A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Gestão de Carreiras 1

Pré-visualização | Página 1 de 2

1.
	Houve muitas transformações durante a década de 90, em que uma das prioridades buscadas pelas pessoas foi a satisfação pessoal e a profissional. Assim, as empresas tiveram que se adaptar ao desenvolvimento global, mudando gradativamente sua maneira de administrar, ou seja, integrar as pessoas ao crescimento da organização. Nesse contexto, muda também a visão do mundo de trabalho. Sobre a análise do ontem e do hoje, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Autoridade.
II- Estabilidade de emprego.
III- Escritório.
IV- Direitos.
(    ) Liberdade pessoal e controle profissional.
(    ) Negociação.
(    ) Espaço virtual.
(    ) Influência.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	IV - II - I - III.
	 b)
	I - III - II - IV.
	 c)
	III - I - IV - II.
	 d)
	II - IV - III - I.
	2.
	São diversas as dificuldades encontradas para as pessoas sem experiência profissional ou jovens iniciantes na carreira profissional, deparando-se com escolhas feitas pelas organizações ao perfil adequado com conhecimento e habilidades em determinada área ou cargo, não oportunizando a vaga para esse perfil. Nesse processo, existem alguns desafios apresentados. Sobre esses desafios, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- O processo seletivo.
II- A motivação.
III- A atitude.
(    ) Baseado em dinâmicas de grupo para facilitar a escolha diante de um grupo de pessoas.
(    ) Conhecedor de seus ideais, os profissionais tendem a buscar seus interesses e oportunidades.
(    ) Ir ao encontro de várias informações sobre a empresa em que possivelmente será contratado.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	  a)
	I - III - II.
	 b)
	II - III - I.
	 c)
	I - II - III.
	 d)
	III - II - I.
	3.
	O profissional ativo no mercado de trabalho está em constante evolução, no entanto, depara-se com a devida administração de carreiras exigidas pelas organizações. Relacionado à administração de carreiras, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A administração de carreiras é influenciada pelas constantes demandas no mercado de trabalho.
(    ) Geralmente, é a empresa que define a gestão de carreiras de um profissional por meio de sua trajetória.
(    ) Acredita-se no comprometimento das pessoas que estão envolvidas na gestão de carreiras.
(    ) A administração de carreiras é definida como necessidade humana nas etapas da evolução do indivíduo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - V - V - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	4.
	As organizações têm escolhido investir no processo de seleção, em que o candidato passa por diversos processos, como entrevistas, dinâmicas, testes, facilitando a escolha do profissional de acordo com o perfil desejado para a vaga em aberto. Há diversos processos a serem analisados. Com relação à ordem normal desses processos, ordene os itens a seguir:
I- Análise do currículo.
II- Escolha do profissional.
III- Entrevista individual.
IV- Dinâmica ou testes.
V- Contratação do profissional.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	IV - II - I - III - V.
	 b)
	III - I - IV - V - II.
	 c)
	I - III - IV - II - V.
	 d)
	II - III - I - V - IV.
	5.
	Diante da evolução que as mudanças afloram a todo o momento nas organizações, é importante ressaltar a necessidade que existe com relação ao downsizing, que, por sua vez, pode resultar em demissões e reorganização do trabalho das pessoas que envolvem a organização. Com relação ao downsizing das organizações, analise as afirmativas a seguir:
I- As empresas devem estar bem preparadas para a realização do processo de recolocação das pessoas.
II- Downsizing é significado de demissões de várias pessoas nas organizações, causando inúmeros desempregos.
III- Para que haja corte de pessoal, as organizações devem munir-se de um planejamento de pessoas.
IV- Downsizing é uma solução rápida e prática para qualquer tipo de problemas existentes nas organizações. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 b)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	  c)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	6.
	A respeito das modernas abordagens de carreira surgidas a partir da Segunda Guerra Mundial e tendo como objetivo aumentar a compreensão dos novos significados do encarreiramento, Guedes (2009) apresenta a “CARREIRA COMO PROGRESSO”. Sobre esse tema, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) “Carreira como Progresso” engloba a mudança para organizações ou unidades menores, em várias empresas, mesmo quando há queda na hierarquia e diminuição de desafios profissionais.
(    ) Na “Carreira como Progresso”, há o desligamento funcional das pessoas que buscam desafios em outras empresas, em outros ramos de atividades.
(    ) “Carreira como Progresso” engloba um conjunto de promoções que ocorrem de forma sistemática para cargos com maiores responsabilidades ou mudança para organizações ou unidades melhores, no decorrer da carreira profissional de um indivíduo.
(    ) Na “Carreira como Progresso”, a pessoa tem desejo de progredir profissionalmente e busca assistência especializada, como psicólogos organizacionais. Neste modelo de encarreiramento não há ação, mas planejamento.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: GUEDES, S. A. A carreira do empreendedor. 2009. 160f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - F - V - F.
	7.
	As principais linhas de estudo no encarreiramento são definidas conforme a ênfase da carreira no comportamento ou no processo. Guedes (2009) apresenta o estudo do encarreiramento com ênfase no “comportamento”. Sobre este estudo, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: GUEDES, S. A. A carreira do empreendedor. 2009. 160f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
	 a)
	Abrange formas alternativas de carreira e com forte dedicação à compreensão dos fatores quantitativos da carreira, como atingimento de metas e indicadores de produtividade.
	 b)
	A carreira é o conjunto de comportamentos, experiências, eventos e ações relacionadas ao trabalho de uma pessoa ao longo do tempo.
	 c)
	A carreira envolve uma série de fases e a ocorrência de mudanças que transmitem necessidades, expectativas e imposições das organizações e da sociedade.
	 d)
	Compreende a sequência de posições ocupadas e de trabalhos realizados durante a vida de uma pessoa.
	8.
	No estudo das ênfases teóricas relacionadas ao desenvolvimento da carreira, os pesquisadores que investigam o encarreiramento delimitam quatro dimensões distintas: influência social, estudo dos traços individuais, estágios de carreira e ciclo de vida das pessoas. Nesse contexto, analise as sentenças a seguir:
I- A Influência Social é principalmente determinada quando os filhos resolvem seguir a mesma carreira que os pais.
II- No Estudo dos Traços Individuais há a preocupação em estabelecer relações entre as características do indivíduo e uma ocupação.
III- O Estágio de Carreira envolve os principais estágios estabelecidos nas pesquisas: o crescimento; a exploração; o estabelecimento e a manutenção.
IV- O Ciclo de Vida das Pessoas abrange o atendimento das necessidades organizacionais, pois são as empresas que empregam e dão retorno financeiro às pessoas.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão