Buscar

DISCURSIVA DE PSICOMOTRICIDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

DISCURSIVA DE PSICOMOTRICIDADE
01 – Um dos aspectos da psicomotricidade é o movimento, conforme apresentado no livro-base Pedagogia do movimento: universo lúdico e psicomotricidade. Sendo assim explique quais são as principais benefícios do movimento para o cérebro do ser humano. 
R: Movimentos responsáveis para beneficiar o corpo e enriquecer o cérebro com hormônios de altíssima qualidade, fabricados graças ao trabalho com o corpo. Contribui de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal e tem como objetivo principal incentivar a pratica do movimento em todas as etapas da vida de uma criança. Por meio das atividades, as crianças além de se divertirem e se relacionarem com o mundo em que vive. Por isso, cada vez mais os educadores recomendam que os jogos e brincadeiras ocupem um lugar de destaque no programa escolar desde a educação infantil. A psicomotricidade nada mais é que se relacionar através da ação, como um meio de tomada de consciência que une o ser corpo o ser mente, o ser espírito, o ser natureza e o ser sociedade. A psicomotricidade esta associada a afetividade e a pessoalidade, porque o individuo utiliza seu corpo para demonstrar o que sente. 
02 – Na pratica da cultura corporal, mencionada no livro-base Pedagogia do movimento: universo lúdico e psicomotricidade a apropriação dos movimentos se dá de duas maneiras. Explique e exemplifique essas duas maneiras. 
R: Se dá em duas maneiras: Pela cultura popular (do Cotidiano e suas relações) e pela cultura formal (Escola) como exemplo um jogo realizado na rua com os amigos e outro jogo estruturado pedagogicamente na escola. Nos dois casos a cultura esta presente um através do simbolismo na brincadeira de rua e o outro com praticas mais estruturadas nos dois casos o corpo demonstra aquilo que foi criado, recriado e alterado historicamente evidenciando fatos de cultura. Esquema corporal é a consciência do corpo como meio de comunicação consigo mesmo e com o meio. 
03 - Conforme os conteúdos do livro-base Pedagogia do movimento: universo lúdico e psicomotricidade explique como o lúdico pode ser utilizado e trabalhado na escola. 
R: O lúdico com grade valor educativo e pode ser utilizado na escola como um dos recursos didáticos no processo de contribuir com o desenvolvimento de atividades didático-pedagógicas. Nessa perspectiva, o jogo é educativo e imprescindível, pois possibilita à criança uma aprendizagem através de vivencias corporais por meio das quais pode experimentar sensações e explorar as possibilidades de movimento do seu corpo e do espaço, adquirindo um saber globalizado a partir de situações concretas. O Movimento corporal nesse jogar é importante para o processo de desenvolvimento infantil, pois garante a aprendizagem das crianças. 
04 - Conforme os conteúdos do livro-base Pedagogia do movimento: universo lúdico e psicomotricidade explique como ocorre a formação inicial do professor.
R: Essa formação freqüentemente se da na graduação universitária nos cursos de licenciatura.
 
05 - Conforme os conteúdos do livro-base Pedagogia do movimento: universo lúdico e psicomotricidade é possível observar conceitos da psicomotricidade que estão envolvidos nas praticas educativas desenvolvidas nas atividades cotidianas escolares. Descreva quais são os conceitos da psicomotricidade envolvidos quanto os alunos cantam cantigas de roda
R: Cantar pressupõe o desenvolvimento da linguagem do ritmo, esta em roda trabalha as noções de espaço e equilíbrio a coordenação motora global e a interação entre os participantes

Outros materiais