Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO DIREITO DO TRABALHO I

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201513627264)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Marta, Maria e Gabriela são irmãs, residem na cidade de Cuiabá - MT e trabalham na empresa X. Tendo em vista que a avó das empregadas reside na cidade de Campinas - SP, viajaram de avião para a cidade paulista o filho de Marta, o esposo de Maria e o irmão delas Diogo. Ocorreu um acidente aéreo com o mencionado avião, não havendo sobreviventes. Neste caso:
		
	
	Marta, Maria e Gabriela poderão deixar de comparecer ao serviço por até dois dias consecutivos, hipótese de suspensão do contrato de trabalho.
	 
	Marta, Maria e Gabriela poderão deixar de comparecer ao serviço por até dois dias consecutivos, hipótese de interrupção do contrato de trabalho.
	
	Apenas Marta e Maria poderão deixar de comparecer ao serviço por até dois dias consecutivos, hipótese de interrupção do contrato de trabalho.
	
	Marta, Maria e Gabriela poderão deixar de comparecer ao serviço por até cinco dias consecutivos, hipótese de interrupção do contrato de trabalho.
	
	Apenas Marta e Maria poderão deixar de comparecer ao serviço por até três dias consecutivos, hipótese de suspensão do contrato de trabalho.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201513627244)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Numa relação de subcontratação, em que a empresa locadora de mão-de-obra oferece trabalhadores para desenvolverem atividade-fim da empresa tomadora da mão-de-obra, em caráter permanente, a relação de emprego do trabalhador, segundo a jurisprudência predominante do TST, se estabelece:
		
	
	Não há relação de emprego, uma vez que o empregado é contratado por uma empresa, mas presta serviços em outra.
	 
	Com a tomadora dos serviços, pois há fraude na locação permanente de mão-de-obra para atividade-fim da tomadora.
	
	Com ambas as empresas, na medida em que ambas respondem solidariamente pelos créditos trabalhistas.
	
	Com a locadora da mão-de-obra, desde que previsto no contrato de subcontratação a responsabilidade desta pelos créditos trabalhistas.
	
	Com a locadora da mão-de-obra, que só oferece à tomadora os serviços dos trabalhadores contratados.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201513542735)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	No que diz respeito às sobre o contrato individual de trabalho, marque a alternativa correta:
		
	
	I ¿ O contrato de experiência é um contrato por prazo determinado especial, com o objetivo de fazer com que as duas partes (empregado e empregador) se conheçam mutuamente, razão pela qual não é necessária a assinatura da carteira de trabalho no prazo geral de 48 horas.
	 
	Uma vez configurada a realização de trabalho em atividade ilícita, não será devido ao empregado o pagamento da contraprestação salarial do último mês trabalhado.
	
	O contrato de trabalho por prazo determinado inicialmente firmado por período de dois anos poderá ser prorrogado uma única vez, por igual período.
	
	O contrato de trabalho temporário somente pode ser utilizado na hipótese de haver acréscimo extraordinário de serviço da empresa, como é comum de ocorrer com as lojas do comércio no período de fim de ano.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201513593552)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Considere as assertivas sobre relações de trabalho: I. O empregado doméstico não tem direito ao pagamento de horas extraordinárias e ao recolhimento dos depósitos no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço por ausência de disposição legal, nesse sentido, relativa à categoria. II. O trabalhador avulso terá igualdade de direitos em relação ao trabalhador com vínculo permanente, conforme disposição constitucional. III. A duração do estágio, no mesmo concedente, não poderá exceder a dois anos, salvo no caso do portador de deficiência. IV. O trabalho temporário corresponde a uma relação triangular que envolve o trabalhador temporário que presta serviços a uma empresa tomadora dos serviços por intermédio de uma empresa de trabalho temporário. V. O estagiário e o trabalhador temporário não têm nenhum tipo de relação empregatícia, seja com o tomador dos seus préstimos ou com a empresa fornecedora de mão de obra temporária. Está correto o que se afirma APENAS em
		
	
	II, IV e V.
	
	I, III e IV.
	
	I, II e V.
	 
	II, III e IV.
	
	I, III e V.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201512975361)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(concurso de juiz substituto TRT/RJ 2008) A validade da alteração dos contratos individuais de trabalho dependerá:
		
	
	De acordo coletivo específico, dirigido a todos os empregados do mesmo setor do estabelecimento;
	
	De mútuo consentimento, sempre que previsto em cláusula contratual;
	
	Da vantagem indenizatória a ser dada ao empregado, como forma de reparação em caso de rebaixamento;
	 
	Da proposta do empregador, aceita pelo empregado, e ainda assim desde que suas condições não resultem prejuízos diretos ou indiretos ao empregado;
	
	Da ausência de reflexos negativos na carreira, observados os critérios de promoção por merecimento e antiguidade.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes