Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO DIREITO CIVIL I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201513048970)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em relação à Parte Geral do Código Civil, assinale a assertiva correta:
		
	
	Diante do princípio da independência das responsabilidades, o prazo prescricional da ação de res ponsabilidade civil começa a contar da data do fato criminoso, mesmo que esteja tramitando ação penal relativa ao mesmo fato e independentemente do resultado desta ação
	
	O negócio jurídico viciado pela lesão é considerado nulo; o prazo prescricional para obter a declaração de sua nulidade é de 4 (quatro) anos.
	
	Quando a lei dispuser que determinado ato é anulável, sem estabelecer prazo para pleitear-se a anulação, será este de 4 (quatro) anos, a contar da data da conclusão do ato.
	 
	A prescrição tem por objeto direitos subjetivos patrimoniais e disponíveis, basicamente as obrigações. Não abrange os direitos de personalidade, os direitos relacionados ao estado da pessoa e os direitos de família.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201512978076)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	No que tange os negócios jurídicos, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	Efeitos do negócio jurídico são a constituição, modificação ou extinção das relações jurídicas, de modo vinculante, obrigatório para as partes intervenientes.
	
	Negócio jurídico é uma declaração de vontade privada das partes destinadas a produzir efeitos que os agentes pretendem e que o direito reconhece.
	
	No negócio jurídico os efeitos são os que a parte lhe conferem, no exercício de sua autonomia, desde que conforme à lei, à ordem pública e aos bons costumes.
	 
	No negócio jurídico a vontade que se exprime não se dirige à produção de efeitos jurídicos específicos. Estes efeitos dependem de lei, onde já estão completa e integralmente previstos.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201513049008)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A fraude contra credores:
		
	
	ocorre quando há transmissão gratuita ou onerosa de bens, por devedor insolvente, no transcorrer de ação judicial em fase de execução.
	 
	leva à anulação do negócio jurídico, de modo que a vantagem resultante será revertida em favor do acervo sobre que se tenha de efetuar o concurso de credores.
	 
	não se verifica perante os credores que já possuam garantia para recebimento do crédito, ainda que esta se torne insuficiente.
	
	pode favorecer aqueles que ainda não eram credores ao tempo da transmissão gratuita ou onerosa de bens.
	
	é causa de nulidade do negócio jurídico, em transmissão gratuita ou onerosa de bens, praticada por devedor insolvente.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201513048878)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Marque a assertiva correta:
		
	
	São bens imóveis os direitos reais sobre objetos móveis e as ações correspondentes.
	
	Os negócios jurídicos que dizem respeito ao bem principal abrangem as pertenças
	
	Não perdem o caráter de bens imóveis, as edificações que, separadas do solo, mas conservando a sua unidade, forem removidas para outro local, mas sim os materiais que provisoriamente sejam separados de um prédio, para nele se reempregarem em seguida.
	 
	São bens imóveis os direitos reais sobre imóveis e as ações que os asseguram.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201513516357)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Uma das inovações mais importantes do estatuto civilista de 2002 é o capítulo referente aos direitos da personalidade, introduzido logo nos primeiros artigos do código (arts. 11 a 21). No que diz respeito aos direitos da personalidade, o Código Civil vigente prescreve que
		
	
	existe um rol taxativo desses direitos, constituídos pelo direito à vida, à liberdade, à integridade física e psíquica, à imagem, à honra, ao nome e à vida privada.
	 
	é impossível admitir a disposição gratuita do próprio corpo para fins de transplante, na forma estabelecida em lei especial, por serem indisponíveis os direitos da personalidade.
	 
	é inviolável a vida privada da pessoa natural, e o juiz, a requerimento do interessado, adotará as providências necessárias para impedir ou fazer cessar ato contrário a essa norma.
	
	é defeso, em qualquer hipótese, o ato de disposição do próprio corpo, quando importar diminuição permanente da integridade física, ou contrariar os bons costumes.

Outros materiais