Buscar

revisão_bromato_1_up

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Revisão de Bromatologia 
1 - Proteínas são polímeros de alto peso molecular, na qual são formadas por aminoácidos que são unidos por ligação peptídica. Cite 3 funções biológicas das proteínas no organismo.
2 - Quais hormônios dependem de lipídios(colesterol) para serem ativados?
3 - Cite e explique a classificação dos alimentos quanto a sua função no organismo.
4 - O que é um co-fator e qual sua função no processo catalítico enzimático?
5 - Quais os principais riscos da dieta vegetariana?
6 - Porque alguns produtos alimentícios devem ser guardados dentro do freezer? Quais alimentos não precisam de data de validade no rótulo?
7 - Sabemos que nutrientes são substancias químicas imprescindíveis à vida do ser humano, sendo representadas por proteínas, glicídios, lipídios, minerais, vitaminas e a água. Sua classificação quanto a sua função no organismo estão divididos em quatro grupos, explique cada um deles. 
8 - As proteínas fornecem os materiais essenciais para o crescimento e reparo do nosso corpo, sem elas não seriamos capazes de repor ou reparar as nossas células. Cada proteína tem sua própria especificidade fisiológica e estão relacionadas à quase todas as funções fisiológicas, sabendo disso, cite algumas das funções biológicas das proteínas. 
9 - Os lipídios têm sido considerados um vilão nos últimos tempos, pois estão relacionadas às doenças cardiovasculares. No entanto, os lipídios desempenham importantes funções no organismo. Descreva suas funções e explique porque a falta dos lipídios irá afetar diretamente no bom funcionamento do corpo.
10 - O valor nutritivo é conferido pela presença, em sua composição, de quantidade e qualidade de elementos indispensáveis ao organismo: os Nutrientes. Visto isto, explique o que são alimentos plásticos, energéticos, reguladores e vitalizantes. 
11 - Proteínas são moléculas de alto peso molecular, formadas por ligações peptídicas entre aminoácidos. Explique qual a diferença entre aminoácidos essenciais e não essenciais. O que é necessário para que uma proteína funcione? 
12 - Explique o que é um grupo prostético e cite 5 funções das proteínas no organismo.
13 - Lipídeos são substâncias químicas que, ao contrário das outras classes de compostos orgânicos, não são caracterizadas por algum grupo funcional comum, e sim pela sua alta solubilidade em solventes orgânicos e baixa solubilidade em água. Diferencie ácido graxo saturado e insaturado, citando pelo menos 3 características de cada um. 
14 - Reportagem do site G1 – 18/11/2014 - O Procon de Florianópolis começou a fiscalizar supermercados após receber três denuncias de moradores da capital catarinense que acreditam ter comprado leite adulterado. A inspeção é feita em produtos de uma empresa de laticínios com sede em Goiás. Cerca de 20 estabelecimentos foram vistoriados em dois dias de operação. De acordo com o diretor do Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor de Florianópolis, Gabriel Meurer, os produtos pertencem a um mesmo lote e foram adquiridos em mercados do Centro e do Sul da Ilha de Santa Catarina. Em um dos casos, uma menina de sete anos ingeriu o leite e passou mal.
a) Baseado na reportagem acima qual o conceito de produtos adulterados?
b) Qual a diferença entre alimentos alterados, falsificados e contaminado?
c) Como os alimentos podem ser classificados? Dê exemplos de duas classificações quanto a função no organismo.

Outros materiais