Buscar

SCA TRABALHO PRONTO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Conceito
	Segundo a definição da ABNT, resíduos sólidos são os resíduos nos estados sólido e semissólido, que resultam de atividades da comunidade de origem: industrial, doméstica, comercial, agrícola, de serviços e de varrição.
	Classificação
	Os resíduos sólidos são classificados quanto aos seus riscos potenciais ao meio ambiente e à saúde pública. Três categorias são previstas na norma: classe I - resíduos perigosos; classe II - resíduos não-inertes; classe III - resíduos inertes. 
	Produção e dados atualizados sobre a produção 
	A quantidade de resíduos sólidos urbanos gerada no país em 2015 totalizou 79,9 milhões de toneladas, 1,7% a mais do que no ano anterior. No período, foi registrado também aumento de 0,8% na produção per capita de resíduos sólidos: de 1,06 quilo (kg) ao dia em 2014, para 1,07 kg ao dia em 2105. Os dados foram divulgados hoje (4) pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).
	Como deve ser feita a coleta
	A coleta deve ser feita com frequência adequada e com veículos apropriados conforme a: quantidades de resíduos, tipos de resíduo, etc. procurando sempre manter a comodidade da população.
	Responsabilidade pelo gerenciamento 
	Para a elaboração, implementação, operacionalização e monitoramento de todas as etapas do plano de gerenciamento de resíduos sólidos, nelas incluído o controle da disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos, será designado responsável técnico devidamente habilitado.
	Disposição final, destino: explicar cada tipo 
	Fazer a disposição final de rejeitos requer uma completa neutralidade com o meio ambiente. Isso significa que não deve poluir ou alterar o meio onde tais soluções forem construídas. As principais formas de poluição é a contaminação do solo, dos lençóis freáticos e do ar. As consequências dessa poluição é a proliferação de doenças decorrentes de pragas de ratos, insetos e animais que vivem dos rejeitos assim como doenças ocasionadas pela poluição dos lençóis freáticos como a diarreia.
Veja a diferença entre lixão, aterro controlado e aterro sanitário e entenda quando podemos dizer que uma disposição final é ambientalmente adequada ou não.
Lixão (vazadouro) a céu aberto: Disposição final sem proteção alguma do solo e do ar. Os resíduos ficam a céu aberto atraindo toda a espécie de animal como ratos, cobras, insetos, … e com estes as doenças e perigos para as pessoas que vivem ao seu redor. A geração de gases que acontece de maneira incontrolável nos lixões, também polui o meio ambiente com gases do efeito estufa, contribuindo para o aquecimento global e suas consequências.
Além disso, o chorume originado da decomposição da matéria orgânica dos lixões, podem contaminar os lençóis freáticos e assim levar doenças como diarreia até mesmo para populações que vivem longe do lixões e constitui com isso um perigo de epidemia em potencial devendo ser combatido severamente.
Dessa forma, o Lixão não pode ser considerado uma forma de Destinação Final Ambientalmente Adequada.Aterro Controlado: Normalmente é um lixão coberto de terra. Não tem proteção do solo e contamina os lençóis freáticos. O fato de o problema não ser visível faz desse caso uma solução muitas vezes até pior que o lixão, já que funciona como um tumor que causa prejuízos a natureza por baixo da terra e não é visível. Fatalmente os problemas de poluição aparecerão um dia, quem sabe com epidemias difíceis de controlar.
Caso não tenham um sistema de coleta de gases, oferecem risco grande de explosão. 
Com raras exceções, o Aterro Controlado não pode ser considerado uma forma de Destinação Final Ambientalmente Adequada.
	Importancia da Reciclagem
	A reutilização de resíduos sólidos como insumo nos processos produtivos gera benefícios diretos, tanto na redução da poluição ambiental causada pelos aterros e depósitos de lixo como em benefícios indiretos relacionados à conservação de energia. 
	Soluções para reduzir a produção
	Reciclagem: Consiste, basicamente, da reintrodução dos resíduos no processo de produção. É uma prática que precisa ser difundida, especialmente pela economia da energia gasta nos processos de produção e pela diminuição na utilização de matéria-prima virgem. Compostagem: Constitui-se no processo biológico de decomposição da matéria orgânica contida em restos de origem animal ou vegetal. Esse processo tem como resultado final um produto – o composto orgânico – que deve permitir sua aplicação no solo sem ocasionar riscos ao meio ambiente.
Aterro Sanitário: É a forma de disposição final de resíduos sólidos no solo, em local devidamente impermeabilizado, mediante confinamento em camadas cobertas com material inerte, geralmente solo, segundo normas operacionais específicas, de modo a evitar danos ou riscos à saúde pública e à segurança, minimizando os impactos ambientais. Incineração: É o processo de redução de peso e volume do lixo pela combustão controlada. A incineração é utilizada, atualmente, no Brasil, apenas para o tratamento de resíduos hospitalares e industriais. É bastante difundida em países desenvolvidos e com pouca extensão territorial e, normalmente, associada à produção de energia.
	Identifique como/onde é a disposição final dos resíduos em Regente-Feijó
	o município de Regente Feijó ainda não adequou sua legislação específica às políticas, nem ao menos a PERS que figura desde 2006 e ainda o município não tomou nenhuma iniciativa. Diante desse fato, fica eminente que a questão da geração de resíduos sólidos e seus desdobramentos não são tratados de forma satisfatória, pelo contrário, adotam-se medidas medianas que apenas adiam os problemas gerados, pois sem a legislação específica não há a certeza de que as ações serão contínuas, podendo ser modificadas conforme os pensamentos e ideais de cada gestor público, o que causa instabilidade e assim, tanto o meio ambiente e população, quanto os catadores de materiais recicláveis ficam a mercê de opiniões mudanças políticas locais. Todo resíduo produzido no município tem por destino final o lixão.
	Conceito
	De acordo com a NBR n°12.808 apud Ferreira (2000), os resíduos hospitalares ( ou de serviço de saúde) são os resíduos produzidos pelas atividades de unidades de serviço de saúde (hospitais, ambulatórios, postos de saúde, etc.). 
	Classificação
	“Os RSS são de natureza heterogênea” (GARCIA; ZANETTI-RAMOS, 2004, p. 746), e diferentes classificações já foram propostas por várias entidades, como o CONAMA, a ANVISA e ainda governos estaduais e municipais, já que se faz necessária uma classificação e separação desses tipos de resíduos, além da preocupação com os manipuladores desse material e com o meio ambiente.
Resíduos de Serviços da Saúde (RSS), para as normas brasileiras de terminologia, classificação, manuseio e coleta de resíduos e serviços de saúde, são definidos como resíduos resultantes das atividades exercidas por estabelecimentos prestadores de serviços de saúde, abrangendo os resíduos provenientes das mais diversas fontes potencialmente geradoras, como hospitais, clínicas médicas, veterinárias, odontológicas, farmácias, ambulatórios, postos de saúde, laboratório de análises clínicas, laboratórios de análises de alimento, laboratórios de pesquisa, consultórios médicos e odontológicos, empresas de biotecnologia, casas de repouso e casas funerárias (SCHNEIDER, 2004).
	Tipos de resíduos
	Resíduos infectantes (classe A): culturas, vacina vencidas, sangue e hemoderivados, tecidos, órgãos, perfurocortantes, animais contaminados, fluidos orgânicos; Resíduos especiais (classe B): rejeito radioativo, residuos farmacêuticos, e residos químicos; Os resíduos comuns (classe C): das áreas adiminastrivas, da limpeza,do jardim, etc. Segundo Grippi(2006) os RSS constituem os resíduos sépticos os que contem ou potencialmente podem conter germes patogênicos. São produzidos em serviços de saúde, este resíduo é constituído de agulhas, seringa, gazes, bandagens, algodoes, órgãos e tecidos removidos,meios de cultura, animais usados em teste, sangue coagulado, luvas descartáveis, filmes radiológicos,etc.
	Armazenamento
	O armazenamento interno consiste em selecionar um ambiente apropriado onde será centralizado o acúmulo de resíduos que deverão ser transportados ao local de tratamento, reciclagem ou disposição final. Alguns estabelecimentos de saúde, devido a magnitude dos seus serviços, contam com pequenos centros de coleta distribuídos estrategicamente por andares de unidades de serviço.
	Responsabilidade do enfermeiro
	Verifica-se que o enfermeiro é o profissional mais habilitado para executar o programa de gerenciamento, já que atua em situações de assistência, gerencia e educação permanente e continuada. Por conta disso é necessário um olhar critico para detectar e solucionar problemas no sentido de alcançar a segurança do cliente. A elaboração, implementação e desenvolvimento do PGRSS deve englobar todos os setores da instituição hospitalar, com observação nas características de cada ambiente e, a partir dai, determinar as ações relacionadas ao plano. É necessário o grau de periculosidade que os resíduos apresentam.
	Coleta
	A coleta consiste em transferir os resíduos em forma segura e rápida das fontes de geração até o local destinado para seu armazenamento temporário.
	Destinação e disposição final
	Transporte Interno: Esta etapa consiste no translado dos resíduos dos pontos de geração até local destinado ao armazenamento temporário ou armazenamento externo com a finalidade de apresentação para a coleta. Armazenamento Temporário: Consiste na guarda temporária dos recipientes contendo os resíduos já acondicionados, em local próximo aos pontos de geração, visando agilizar a coleta dentro do estabelecimento e otimizar o deslocamento entre os pontos geradores e o ponto destinado à apresentação para coleta externa. Disposição Final :Consiste na disposição de resíduos no solo, previamente preparado para recebê-los, obedecendo a critérios técnicos de construção e operação, e com licenciamento ambiental de acordo com a Resolução CONAMA nº.237/97. Disposição de resíduos no solo obedecendo a critérios técnicos de construção e operação, e licenciamento em órgão ambiental competente. Pode ser feito pelos seguintes processos: Aterro sanitário; Reciclagem; Valas Septicas; 
	Soluções para reduzir a produção 
	Para minimizar os impactos que o lixo oriundo destes serviços pode trazer, todo gerador de RSS deve elaborar o plano de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde (PGRSS).  Este plano deve apresentar meios de minimizar riscos ocupacionais nos ambientes de trabalho, buscar formas de reduzir a geração de resíduos e dar atenção a segregação destes, no momento e no local em que foram gerados.
É um grande desafio! Por isso, a tecnologia vem como uma grande saída para facilitar a gestão dos resíduos hospitalares. Uma solução tecnológica de Gestão Ambiental

Outros materiais