Buscar

AVALIAÇÃO OBJETIVA G2 cultura religiosa (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AVALIAÇÃO OBJETIVA G2
1
1. Questão objetiva de asserção-razão. Esta questão trata do Cristianismo – História e Expansão, mais especificamente sobre a situação dos judeus na época de Jesus. Leia com atenção o texto que segue, extraído do livro-texto da disciplina.
 
“No início do século I, a região do Mar mediterrâneo estava dominada por Roma. Por outro lado, por volta do século IX a.C, a Palestina, terra prometida por Deus aos hebreus, sofria um processo de enfraquecimento político e social. Depois da época dos reis Davi e Salomão, Israel entrou em decadência. Das doze tribos originais, só restavam duas (Judá e Benjamim). As outras haviam sido extintas desde 722 a.C. As duas tribos restantes, por sua vez, foram submetidas, sucessivamente, aos impérios babilônico, persa, grego e, em 63 a.C., reduzidas a províncias romanas. No decorrer desses fatos, os judeus continuaram a ter esperança que um novo rei, ou messias, da linhagem de Davi, haveria de vir.”
 Considerando o tema tratado no texto acima, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
 I. Durante toda a sua história, o povo que tinha como patriarca Abraão, Isaque e Jacó, sofreu inúmeras invasões, tendo sido subjugado por diferentes impérios. Essas dominações estrangeiras representaram perdas profundas, até mesmo de tribos históricas, reduzindo significativa parte dos remanescentes aos descendentes de Judá, de onde tem origem o adjetivo judeu. Apesar disso, o povo, a religião e a tradição persistiram.
 PORQUE
 II. Umas das principais forças por trás da resistência histórica do povo judeu reside no fato de que eles sempre cultivaram a esperança de que o poder do rei Davi, descendente de Judá, seria reestabelecido através de sua linhagem, e a glória de Israel se tornaria novamente uma realidade.
 A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Peso: 1.0
    a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. 
    b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. 
    c. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
    d. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. x
    e. As asserções I e II são proposições falsas. x
2
2. Esta questão trata do Cristianismo – História e Expansão, mais especificamente sobre a vida e obra de Jesus Cristo. Escolha a sequência de palavras que completam, corretamente, as lacunas do texto abaixo.
 Em geral, os _______________________ não negam que, há 2.000 anos, viveu na Palestina um homem chamado Jesus, cuja vida e obra impactaram profundamente a vida de muitos dos seus _______________________, os quais dedicaram sua vida a partilhar os ensinamentos do mestre. Os registros bíblicos de sua vida e ensinamentos são chamados de _______________________, uma palavra que em seu original grego significa _______________________. Isto porque, na visão dos primeiros cristãos, estes livros trazem a boa notícia de que o Messias prometido ao povo de Israel finalmente havia chegado. Sendo assim, tais escritos focam seu relato no período chamado ministério público de Jesus, no qual ele se identificou como sendo o _____________.
Peso: 1.0
    a) profetas; súditos; pentateuco; conjunto de cinco livros; novo Abraão. 
    b) biólogos; seguidores; epístolas; boa notícia; Profeta. 
    c) israelitas; opositores; Evangelhos; testemunho; Profeta. 
    d) historiadores contemporâneos; seguidores; Evangelhos; boa notícia; Cristo. 
    e) historiadores contemporâneos; seguidores; Cristo; ungido; primeiro papa. 
3
3. Questão objetiva. Dentro do contexto do sétimo capítulo do livro-texto, que trata da Mensagem Cristã, analise os textos abaixo e depois responda ao que é proposto.
 Do ponto de vista do conteúdo teológico, a Bíblia é dividida em duas grandes doutrinas: Lei e Evangelho. Os dois termos são utilizados na Bíblia em sentido lato e estrito. Em sentido lato, qualquer um deles designa toda a revelação de Deus. No sentido estrito e próprio, lei é a lei dos mandamentos, revelando as ordenanças de Deus para o ser humano. Já o Evangelho traz o anúncio da graça divina, revelando a salvação que Deus concede por meio de Cristo.
 A partir do texto acima, considere as assertivas abaixo.
 I- Manifesta nosso pecado e a Ira de Deus.
II- Manifesta a Redenção por meio do sacrifício do Messias.
III- Consola o pecador com o perdão de Deus.
IV- Ensina o que devemos fazer ou deixar de fazer.
 São descrições do evangelho as assertivas:
Peso: 1.0
    apenas a II. 
    apenas I e II. 
    apenas II e III. 
    apenas III e IV. 
    apenas a IV. 
4
4. Dentro do contexto do sétimo capítulo do livro-texto, que trata da Mensagem Cristã, analise os textos abaixo e depois responda ao que é proposto.
 O romance francês “Os Miseráveis”, de Victor Hugo, conta a história de um ex-prisioneiro, Jean Valjean. No início da obra, Jean Valjean encontra abrigo na casa do Monsenhor Benvindo que, mesmo sabendo de sua condição de ex-prisioneiro, trata Jean com toda hospitalidade possível. No entanto, apesar da bondade do bispo, durante a madrugada Jean Valjean foge com os talheres de prata do religioso. Por fim, ele é pego pela polícia local, que o leva até a casa do bispo para que este confirmasse o roubo dos utensílios de prata encontrados com Jean. Surpreendentemente, o bispo diz aos policiais que Jean não havia roubado nada e, além disso, ainda dá a Jean os castiçais de prata. A partir desse ato de graça e bondade, Jean Valjean nunca mais foi o mesmo. Ele passa a agir com fé e compaixão, retribuindo o perdão recebido do bispo.
 A partir do texto acima, considere as assertivas abaixo.
 I- A atitude do bispo Benvindo é condizente com a mensagem cristã que ensina o perdão dos erros cometidos, como está registrado por Jesus na oração do Pai-Nosso.
II- De acordo com a mensagem cristã, acerca do perdão, espera-se que Jean Valjean também expresse sua gratidão, perdoando as pessoas que lhe ofenderem.
III- Não seria contrária à mensagem cristã um eventual plano de vingança perpetrado pelo bispo Benvindo e por líderes religiosos locais, de acordo com o princípio da lei do retorno “aqui se faz, aqui se paga”.
IV- Segundo o texto, o bispo Benvindo perdoou Jean Valjean porque não possuía qualquer autoridade moral de cobrar a honestidade de outra pessoa.
 É correto o que se afirma em:
Peso: 1.0
    apenas II. 
    apenas I e II. 
    apenas II e III. 
    apenas III e IV. 
    apenas IV. 
5
5. Questão objetiva. Esta questão trata de Lutero e das Reformas Religiosas do século XVI.
Tendo raízes marcadamente religiosas, o movimento reformista iniciado por Lutero no século XVI provocou mudanças em toda a estrutura social da época. Isso porque o reformador criticou as bases que sustentavam a ordem social vigente, estabelecendo princípios que motivaram transformações na educação, na política e na economia. Muito do que somos hoje, enquanto sociedade ocidental, deve-se a esse movimento que marcou o final da idade média.
Uma das mudanças provocadas a partir da reflexão de Lutero é expressa na imagem que segue anexada nessa questão.
 
O tema central da imagem é:
<="" img="" style="cursor: pointer;">
Peso: 1.0
    a) a autorização concedida por Lutero para que todas as pessoas, sejam sacerdotes ou não, celebrem missas e oficiem ritos como a ordenação. 
    b) o incentivo para que todos os cidadãos alemães participem ativamente na revolução industrial, dedicando-se aos seus estudos e empregos. 
    c) a valorização da educação como elemento essencial de qualquer movimento reformatório, isso por causa de seu papel no amadurecimento da cidadania. 
    d) Uma crítica ao valor do serviço prestado por religiosos na construção de uma sociedade igualitária, já que os mesmos, até hoje, vivem afastados da vida diária das pessoas. 
    e) A afirmação do conceito luterano de vocação em que todos, não apenas religiosos,
têm um chamado de Deus para servir ao próximo conforme seu papel/função/trabalho. 
6
6. Questão objetiva. Dentro do contexto do oitavo capítulo do livro-texto, que trata de Lutero e as Reformas Religiosas do séc. XVI, analise o texto que segue e depois responda ao que é proposto.
 
Em 1524, Martim Lutero escreveu “aos conselhos de todas as cidades da Alemanha para que abram e mantenham escolas públicas”. Em 1530, Lutero exortou os pais a reconhecerem sua responsabilidade e enviarem seus filhos à escola. Lutero propôs uma ampla reforma do ensino (elementar, secundário e universitário). Ele defendeu a criação de escolas públicas, que possibilitassem o estudo e a boa formação de toda a população (tanto de rapazes quanto de moças). Lutero mostrou quão relevantes seriam pais compromissados e cidadãos bem-educados para bem atuarem nos lares, na sociedade e nas administrações públicas além de se tornarem boas lideranças na Igreja.
(Disponível em: https://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,aos-500-anos-da-reforma-protestante-uma-proposta-etica-para-nossos-dias,70002065465)
 A partir do texto acima e das informações do livro-texto, considere as assertivas abaixo.
 I- Lutero defendia a educação universitária somente para filhos das classes sociais mais elevadas, tendo em vista que, na visão dele, a sociedade necessitaria de mão de obra não especializada.
II- O desejo de Lutero por uma educação universal possuía somente um foco e motivação: capacitar homens ao trabalho sacerdotal na Igreja.
III- Na época de Lutero, muitos pais relutavam em enviar seus filhos à escola, por isso o reformador exorta os pais a reconhecerem sua responsabilidade de enviar crianças à escola.
IV- Lutero, como filho da época, pensava que o ensino formal das mulheres poderia gerar um gasto desnecessário de recursos públicos e eclesiásticos.
 Estão corretas as assertivas:
Peso: 1.0
    somente I. x
    somente II. x
    somente III. 
    somente I e IV. x
    somente II e III. x
7
7. Esta questão trata da diversidade religiosa no Brasil, mais especificamente dos cultos afro-brasileiros. Leia com atenção o texto que segue e depois responda ao que é proposto. (Por ser muito extensa, a questão completa, com o excerto de texto indicado, está em arquivo anexo como pdf. Abaixo segue o início e o final da citação que está em anexo). 
 "O interesse pela cultura afro-brasileira manifesta-se pelos muitos estudos nos campos da sociologia, antropologia, etnologia, música e linguística, entre outros, centrados na expressão e evolução histórica da cultura afro-brasileira. [...] Enquanto o Catolicismo nega a existência de orixás e guias, as igrejas pentecostais acreditam na sua existência, mas como demônios. Segundo o IBGE, 0,3% dos brasileiros declaram seguir religiões de origem africana, embora um número maior de pessoas sigam essas religiões de forma reservada”. (Portal da Cultura Afro-brasileira. Disponível em: <https://www.faecpr.edu.br/site/portal_afro_brasileira/3_III.php>)
Desse texto, além daquilo que foi descrito no capítulo nove do livro-texto, pode-se concluir que:
 I – as religiões de matriz africana, que envolvem diversos cultos afro-brasileiros, são compostas por indivíduos ou fiéis sem qualquer conhecimento ou nível de escolaridade. Isso porque as práticas dessa religião são muito primitivas, gerando uma incompatibilidade entre o pensamento ou saber científico com esse tipo de religiosidade irracional e de caráter mágico.
II – as religiões de matriz africana mostram-se de diferentes formas em diferentes Estados brasileiros. Algumas, como o Candomblé ou Xangô, conseguiram preservar um pouco mais as suas raízes africanas, porém outras sofreram fortes influências do catolicismo, do espiritismo europeu e das crenças indígenas. Portanto, não há uma estrutura única e universal que permita compreender, de forma dogmática, a essência do pensamento religioso de todos os cultos afro-brasileiros.
III – diversas religiões ou cultos afro-brasileiros, entre eles a Umbanda, são exemplos clássicos de um fenômeno religioso muito comum em nosso país, que conhecemos como sincretismo religioso. Segundo o texto acima, até mesmo em cultos pentecostais, que reconhecem a existência de orixás e guias, mesmo que compreendidos de forma diferente – como demônios – além de algumas tradições católicas como ladainhas, rezas e festas é perceptível essa influência recíproca entre as religiões brasileiras.
IV – a insignificante influência da cultura africana na religiosidade brasileira é demonstrada pelos dados do IBGE, que mostram que apenas 0,3% dos brasileiros declaram-se seguidores de religiões afro-brasileiras.  Esse dado indica que tais cultos estão fadados a desaparecerem já no próximo Censo, especialmente, pelo crescimento constante do catolicismo romano no cenário religioso nacional.
 É correto o que se afirma em:
 
<="" img="" style="cursor: pointer;">
Peso: 1.0
    I, II, III e IV. x
    apenas I e II. 
    apenas II e III. 
    apenas III e IV. x
    apenas em I, III e IV. x
8
8. Questão objetiva. Leia o excerto do artigo que segue e depois responda ao que é proposto.
  “A busca pelo respeito à liberdade de religião e de culto e o reconhecimento da diversidade religiosa a partir dos parâmetros dos direitos humanos torna-se um desafio cotidiano. O respeito à liberdade e à diversidade religiosa implica na aceitação e no reconhecimento como parte da realidade humana. O respeito à diversidade perpassa o aprendizado de superação dos preconceitos, discriminações e intolerâncias em que não se coloca o próprio sistema de valores e verdades como parâmetro universal para todas as pessoas. Liberdade religiosa não pode ser confundida com liberdade de promoção religiosa em espaços de órgãos públicos e a interferência da religião e seus sistemas de verdade nos atos civis de interesse público. As religiões, ao mesmo tempo em que devem ser respeitadas, precisam exercer o respeito às diferenças e às diversidades, aprendendo a conviver em sociedade livre e democrática, promovendo a igualdade, a justiça, a solidariedade, a liberdade de expressão, convicção ou crença, a superação dos preconceitos e discriminações e os direitos humanos.” (Fonte: http://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/2638)
 
Com base no texto acima, assim como em correlação com os conteúdos trabalhados no capítulo nove, podemos considerar a realidade religiosa brasileira nos seguintes termos:
               I – desde seu descobrimento, o Brasil é um país marcado pela liberdade religiosa. A marca dessa religiosidade nota-se desde o século XVI, quando os diversos grupos europeus estavam representados no Brasil. x
               II – a presença protestante no Brasil é fruto de interesses políticos, civis e religiosos do governo brasileiro que proporcionou a chegada de grupos religiosos distintos na época da República com vistas ao cumprimento da Constituição Brasileira que previa a liberdade religiosa.
               III – a proposta do texto acima é perfeitamente visível na realidade religiosa brasileira, especialmente, depois que os grupos pentecostais e neopentecostais foram organizados e se inseriram no cenário político nacional.
               IV – a presença dos cultos afro-brasileiros remonta à época do descobrimento quando os primeiros africanos vieram da África. Sua organização como grupos religiosos livres ocorre após o movimento de libertação dos escravos.
               V – O espiritismo está presente no Brasil, praticamente, desde as suas origens na Europa.   Hoje, muito mais do que um grupo religioso, os aspectos moral e ético caracterizam os praticantes do espiritismo.
 É correto o que se afirma em:
Peso: 1.0
    apenas III. x
    apenas IV e V. 
    apenas I e V. x
    apenas II, III e IV. x
    I, II, III, IV e V. x
9
9. Esta questão trata do mundo dos valores e da ética. Analise as duas imagens/charges bem como as assertivas que seguem e, depois, responda ao que é proposto. Para
isso, você deverá baixar o arquivo anexo que possui a questão completa, com as respectivas imagens/charges.
Figura 1
http://e.cdn-hardware.com.br/static/c/m/88241a52759233f82dbf51eb7c22d0a6
Figura 2
https://i2.wp.com/redacaonline.com.br/blog/wp-content/uploads/2016/05/O-brasileiro-e-a-%C3%A9tica-imagem.jpg
Com relação ao tema e o significado das duas charges, além do que é apresentado no livro-texto da disciplina, podemos afirmar que:
I – a figura 1 dá uma clara demonstração de como os valores humanos, sejam eles éticos, morais, culturais etc. podem sofrer transformações ao longo dos tempos, a ponto de até poder ocorrer uma completa inversão de determinados valores. Isso mostra que a ética é um fenômeno dinâmico, subjetivo e mutável nas diferentes épocas e sociedades. v
II – na figura 2 vemos um exemplo de incongruência entre a moral e a ética. A defesa da honestidade e a luta contra a corrupção são princípios éticos que visam ao bem-comum de uma sociedade. Porém, a conduta prática do manifestante, ao dizer que, na volta, irá comprar os DVD’s piratas é uma contradição ao princípio ético e jurídico de respeito aos direitos autorais. Nisso está a sarcástica incongruência apontada pela charge. v
III – a figura 2, pelo seu teor, pode ser correlacionada ao conceito de responsabilidade, à medida que cobramos das autoridades determinadas responsabilidades que nós próprios não realizamos nas pequenas ações e decisões do cotidiano. Quando nem a sociedade nem tampouco os indivíduos assumem a responsabilidade por atos e decisões eticamente erradas podemos dizer que estamos diante do comportamento conhecido por diluição de responsabilidade. v
IV – As figuras 1 e 2 demonstram que o estabelecimento de uma ética coletiva, cujos princípios podem e devem  ser aplicados a toda sociedade na busca do bem comum,  é uma impossibilidade teórico-prática, configurando-se em uma utopia proposta pelo idealismo ético. Por esse motivo é que a filosofia, teologia e sociologia defendem, atualmente, a supressão de princípios éticos orientativos gerais, defendendo o relativismo ético, fundamentado no individualismo da pós-modernidade.
 É correto o que se afirma em:
 
<="" img="" style="cursor: pointer;">
Peso: 1.0
    apenas I, II e III. 
    apenas II, III e IV. 
    apenas II e III. 
    apenas I e IV. 
    apenas III e IV. 
10
10. O tema dessa questão é a ética. Analise as afirmativas e depois responda ao que é proposto.
I - Os Dez Mandamentos são considerados o principal manual de comportamento ético do Cristianismo, sendo um método educativo para orientar a conduta humana dentro de princípios movidos pelo amor a Deus, aos seres humanos e à própria criação.
II – A consciência moral é uma instância psíquica e espiritual nascida e originada num contexto de fé religiosa, o que nos permitiria afirmar que ateus e agnósticos não possuem esse mecanismo de controle ético-moral, que é exclusivo de crentes religiosos.
III – O campo da Bioética envolve inúmeros temas de ética aplicada, como a prática do aborto, eutanásia, pena de morte, ecologia e sustentabilidade etc, sendo uma reflexão interdisciplinar, complexa e compartilhada sobre as nossas ações e decisões no que tange à vida e ao viver cotidianos.
IV – Afirmar que o ser humano possui responsabilidades éticas com todos os seres vivos do planeta, incluindo inimigos e adversários humanos, animais, florestas, rios, oceanos é uma absolutização do princípio do amor, que se choca contra quaisquer princípios bíblicos ou de outras religiões. O ser humano é o dono ou senhor do planeta, podendo dispor de seus recursos naturais de forma livre e soberana.
 
É correto o que se afirma em:
Peso: 1.0
    I, II, III e IV. 
    Apenas I e III. 
    Apenas II e IV. 
    Apenas I e II. 
    Apenas III e IV.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais