Buscar

slides-psicodrama20psicanalc38dtico1-isolde.ppt

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
PSICODRAMA EM CENA
*
*
PSICODRAMA
Um encontro de dois
Olho a olho
Cara a cara
E quando estiveres perto Eu arrancarei teus olhos
E colocarei no lugar dos meus
E tu arrancarás meus olhos 
E colocarás no lugar dos teus
Então eu te olharei com teus olhos
E tu me olharás com os meus.
Jacob Levy Moreno
*
*
PSICODRAMA
É o tratamento do individuo e do grupo através da ação dramatica
*
*
PSICODRAMA
Existem duas correntes teóricas em Psicodrama:
 
 => a linha de Jacob Levy Moreno (criador do psicodrama)
a do Psicodrama Psicanalítico (permite ao individuo exteriorizar o seu drama interno)
*
*
TEORIA DO PSICODRAMA
O Psicodrama possui o conceito de espontaneidade-criatividade, a teoria dos papéis, a psicoterapia grupal como pontos básicos da sua teoria, além de outros como: Tele (capacidade de se perceber de forma objetiva o que ocorre nas situações e o que se passa entre as pessoas), Empatia (tendência para se sentir o que se sentiria caso se estivesse na situação e circunstâncias experimentadas pela outra pessoa.).
 Co-inconsciente (vivências, sentimentos, desejos e até fantasias comuns a duas ou mais pessoas, e que se dão em "estado inconsciente".) e Matriz de Identidade (lugar do nascimento).
*
*
TEORIA DO PSICODRAMA
Contribuiu para leitura, compreensão e atuação sobre os grupos, permitindo o aprofundamento da cena grupal e exploração do meio; 
Espontaneidade em ação, abandonando o excesso de intelectualidade; 
Revaloriza a análise do vivencial nos grupos, permitindo exploração mais rica do imaginário na vida grupal; 
No Brasil, algumas tendências teatrais acabaram desenvolvendo trabalhos que apresentam pontos comuns com o psicodrama. Ex.: Teatro de Conscientização e Teatro do Oprimido de Augusto Boal; 
Há trabalho nas Inst. Públicas da saúde e em comunidades nos bairros com uma posposta mais ousada e penetrante na realização social da prática terapêutica
Na França, a Psic. Lacaniana levou vários psicodramatistas ao emprego da cena como meio de exploração e realização do imaginário, trazendo novas contribuições para os 3 registros – SIMBÓLICO, IMAGINÁRIO E REAL – para teoria do psiquismo.
*
*
OBSERVAÇÕES
O Psicodrama Psicanalítico tem aqui, como teoria de referência, a Metapsicologia de Freud. Propõe uma cura analítica clássica, através do trabalho entre pacientes e terapeutas, o autor descreve as condições de utilização e indicações da prática psicodramática. Discute como o processo psicanalítico se dá a partir de tal exercício terapêutico. 
Trata-se de um convite para pensarmos o Psicodrama não mais como um espetáculo exagerado de emoções, mas sim como uma prática objetiva e eficiente que atua no labirinto do psiquismo humano.
*
*
PSICODRAMA PSICANALÍTICO
Permite corporizar os objetos e vínculos internos do sujeito, o drama que vive em seu mundo interno se exterioriza.
O centro de maior interesse é a dinâmica grupal, a investigação das fantasias inconscientes grupais e individuais e a interpretação das mesmas.
*
*
PSICODRAMA PSICANALÍTICO
Etapas do Psicodrama Psicanalítico:
=> a mais importante é a dinâmica grupal 
=> a investigação das fantasias inconscientes grupais e individuais e a interpretação das mesmas, não acontecem distintamente 
=> a dramatização vista apenas como mais um elemento, mas de grande valia para investigar as fantasias e orientar as interpretações. 
*
*
PSICODRAMA PSICANALÍTICO
Algumas vantagens das técnicas psicodramaticas:
=> A psicoterapia pode chegar a um numero maior de pessoas;
 => Facilita e abrevia os tratamentos, aumentando os 	recursos disponíveis e indica diagnósticos com 	precisão;
*
*
PSICODRAMA PSICANALÍTICO
Algumas vantagens das técnicas psicodramaticas:
=> A psicoterapia pode chegar a um numero maior de pessoas;
 => Facilita e abrevia os tratamentos, aumentando os recursos disponíveis e indica diagnósticos com precisão;
*
*
PSICODRAMA PSICANALÍTICO
Algumas vantagens das técnicas psicodramaticas:
=> Favorecem um maior relacionamento afetivo, ao contrário das formalidades de nossa cultura;
=> É um instrumento de aproximação e integração entre os seres humanos.
*
*
ELEMENTOS PRINCIPAIS DO MÉTODO PSICODRAMÁTICO
 	Moreno, tomando do modelo teatral seus elementos, distingue ainda, para a cena psicodramática, cinco elementos ou instrumentos:
*
*
“o espaço do cenário é uma prolongação da vida, mais além da vida real. A realidade e a imaginação não se enfrentam, situam numa mesma esfera.”
ELEMENTOS PRINCIPAIS DO MÉTODO PSICODRAMÁTICO
1 – O Cenário: 
*
*
2 – Os Personagens:
ELEMENTOS PRINCIPAIS DO MÉTODO PSICODRAMÁTICO
2.1 – O Protagonista: representa a si mesmo, no cenário buscando seu próprio universo. Trata do empenho de si mesmo, até o esquecimento do papel, indo da ficção ao real. Liberdade de ação e espontaneidade.
*
*
2 – Os Personagens:
ELEMENTOS PRINCIPAIS DO MÉTODO PSICODRAMÁTICO
2.2 – Ego-auxiliares: representa pessoas reais ou simbólicas do meio, encarna qualquer dos personagens da vida do sujeito. “deve despojar de sua vida privada e identificar-se com o suj. o mais completamente possível”. Se torna paciente e serve de personagem auxiliar, o que evidencia e garante o compromisso do ego-auxiliar.
*
*
2 – Os Personagens:
ELEMENTOS PRINCIPAIS DO MÉTODO PSICODRAMÁTICO
2.3 – O Diretor: terapeuta, analista e diretor; Situa-se no inconsciente de cada membro. Deve ser presente e receptivo, vigilante e discreto. É ele quem inicia, interrompe o jogo de forma delicada para não frustrar os membros.
*
*
2 – Os Personagens:
ELEMENTOS PRINCIPAIS DO MÉTODO PSICODRAMÁTICO
2.4 – O Público: pode servir de ajuda ao paciente ou transformar-se ele mesmo em paciente, servindo também de caixa de ressonância da opinião pública. “as reações e observações do público durante a ação são também espontâneas como as do paciente.”
*
*
CENA 1
O Encontro
*
*
CENA 2
A Fúria
*
*
TÉCNICAS
1 – Solilóquio: consiste num “monólogo” do paciente, em falar em voz alta o que pensa e sente, aqui e agora, enquanto representa uma cena de sua vida cotidiana.
3 – Técnica do Doublé: um dos ego-auxiliares representa algum aspecto ou tendência do sujeito. É necessário que o doublé seja um terapeuta para mostrar ao sujeito esta parte escondida de si mesmo que o outro vê. Sempre de forma cuidadosa e cautelosa.
2 – Apresentação Pessoal: o sujeito conta ou revive um episódio de sua vida real ou imaginária. Ele mesmo desempenhará suas próprias funções.
*
*
TÉCNICAS
4 – Técnica do Espelho: Faz o sujeito sair de seu universo fechado para entrar no dos outros. O papel do sujeito é desempenhado por um personagem auxiliar que mostra como se comporta nas diferentes situações da vida. Utiliza a mímica ou a palavra.
5 – Inversão de Papéis: Tem origem na dialética de Sócrates. Trata-se saltar para um outro nível da realidade do outro, para perceber as coisas como o outro as percebe. Permite sair da dimensão de “si mesmo”, percebendo sua própria atitude em relação ao outro. “O intercâmbio de papeis é a crise do encontro entre o “eu” e o “tu”, é um “encontrar-se”.
*
*
CENA 3
A Despedida

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes