Buscar

2014310_161756_Aula+4+-+Resumo+e+resenha

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

�
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS - 1° período
DISCIPLINA: Leitura e produção de textos I
Professora Simone Garrido
RESUMO
O ato de resumir textos objetiva instrumentalizá-los a fim de que se possa, ao ler, apreender aquilo que realmente é essencial. 
Ao resumir o texto, você vai expor, em poucas palavras, o que o autor expressou de uma forma mais longa.
Assim, deve-se saber discernir o principal do secundário e relacionar as idéias entre si, de uma forma sintética.
Aprendendo a resumir, você terá mais facilidade ao estudar as diferentes disciplinas, uma vez que saberá encontrar num texto as idéias mais relevantes.
Alguns passos devem ser observados para que o resultado final seja satisfatório:
uma primeira leitura atenta é indispensável para que você perceba o assunto em questão; 
outras leituras devem ser feitas (tantas quantas forem necessárias para selecionar as idéias principais do texto); é importante anotar o que for mais relevante; 
todo texto possui palavras-chaves que encerram as idéias fundamentais; essas idéias devem ser grifadas para que possam servir de ponto de partida para o resumo; 
deve ser feito resumo de cada parágrafo; é importante fazer dois resumos: um do parágrafo e outro do próprio resumo para que as idéias sejam bem sintetizadas; 
durante todo o processo, a leitura atenta deve ser feita para verificar se está havendo coerência e seqüência lógica entre os parágrafos resumidos, para fazer os ajustes necessários; 
Quando não há a exigência de um resumo formal, o texto pode igualmente ser sintetizado de forma mais livre, com variantes na estrutura. Uma maneira é iniciar com uma frase do tipo: "No texto ....., de ......, publicado em......., o autor apresenta/ discute/ analisa/ critica/ questiona ....... tal tema, posicionando-se .....". Esta forma tem a vantagem de dar ao leitor uma visão prévia e geral, orientando, assim, a compreensão de que segue. Este tipo de síntese pode, se for pertinente, vir acompanhada de comentários e julgamentos sobre a posição do autor do texto e até sobre o tema desenvolvido.
Em qualquer tipo de resumo, entretanto, dois cuidados são indispensáveis: buscar a essência do texto e manter-se fiel às ideias do autor. Copiar partes do texto e fazer uma "colagem", sob a alegação de buscar fidelidade às idéias do autor não é permitido, pois o resumo deve ser o resultado de um processo de "filtragem", uma (re)elaboração de quem resume. Se for conveniente utilizar excertos do original (para reforçar algum ponto de vista, por exemplo), esses devem ser breves e estar identificados (autor e página).
Um resumo deve ser sempre feito com suas próprias palavras. Ele é o resultado da sua leitura de um texto.
O resumo tem várias utilizações. Isto significa também que existem vários tipos de resumo. Você irá encontrar resumos como parte de uma monografia, antes de um artigo, em catálogos de editoras, em revistas especializadas, em boletins bibliográficos, etc. Por isso, antes de fazer um resumo você deve saber a que ele se destina, para saber como ele deve ser feito. Em linhas gerais, costuma-se dizer que há 3 tipos usuais de resumo: o resumo indicativo, o resumo informativo e o resumo crítico (ou resenha).
Resumo indicativo
Também conhecido como abstract (resumo, em inglês), este tipo de resumo apenas indica os pontos principais de um texto, sem detalhar aspectos como exemplos, dados qualitativos ou quantitativos, etc. Um bom exemplo deste tipo de resumo são as sinopses de filmes publicadas nos jornais. Ali você tem apenas uma idéia do enredo de que trata o filme. Esse tipo de resumo também aparece em monografias, dissertações e teses.
Resumo informativo
Também conhecido, em inglês, como summary, este tipo de resumo informa o leitor sobre outras características do texto. Se o texto é o relatório de uma pesquisa, por exemplo, um resumo informativo não diz apenas do que trata a pesquisa (como seria o resumo indicativo), mas informa as finalidades da pesquisa, a metodologia utilizada e os resultados atingidos. Um bom exemplo disto são os resumos de trabalhos científicos publicados nos anais de congressos ou em revistas acadêmicas. A principal utilidade dos resumos informativos no campo científico é auxiliar o pesquisador em suas pesquisas bibliográficas. Imagine-se procurando textos sobre seu tema de pesquisa. Quais você deve realmente ler? Para saber isso, procure um resumo informativo de cada texto. 
Resumo Crítico ou Resenha
Este é, provavelmente, o tipo de resumo que você mais terá de fazer a pedido de seus professores ao longo do seu curso. O resumo crítico é uma redação técnica que avalia de forma sintética a importância de uma obra científica ou literária. 
Quando um resumo crítico é escrito para ser publicado em revistas especializadas, é chamado de Resenha. Ocorre que, por costume, os professores tendem a chamar de resenha o resumo crítico elaborado pelos estudantes como exercício didático. A rigor, você só escreverá uma resenha no dia em que seu resumo crítico for publicado em uma revista. Até lá, o que você faz é um resumo crítico. 
A resenha (ou resumo crítico) não é apenas um resumo informativo ou indicativo. A resenha pede um elemento importante de interpretação de texto.
Por isso, antes de começar a escrever seu resumo crítico você deve se certificar de ter feito uma boa leitura do texto, identificando: 
1.   qual o tema tratado pelo autor? 
2.   qual o problema que ele coloca? 
3.   qual a posição defendida pelo autor com relação a este problema? 
4.   quais os argumentos centrais e complementares utilizados pelo autor para defender sua posição? 
Até aqui você tem base para fazer um resumo informativo, para se fazer um resumo crítico, falta a crítica, ou seja, a sua análise sobre o texto. E o que é esta análise? A análise é, em síntese, a capacidade de relacionar os elementos do texto lido com outros textos, autores e idéias sobre o tema em questão, contextualizando o texto que está sendo analisado. Para fazer a análise, portanto, certifique-se de ter: 
-         informações sobre o autor, suas outras obras e sua relação com outros autores. 
-         elementos para contribuir para um debate acerca do tema em questão. 
-         condições de escrever um texto coerente e com organicidade. 
 A partir daí você pode escrever um texto que, em linhas gerais, deve apresentar: 
1-  nos parágrafos iniciais, uma introdução à obra resenhada, apresentando:
 
-         o assunto/ tema 
-         o problema elaborado pelo autor 
-         e a posição do autor diante deste problema 
2- no desenvolvimento, a apresentação do conteúdo da obra, enfatizando: 
-         as ideias centrais do texto 
-         os argumentos e idéias secundárias
 
3- por fim, uma conclusão apresentado sua crítica pessoal, ou seja: 
-         uma avaliação das idéias do autor frente a outros textos e autores 
-         uma avaliação da qualidade do texto, quanto à sua coerência, validade, originalidade, profundidade,
alcance, etc. 
O que deve constar numa resenha:
O título 
A referência bibliográfica da obra: Conforme as normas da ABNT.
Alguns dados bibliográficos do autor da obra resenhada. 
O resumo, ou síntese do conteúdo. 
A avaliação crítica. 
O CONTABILISTA DO SÉCULO XXI
Roberto Aurélio Merlo (*)
O desenvolvimento da contabilidade sempre esteve associado à evolução da humanidade, ao progresso das organizações, às novas formas de negócios e ao aprimoramento das relações comerciais. Sendo assim, o trabalho do contabilista sempre esteve associado – e sempre estará – às demandas da sociedade, de acordo com a evolução natural advinda do aperfeiçoamento dos negócios empresariais. 
No passado, a preocupação dos profissionais brasileiros de contabilidade centrou-se em quatro fatores preponderantes: 1) o ensino comercial; 2) a escrituração mercantil; 3) a padronização das informações contábeis; 4) a regulamentação da profissão,com a conseqüente criação do Conselho Federal e Conselhos Regionais de Contabilidade.
Hoje, a formação é condição sine qua non, pois o mundo dos negócios está em constante mutação e exige o aperfeiçoamento contínuo dos profissionais. Da mesma forma, o compromisso ético é de fundamental importância na relação dos profissionais com seus clientes e usuários, pois determina a confiança no contabilista e sua credibilidade. Ao mesmo tempo, a tendência em atender às normas fiscais em detrimento das normas contábeis e a ausência de maior envolvimento no processo de gestão contribuem para os profissionais da contabilidade não usufruam do reconhecimento da importância de sua ciência para as empresas. 
O profissional de sucesso no século XXI será o que acompanhar a evolução das relações de negócios, provocada pela abertura de mercados e o avanço da globalização. Será aquele capaz de aliar-se ao contínuo desenvolvimento da Tecnologia da Informação e dos processos de comunicação, para tornar a atividade empresarial mais dinâmica, oferecendo respostas rápidas e úteis ao processo de tomada de decisões. Tornar-se um consultor é fundamental, oferecendo o suporte necessário à gestão com controles internos e informações estruturadas para cada usuário, permitindo visualizar as operações de qualquer organização de maneira simples, objetiva e de fácil entendimento.
Porém, percebe-se que no Brasil, enfatizam-se as informações repassadas aos usuários externos (fisco, instituições financeiras, fornecedores e outros) em detrimento do usuário interno, que é quem garante o futuro da organização. Nos Estados Unidos, segundo a Intermanager New (Revista HSM de 10/06/2005), a contabilidade é vista como imprescindível na vida empresarial, reconhecida como um instrumento básico de gestão, vinculado à ética e capaz de atender à complexidade da administração pública, das grandes corporações e de qualquer organização empresarial.
Neste sentido, é de fundamental importância fazer um comparativo entre o que se esperava ontem do profissional de contabilidade, aquilo que lhe é exigido hoje e as demandas do futuro sobre sua atividade:
	Ontem
	Hoje
	Amanhã
	Baixa competitividade
	Competitivo
	Alta competitividade
	Comércio tradicional
	Relações comerciais complexas
	Globalização/desregulamentação
	Ênfase na escrituração
	Ênfase no registro
	Ênfase nos negócios
	Ensino comercial
	Ensino técnico
	Ensino de gestão
	Busca pela padronização
	Padronização legal
	Adaptada aos negócios
	Pouco envolvimento nos negócios
	Acompanhamento da gestão
	Proposição de soluções
	Baixa complexidade das operações
	Operações complexas
	Operações virtuais
	Não utilização da TI
	Uso intensivo da TI
	Business Inteligence
	Luta pelo reconhecimento
	Profissão reconhecida
	Profissão fundamental
Portanto, a contabilidade proporciona alternativas que poucas profissões oferecem. É uma atividade moderna e necessária; utilizando em larga escala a Tecnologia da Informação, agiliza e simplifica processos; o conhecimento do profissional é indispensável às interpretações dos negócios. Para isso é preciso primar pela ética, seriedade e comprometimento com seus clientes e usuários; perceber as demandas da sociedade e atendê-las de forma ágil, simples, objetiva e com visão dos negócios. 
* Contador e Mestre em Administração pela UFSC
Diretor de Controladoria do Grupo Clássico/Dilly
Professor da Unoesc e Unochapecó
Prêmio Destaque da Contabilidade 2006 pelo Conselho Regional de Contabilidade de SC

Outros materiais