Buscar

Avaliando Aprendizado de A. Locomotora

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201603776669)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Um indivíduo do sexo masculino, 30 anos de idade, atleta de corrida de rua, foi atropelado durante um treino. Foi levado à emergência com um quadro de dor no torácica e dispneia (falta de ar). Ao exame de radiografia de tórax foi visto que o mesmo havia fraturado 3 costelas do lado direito do tórax. Sobre a caixa torácica é correto afirmar:
		
	
	A caixa torácica é composta por vertebras torácicas e lombares, costelas e o osso esterno.
	
	NDA
	 
	As costelas típicas apresentam: cabeça, colo, ângulo, tubérculo e corpo da costela
	
	As incisuras costais das vertebras verdadeiras estão presentes apenas no corpo do esterno.
	
	As articulações presentes entre o manúbrio e o corpo do esterno é classificada como manúbrio esternal e classificada como fibrosa sínfise.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201603776230)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Qual das seguintes ações é realizada pelo músculo peitoral menor?
		
	 
	Depressão da escápula
	
	Rotação interna do braço
	
	Expiração
	
	Elevação da escápula
	
	Adução da escápula
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201603775547)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A caixa torácica é um arcabouço ósseo formado pelo osso esterno, cartilagens costais, costelas e vértebras torácicas. Dentre algumas funções, apresenta a propriedade de proteção de órgãos vitais, tais como o coração e os pulmões e, no que se diz respeito à respiração, realiza movimentos de expansão e compressão nas ações inspiratórias e expiratórias, respectivamente. Com relação à classificação das costelas, podemos afirmar que: I - A 7° costela é considerada falsa por não apresentar cartilagem costal própria que se articula com o esterno. II - A 10° costela também é considerada falsa por não ter sua própria cartilagem costal se articulando com o esterno. III - A 12° costela é classificada como flutuante por não se articular com o esterno. IV - A 6° costela é classificada como verdadeira por apresentar sua própria cartilagem costal que articula com o osso esterno. Analise as afirmativas e responda:
		
	 
	II, III e IV corretas
	
	II e IV corretas
	
	I, II e III corretas
	
	II e III corretas
	
	III e IV corretas
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201603776303)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A coluna vertebral é caracterizada por um conjunto de ossos irregulares, as vértebras, que se articulam entre si. Forma o eixo ósseo do corpo humano e está constituída de modo a oferecer resistência de um pilar de sustentação, mas também a flexibilidade necessária à movimentação do tronco. No interior da coluna, encontramos um canal em posição longitudinal que aloja uma das principais estruturas do sistema nervoso central, a medula espinhal. O limite superior é a articulação atlantoccipital e inferiormente, as articulações sacro-ilíacas, direita e esquerda. É formada por 33 vértebras, se o sacro e o cóccix forem vistos separadamente, ou 26, se forem vistos como uma única peça. Apresenta, entre os corpos vertebrais, um disco intervertebral, fibrocartilaginoso, capaz de absorver os aumentos de pressão em uma súbita sobrecarga da coluna e conferir mobilidade entre as vértebras adjacentes. Em relação as curvaturas anatômicas e patológicas da coluna vertebral, marque a resposta incorreta:
		
	
	Sacrococcígea, primária, convexa posteriormente, cifótica.
	 
	O desvio frontal da coluna é denominado Escoliose.
	
	Torácica, primária, convexa posteriormente, cifótica;
	 
	Lombar, secundária, côncava posteriormente, lordótica;
	
	Cervical, secundária, côncava posteriormente, lordótica.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201603775613)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A coluna vertebral ao mesmo tempo que funciona como um canal ósseo protetor da medula espinhal também deve permitir mobilidade ao tronco. Para garantir tais funções a coluna possui estruturas responsáveis pela estabilidade estática (ligamentos) e estabilidade dinâmica (músculos). I - as articulações intervertebrais estão situadas entre os corpos vertebrais de C2 a S1; II  as articulações zigoapofisárias ou interapofisárias estão situadas entre os processos articulares dos arcos vertebrais ¿ somente na região cervical; III  o ligamento longitudinal posterior situa-se posteriormente aos corpos vertebrais, é mais estreito na coluna lombar, o que torna esta região mais vulnerável as hérnias discais; IV - Ligamentos flavos ou amarelos (unem os processos espinhosos); Diante do exposto estão corretas as alternativas:
		
	
	II e III somente;
	 
	I, II e III somente;
	
	II e IV somente;
	 
	I e III somente;
	
	I, III e IV somente;

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes