Buscar

As estatísticas relacionam fracasso escolar com arranjos familiares, com poder econômico e com as possibilidades de acesso a bens culturais. E ainda, relacionam a educação com o número de alunos e alu

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Políticas Públicas e Legislação Educacional
Questão A
Em relação a qualidade de ensino, a  Constituição Federal de 1988 dispõe no art. 214 que a lei estabelecerá o plano nacional de educação, de duração plurianual, visando à articulação e ao desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis e à integração das ações do poder público que conduzam à melhoria da qualidade do ensino. Você, como profissional da educação, acredita que a Constituição Cidadã conseguiu cumprir seu objetivo? De que forma isso vem ocorrendo? Com base neste artigo, faça um paralelo entre a lei e a realidade que vivenciamos hoje destacando os aspectos mais relevantes sobre este assunto. Lembre-se que seu texto deve conter entre 10 e 15 linhas que fundamentem bem a sua resposta.
  
Questão B
Professor Genivaldo foi aprovado no último concurso público na cidade onde mora, nomeado como professor no início do ano letivo foi prestar seus serviços na Escola Municipal Bandeirante. Durante a semana pedagógica, o professor Genivaldo solicitou para que a equipe pedagógica explicasse a ele o que era esse tal de 20% de hora atividade que a resolução 03/97 do MEC tanto fala. Relate, entre 10 e 15 linhas, qual a posição da equipe pedagógica diante dessa situação e destaque dois pontos relevantes do contexto para o professor.

Outros materiais