, motivar os funcionários é uma questão de sobrevivência para as empresas. Para obter resultados positivos os funcionários precisam estar em um ambiente de trabalho proveitoso, onde tenha uma cultura organizacional participativa e democrática. Visto que funcionários motivados são comprometidos com o sucesso da organização.
Mas o que é motivação?
Motivação é um impulso que leva a ação, ou seja, a motivação esta diretamente ligada às metas, necessidades e vontades.
____________________
 Aluno concluinte do curso de Bacharel em Administração da Universidade Estácio de Sá. 
2Professor Orientador do artigo da Universidade Estácio de Sá. 
Motivar significa impulsionar as pessoas a agir de determinada forma e que dá origem a um comportamento específico. Entretanto os conceitos sobre motivação não são unânimes. Cada autor tem uma opinião sobre motivação. Embora tenha enorme importância é difícil definir o que é motivação, pois ainda não há um consenso total sobre motivação. Sendo difícil para as organizações aplicar o conceito sobre motivação em seu dia a dia.
Se um gerente deseja melhorar o trabalho de uma organização, deve dar a tensão ao nível de motivação de seus participantes, encorajando seus assistentes e subordinados ao direcionamento dos esforços para ao alcance dos objetivos e metas da organização (Reinaldo O. da Silva. 2007.p.204)
	De acordo com o autor os gestores devem procuram buscar meios para melhorar o grau de motivação de seus funcionários, identificando-os de acordo com a faixa etária e oferecendo boas condições de trabalho e um ambiente com boa estrutura agradável para trabalhar.
	Motivação no ambiente de trabalho é um assunto que sempre esta em pauta, pois no ponto econômico das organizações, quando o colaborador trabalha com satisfação é sinal de mais resultados e mais rentabilidade para a empresa.
	Os gestores estão buscando manter seus colaboradores motivados para que exerçam suas funções e assim obter o rendimento esperado pela organização, de modo que seja satisfatório. A partir do momento que a organização se interessa pelo nível de motivação de seus colaboradores, começa a vê a necessidade de investir mais em pesquisas de clima organizacional, cursos, palestras, salários compatíveis com o mercado, ajuda de custo etc.
A formulação da pergunta no presente artigo dar-se pela necessidade do mercado de criar competitividade, garantir boa visibilidade e resultados positivos, em que possa estar relacionada à motivação dos funcionários, resultando na seguinte questão: Qual a importância da motivação no ambiente de trabalho?
Com o intuito de responder a esta questão, a proposta é analisar a motivação no ambiente de trabalho, identificar os aspectos que compõem a motivação, e a sua importância em referente à produtividade da organização, por meio de uma pesquisa bibliográfica, e um estudo de caso aplicado através de um questionário com perguntas de múltiplas escolhas, buscar alternativas que possam contribuir para um melhor ambiente de trabalho e um melhor desempenho da empresa.
O estudo é relevante, pois, os funcionários não atuam de uma maneira isolada no trabalho, precisam agir e interagir com esforços mútuos para realizar suas metas.
Quanto ao problema acima evidenciado, serão consideradas as seguintes hipóteses:
Uma empresa mais eficiente, e, portanto mais lucrativa – é a que consegue motivar e manter esses funcionários motivados.
Uma organização que se preocupa com o desenvolvimento de seus colaboradores e sabe reconhecer seus méritos, sabe estimular seus funcionários, aumenta a lucratividade e terá funcionários sempre engajados com o sucesso da empresa.
A justificativa para a escolha do tema constiui-se em sua atualidade diante de um período de recessão na economia, ter funcionários motivados é um diferencial para a organização. É de grande importância identificar os fatores que afetam o clima organizacional, para que os gestores possam estrategicamente adotar procedimentos para motivar os seus funcionários e assim obter uma boa rentabilidade.
Tendo como objetivo principal fazer uma análise da motivação no ambiente de trabalho, citar melhorias que possa melhorar a satisfação dos funcionários e obter um bom ambiente empresarial de satisfatório.
E como objetivos específicos:
Pesquisar sobre os principais fatores motivacionais que influenciam na produtividade da organização.
Analisar os fatores motivacionais.
Estudar a importância da motivação.
O presente artigo encontra-se estruturado da seguinte forma: Introdução, ressaltando os conceitos de motivação. Referencial teórico cita motivação no ambiente de trabalho, a importância da motivação para as organizações, teorias motivacionais e seus autores, e aplicação das teorias motivacionais no ambiente de trabalho. 
Portanto este artigo pretende mostrar através de uma pesquisa bibliográfica e de um estudo de caso, qual o nível de motivação dos funcionários no ambiente organizacional, a empresa onde foi realizado o estudo de caso é uma microempresa que atua no segmento de revendas de bombas d’água e ferramentas, há 10 anos e possui 8 funcionários.
2. REFERENCIAL TEÓRICO 
2.1 Motivação no ambiente de trabalho
As empresas de todo mundo estão buscando desenvolver melhores ambientes de trabalho, pois assim irá obter desenvolvimento satisfatório de suas atividades, o que impactará diretamente nos seus resultados. 
As organizações perceberam que cada colaborador tem um perfil diferente, como por exemplo, jovens solteiros possuem necessidades totalmente diferentes de mulheres com filhos e com baixa condição socioeconômica, o que torna necessário que as empresas busquem meios de proporciona um ambiente favorável para que suas necessidades individuais sejam respeitadas.
No ambiente organizacional estar motivado significa estar estimulado e interessado, isso faz com que o colaborador obtenha um resultado melhor, além de ficar mais estimulado a querer sempre bons resultados
O estudo da motivação é um dos temas centrais do enfoque do comportamento, porque é necessário compreender os mecanismos que movimentam as pessoas para o comportamento de alto desempenho, indiferença ou improdutividade, a favor ou contra interesses da organização e administração. (Maximiano, 2012, p.253).
Segundo o autor o estudo da motivação é um panorama para o estudo do comportamento, visto que é necessário compreender os mecanismos que motivam as pessoas e que direcionam o seu comportamento em relação ao seu desempenho, sendo a favor ou contra os interesses da organização.
A motivação no ambiente de trabalho e o reconhecimento tem se provado fatores de grande importância no incentivo de funcionários, possibilitando uma sinergia maior entre equipes, e um desempenho melhor em trabalhos individuais. Embora não seja feito em todas as organizações, as estratégias de incentivo podem ajudar bastante na hora de reformular grupos de trabalhos, trazendo bons resultados para gerentes, funcionários e empresas. A conversa com os colaboradores é muito importante na implantação da motivação. Sabendo melhor a visão dos seus funcionários em relação à realização dos seustrabalhos, ficará mais fácil escolher as técnicas de motivação, o que também facilita o recebimento de feedbacks por parte dos gerentes. Sabendo dos dados de nível de satisfação de suas equipes de trabalho, o gerente poderá avaliar melhor os resultados da aplicação das ações de reconhecimento. É importante saber identificar os funcionários com melhor desempenho em suas tarefas, podendo dessa forma identificar por onde começar incentivos por meio de reconhecimentos. Os funcionários precisam estar alinhados aos objetivos da empresa. Precisam saber da sua importância na organização, para que assim se sintam motivados e envolvidos com as metas da empresa.
2.2 A importância da motivação para as organizações
Antigamente os funcionários eram vistos apenas como despesas aos cofres da empresa, sendo considerados apenas como integrante dos recursos necessários para obter lucro.
A motivação humana tem sido uma das principais preocupações e desafios da gestão organizacional moderna e várias teorias tentam explicar o sentido dessa força misteriosa. O que anteriormente era apenas um instrumento da área de Recursos Humanos, agora passa a fazer parte da estratégia das empresas (SILVA ET AL. 2011, p.196).
De acordo com o autor os desafios e preocupações da organização estão relacionados com a motivação de seus colaboradores, uma vez que dependem de funcionários motivados para obter uma boa receita, sendo que antigamente era apenas inerente ao setor de recursos humanos, passou a fazer parte dos planos da empresa.
A dificuldade que os administradores têm hoje em relação aos funcionários é devido a pouca importância dada aos mesmos e por isso, têm sido introduzidas as estratégias e valorização das pessoas como alternativa de se adequar as ordens impostas pela concorrência e pela competitividade, já que nos funcionários esta o diferenciativo que faz com que a organização obtenha lucro.
	Afirma Chiavenato (2000, p.76) que “As pessoas não são consideradas simples recursos empresariais, mas seres humanos com capacidade, características individuais [...] aptidões diferenciadas de conhecimento e habilidades especificas”.
As organizações dependem de pessoas para organizá-las e alcançar seus objetivos.
Se os funcionários não estão comprometidos e motivados dificilmente se esforçarão para melhorar o desempenho. Já uma equipe motivada irá buscar os objetivos traçados, como também buscará superá-los para que alcance melhores resultados.
 [...] a pessoa motivada traz consigo, entusiasmo, seu humor melhora e ele acaba contagiando o seu ambiente de trabalho. (OLIVEIRA, 2015)
De acordo com o autor a motivação de um funcionário irá motivar os demais funcionários no ambiente de trabalho. Quando os funcionários estão motivados o resultado é uma empresa desenvolvida e comprometida com o sucesso. O desempenho da empresa depende do quanto os funcionários estão dispostos a fazer pelo trabalho, e trabalhadores motivados são mais produtivos, pois se sentem estimulados a encontrar maneiras para solucionar problemas, eles conseguem entender que os desafios que acontecem ocasionados pela mudança fazem parte do processo de crescimento, eles se comprometem em atingir as metas, e estão sempre buscando autoperformance, ou seja, um melhor desempenho. Para isso é muito importante que a gestão da empresa esteja motivada, por que a gestão é um reflexo do comportamento dos funcionários.
No ambiente organizacional estar motivado significa estar estimulado e interessado, isso faz com que o colaborador obtenha um rendimento melhor, além de se sentir mais estimulado a querer sempre buscar pelo melhor e assim querer sempre bons resultados. Um funcionário motivado produz mais e com mais qualidade, o que faz com que fique leal a empresa. Esses fatores propiciam um ambiente de trabalho melhor de trabalhar. Portanto a organização deve sempre fazer uma análise sobre o clima organizacional, e verificar a situação do ambiente de trabalho e detectar as falhas e as qualidades dos funcionários.
2.3 Teorias Motivacionais
A partir da década de 1950, os conceitos relacionados à motivação do trabalhador começam a aparecer. Nesse período, três grandes teorias são elaboradas: teoria da hierarquia das necessidades, de Maslow, teoria X e Y, de Mc Gregor, teoria Z e teoria de dois fatores, de Herzberg.
As teorias motivacionais podem se entendidas como uma tentativa incessante e progressiva para identificar fontes de prazer que o trabalhador encontra ou pode encontrar no ambiente de trabalho. Essas fontes parecem encontrar-se no próprio trabalhador, no ambiente de trabalho e na interação entre os dois (Tamayo: Paschoal, 2003.p.34)
De acordo com o autor o uso das teorias motivacionais pode ajudar a identificar as fontes de prazer no ambiente de trabalho, sendo que essas fontes estão no próprio funcionário, e na interação com os demais membros da equipe.
A importância à motivação dos funcionários teve início através da administração cientifica, e com isso foram criadas as teorias motivacionais, que estudam os fatores que influenciam as pessoas a mover seu comportamento.
Teoria das necessidades de Maslow
A teoria sobre motivação mais conhecida é a teoria da hierarquia das necessidades, criada em 1943 por Abraham Maslow, esta teoria afirma que há uma hierarquia de necessidades que leva em direção a motivação, ou seja, no momento em que o individuo executa uma necessidade, surge outra, exigindo que se busquem meios para satisfazê-las 
Abraham Maslow considerava que as carências humanas eram classificadas mais básicas, sendo essas indispensáveis para a sobrevivência e bem estar, e as mais elevadas referente à autorrealização pessoal. 
Para demonstra sua teoria Maslow utilizou os graus de uma pirâmide. Onde cada grau da pirâmide abriga um nível de necessidade. A base da pirâmide representa as necessidades fisiológicas sendo também as mais baixas, que são: fome, a sede, a respiração, por exemplo, e no topo da pirâmide as necessidades mais elevadas que são as necessidades de autorrealização. De forma simples Maslow descreve como as necessidades e as motivações funcionam em uma pirâmide de grande importância e influencia no comportamento humano.
A pirâmide de necessidades de Maslow e suas implicações
Figura 1: A pirâmide de necessidades de Maslow e suas implicações
Fonte: CHIAVENATO, 2004.
Segundo Chiavenato, a Pirâmide de Maslow (figura 1) classifica as necessidades em 
Necessidades Fisiológicas: Nelas são apresentadas as condições que são básicas para a sobrevivência, tais como: comida, água, sono, entretanto, apresenta aspectos relacionados ao mundo corporativo, por exemplo: horário de entrada e saída no trabalho.
Necessidades de Segurança: Neste nível são relacionadas às necessidades que o ser humano tende a se sentir seguro, tais como: segurança contra a violência, ausência de poluição etc. São relacionadas também as seguranças do ambiente profissional, como benefícios, remuneração, segurança no ambiente profissional.
Necessidades sociais: Necessidades de interação e afeto com outras pessoas. Boa interação com os colegas de trabalho chefia etc.
Necessidades de estima. Incluem fatores internos de estima, como respeito próprio, realização e autonomia, em geral trata-se do reconhecimento do chefe, das responsabilidades envolvidas enfim tudo que possa fazer com que o funcionário desenvolva um trabalho de forma considerável.
Necessidades de Autorrealização: Inclui crescimento, autodesenvolvimento e alcance do próprio potencial.
Maslow considera que as pessoas se esforçam para satisfazer as necessidades que estiverem precisando em um dado momento.
No que diz respeito ao ambiente de trabalho, podemos citar o exemplo tradicional do funcionário que precisa sobreviver e fica satisfeito só com o salário que é o suficiente para pagar as contas, comprar alimentos e pagar aluguel etc. Quando já alcançados esses benefícios que supri as suas necessidades básicas, esse funcionário iraprocurar por um trabalho que lhe ofereça condições de estabilidade profissional e um ambiente seguro. Após alcançar esses objetivos, a buscar será por oportunidade de crescimento e incentivos que ira proporcionar autoestima e realização, e tenderão a querer mais participação e reconhecimento por parte da organização. Porém se a empresa não oferecer as recompensas adequadas aos funcionários, estes irão se sentir frustrados e não corresponderão as oportunidades e incentivos oferecidos.Portanto é fundamental identificar em que nível da pirâmide estes funcionários se encontram,de modo que se possa investir nas estratégias adequadas de acordo com as necessidades.
b) Teoria dos dois fatores 
A teoria dos dois fatores desenvolvida por Frederick Herzberg explica o comportamento dos funcionários no ambiente de trabalho.
A partir de estudos feitos Frederick Herzberg chegou à conclusão de que os fatores que influenciam na satisfação profissional eram independentes dos fatores que levaram a insatisfação profissional. A satisfação no cargo vem do conteúdo ou dos chamados fatores motivacionais que são: O trabalho em si, realização pessoal, progresso profissional e responsabilidades assumidas na organização.
A insatisfação no cargo resulta do que Herzberg chama de fatores de higiene, que são: As condições de trabalho, gestão da empresa, salário, relacionamento com o supervisor e benefícios. 
Sendo assim a teoria dos dois fatores afirmar que, os funcionários são mais produtivos quando a empresa concede uma condição de fatores de higiene desejáveis e motivacionais.Ainda de acordo com a teria dos dois fatores,uma organização não pode garantir a satisfação e a produtividade de seus colaboradores apenas lhe dando um bom salário todo ano.Os funcionários precisam de fatores motivacionais,tais como a chance de aprender novas habilidades e assumir responsabilidades.
c) Teoria X e Y 
Douglas McGregor procura comprar dois estilos opostos e contraditório de administrar, ou seja, de um lado a teoria x e de outro lado a teoria y. 
De acordo com a teoria x o funcionário de inteligência mediana realiza o mínimo possível e não gosta de trabalhar. Para este tipo de funcionário falta ambição, desejo de realização, prefere ser mandado a mandar. De acordo com estas características o gestor adota um estilo rígido e autoritário de administrar, fazendo com que os funcionários desenvolvam seus trabalhos dentro de critérios preestabelecidos para que a organização alcance seus objetivos. A teoria x obriga os funcionários a fazerem exatamente o que a organizam pretende que elas façam, independente do que pensam ou seus objetivos.
	A teoria y estabelece que os funcionários não são diferentes das necessidades da empresa,ou seja os funcionários tem capacidade para orientar seu próprio comportamento de acordo com os objetivos da empresa.Sendo que estas características não são impostas pela empresa,os funcionários trazem consigo.De acordo com a teoria y o trabalho pode ser uma fonte de satisfação,as pessoas se identificam com a necessidade da organização,podem assumir novas responsabilidades. A partir de presunções da teoria y, a conclusão que se chega é a de que administrar representa uma maneira de criar oportunidades internas e externas para que o alcance de objetivos seja alcançado.
Para a teoria x administrar é o mesmo que controlar o empregado. Já para a teoria y administrar é obter meios que possa permitir que os empregados liberem seus potenciais e orientá-los na remoção dos seus objetivos.
d) Teoria Z
No inicio da década de 1980 surgiu à teoria Z, que se fundamenta nos seguintes princípios.
Emprego estável, mesmo em época de crise financeira para a organização.
Avaliação de desempenho periodicamente e promoção um tanto lenta.
Os funcionários são tratados por igual, não importando o nível hierárquico.
Todos os funcionários participam das decisões da empresa, nenhuma decisão é tomada sem o consenso de toda a organização.
A teoria Z orienta a organização para uma administração voltada para os recursos humanos da empresa, onde todas as decisões da organização são tomadas por meio do consenso, com participação de todos os funcionários. A teoria Z estabelece um modelo de administração participativa. Diz ainda que os funcionários tem um grau de envolvimento semelhante ao dos gestores quando há um sistema de recompensas e incentivos eficaz por parte da organização,que para ser bem sucedido, é indispensável um equilíbrio entre trabalho de equipe e os esforços individuais.
2.4 Aplicações das teorias motivacionais no ambiente de trabalho
As teorias motivacionais podem ter conclusões de formas variadas. ‘O importante é sua aplicabilidade ao mundo real das pessoas’(Chiavenato, 2014, p.483)
O enriquecimento de cargos e tarefas é como o modelo do cargo se ajusta ao funcionário. Através da motivação, o gestor aumenta e melhora o desempenho, trazendo sempre novos desafios e proporcionando satisfação para seus funcionários. Umas das aplicações de motivação mais conhecida é a recompensa monetária. A recompensa monetária pode estar ligada as necessidades básicas, que estão diretamente unidas ao lazer, e alimentação.
Sendo assim as teorias motivacionais, na pratica tem o poder de melhorar a qualidade de vida, tanto pessoal, como profissional do colaborador. Cabe a empresa, escolher as praticas que mais se adéquam a sua realidade de clima organizacional e cultural.
2.5 Fatores causadores da motivação 
Para um funcionário que visa uma carreira de sucesso é importante manter-se motivado no ambiente de trabalho, logo é de extrema importância que saiba identificar os fatores que irão causar motivação. Esses fatores estão diretamente relacionados com os seus valores, pois o ser humano é movido por forças interiores que satisfaz suas necessidades. A autoconfiança é um ponto de partida para a motivação, acreditar no resultado do seu trabalho, nos seus objetivos e metas. É importante que o funcionário de o seu melhor e demonstre competência na realização de suas tarefas e que a empresa saiba reconhecer o esforço e desempenho deste funcionário. Caso contrário o resultado será um ambiente com funcionários desmotivados, não comprometidos com a organização e produzindo por produzir, ou seja, fará e não dará importância ou trabalho, logo obterá resultados negativos.
 Como manter funcionários motivados 
Quando o trabalho entra na rotina, é comum que alguns funcionários fiquem insatisfeitos em suas funções. Sabemos que funcionários motivados produzem mais e são mais felizes em suas funções. Porém não é uma tarefa fácil deixá-los motivados. Depois de algum tempo na empresa, é comum que alguns funcionários caiam na rotina e comecem a ficar insatisfeitos em suas funções.
Chegar atrasado, ou trabalhar durante a semana esperando pela sexta-feira indicam que o funcionário pode estar desmotivado.
O gestor precisa entender que, as novidades no início de carreira, ou seja, quando iniciam na empresa,desaparecem e com isso cresce as responsabilidades dentro do ambiente de trabalho, e o funcionário diminui o ritmo de trabalho, cabe ao gestor motivar sua equipe propondo algumas atividades dentro da área de cada funcionário, para que melhore na produção e no rendimento na função, tais como:
Tirar os funcionários da zona de conforto.
Propor novos desafios, novos projetos diferentes do que o funcionário esta acostumado ou incentivá-lo para uma nova habilidade dentro da organização.
Fazer mudanças na rotina.
Criar um espaço novo de trabalho, criar novos horários de trabalho.
Dar um feedback a equipe.
Falar ao funcionário sobre a sua função, e o que precisa melhorar, enfim dar um feedback positivo.
Saber analisar cada funcionário de acordo com a sua função.
Procurar entender o que acontece com os funcionários, o que esta incomodando para que consiga produzir mais e melhor. Elogia um trabalho bem feito, encorajá-los ao progresso.
Preocupação com a equipe
Mostrar que se preocupa com a equipe, dedicando um tempopara os funcionários.
Colocar essas ideias em pratica no ambiente de trabalho pode ajudar a empresa a atingir seus objetivos e metas e manter funcionários motivados.
Resultados do estudo de caso
O presente artigo foi elaborado com base em uma pesquisa de campo, onde foi realizada em forma de questionário e aplicada aos funcionários da empresa, com o intuito de compreender qual a situação desses funcionários no quesito motivação. O questionário contém oito questões de múltipla escolha e foi aplicado em 8 colaboradores, onde também foi explicado que o questionário é uma pesquisa para atender a um trabalho acadêmico e que não há necessidade de identificação. 
Segue abaixo as questões e as respostas obtidas.
	
	Opiniões dos funcionários (as)
	
	Sim
	Mais ou Menos
	Não
	1)Você esta satisfeito(a) com o seu trabalho?
	4
	2
	2
	2) Você se sente satisfeito (a) em relação ao volume de trabalho que realiza?
	4
	2
	2
	3) A empresa esta aberta a receber e reconhecer as criticas, e contribuições de seus funcionários?
	2
	2
	4
	4) Você considera sua remuneração adequada ao trabalho que você faz?
	6
	-
	2
	5) Você acredita na oportunidade de crescimento em sua carreira?
	6
	-
	2
	6) Indique três fatores que geram insatisfação no trabalho
	Alternativas
	Respostas dos Funcionários
	 (cada funcionário escolheu três opções,totalizando 24 opções de respostas)
	Sobrecarga de trabalho
	4
	
	Falta de segurança
	4
	
	Falta de autonomia
	2
	
	Impossibilidade de crescimento profissional 
	2
	
	Falta de treinamento na empresa
	2
	
	Instalações inadequadas 
	2
	
	Falta de reconhecimento na empresa
	2
	7) Indique três fatores motivacionais.
(cada funcionário escolheu três opções, totalizando 24 respostas)
	Alternativas
	Respostas dos Funcionários (as)
	
	Ambiente de trabalho
	8
	
	Relacionamento com a chefia
	2
	
	Benefícios oferecidos pela empresa
	2
	
	Trabalho que realiza 
	2
	
	Autonomia na empresa 
	2
	
	Reconhecimento 
	4
	
	Salário 
	4
	8)Levando tudo em consideração como você se sente em trabalhar na empresa?
	Alternativas
	Respostas dos Funcionários (as)
	
	Insatisfeito
	2
	
	Mais ou Menos satisfeito 
	6
Tabela 1.0 Questionário sobre motivação no ambiente de trabalho.
3. ANÁLISE DOS DADOS
A motivação é muito importante para a empresa, pois o seu desenvolvimento depende da motivação dos seus funcionários. Uma empresa que busca crescimento no mercado, competitivo deve buscar em primeiro lugar compreender a sua equipe, bem como incentivá-los, na busca pelos seus objetivos e metas, lhes propiciando um bom ambiente de trabalho, autonomia para buscar pela independência. As empresas devem estar buscando meios que motivem os seus colaboradores, com o objetivo de proporcionar um melhor clima na organização e um melhor desempenho.
	Desta forma com base na análise dados podemos concluir:
Satisfação com o ambiente de trabalho - Fica claro que a maioria dos funcionários se sente satisfeitos com o ambiente empresarial.
Satisfação em relação ao volume de trabalho que realiza: Os funcionários estão satisfeitos com o volume de trabalho que executam.
Remuneração adequada ao trabalho que realiza: Há uma boa satisfação com a remuneração, pois a empresa oferece muitos benefícios.
Oportunidade de crescimento na carreira- A maioria dos funcionários acredita na oportunidade de crescimento na carreira.
Fatores que geram insatisfação: Foram citados, falta de autonomia, e a falta de segurança.
Fatores motivacionais - Foi citado ambiente de trabalho.
Como se sentem em trabalhar na empresa - Os funcionários disseram estar satisfeitos ou mais ou menos satisfeitos. 
 Neste caso para buscar solucionar o problema e garantir a satisfação dos funcionários envolvidos, embasados em alguns autores mencionados no presente artigo, uma das formas viáveis para solucionar é preciso que o líder da empresa dê condições aos funcionários para que possam mostrar a sua capacidade de expressar suas opiniões e criticas, através de reuniões periódicas. Quanto aos fatores que geram a insatisfação é importante que a empresa faça uma pesquisa de clima organizacional para que possa identificar a insatisfação de sua equipe.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
 
	Como foi possível verificar, neste artigo, a motivação é de suma importância para a empresa, pois representa um fator imprescindível para o sucesso dos negócios. Avaliar a motivação de seus funcionários permite a empresa identificar as percepções dos funcionários sobre aspectos que influenciam no bem-estar no trabalho, permite aperfeiçoar continuamente a qualidade do ambiente de trabalho, logo o clima organizacional. Permite também identificar oportunidades de melhoria da qualidade de seus produtos e serviços, e da responsabilidade dos funcionários com os resultados da empresa e aumentar a rentabilidade.	
	A conclusão deste artigo,no entanto,resultou em um estudo da motivação da empresa, mostrando o nível de satisfação dos funcionários. Através do estudo de caso foi possível identificar principais problemas que poderiam ser trabalhados através de um plano de ação, que é uma ferramenta que possibilita o acompanhamento das atividades importantes para se atingir os objetivos propostos.
	Os resultados obtidos na pesquisa foram satisfatórios, pois conseguiu-se identificar,quais as questões que precisam de uma maior atenção por parte da gestão e requerem melhoria,como:diálogo com a equipe,e salários.No que se refere a motivação observa-se que os funcionários estão motivados,pois sentem-se satisfeitos pelos serviços prestados a empresa e são oferecidos bons benefícios.Em relação a empresa estar aberta a receber e reconhecer as criticas e contribuições de seus funcionários,enfatiza-se que a comunicação é um canal aberto entre os funcionários e a gestão,e que as decisões são comunicadas aos funcionários.
Foram apontados ao longo da pesquisa a insatisfação dos funcionários em relação ao salário, deve ser estudado um meio de criar um aumento que seja proporcional à produção dos funcionários, pensando assim que se receber um bom salário,logo irá trabalhar mais motivado e produzirá mais e melhor. 	
Quanto aos fatores que causam motivação e desmotivação nos funcionários da empresa, considera-se que o nível de motivação difere de funcionário para funcionário e que na empresa estudada encontra-se pessoas com um bom nível de motivação e outras não.
Acredita-se que o objetivo principal foi alcançado, sendo que através das respostas foi possível identificar os fatores motivacionais e fazer uma analise desses fatores na empresa.
Sendo assim apresenta-se como considerações finais que o presente artigo proporcionou caracterizar os aspectos relacionados à motivação que os funcionários da empresa colocaram como essenciais,e por ser um trabalho acadêmico,não foram sugeridos ações corretivas para os aspectos que demonstrem insatisfação dos funcionários. 
Finalizando este artigo, podem-se encontrar pontos onde podem ser melhorados na empresa. No geral ao permitir um estudo desse tipo em suas instalações, a empresa amplia seus conceitos, buscando melhorar e investir mais no quesito motivação dos funcionários, afinal funcionário motivado produz mais e melhor, além de atender aos objetivos propostos pela empresa, que são trabalhar com funcionários motivados, instruir esses funcionários para que desenvolvam suas habilidades, propondo novos desafios no ambiente de trabalho, incentivá-los na busca por melhores resultados.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
CARAVANTES, Geraldo. R. Teoria Geral da Administração. Pensando e Fazendo. 4.ed. Porto Alegre: Editora Age 2003.
CERTO, S. C. Supervisão: Conceitos e Capacitação. 6. ed.São Paulo McGraw-Hill, 2009.
CHIAVENATO, Idalberto. Fundamentos de Administração. Planejamento Organização Direção e Controle para Incrementar Competitividade e Sustentabilidade. 1 ed.São Paulo:Elsevier,2016.
CHIAVENATO, Idalberto. Gerenciandopessoas: o passo decisivo para administração participativa. São Paulo: Makron Brooks, 1992.
LEITE, J; ARMELIN, M; OLIVEIRA, M. Motivação no Ambiente Organizacional; O caso de uma empresa do setor sacroalcoleiro. Revista Conteúdo, Capivari. v.5,n.1.ago/dez.2013- ISSN 1807-9539.
MALSCHITZKY, Nancy. A importância da orientação de carreira na empregabilidade. Revista da FAE, Curitiba; v.15, n1, p. 150-165, jan./jun.2012.
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria Geral da Administração: Da Revolução a Revolução Digital. 7. Ed.São Paulo:Altas,2012.
OLIVEIRA, J.C.P. Análise dos níveis de motivação de funcionários no trabalho; estudo de caso em uma empresa do ramo siderúrgico, Revista Eletrônica Gestão e Saúde, v.6, 2015. Acessado em 09/09/2017.
PIRES, R; CARVELO,L;SILVA,J.Motivação no Trabalho - Estudos sobre o nível de Satisfação dos trabalhadores em uma confeccção. Revista Cientifica Hermes, n.14, p.176-200, jul/dez, 2015.
ROCHA,W;ROCHA,S.Análise da Responsabilidade Social:Empresa do ramo fosforeiro referente à qualidade de vida dos Trabalhadores.Ágora:Revista Divulg.Cient.,v.18,n.2,p64-90,dez.2011 ISSN 2237-9010.
SILVA, C,MACHADO;PEIXOTO,R,RAMALHO;BATISTA,J,REUIZ. A Influência da Liderança na Motivação da Equipe. Revista Eletrônica Novo Enfoque, v.13, n.13, p.195-2006. Acessado em 19/09/2017.
SILVA, Reinaldo O. da. Teorias da administração. São Paulo: Pearson Prentice Hall,2007.
TAMAYO, Álvaro: Paschoal, Tatiane. A Revelação da Motivação para o Trabalho com as Metas do Trabalhador. Revista de Administração Contemporânea, v.7, n.4, out/dez.2003:33-54.
TAMAYO, Álvaro: Paschoal, Tatiane. Prioridades axiológicas e satisfação no trabalho. Revista de Administração Contemporânea, v. 35, n. 2, p. 37- 47, 2000.
VOLPATO, M; SILMARA, C. O Processo de Motivação como incentivo à inovação nas Organizações. Revista da FAE, Curitiba, v.5, n.3, p.75-86, set/dez, 2002.

Outros materiais