Buscar

Atividade 1 Planejamento, Programação e Controle de Produção

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

�
Nome: 
RGM: 
Disciplina: Planejamento, Programação e Controle de Produção
3º semestre – Processos Gerenciais
	ATIVIDADE AULA 05 a 08
Comente com suas palavras o que é Planejamento e Controle de Produção.
Planejamento e Controle de Produção ou PCP, integra o gerenciamento das principais atividades do empreendimento, auxilia na tomada de decisões, ou seja, é responsável por todos os recursos operacionais da produção, determinando a capacidade efetiva da operação produtiva, utilizando recursos necessários para a produção de forma que ela possa responder à demanda. 
Como a natureza de demanda afeta o planejamento e o controle da produção na empresa? Comente.
Dependendo da natureza da demanda, o uso de diferentes partes de uma operação pode atingir sua capacidade máxima e atuar como uma restrição. Em algumas operações a demanda é razoavelmente previsível, o que podemos chamar de demanda dependente pois depende de alguns fatores. Porém a incerteza da demanda gera alguns contratempos, é a chamada demanda independente, a qual varia conforme as casualidades do mercado tornando o planejamento e controle da produção dificultoso. 
As decisões tomadas por gerentes de produção no planejamento de suas políticas de capacidade afetarão diversos aspectos de desempenho; Cite no mínimo três aspectos que poderão ser afetados.
Os custos serão afetados pelo equilíbrio entre capacidade e demanda. Níveis de capacidade excedentes a demanda podem significar subutilização de capacidade e, portanto, alto custo unitário;
As receitas também serão afetadas pelo equilíbrio entre capacidade e demanda, esta porém de forma oposta. Níveis de capacidade iguais ou superiores de a demanda em qualquer momento assegurarão que toda a demanda seja atendida e não haja perda de receitas. 
O capital de giro será afetado se uma operação decidir produzir estoque de bens acabados antecipando-se a demanda, mas a organização deve financiar o estoque até que seja vendido. 
Outros aspectos poderão ser afetados tais como: a qualidade dos bens, a velocidade de resposta, a confiabilidade do fornecimento e a flexibilidade.
Cite no mínimo cinco itens importantes que devem ser considerados para construir um arranjo físico.
Sabendo que o arranjo físico refere-se ao posicionamento físico dos recursos que vão transformar o seu produto ou serviço ou seja: as instalações, equipamentos e pessoas que trabalham na empresa. Devem ser considerados alguns itens importantes em sua construção, tais como: 
Segurança inerente 
Extensão adequada do fluxo 
Visibilidade do fluxo 
Flexibilidade de longo prazo 
Coordenação gerencial
A atividade de programação da produção é uma das mais complicadas tarefas de gerenciamento dos processos de produção. Para tanto deve existir alguns objetivos básicos para a melhoria do processo; cite quais os principais objetivos da programação da produção.
Coordenar e integrar todos os órgãos envolvidos direta ou indiretamente no processo produtivo da empresa;
Garantir a entrega dos produtos acabados ao cliente nas datas previstas ou prometidas;
Garantir disponibilidade de matérias-primas e componentes que serão requisitados pelos órgãos envolvidos;
Distribuir a carga de trabalho proporcionalmente aos diversos órgãos produtivos, de modo a assegurar a melhor sequência da produção e o melhor resultado em termo de eficiência e eficácia.
Balancear o processo produtivo de modo a evitar gargalos de produção, de um lado, e desperdícios de capacidade, de outro;
Aproveitar ao máximo a capacidade instalada, bem como o capital empregado;
Estabelecer uma maneira racional de obtenção de recursos, para compra de matérias-primas, máquinas e equipamentos;
Estabelecer através de ordens de produção, padrões de controle para que o desempenho possa ser continuamente avaliado e melhorado.
Discorra o que se entende por Sazonalidade e por que ela existe, seus fatores e cuidados devidos.
Sazonalidade é caracterizada pela instabilidade entre oferta e demanda em determinados períodos do ano, implicando alterações diretas no faturamento e atividades da empresa. Essas flutuações têm as mais diversas origens: climáticas, datas comemorativas, eventos periódicos, crises diversas, etc. Uma forma de minimizar os efeitos da sazonalidade é ter um bom planejamento de modo que possa ser adaptado ou variado conforme a necessidade, caso ocorra algum imprevisto.
Qual a diferença entre Capacidade de Projeto e Capacidade de Demanda.
Capacidade de Projeto: é a quantidade de produtos que podem ser produzidos pela planta/setor/equipamento/máquina em um determinado tempo de trabalho. Sem conhecer esse número fica inviável fazer a gestão de qualquer processo.
Capacidade de Demanda: é a quantidade máxima de operações feitas em condições normais de atividade, sem reduzir a qualidade do serviço de acordo com a quantidade de determinado produto ou serviço que os consumidores desejam adquirir num determinado período de tempo. Portanto, trata-se de um desejo, um plano. 
Explique o que é Matriz de Perspectiva
Matriz de perspectiva é uma dinâmica de planejamento, neste caso a perspectiva é definida pela demanda prevista dividida pela capacidade prevista. Temos três situações de perspectiva para curto e longo prazo, sendo ruim: quando a proporção entre demanda prevista e capacidade prevista é menor do que um; normal: quando essa razão é aproximadamente igual a um e boa: quando a razão é maior do que um. 
Qual a importância da MRP para as organizações.
Ter uma visão precisa da produção e, a partir dela, gerenciar de forma adequada o estoque de matéria-prima, visto que o sistema oferece mais segurança e precisão na compra de insumos.  Com isso, é possível antecipar as necessidades da indústria, possibilitando que elas sejam supridas a tempo, sem prejudicar a produção, desperdiçar recursos com aquilo que já se tem ou ter surpresas indesejadas em relação às finanças. O Planejamento das Necessidades de Materiais ou MRP, são sistemas que executam cálculos com base na combinação de pedidos de clientes e na provisão de demanda. 
BOM TRABALHO!

Outros materiais