Buscar

TECNICAS DE SELEÇAO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: GST0531_AV_201405061529 » TÉCNICAS DE SELEÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201405061529 - LUDIMILLA SANTOS FERNANDES
	Professor:
	GUILHERME BALBONE MARQUES
IVINI DE OLIVEIRA BRUNI
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 7,0        Nota de Partic.: 1        Data: 13/03/2015 11:31:42
	
	 1a Questão (Ref.: 201405125227)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Explique a parte grifada a seguir. Competência é um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que justificam um alto desempenho.
		
	
Resposta: CONHECIMENTO: É CONHECER DETERMINADO ASSUNTO,FUNÇAO,SABER A TECNICA; HABILIDADES; SABER FAZER,COLOCAR EM PRATICA O QUE CONHECE,A TECNICA; ATIDUDES; QUERER FAZER FAZER,NAO BASTA APENAS TER CONHECIMENTO E HABILIDADES,O INDIVIDUO TEM QUE TER VONTADE PAR FAZER ALGO E FAZER DA MELHOR MANEIRA POSSIVEL.
	
Gabarito: Em sua resposta o aluno deve indicar que competência é um equilíbrio entre conhecimento, habilidade e atitude. Conhecimento e habilidade são competências técnicas e atitude são competências comportamentais.
O conhecimento diz respeito a formação, aos cursos. As habilidades referem-se a prática, a experiência. As atitudes dizem respeito a ação do indivíduo. 
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201405133296)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Um concurso para vagas de varredores de rua numa empresa pública era composto de uma prova de conhecimentos gerais para o nível de educação fundamental, de uma prova física e de uma prova prática. Estes elementos de seleção de candidatos são agrupados numa modalidade específica de instrumentos de seleção. Apresente que classe de instrumento eles pertencem.
		
	
Resposta: FOI FEITA UMA TRIAGEM ATRAVES DO CONCURSO PARA SABER O NIVEL BASICO DE CONHECIMENTO SOBRE ASPECTOS GERAIS,DEPOIS UMA PROVA FISICA E PRATICA PARA SABER SE O CANDIDATO TINHA CONDIÇOES E SE POSSUIAM HABILIDADES PARA O TRABALHO EXIGIDO. A CLASSE QUE PERTENCEM E FOI USADA COM BASE NO PERFIL POR COMPETÊNCIA,FOI APLICADA A PROVA DE CONHECIMENTO E CAPACIDADE.
	
Gabarito: O aluno deverá em sua resposta indicar que pertencem à classe das provas de capacidade ou conhecimentos específicos.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201405336984)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 05 de outubro de 1988, assegurou diversas garantias constitucionais e dentre as quais o acesso ao trabalho digno, que por si só, é um direito do cidadão e, por conseguinte, representa a principal forma de inserção do indivíduo na sociedade, pois, é através da remuneração do trabalho, que a maioria das pessoas aufere sua renda e adquire reconhecimento social. Por sua vez, quais são os desequilíbrios do mercado de trabalho ora vivenciados em nosso país?
		
	
	Oferta > procura acentuada disponibilidade de emprego e diminuição de candidatos e Oferta < procura aumento de ofertas de empregos e excesso de candidatos.
	
	Oferta > procura acentuada de disponibilidade de emprego e escassez de candidatos e Oferta < procura escassez de ofertas de empregos e diminuição de candidatos.
	 
	Oferta > procura acentuada disponibilidade de emprego e escassez de candidatos e Oferta < procura escassez de ofertas de empregos e excesso de candidatos.
	
	Oferta > procura acentuada de disponibilidade de emprego e aumento de candidatos e Oferta < procura escassez de ofertas de empregos e excesso de candidatos.
	
	Oferta > procura acentuada disponibilidade de emprego e aumento de candidatos e Oferta < procura escassez de ofertas de empregos e diminuição de candidatos.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201405097556)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A seleção é um tipo de processo decisório que deve levar em consideração as relações entre as especificações do cargo a ser preenchido e o perfil das características dos candidatos que foram recrutados, e a partir destas considerações tenta-se encontrar o candidato que mais se aproxime do ¿ideal de qualificações¿.
		
	 
	A afirmação é correta, pois a seleção é um processo aparentemente simples mas que envolve uma alta complexidade e pode interferir no destino da organização.
	
	A afirmação é correta, pois somente decide no processo de seleção a alta administração
	
	A afirmação não é correta, pois a seleção é apenas um processo técnico.
	
	A afirmação não é correta, pois os custos de um eventual erro de seleção podem ser compensados com treinamento posterior.
	
	A afirmação não é verdadeira, pois não destaca a importância dos testes utilizados no processo.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201405087976)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Complete as lacunas do texto da escritora Maria Odete Rabaglio, descrito abaixo: "Para desenvolver um trabalho bem alinhado, caberá às Empresas definir suas ____________________________, através de indicadores como missão, visão, valores, estratégias etc. Com o fortalecimento da parceria entre _____ e gestores, a preparação da empresa para implementação de uma _______________, torna-se mais fácil, iniciando com a devida sensibilização e conscientização da alta direção".
		
	 
	d) Competências Organizacionais, RH, ferramenta
	
	e) Competências gerenciais, DP, ferramenta
	 
	a) Competências Organizacionais, RH, metodologia
	
	c) Competências e habilidades, RH, organização
	
	b) Competências gerenciais, DP, metodologia
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201405111893)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Para avaliar as competências técnicas do cargo operador de empilhadeira em um processo seletivo para uma multinacional, qual instrumento deverá ser utilizado:
		
	
	e) análise grafológica
	
	a) entrevista
	
	d) teste de personalidade
	 
	c) prova de conhecimento e/ou de capacidade
	
	b) dinâmica de grupo
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201405087997)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Com orientação voltada para a abordagem da autora Maria Odete Rabaglio, assinale a questão correta, conforme a ordenação de palavras : A ____________________ é a integração de ideias, conceitos e práticas de ___________________. Desta forma, é impossível pensar num RH Departamental, mas sim num ______________________ e _____________.
		
	
	d) Gestão por competência, gestão de pessoas, RH estratégico e isolado.
	
	c) Gestão das habilidades, competências, RH estratégico e integrado.
	
	a) Gestão de pessoas, gestão por competência, setor estratégico e isolado
	
	e) Gestão de pessoas, gestão por competência, setor estratégico e integrado.
	 
	b) Gestão por competência, gestão de pessoas, RH Estratégico e integrado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201405644624)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A técnica utilizada em seleção que possibilita ao selecionador verificar o comportamento do candidato em diversos papeis, seja em atividades vivenciais ou em jogos empresariais, para analisar sua interação interpessoal é definida como:
		
	
	Teatro selecionador
	
	Grupo focal
	
	Games e Imersão
	 
	Dinâmica de grupo
	
	Simulação de trabalhos
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201405336992)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Almeida, Walnice (2004), afirma que a dinâmica de grupo são vivências realizadas com grupos de pessoas que através de exercícios orientados, para atingir objetivos específicos, experimentam e refletem sobre a experiência. Em face da doutrina da autora, quais são as três partes principais da etapa aplicação?
		
	
	Abertura ¿ o facilitador se apresenta, agradece a presença dos participantes, apresenta o observador e comenta sobre a oportunidade, Desenvolvimento - Aplica a primeira técnica da dinâmica ¿ uma técnica de aquecimento para quebrar possíveis resistências e facilitar a interação em grupo e Encerramento ¿ o facilitador agradece novamente a presença, explica as próximas etapas, deixando espaço para perguntas e dúvidas.
	
	Abertura ¿ o facilitador se apresenta, agradecea presença dos participantes, apresenta o observador e comenta sobre a oportunidade, Desenvolvimento - aplicação das técnicas (3 ou 4) que estão relacionadas diretamente ao perfil de competências da vaga. Inicia-se com a apresentação dos candidatos e depois são apresentadas outras técnicas para avaliação do perfil e Encerramento ¿ Destaca informações sobre a empresa (produtos/ serviços /abrangência de atuação, etc) para que os candidatos possam conhecer maiores detalhes, sendo esta uma oportunidade de ¿venda¿ da organização (atratividade).
	 
	Abertura ¿ o facilitador se apresenta, agradece a presença dos participantes, apresenta o observador e comenta sobre a oportunidade, Desenvolvimento - aplicação das técnicas (3 ou 4) que estão relacionadas diretamente ao perfil de competências da vaga. Inicia-se com a apresentação dos candidatos e depois são apresentadas outras técnicas para avaliação do perfil e Encerramento ¿ o facilitador agradece novamente a presença, explica as próximas etapas, deixando espaço para perguntas e dúvidas.
	
	Abertura ¿ o facilitador se apresenta, agradece a presença dos participantes, apresenta o observador e comenta sobre a oportunidade, Desenvolvimento - observa atentamente as forças psicológicas e sociais que atuam no grupo e Encerramento ¿ o facilitador agradece novamente a presença, explica as próximas etapas, deixando espaço para perguntas e dúvidas.
	
	Abertura ¿ providencia um local adequado ao tamanho do grupo e sem barulhos/interrupções que possam atrapalhar a concentração dos candidatos, Desenvolvimento - aplicação das técnicas (3 ou 4) que estão relacionadas diretamente ao perfil de competências da vaga. Inicia-se com a apresentação dos candidatos e depois são apresentadas outras técnicas para avaliação do perfil e Encerramento ¿ o facilitador agradece novamente a presença, explica as próximas etapas, deixando espaço para perguntas e dúvidas.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201405087995)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Com foco voltado para a abordagem da autora Maria Odete Rabaglio, assinale a questão correta:
		
	
	e) O jogo utilizado em seleção é popularmente conhecido como ¿Recrutamento¿
	 
	a) O jogo utilizado em seleção é popularmente conhecido como ¿Dinâmica de Grupo¿.
	
	c) O jogo utilizado em seleção é popularmente conhecido como ¿Casos e Simulações¿
	
	d) O jogo utilizado em seleção é popularmente conhecido como ¿Motivacionais¿
	
	b) O jogo utilizado em seleção é popularmente conhecido como ¿estudo de caso¿

Outros materiais