Buscar

Fundamentos e Metodologia da Educação Especial e as Dificuldades de Aprendizagem EXERCÍCIOS 2

Prévia do material em texto

Fundamentos e Metodologia da Educação Especial e as Dificuldades de Aprendizagem
Exercício de Fixação 2 SILVANA
Atividade anterior
Próxima atividade
	
	
	
	
	
	
	
	
Parte superior do formulário
Questão 1
Texto da questão
A deficiência intelectual também é um transtorno que vem acometendo muitas crianças e prejudicando seu desenvolvimento escolar. Para Kaplan e Sadock (1997), aproximadamente 25% dos casos de deficiência intelectual são reconhecidamente atribuídos a fatores biológicos. Os 75% restantes dos casos resultam de outras situações que podem ocorrer na fase pré-natal, neonatal e pós-natal. O DSM IV - Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (2005) preconiza que a característica essencial do retardo mental está atribuída a um funcionamento intelectual significativamente inferior à média. O DSM IV descreve 5 categorias dessa deficiência: retardo mental leve; retardo mental moderado; retardo mental severo; retardo mental profundo; e, finalmente, retardo mental/gravidade inespecificada. Nesse contexto, avalie as seguintes asserções com relação ao retardo mental severo:
Constituído por 3 a 4% de pessoas com deficiência mental, podendo adquirir pouca fala ou não apresentar nenhuma comunicação verbal durante os primeiros anos de infância. Na idade escolar, podem aprender a falar e serem treinados em atividades elementares de higiene. Beneficiam- se com algumas habilidades do programa pré-escolar. A maioria adapta-se à vida em pensões, comunidade ou família.
PORQUE
As pessoas dessa categoria podem desenvolver habilidades sociais e de comunicação até os cinco anos de idade, têm prejuízo mínimo nas áreas sensório-motoras e seu diagnóstico não se identifica nos primeiros anos de vida.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Escolha uma:
a. As duas são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Conteúdo:
Deficiência intelectual. Retardo Mental Severo - constituído por 3 a 4% de pessoas com deficiência mental. Podem adquirir pouca fala ou não apresentar nenhuma comunicação verbal durante os primeiros anos de infância. Na idade escolar, podem aprender a falar e serem treinados em atividades elementares de higiene. Beneficiam- se com algumas habilidades do programa pré-escolar. A maioria adapta-se à vida em pensões, comunidade ou família. PORQUE Retardo Mental Leve - pessoas dessa categoria podem desenvolver habilidades sociais e de comunicação até os cinco anos de idade, têm prejuízo mínimo nas áreas sensório-motoras e seu diagnóstico não se identifica nos primeiros anos de vida. Página 52.
b. A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.
c. As duas são preposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa incorreta da anterior, sendo que ambas pertencem ao mesmo contexto proposto, ou seja, ao Retardo Mental Severo.
d. As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não se refere ao contexto proposto, mas sim ao Retardo Mental Leve.
e. A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa.
A resposta correta é: As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não se refere ao contexto proposto, mas sim ao Retardo Mental Leve..
Questão 2
Texto da questão
Dentro das dificuldades neurossensoriais, está a deficiência visual. Essa deficiência refere-se à redução ou perda total da capacidade de ver com o melhor olho e após a melhor correção ótica (OLIVEIRA; SAMPAIO, 2000), manifestando-se como: baixa visão ou cegueira, as quais são desencadeadas por algumas patologias. Assim como a surdez, ela não está relacionada aos problemas de aprendizagem. A recepção de informações se efetiva por outros sentidos, como o auditivo e o tátil, de forma natural e eficiente. O cego pode se comunicar e receber informações de várias maneiras, por meio da leitura e da escrita, que conta com o sistema Braille, que é o código universal para essa população. Também, pela internet, por meio de sintetizadores de voz como o Dosvox e outros recursos disponíveis, como os e-books, softwares virtuais e a Biblioteca Nacional para Cegos.Considerando as ideias expostas acima, avalie as alternativas que apresentam algumas das patologias e suas características, que resultam em baixa visão ou cegueira.
I.Atrofia óptica: lesão irreversível das fibras do nervo óptico.
II.Retinopatia da prematuridade: doença da retina que se desenvolve em recém-natos de baixo peso.
III.Acromatopsia: doença hereditária que consiste na dificuldade para identificar cores.
IV.Esclerocórnea: visão embaçada nos locais em que a película branca apresenta-se mais espessa.
V.Microftalmia: globo ocular anormalmente pequeno.
É correto apenas o que se afirma em
Escolha uma:
a. III, IV e V
b. Todas as alternativas estão corretas
Conteúdo:
Deficiência visual. Atrofia óptica:
lesão irreversível das fibras do nervo óptico;
Retinopatia da prematuridade:
doença da retina que se desenvolve em recém-natos de baixo peso;
Acromatopsia:
doença hereditária que consiste na dificuldade para identificar cores;
Esclerocórnea:
visão embaçada nos locais em que a película branca apresenta-se mais espessa;
Microftalmia:
globo ocular anormalmente pequeno. Página 35, 36 e 37.
c. I, III e IV
d. I, II e IV
e. II, III, IV
A resposta correta é: Todas as alternativas estão corretas.
Questão 3
Texto da questão
Em relação ao papel dos educadores no desenvolvimento da autodisciplina e da empatia, com relação às emoções e à aprendizagem, suas questões relacionadas e, por consequência, no compromisso com valores civis e morais, há de se parar para pensar sobre a responsabilidade que esses profissionais têm na vida de seus alunos. Para que essa contribuição se efetive, é importante:
Escolha uma:
a. que o professor, quando necessário, busque aperfeiçoamento pedagógico, para que ele possa ter os parâmetros necessários para conduzir a educação de uma forma mais efetiva e tradicional.
b. que o professor esteja em constante reflexão e busque ajuda, quando necessário, para que ele possa ter o equilíbrio e a motivação necessários para conduzir a educação de uma forma mais efetiva.
c. que o professor sempre atue com a razão e esqueça o lado emocional no trabalho desenvolvido com seus alunos.
d. que o professor incentive seus alunos à imitação, por meio de técnicas diferenciadas de aprendizagem.
e. que o profissional da educação não necessite estar emocionalmente equilibrado para compreender seus alunos.
Conteúdo:
O papel dos educadores. Para que essa contribuição se efetive, é importante que o professor esteja em constante reflexão e busque ajuda, quando necessário, para que ele possa ter o equilíbrio e a motivação necessários para conduzir a educação de uma forma mais efetiva. Página 43.
A resposta correta é: que o professor esteja em constante reflexão e busque ajuda, quando necessário, para que ele possa ter o equilíbrio e a motivação necessários para conduzir a educação de uma forma mais efetiva..
Questão 4
Texto da questão
Algumas deficiências não são responsáveis pelas dificuldades de aprendizagem em si, mas sim por dificultar esse processo por comprometimento da recepção de informações necessárias à alfabetização. Os canais sensoriais são fundamentais para o estabelecimento das relações cognitivas, que se concretizam a partir das informações recebidas pela audição e visão. O som passa pelo canal auditivo, onde as ondas sonoras fazem com que o tímpano vibre, o que provoca uma vibração nos pequenos ossos, originando o movimento de células ciliares presentes na cóclea. Esse movimento provoca correntes que estimulam o nervo auditivo, que manda a informação ao cérebro para sua interpretação. Existem quatro tipos de perdas auditivas: Deficiência auditiva condutiva, Deficiência auditiva sensório-neural, Deficiência auditiva mista, Deficiência auditiva central e, além disso, a estratégia do Bilinguismo, sendo esta uma das formas e opção de comunicação. Tendo como parâmetro as ideias descritas referentes às perdas auditivas e a pelo menos uma estratégiade comunicação, analise as descrições que seguem, estabelecendo uma relação entre as deficiências auditivas e, também, entre a estratégia e opção de comunicação apresentada, com suas devidas características:
I.Deficiência auditiva condutiva
II.Deficiência auditiva sensório-neural
III.Deficiência auditiva mista
IV.Deficiência auditiva central
V.Bilinguismo
( )disfunção auditiva central ou surdez central.
( )interferência na transmissão do som, a partir do pavilhão auricular até o ouvido médio.
( )alteração na condução do som até o órgão terminal sensorial, associada à lesão do órgão sensorial ou do nervo auditivo.
( )impossibilidade de recepção do som por lesão das células ciliadas da cóclea ou do nervo auditivo.
( )trata-se de uma opção de comunicação, em que a comunidade surda pode optar pela língua de sinais, ou pela língua oral, para se comunicar com a maioria das pessoas ouvintes.
Está correta:
Escolha uma:
a. I - III -IV- II - V.
b. II - I - III - IV − V.
c. III - IV - I - II − V.
d. IV - I - III - II − V.
Conteúdo:
Como ouvimos. Deficiência Auditiva Central:
disfunção auditiva central ou surdez central;
Deficiência Auditiva Condutiva:
interferência na transmissão do som, a partir do pavilhão auricular até o ouvido médio. ;
Deficiência Auditiva Mista:
alteração na condução do som até o órgão terminal sensorial, associada à lesão do órgão sensorial ou do nervo auditivo;
Deficiência Auditiva Sensório-neural:
impossibilidade de recepção do som por lesão das células ciliadas da cóclea ou do nervo auditivo;
Bilinguismo (entre as formas de comunicação):
trata-se de uma opção de comunicação, em que a comunidade surda pode optar pela língua de sinais, ou pela língua oral, para se comunicar com a maioria das pessoas ouvintes. Página 30 e 31.
e. V - I - III - II - IV.
A resposta correta é: IV - I - III - II − V..
Questão 5
Texto da questão
O processo educacional da criança com perda visual deve transcorrer da mesma forma com que ocorre o das que enxergam, seguindo o mesmo período de escolaridade e de acordo com sua idade cronológica. A integração do aluno cego ou de baixa visão com outros sem a deficiência será importante para a aquisição de linguagem e de postura, bem como para o desenvolvimento acadêmico. São recomendados para a pessoa com baixa visão, segundo especialistas da visão subnormal, os recursos de ampliação: para longe, para perto e manuais ou de mesa. Relacione-os e depois escolha a sequência correta:
I-para longe;
II-para perto;
III-manuais ou de mesa;
( )são recursos de lupas que ampliam o tamanho da fonte das letras ou dos desenhos, mapas, gráficos, etc.
( )podem ser usados óculos especiais, como os bifocais, as lentes esferoprismáticas, lentes monofocais esféricas e os sistemas telemicroscópicos.
( )telescópio para ajudar na leitura do quadro-negro ou, ainda, recursos do telessistema, telelupas e lunetas.
A sequência correta é:
Escolha uma:
a. III, II, I;
b. II, III, I;
c. III, I, II;
d. I, III, II;
e. I, II, III;
Conteúdo:
Deficiência visual. São recomendados, para a pessoa com baixa visão, segundo especialistas da visão subnormal, os recursos de ampliação:
para longe:
telescópio para ajudar na leitura do quadro-negro ou, ainda, recursos do telessistema, telelupas e lunetas. Para perto:
podem ser usados óculos especiais, como os bifocais, as lentes esferoprismáticas, lentes monofocais esféricas e os sistemas telemicroscópicos. Manuais ou de mesa:
são recursos de lupas que ampliam o tamanho da fonte das letras ou dos desenhos, mapas, gráficos, etc. Página 37.
A resposta correta é: III, II, I;.
Questão 6
Texto da questão
A deficiência visual refere-se à redução ou perda total da capacidade de ver com o melhor olho e após a melhor correção ótica (OLIVEIRA; SAMPAIO, 2000), manifestando-se como: baixa visão e cegueira. Existem algumas patologias que resultam em baixa visão ou cegueira, quais são elas? Leia as alternativas apresentadas abaixo, marque F para as falsas e V para as verdadeiras:
( )Acromatopsia;
( )Albinismo;
( )Deslocamento de retina;
( )Baixa audição;
( )Estrabismo;
( )Infecção auricular;
( )Glaucoma;
( )Patologias maculares.
Assinale a sequência correta:
Escolha uma:
a. V, V, V, V, V, V, V, V;
Conteúdo:
Deficiência visual. Com base em Oliveira e Sampaio (2000), dentre outros autores, existem algumas patologias que resultam em baixa visão ou cegueira, são elas:
acromatopsia;
albinismo;
deslocamento de retina;
estrabismo;
glaucoma e patologias maculares. A “baixa audição” e a “infecção auricular” não são patologias para a deficiência visual. Página 36 e 37.
b. F, F, V, F, V, F, V, F;
c. V, F, V, F, V, V, V, F;
d. V, V, V, F, V, F, V, V;
e. V, V, F, F, V, F, F, V;
A resposta correta é: V, V, V, F, V, F, V, V;.
Questão 7
Texto da questão
Morais (2003) indica dez habilidades a serem estimuladas para facilitar a aquisição de habilidades de leitura e escrita de crianças com dificuldades de aprendizagem. Segundo o autor, essas habilidades são necessárias ao processo de alfabetização, funcionando como pré-requisitos e, portanto, sua ausência implicará em prováveis dificuldades de aprendizagem. Quais seriam essas habilidades que devem ser estimuladas?
Escolha uma:
a. Imagem global, lateralidade, orientação espacial, orientação temporal, conhecimento de direita e esquerda, rapidez, percepção, coordenação motora, memória para decorar.
b. Imagem corporal, hiperatividade, orientação espacial, orientação temporal, conhecimento de direita e esquerda, ritmo, análise e síntese visual e auditiva, coordenação viso-motora, memória córtex e habilidades visuais e auditivas específicas.
c. Imagem corporal, lateralidade, orientação espacial, orientação temporal, conhecimento de direita e esquerda, ritmo, análise e síntese visual e auditiva, coordenação viso-motora, memória cinestésica e habilidades visuais e auditivas específicas.
d. Imagem corporal, bilinguismo, orientação manual, orientação atemporal, conhecimento de albinismo e glaucoma, ritmo, análise e síntese visual e auditiva, coordenação viso-motora, memória cinestésica e habilidades visuais e auditivas específicas.
e. Imagem tridimensional, lateralidade, orientação espacial, orientação temporal, conhecimento de direita e esquerda, ritmo, análise e síntese central e condutiva, coordenação viso-motora, memória analgésica e habilidades visuais e auditivas específicas.
Conteúdo:
Imagem corporal. A referida alternativa encontra-se correta, porque as dez habilidades apontadas por Morais (2003) são:
Imagem corporal, lateralidade, orientação espacial, orientação temporal, conhecimento de direita e esquerda, ritmo, análise e síntese visual e auditiva, coordenação viso-motora, memória cinestésica e habilidades visuais e auditivas específicas. Página 59 e 64.
A resposta correta é: Imagem corporal, lateralidade, orientação espacial, orientação temporal, conhecimento de direita e esquerda, ritmo, análise e síntese visual e auditiva, coordenação viso-motora, memória cinestésica e habilidades visuais e auditivas específicas..
Questão 8
Texto da questão
Ao se comunicar com uma criança que não ouve, o importante é que você se mostre o mais natural possível e não tenha receio de falar, pois a pessoa surda também quer se comunicar com os ouvintes, basta oportunizá-los. Abaixo são apresentadas algumas opções para nos relacionarmos com os surdos. Leia as afirmativas, marque F para as falsas e V para as verdadeiras:
( )Use diferentes formas de linguagem: fala, expressão corporal e movimento labial;
( )Fale alto e perto do surdo para que ele possa ouvir claramente;
( )Espere sempre que o surdo olhe para você antes de falar;
( )Fale de frente, pausadamente e de forma clara, pois facilita a comunicação. Ao falar, não gesticule muito ou tenha qualquer barreira diante dos lábios, para não dificultar a leitura labial;
Assinale a sequência correta:
Escolha uma:
a. F, V, V, F;
b. V, F, V, V;
c. F. V, V, V;
d. F, V, F, V;
e. V, V, V, V;
Conteúdo:A pessoa surda. Ao se comunicar com uma criança que não ouve, o importante é que você se mostre o mais natural possível e não tenha receio de falar, pois a pessoa surda também quer se comunicar com os ouvintes, basta oportunizá-los. Vejamos algumas das estratégias que são aconselháveis:
Use diferentes formas de linguagem:
fala, expressão corporal e movimento labial. Espere sempre que o surdo olhe para você antes de falar. Fale de frente, pausadamente e de forma clara, pois facilita a comunicação. Não é necessário gritar ou exagerar na articulação. Quanto mais natural, melhor a comunicação. Página 32 e 33.
A resposta correta é: V, F, V, V;.
Questão 9
Texto da questão
O TDAH é uma disfunção neurobiológica e crônica de causa predominantemente genética, que se caracteriza por distúrbios de atenção e hiperatividade e que gera problemas grafomotores, bem como resulta em dificuldades de memória, linguagem e desorganização espacial. Entre as comorbidades resultantes do TDAH quais podem ser citadas?
Escolha uma:
a. o desânimo e agonia, o transtorno bipolar, o transtorno hostil desafiante, o transtorno de comportamentos, o transtorno obsessivo-compulsivo e o transtorno de Tourette;
b. a depressão e ambiguidade de comportamento, o transtorno bipolar, o transtorno repositor desafiante, o transtorno de condutas, o transtorno obsessivo-compulsivo e o transtorno de Tourette;
c. a depressão e ansiedade, o transtorno bipolar, o transtorno opositor desafiante, o transtorno de condutas, o transtorno obsessivo-compulsivo e o transtorno de Tourette;
Conteúdo:
TDAH. Entre as comorbidades resultantes do TDAH, têm-se a depressão e ansiedade, o transtorno bipolar, o transtorno opositor desafiante, o transtorno de condutas, o transtorno obsessivo-compulsivo e o transtorno de Tourette, que podem comprometer a aprendizagem na mesma proporção ou até mais do que o próprio TDAH. Página 49 e 50.
d. a depressão e ansiedade, o transtorno tripolar, o transtorno opositor, o transtorno de condutas, o transtorno obsessivo-sociointeracional e o transtorno de Tourette;
e. a depressão e ansiedade, o transtorno bipolar, o transtorno opositor desafiante, o transtorno psicossocial, o transtorno obsessivo-compulsivo e o transtornode Febre;
A resposta correta é: a depressão e ansiedade, o transtorno bipolar, o transtorno opositor desafiante, o transtorno de condutas, o transtorno obsessivo-compulsivo e o transtorno de Tourette;.
Questão 10
Texto da questão
Quando nos comunicamos com uma criança que não ouve, o importante é que nos mostremos o mais natural possível e que não tenhamos receio de falar, pois a pessoa surda também quer se comunicar com os ouvintes, basta oportunizá-los a usar diferentes formas de linguagem: como: fala, expressão corporal, entre outras muitas possibilidades. Considerando as ideias do texto acima, avalie as afirmações a seguir:
I.Espere sempre que o surdo olhe para você antes de falar. Fale de frente, pausadamente e de forma clara, pois facilita a comunicação. Ao falar, não gesticule muito ou tenha qualquer barreira diante dos lábios, para não dificultar a leitura labial. Não fale com bala ou chicletes na boca.
II.Busque sempre um ambiente claro, a fim de obter boa visibilidade na comunicação. Não é necessário gritar ou exagerar na articulação. Quanto mais natural, melhor a comunicação.
III.É preciso usar as expressões facial e corporal para demonstrar seus sentimentos, pois o surdo não percebe mudanças de tons ou emoções por meio da voz. Tenha calma se você não entender o que uma pessoa surda está falando, peça para repetir e, se for preciso, escrever.
IV.Ao abordar uma pessoa surda, não adianta chamar. Basta tocar em seu braço delicadamente e ela entenderá.
V.Para falar com a pessoa, deve ser com gestos rápidos, com muita intensidade nos movimentos, pois facilita a interpretação. Ao falar, deve-se gesticular muito e não ter barreira diante dos lábios.
É verdadeiro o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I, II, III e IV;
b. I, III e IV;
c. III, IV e V;
d. II e IV;
e. I e II;
Conteúdo:
Pessoa curda. Os alunos com deficiência auditiva necessitam de métodos, recursos didáticos e equipamentos especiais para correção e desenvolvimento da linguagem. Existem várias formas de comunicação, no entanto a língua natural da comunidade surda é a língua de sinais. A comunicação do surdo se utiliza do bilinguismo, da Libras (Língua Brasileira de Sinais), do alfabeto manual e do sistema do oralismo, que pode contar com o implante coclear e com as próteses auditivas, acompanhadas dos recursos pedagógicos especializados para sua efetivação. Página 32 e 33.
A resposta correta é: I, II, III e IV;.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Questão 1
Texto da questão
A orientação espacial compreende as relações espaciais e a posição espacial. A posição espacial refere-se à relação entre um objeto e seu observador. Por relação espacial entende-se a capacidade que um observador tem para perceber a posição de dois ou mais objetos em relação a si mesmo e em relação de uns com os outros, isto é, implica em compreender que uma caneta está tanto ao seu lado esquerdo, como ao lado direito do caderno. O domínio da relação espacial está sujeito ao domínio da posição espacial, isto é:
Escolha uma:
a. a criança não terá habilidades de posição espacial sem compreender a lateralidade vertical.
b. a criança não terá habilidades de posição espacial sem antes ter dominado a relação espacial;
c. a criança não terá habilidades manuais, isso inclui ainda a questão da letra e espaçamento entre as palavras;
d. a criança terá habilidades de posição espacial apenas quando aprender a ser destro, ou ambidestro;
e. a criança não terá habilidades de posição espacial sem antes ter dominado a relação entre direita e esquerda;
Conteúdo:
Orientação espacial. O domínio da relação espacial está sujeito ao domínio da posição espacial, isto é, a criança não terá habilidades de posição espacial sem antes ter dominado a relação espacial (MORAIS, 2003). Página 61.
A resposta correta é: a criança não terá habilidades de posição espacial sem antes ter dominado a relação espacial;.
Questão 2
Texto da questão
O acrônimo TDAH define-se por Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Esse transtorno é uma disfunção neurobiológica e crônica que acompanha a pessoa por toda a vida por ter causa predominantemente genética, conforme descrição do DSM IV - Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (2005). O déficit de atenção, segundo o DSM IV, trata-se da dificuldade em manter-se atento a detalhes, da tendência em cometer erros nas atividades escolares, da dificuldade de concentração em jogos, da inabilidade para ouvir com atenção uma conversa, da rejeição a atividades que exijam esforço mental, da propensão a perder os pertences, da distração com qualquer situação ao redor e do esquecimento de tarefas corriqueiras, entre outros. Esses transtornos trazem diversas consequências como: a hiperatividade, a distração, a impulsividade das repostas, o aumento no índice dos erros e o fracasso na aprendizagem, gerando, dessa forma, baixa autoestima e negatividade frente a outras situações de vida. Avalie as considerações acima, e aponte as alternativas que destacam outras consequências do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade TDAH:
I.Fala excessiva e resposta apressada ao que é perguntado, antes mesmo da pessoa terminar de formular a pergunta.
II.Correr ou subir em objetos, em situações inapropriadas.
III.Dificuldade para se expressar em público, devido à ansiedade.
IV.Movimentos repetitivos e nervosos de mãos e pés, e movimentos na cadeira, por não conseguir ficar muito tempo sentado e tendência a andar inquieto de um lado para o outro.
V.Dificuldade de concentração para leitura e interpretação de textos, apenas devido a sua agitação.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. II, IV e V.
b. III, IV e V
c. III e IV
d. I e IV
e. I, II e IV
Conteúdo:
TDAH. Falaexcessiva e resposta apressada ao que é perguntado, antes mesmo da pessoa terminar de formular a pergunta. Correr ou subir em objetos, em situações inapropriadas. Movimentos repetitivos e nervosos de mãos e pés, e movimentos na cadeira, por não conseguir ficar muito tempo sentado;
tendência a andar inquieto de um lado para o outro. Página 47, 48 e 49.
A resposta correta é: I, II e IV.
Questão 3
Texto da questão
Salovey e Sluyter (1999, p. 18), pesquisadores da teoria de Daniel Goleman (1995) entendem a Inteligência Emocional como: “A capacidade de perceber emoções, ter acesso à emoção e gerá-la, de modo a ajudar o pensamento a compreender as emoções e o conhecimento emocional, e a controlar as emoções de maneira reflexiva para promover o crescimento emocional e intelectual”. Sendo assim, a emoção faz pensar e agir de forma mais inteligente, ou seja, usando melhor o potencial já existente, além de controlar ou gerenciar as emoções, a ponto de permitir que as decisões mais acertadas dependam de uma inteligência emocional para se tornarem bem-sucedidas. Para Goleman (1995, p. 46), a inteligência emocional tem sido apontada como responsável pelos momentos mais importantes na vida da pessoa. Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
As emoções bem resolvidas têm a capacidade de criar motivações, de persistir em um objetivo, de controlar impulsos, de manter um bom estado de espírito e impedir que a ansiedade determine as decisões significativas para a vida pessoal e comunitária.
PORQUE
A motivação da criança é obtida por meio de experiências resultantes dos relacionamentos sociais, principalmente quando ela se percebe aceita e reconhecida.
A respeito dessas asserções assinale a opção correta:
Escolha uma:
a. A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa.
b. As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
c. A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.
d. As duas são preposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa incorreta da anterior.
Conteúdo:
As emoções na educação. As duas são proposições verdadeiras e a segunda é uma complementação correta da primeira.As emoções bem resolvidas têm a capacidade de criar motivações, de persistir em um objetivo, de controlar impulsos, de manter um bom estado de espírito e impedir que a ansiedade determine as decisões significativas para a vida pessoal e comunitária. PORQUE A motivação da criança é obtida por meio de experiências resultantes dos relacionamentos sociais, principalmente quando ela se percebe aceita e reconhecida. Página 42 e 43.
e. As duas são proposições verdadeiras e a segunda é uma complementação correta da primeira.
A resposta correta é: As duas são proposições verdadeiras e a segunda é uma complementação correta da primeira..
Questão 4
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma disfunção neurobiológica e crônica que acompanha a pessoa por toda a vida por ter causa predominantemente genética, conforme descrição do DSM IV - Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (2005). Que consequências dos distúrbios do TDAH podem ser citadas? Leia as afirmativas apresentadas abaixo, e depois escolha a sequência correta:
I-Hiperatividade;
II-Distração;
III-Impulsividade das repostas;
IV-O aumento no índice dos erros e o fracasso na aprendizagem, gerando, dessa forma, baixa autoestima e negatividade frente a outras situações de vida.
a. Todas as alternativas;
Conteúdo:
TDAH. Como consequências dos distúrbios do TDAH, podemos citar:
a hiperatividade;
a distração;
a impulsividade das repostas;
o aumento no índice dos erros e o fracasso na aprendizagem, gerando, dessa forma, baixa autoestima e negatividade frente a outras situações de vida. Página 47.
b. Alternativas I e II;
c. Alternativa IV;
d. Alternativas I, II e III;
e. Alternativas II, III, e IV;
A resposta correta é: Todas as alternativas;.
Questão 5
Texto da questão
Os alunos com deficiência auditiva necessitam de métodos, recursos didáticos e equipamentos especiais para correção e desenvolvimento da fala e da linguagem. Existem várias formas de comunicação e a pessoa surda deverá escolher a que melhor se adapte a ela e, geralmente, essa opção é feita pelos pais ao encaminhar seu filho a um programa especializado. São formas de comunicação utilizadas com a pessoa surda:
Escolha uma:
a. Libras, oralismo, alfabeto gestual e manual.
b. Libras, pantomima, alfabeto gestual, oralismo.
c. Libras, mímica, alfabeto manual, oralismo.
d. Libras, bilinguismo, alfabeto Braille, oralidade.
e. Libras, bilinguismo, alfabeto manual, oralismo.
CONTEÚDO:
Comunicação com a pessoa surda. A comunicação do surdo se utiliza do bilinguismo, da Libras (Língua Brasileira de Sinais), do alfabeto manual e do sistema do oralismo. Página 31e 32.
A resposta correta é: Libras, bilinguismo, alfabeto manual, oralismo..
Questão 6
Texto da questão
O Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Especial (BRASIL, 1998), elaborou um documento denominado “Avaliação para identificação das necessidades educacionais especiais”, com o objetivo de subsidiar a elaboração de práticas pedagógicas que garantam respostas educativas adequadas às diferentes necessidades dos alunos e da própria instituição educacional. A avaliação proposta está baseada:
Escolha uma:
a. na premissa de que os processos de desenvolvimento e de aprendizagem são resultantes da interação do sujeito (com sua carga biológica e sua história de vida) com os adultos, colegas e amigos significativos, nos diversos contextos de vida (família, escola e sociedade) e com os objetos do conhecimento;
b. no conceito de que a memorização é mais importante do que saber o conteúdo, pois a escola deve formar sujeitos unicamente para suprir o mercado de trabalho;
c. no conceito de que a Educação Tradicional, pautada por uma avaliação crítica ainda é a maior e a melhor forma de avaliação;
d. na premissa de que os processos de desenvolvimento e de aprendizagem não são resultantes da interação do sujeito com o meio social que convive.
e. na premissa de que os processos de desenvolvimento e de aprendizagem não são resultantes da interação do aluno com seus professores;
Conteúdo:
Modelo de avaliação. A avaliação proposta está baseada na premissa de que os processos de desenvolvimento e de aprendizagem são resultantes da interação do sujeito (com sua carga biológica e sua história de vida) com os adultos, colegas e amigos significativos, nos diversos contextos de vida (família, escola e sociedade) e com os objetos do conhecimento (BRASIL, 1998). Página 66.
A resposta correta é: na premissa de que os processos de desenvolvimento e de aprendizagem são resultantes da interação do sujeito (com sua carga biológica e sua história de vida) com os adultos, colegas e amigos significativos, nos diversos contextos de vida (família, escola e sociedade) e com os objetos do conhecimento;.
Questão 7
Texto da questão
Para que o desenvolvimento do aluno seja efetivado, devem ser observadas as características funcionais e competências curriculares, bem como a natureza das necessidades educacionais que ele requer. Após pesquisa e observação, levantamento de dados de outros âmbitos e, se possível, exames e laudos que possam estabelecer o foco da dificuldade, deve-se buscar um encaminhamento coerente com a dificuldade da criança. Coll, Marchesi e Palacios (2004, p. 286) elencam algumas questões que devem ser observadas. Quais são elas? Leia as afirmativas apresentadas abaixo e marque F para as falsas e V para as verdadeiras, e depois assinale a alternativa correta:
( )necessidades educativas do aluno em termo de competência;
( )proposta curricular e adaptações do currículo, quando necessário;
( )condições do contexto escolar;
( )atuações educativas a serem desenvolvidas no âmbito familiar.
A sequência correta é:
Escolha uma:
a. V, F, V, F;
b. V, V, V, V;
c. V, F, V, V;
d. F, V, F, V;
e.F, V, V, V;
Conteúdo:
Aluno e família. Coll, Marchesi e Palacios (2004, p. 286) elencam algumas questões que devem ser observadas:
necessidades educativas do aluno em termo de competência;
proposta curricular e adaptações do currículo, quando necessário;
condições do contexto escolar;
atuações educativas a serem desenvolvidas no âmbito familiar, entre outras. Página 68 e 69.
A resposta correta é: V, V, V, V;.
Questão 8
Texto da questão
O som passa pelo canal auditivo, onde as ondas sonoras fazem com que o tímpano vibre, o que provoca uma vibração nos pequenos ossos, originando o movimento de células ciliares presentes na cóclea. Esse movimento provoca correntes que estimulam o nervo auditivo, que manda a informação ao cérebro, para sua interpretação. Qualquer alteração em um desses mecanismos pode comprometer a audição. Existem quatro tipos de perdas auditivas, conforme Argosy (2009):
I-Deficiência auditiva condutiva;
II-Deficiência auditiva sensório-neural;
III-Deficiência auditiva mista;
IV-Deficiência auditiva central.
Relacione as deficiências as suas devidas características:
( )disfunção auditiva central ou surdez central.
( )impossibilidade de recepção do som por lesão das células ciliadas da cóclea ou do nervo auditivo.
( )interferência na transmissão do som, a partir do pavilhão auricular até o ouvido médio.
( )alteração na condução do som até o órgão terminal sensorial, associada à lesão do órgão sensorial ou do nervo auditivo.
Assinale a sequência correta:
Escolha uma:
a. IV, III, II, I;
b. III, I, IV, II;
c. I, II, III, IV;
Conteúdo:
Como ouvimos. auditiva condutiva:
interferência na transmissão do som, a partir do pavilhão auricular até o ouvido médio. Deficiência auditiva sensório-neural:
impossibilidade de recepção do som por lesão das células ciliadas da cóclea ou do nervo auditivo. Deficiência auditiva mista:
alteração na condução do som até o órgão terminal sensorial, associada à lesão do órgão sensorial ou do nervo auditivo. Deficiência auditiva central:
disfunção auditiva central ou surdez central. Página 29 e 30.
d. IV, II, I, III;
e. III, II, I, IV;
A resposta correta é: IV, II, I, III;.
Questão 9
Texto da questão
Segundo Argosy, (2009). Qualquer alteração em um desses mecanismos pode comprometer a audição. Existem quatro tipos de perdas auditivas:
I-Deficiência auditiva condutiva - interferência na transmissão do som, a partir do pavilhão auricular até o ouvido médio.
II-Deficiência auditiva sensório-neural - impossibilidade de recepção do som por lesão das células ciliadas da cóclea ou do nervo auditivo.
III-Deficiência auditiva mista - alteração na condução do som até o órgão terminal sensorial, associada à lesão do órgão sensorial ou do nervo auditivo.
IV-Deficiência auditiva central - disfunção auditiva central ou surdez central.
V-Deficiência auditiva direita - disfunção auditiva que afeta somente o lado direito.
Quais alternativas são verdadeiras?
Escolha uma:
a. alternativas I, II, III e IV;
b. alternativasI, II, III, IV e V;
Conteúdo:
deficiência auditiva. Os alunos com deficiência auditiva necessitam de métodos, recursos didáticos e equipamentos especiais para correção da fala e da linguagem. Existem várias formas de comunicação, no entanto, a língua natural da comunidade surda é língua de sinais. Página 30.
c. alternativas I, II e V;
d. alternativas III, IV e V;
e. alternativas II e IV;
A resposta correta é: alternativas I, II, III e IV;.
Questão 10
Texto da questão
O TDAH é uma disfunção neurobiológica e crônica de causa predominantemente genética, que se caracteriza por distúrbios de atenção e hiperatividade e que gera problemas grafomotores, bem como resulta em dificuldades de memória, linguagem e desorganização espacial. Entre as comorbidades resultantes do TDAH quais podem ser citadas?
Escolha uma:
a. a depressão e ansiedade, o transtorno bipolar, o transtorno opositor desafiante, o transtorno psicossocial, o transtorno obsessivo-compulsivo e o transtornode Febre;
b. o desânimo e agonia, o transtorno bipolar, o transtorno hostil desafiante, o transtorno de comportamentos, o transtorno obsessivo-compulsivo e o transtorno de Tourette;
c. a depressão e ambiguidade de comportamento, o transtorno bipolar, o transtorno repositor desafiante, o transtorno de condutas, o transtorno obsessivo-compulsivo e o transtorno de Tourette;
d. a depressão e ansiedade, o transtorno tripolar, o transtorno opositor, o transtorno de condutas, o transtorno obsessivo-sociointeracional e o transtorno de Tourette;
e. a depressão e ansiedade, o transtorno bipolar, o transtorno opositor desafiante, o transtorno de condutas, o transtorno obsessivo-compulsivo e o transtorno de Tourette;
Conteúdo:
TDAH. Entre as comorbidades resultantes do TDAH, têm-se a depressão e ansiedade, o transtorno bipolar, o transtorno opositor desafiante, o transtorno de condutas, o transtorno obsessivo-compulsivo e o transtorno de Tourette, que podem comprometer a aprendizagem na mesma proporção ou até mais do que o próprio TDAH. Página 49 e 50.
A resposta correta é: a depressão e ansiedade, o transtorno bipolar, o transtorno opositor desafiante, o transtorno de condutas, o transtorno obsessivo-compulsivo e o transtorno de Tourette;.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Questão 1
Texto da questão
Em relação ao papel dos educadores no desenvolvimento da autodisciplina e da empatia, com relação às emoções e à aprendizagem, suas questões relacionadas e, por consequência, no compromisso com valores civis e morais, há de se parar para pensar sobre a responsabilidade que esses profissionais têm na vida de seus alunos. Para que essa contribuição se efetive, é importante:
Escolha uma:
a. que o professor incentive seus alunos à imitação, por meio de técnicas diferenciadas de aprendizagem.
b. que o professor sempre atue com a razão e esqueça o lado emocional no trabalho desenvolvido com seus alunos.
c. que o professor, quando necessário, busque aperfeiçoamento pedagógico, para que ele possa ter os parâmetros necessários para conduzir a educação de uma forma mais efetiva e tradicional.
d. que o profissional da educação não necessite estar emocionalmente equilibrado para compreender seus alunos.
e. que o professor esteja em constante reflexão e busque ajuda, quando necessário, para que ele possa ter o equilíbrio e a motivação necessários para conduzir a educação de uma forma mais efetiva.
Conteúdo:
O papel dos educadores. Para que essa contribuição se efetive, é importante que o professor esteja em constante reflexão e busque ajuda, quando necessário, para que ele possa ter o equilíbrio e a motivação necessários para conduzir a educação de uma forma mais efetiva. Página 43.
A resposta correta é: que o professor esteja em constante reflexão e busque ajuda, quando necessário, para que ele possa ter o equilíbrio e a motivação necessários para conduzir a educação de uma forma mais efetiva..
Questão 2
Texto da questão
A deficiência intelectual também é um transtorno que vem acometendo muitas crianças e prejudicando seu desenvolvimento escolar. Para Kaplan e Sadock (1997), aproximadamente 25% dos casos de deficiência intelectual são reconhecidamente atribuídos a fatores biológicos. Os 75% restantes dos casos resultam de outras situações que podem ocorrer na fase pré-natal, neonatal e pós-natal. O DSM IV - Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (2005) preconiza que a característica essencial do retardo mental está atribuída a um funcionamento intelectual significativamente inferior à média. O DSM IV descreve 5 categorias dessa deficiência: retardo mental leve; retardo mental moderado; retardo mental severo; retardo mental profundo; e, finalmente, retardo mental/gravidade inespecificada. Nesse contexto, avalie as seguintes asserções com relação ao retardo mental severo:
Constituído por 3 a 4% de pessoas com deficiência mental, podendo adquirir pouca fala ou não apresentar nenhuma comunicação verbal durante osprimeiros anos de infância. Na idade escolar, podem aprender a falar e serem treinados em atividades elementares de higiene. Beneficiam- se com algumas habilidades do programa pré-escolar. A maioria adapta-se à vida em pensões, comunidade ou família.
PORQUE
As pessoas dessa categoria podem desenvolver habilidades sociais e de comunicação até os cinco anos de idade, têm prejuízo mínimo nas áreas sensório-motoras e seu diagnóstico não se identifica nos primeiros anos de vida.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Escolha uma:
a. A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa.
b. As duas são preposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa incorreta da anterior, sendo que ambas pertencem ao mesmo contexto proposto, ou seja, ao Retardo Mental Severo.
c. A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.
d. As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não se refere ao contexto proposto, mas sim ao Retardo Mental Leve.
Conteúdo:
Deficiência intelectual. Retardo Mental Severo - constituído por 3 a 4% de pessoas com deficiência mental. Podem adquirir pouca fala ou não apresentar nenhuma comunicação verbal durante os primeiros anos de infância. Na idade escolar, podem aprender a falar e serem treinados em atividades elementares de higiene. Beneficiam- se com algumas habilidades do programa pré-escolar. A maioria adapta-se à vida em pensões, comunidade ou família. PORQUE Retardo Mental Leve - pessoas dessa categoria podem desenvolver habilidades sociais e de comunicação até os cinco anos de idade, têm prejuízo mínimo nas áreas sensório-motoras e seu diagnóstico não se identifica nos primeiros anos de vida. Página 52.
e. As duas são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A resposta correta é: As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não se refere ao contexto proposto, mas sim ao Retardo Mental Leve..
Questão 3
Texto da questão
Algumas deficiências não são responsáveis pelas dificuldades de aprendizagem em si, mas sim por dificultar esse processo por comprometimento da recepção de informações necessárias à alfabetização. Os canais sensoriais são fundamentais para o estabelecimento das relações cognitivas, que se concretizam a partir das informações recebidas pela audição e visão. O som passa pelo canal auditivo, onde as ondas sonoras fazem com que o tímpano vibre, o que provoca uma vibração nos pequenos ossos, originando o movimento de células ciliares presentes na cóclea. Esse movimento provoca correntes que estimulam o nervo auditivo, que manda a informação ao cérebro para sua interpretação. Existem quatro tipos de perdas auditivas: Deficiência auditiva condutiva, Deficiência auditiva sensório-neural, Deficiência auditiva mista, Deficiência auditiva central e, além disso, a estratégia do Bilinguismo, sendo esta uma das formas e opção de comunicação. Tendo como parâmetro as ideias descritas referentes às perdas auditivas e a pelo menos uma estratégia de comunicação, analise as descrições que seguem, estabelecendo uma relação entre as deficiências auditivas e, também, entre a estratégia e opção de comunicação apresentada, com suas devidas características:
I.Deficiência auditiva condutiva
II.Deficiência auditiva sensório-neural
III.Deficiência auditiva mista
IV.Deficiência auditiva central
V.Bilinguismo
( )disfunção auditiva central ou surdez central.
( )interferência na transmissão do som, a partir do pavilhão auricular até o ouvido médio.
( )alteração na condução do som até o órgão terminal sensorial, associada à lesão do órgão sensorial ou do nervo auditivo.
( )impossibilidade de recepção do som por lesão das células ciliadas da cóclea ou do nervo auditivo.
( )trata-se de uma opção de comunicação, em que a comunidade surda pode optar pela língua de sinais, ou pela língua oral, para se comunicar com a maioria das pessoas ouvintes.
Está correta:
Escolha uma:
a. V - I - III - II - IV.
b. II - I - III - IV − V.
c. IV - I - III - II − V.
Conteúdo:
Como ouvimos. Deficiência Auditiva Central:
disfunção auditiva central ou surdez central;
Deficiência Auditiva Condutiva:
interferência na transmissão do som, a partir do pavilhão auricular até o ouvido médio. ;
Deficiência Auditiva Mista:
alteração na condução do som até o órgão terminal sensorial, associada à lesão do órgão sensorial ou do nervo auditivo;
Deficiência Auditiva Sensório-neural:
impossibilidade de recepção do som por lesão das células ciliadas da cóclea ou do nervo auditivo;
Bilinguismo (entre as formas de comunicação):
trata-se de uma opção de comunicação, em que a comunidade surda pode optar pela língua de sinais, ou pela língua oral, para se comunicar com a maioria das pessoas ouvintes. Página 30 e 31.
d. III - IV - I - II − V.
e. I - III -IV- II - V.
A resposta correta é: IV - I - III - II − V..
Questão 4
Texto da questão
Dentro das dificuldades neurossensoriais, está a deficiência visual. Essa deficiência refere-se à redução ou perda total da capacidade de ver com o melhor olho e após a melhor correção ótica (OLIVEIRA; SAMPAIO, 2000), manifestando-se como: baixa visão ou cegueira, as quais são desencadeadas por algumas patologias. Assim como a surdez, ela não está relacionada aos problemas de aprendizagem. A recepção de informações se efetiva por outros sentidos, como o auditivo e o tátil, de forma natural e eficiente. O cego pode se comunicar e receber informações de várias maneiras, por meio da leitura e da escrita, que conta com o sistema Braille, que é o código universal para essa população. Também, pela internet, por meio de sintetizadores de voz como o Dosvox e outros recursos disponíveis, como os e-books, softwares virtuais e a Biblioteca Nacional para Cegos.Considerando as ideias expostas acima, avalie as alternativas que apresentam algumas das patologias e suas características, que resultam em baixa visão ou cegueira.
I.Atrofia óptica: lesão irreversível das fibras do nervo óptico.
II.Retinopatia da prematuridade: doença da retina que se desenvolve em recém-natos de baixo peso.
III.Acromatopsia: doença hereditária que consiste na dificuldade para identificar cores.
IV.Esclerocórnea: visão embaçada nos locais em que a película branca apresenta-se mais espessa.
V.Microftalmia: globo ocular anormalmente pequeno.
É correto apenas o que se afirma em
Escolha uma:
a. III, IV e V
b. Todas as alternativas estão corretas
Conteúdo:
Deficiência visual. Atrofia óptica:
lesão irreversível das fibras do nervo óptico;
Retinopatia da prematuridade:
doença da retina que se desenvolve em recém-natos de baixo peso;
Acromatopsia:
doença hereditária que consiste na dificuldade para identificar cores;
Esclerocórnea:
visão embaçada nos locais em que a película branca apresenta-se mais espessa;
Microftalmia:
globo ocular anormalmente pequeno. Página 35, 36 e 37.
c. II, III, IV
d. I, II e IV
e. I, III e IV
A resposta correta é: Todas as alternativas estão corretas.
Questão 5
Texto da questão
As implicações decorrentes das dificuldades de aprendizagem são amplas e envolvem estudos das várias áreas da ciência, sendo que cada uma delas tem suas definições e nomenclaturas, que melhor abordam ou conceituam o tema. Sobre as definições acerca de algumas das dificuldades e ou distúrbios de aprendizagem, marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso. Em seguida, assinale a sequência correta das respostas.
( )A Deficiência Visual pode ser definida como uma dificuldade neurossensorial e apresenta redução ou perda total da capacidade de ver com o melhor olho e após a melhor correção ótica, manifestando-se como baixa visão, que requer recursos didáticos e equipamentos especiais, como ampliação de letras ou uso de recursos ópticos, e pela cegueira que leva o indivíduo a necessitar do método Braille, como meio de leitura e escrita; do sorobã, para cálculos matemáticos, além de outros recursos didáticos e equipamentos especiais.
( )A Deficiência Intelectual possui como característica essencial o funcionamentointelectual significativamente inferior à média, que deve ter início antes dos 18 anos e pode ser decorrente de anormalidades cromossômicas, distúrbios de gestação, retardo decorrente de distúrbio psiquiátrico, influências ambientais, infecção e intoxicação, trauma ou agente físico, metabolismo ou nutrição, doença cerebral grave, entre outros.
( )O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) se origina de disfunção neurobiológica e crônica que acompanha a pessoa por toda a vida por ter causa predominantemente genética, e dentre suas consequências podemos citar: a hiperatividade, a distração, a impulsividade das repostas, o aumento no índice dos erros e o fracasso na aprendizagem, gerando, dessa forma, baixa autoestima e negatividade frente a outras situações de vida.
( )O funcionamento intelectual está acompanhado de limitações significativas no funcionamento adaptativo em pelo menos duas das áreas de habilidades de comunicação, no auto-cuidado, na vida doméstica, nas habilidades sociais/interpessoais, no uso de recursos comunitários, na auto-suficiência, nas habilidades acadêmicas, no trabalho, lazer, saúde e segurança.
( )A ocorrência da deficiência mental deve ter início antes dos 18 anos.
A sequência correta é:
Escolha uma:
a. V-V-F-F-V.
b. F-F-F-V-V.
c. V-F-V-F-V.
d. Todas são verdadeiras.
Conteúdo:
TDAH. todas as definições mencionadas estão corretas e são elas:
Deficiência Visual:
apresenta redução ou perda total da capacidade de ver com o melhor olho e após a melhor correção ótica, manifestando-se como baixa visão, que requer recursos didáticos e equipamentos especiais, como ampliação de letras ou uso de recursos ópticos, e pela cegueira que leva o indivíduo a necessitar do método Braille, como meio de leitura e escrita;
do sorobã, para cálculos matemáticos, além de outros recursos didáticos e equipamentos especiais. Deficiência Intelectual:
possui como característica essencial o funcionamento intelectual significativamente inferior à média, que deve ter início antes dos 18 anos e pode ser decorrente de anormalidades cromossômicas, distúrbios de gestação, retardo decorrente de distúrbio psiquiátrico, influências ambientais, infecção e intoxicação, trauma ou agente físico, metabolismo ou nutrição, doença cerebral grave, entre outros. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH):
é uma disfunção neurobiológica e crônica que acompanha a pessoa por toda a vida por ter causa predominantemente genética, e dentre suas consequências podemos citar:
a hiperatividade, a distração, a impulsividade das repostas, o aumento no índice dos erros e o fracasso na aprendizagem, gerando, dessa forma, baixa autoestima e negatividade frente a outras situações de vida. Página 47.
e. F- F-V-V-F.
A resposta correta é: Todas são verdadeiras..
Questão 6
Texto da questão
O Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Especial (BRASIL, 1998), elaborou um documento denominado “Avaliação para identificação das necessidades educacionais especiais”, com o objetivo de subsidiar a elaboração de práticas pedagógicas que garantam respostas educativas adequadas às diferentes necessidades dos alunos e da própria instituição educacional. A avaliação proposta está baseada:
Escolha uma:
a. no conceito de que a memorização é mais importante do que saber o conteúdo, pois a escola deve formar sujeitos unicamente para suprir o mercado de trabalho;
b. na premissa de que os processos de desenvolvimento e de aprendizagem não são resultantes da interação do sujeito com o meio social que convive.
c. no conceito de que a Educação Tradicional, pautada por uma avaliação crítica ainda é a maior e a melhor forma de avaliação;
d. na premissa de que os processos de desenvolvimento e de aprendizagem não são resultantes da interação do aluno com seus professores;
e. na premissa de que os processos de desenvolvimento e de aprendizagem são resultantes da interação do sujeito (com sua carga biológica e sua história de vida) com os adultos, colegas e amigos significativos, nos diversos contextos de vida (família, escola e sociedade) e com os objetos do conhecimento;
Conteúdo:
Modelo de avaliação. A avaliação proposta está baseada na premissa de que os processos de desenvolvimento e de aprendizagem são resultantes da interação do sujeito (com sua carga biológica e sua história de vida) com os adultos, colegas e amigos significativos, nos diversos contextos de vida (família, escola e sociedade) e com os objetos do conhecimento (BRASIL, 1998). Página 66.
A resposta correta é: na premissa de que os processos de desenvolvimento e de aprendizagem são resultantes da interação do sujeito (com sua carga biológica e sua história de vida) com os adultos, colegas e amigos significativos, nos diversos contextos de vida (família, escola e sociedade) e com os objetos do conhecimento;.
Questão 7
Texto da questão
O processo educacional da criança com perda visual deve transcorrer da mesma forma com que ocorre o das que enxergam, seguindo o mesmo período de escolaridade e de acordo com sua idade cronológica. A integração do aluno cego ou de baixa visão com outros sem a deficiência será importante para a aquisição de linguagem e de postura, bem como para o desenvolvimento acadêmico. São recomendados para a pessoa com baixa visão, segundo especialistas da visão subnormal, os recursos de ampliação: para longe, para perto e manuais ou de mesa. Relacione-os e depois escolha a sequência correta:
I-para longe;
II-para perto;
III-manuais ou de mesa;
( )são recursos de lupas que ampliam o tamanho da fonte das letras ou dos desenhos, mapas, gráficos, etc.
( )podem ser usados óculos especiais, como os bifocais, as lentes esferoprismáticas, lentes monofocais esféricas e os sistemas telemicroscópicos.
( )telescópio para ajudar na leitura do quadro-negro ou, ainda, recursos do telessistema, telelupas e lunetas.
Escolha uma:
a. III, II, I;
b. II, III, I;
c. I, II, III;
d. III, I, II;
e. I, III, II;
Conteúdo:
Deficiência visual. São recomendados, para a pessoa com baixa visão, segundo especialistas da visão subnormal, os recursos de ampliação:
para longe:
telescópio para ajudar na leitura do quadro-negro ou, ainda, recursos do telessistema, telelupas e lunetas. Para perto:
podem ser usados óculos especiais, como os bifocais, as lentes esferoprismáticas, lentes monofocais esféricas e os sistemas telemicroscópicos. Manuais ou de mesa:
são recursos de lupas que ampliam o tamanho da fonte das letras ou dos desenhos, mapas, gráficos, etc. Página 37.
A resposta correta é: III, II, I;.
Questão 8
Texto da questão
O som passa pelo canal auditivo, onde as ondas sonoras fazem com que o tímpano vibre, o que provoca uma vibração nos pequenos ossos, originando o movimento de células ciliares presentes na cóclea. Esse movimento provoca correntes que estimulam o nervo auditivo, que manda a informação ao cérebro, para sua interpretação. Qualquer alteração em um desses mecanismos pode comprometer a audição. Existem quatro tipos de perdas auditivas, conforme Argosy (2009):
I-Deficiência auditiva condutiva;
II-Deficiência auditiva sensório-neural;
III-Deficiência auditiva mista;
IV-Deficiência auditiva central.
Relacione as deficiências as suas devidas características:
( )disfunção auditiva central ou surdez central.
( )impossibilidade de recepção do som por lesão das células ciliadas da cóclea ou do nervo auditivo.
( )interferência na transmissão do som, a partir do pavilhão auricular até o ouvido médio.
( )alteração na condução do som até o órgão terminal sensorial, associada à lesão do órgão sensorial ou do nervo auditivo.
Assinale a sequência correta:
Escolha uma:
a. III, II, I, IV;
b. IV, II, I, III;
c. IV, III, II, I;
d. I, II, III, IV;
Conteúdo:
Como ouvimos. auditiva condutiva:
interferência na transmissão do som, a partir do pavilhão auricular até o ouvido médio. Deficiência auditiva sensório-neural:
impossibilidade de recepção do som por lesão das células ciliadas da cóclea ou do nervoauditivo. Deficiência auditiva mista:
alteração na condução do som até o órgão terminal sensorial, associada à lesão do órgão sensorial ou do nervo auditivo. Deficiência auditiva central:
disfunção auditiva central ou surdez central. Página 29 e 30.
e. III, I, IV, II;
A resposta correta é: IV, II, I, III;.
Questão 9
Texto da questão
Segundo Argosy, (2009). Qualquer alteração em um desses mecanismos pode comprometer a audição. Existem quatro tipos de perdas auditivas:
I-Deficiência auditiva condutiva - interferência na transmissão do som, a partir do pavilhão auricular até o ouvido médio.
II-Deficiência auditiva sensório-neural - impossibilidade de recepção do som por lesão das células ciliadas da cóclea ou do nervo auditivo.
III-Deficiência auditiva mista - alteração na condução do som até o órgão terminal sensorial, associada à lesão do órgão sensorial ou do nervo auditivo.
IV-Deficiência auditiva central - disfunção auditiva central ou surdez central.
V-Deficiência auditiva direita - disfunção auditiva que afeta somente o lado direito.
Quais alternativas são verdadeiras?
Escolha uma:
a. alternativas I, II, III e IV;
Conteúdo:
deficiência auditiva. Os alunos com deficiência auditiva necessitam de métodos, recursos didáticos e equipamentos especiais para correção da fala e da linguagem. Existem várias formas de comunicação, no entanto, a língua natural da comunidade surda é língua de sinais. Página 30.
b. alternativasI, II, III, IV e V;
c. alternativas II e IV;
d. alternativas III, IV e V;
e. alternativas I, II e V;
A resposta correta é: alternativas I, II, III e IV;.
Questão 10
Texto da questão
Quando nos comunicamos com uma criança que não ouve, o importante é que nos mostremos o mais natural possível e que não tenhamos receio de falar, pois a pessoa surda também quer se comunicar com os ouvintes, basta oportunizá-los a usar diferentes formas de linguagem: como: fala, expressão corporal, entre outras muitas possibilidades. Considerando as ideias do texto acima, avalie as afirmações a seguir:
I.Espere sempre que o surdo olhe para você antes de falar. Fale de frente, pausadamente e de forma clara, pois facilita a comunicação. Ao falar, não gesticule muito ou tenha qualquer barreira diante dos lábios, para não dificultar a leitura labial. Não fale com bala ou chicletes na boca.
II.Busque sempre um ambiente claro, a fim de obter boa visibilidade na comunicação. Não é necessário gritar ou exagerar na articulação. Quanto mais natural, melhor a comunicação.
III.É preciso usar as expressões facial e corporal para demonstrar seus sentimentos, pois o surdo não percebe mudanças de tons ou emoções por meio da voz. Tenha calma se você não entender o que uma pessoa surda está falando, peça para repetir e, se for preciso, escrever.
IV.Ao abordar uma pessoa surda, não adianta chamar. Basta tocar em seu braço delicadamente e ela entenderá.
V.Para falar com a pessoa, deve ser com gestos rápidos, com muita intensidade nos movimentos, pois facilita a interpretação. Ao falar, deve-se gesticular muito e não ter barreira diante dos lábios.
É verdadeiro o que se afirma em:
Escolha uma:
a. III, IV e V;
b. I, III e IV;
c. I e II;
d. I, II, III e IV;
Conteúdo:
Pessoa curda. Os alunos com deficiência auditiva necessitam de métodos, recursos didáticos e equipamentos especiais para correção e desenvolvimento da linguagem. Existem várias formas de comunicação, no entanto a língua natural da comunidade surda é a língua de sinais. A comunicação do surdo se utiliza do bilinguismo, da Libras (Língua Brasileira de Sinais), do alfabeto manual e do sistema do oralismo, que pode contar com o implante coclear e com as próteses auditivas, acompanhadas dos recursos pedagógicos especializados para sua efetivação. Página 32 e 33.
e. II e IV;
A resposta correta é: I, II, III e IV;.
Parte inferior do formulário

Continue navegando