exercicio de1  fixação direito do trabalho
17 pág.

exercicio de1 fixação direito do trabalho


Disciplina<strong>direito do Trabalho</strong> Rural5 materiais2 seguidores
Pré-visualização3 páginas
Iniciado em
	segunda, 5 Nov 2018, 13:57
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	segunda, 5 Nov 2018, 14:33
	Nota
	9,00 de um máximo de 10,00(90%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Não respondido
Marcar questão
Texto da questão
Podemos classificar o Direito em dois grupos: Direito Público e Direito Privado; uma divisão bem antiga que originou do Direito Romano na qual as normas se classificam conforme a essência de determinado interesse. Assim foram nascendo ramos do Direito, cada um atuando com função específica, mas ligados entre si quando há relação em sua matéria. A seguir, analise os principais ramos do Direito e relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª coluna de acordo com sua função:
(1) Direito Público:
(2) Direito Privado:
(3) Direito Difuso:
( ) Tem como ramo o Direito do Trabalho.
( ) Tem como ramo o Direito Administrativo.
( ) Tem como ramo o Direito Empresarial.
( ) Tem como ramo o Direito Previdenciário.
( ) Tem como ramo o Direito Civil.
Escolha uma:
a. 3, 1, 2, 3, 2
b. 3, 2, 1, 3, 2
c. 1, 2, 3, 3, 1
d. 2, 1, 3, 2, 1
e. 3, 1, 2, 2, 3
Feedback
A resposta correta é: 3, 1, 2, 3, 2.
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O empregador tem deveres com os seus trabalhadores e usufruem de direitos a partir do momento em que o contrato de trabalho entra em vigor até ao seu termo. Segundo Delgado (2010, p. 381), [...] O empregador assume os riscos da empresa, do estabelecimento e do próprio contrato de trabalho e sua execução. Analise as alternativas abaixo e marque V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas em relação aos direitos e obrigações do empregador.
( ) Referente à sucessão, a CLT, no art. 10, esclarece: \u201cQualquer alteração na estrutura jurídica da empresa afetará os direitos adquiridos por seus empregados\u201d.
( ) \u201cA mudança na propriedade ou na estrutura jurídica da empresa afetará os contratos de trabalhos dos respectivos empregados\u201d.
( ) A alteração na modalidade societária preserva, pois, com a nova forma societária emergente, os antigos contratos de trabalho, com todos os seus efeitos passados, presentes e futuros.
( ) O empregador assume os riscos da empresa, do estabelecimento e do próprio contrato de trabalho e sua execução..
( ) Ao empregador é vedado efetuar qualquer desconto nos salários do empregado, salvo quando este resultar de adiantamentos, de dispositivos de lei ou de contrato coletivo.
Escolha uma:
a. F, F, V, V, V
F, F, V, V, V
b. F, V, F, V, F
c. V, V, F, V,V
d. F, F, V, F, V
e. V, F, V, F, V
Feedback
A resposta correta é: F, F, V, V, V.
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A definição de Direito é bastante complexa e, por isso mesmo, há uma grande diversidade de descrições, pelos autores, do seu significado. Montoro (2005) traz uma divisão do conceito de Direito segundo o seu entendimento. Analise as diferentes concepções da palavra Direito e correlacione a primeira coluna com a segunda coluna, segundo as cinco expressões utilizadas.
(1) \u201cO direito não permite o duelo\u201d;
(2)\u201cO Estado tem o direito de legislar\u201d;
(3) \u201cA educação é direito da criança\u201d;
(4) \u201cCabe ao direito estudar a criminalidade\u201d;
(5) \u201cO direito constitui um setor da vida social\u201d;
( ) A expressão nos revela o sentido de Direito como sinônimo de justo, ou por Justiça.
( ) O Direito é um fenômeno da vida coletiva, já que é um dos setores da vida social, ao lado dos fatos econômicos, sociais, culturais, entre outros.
( ) O conceito de Direito remete a faculdade \u2013 estamos revelando a faculdade, a liberdade que o Estado possui de criar leis a fim de organizara convivência em sociedade.
( )Nesta expressão, podemos entender como norma: neste caso, o Direito é a lei, a regra social obrigatória.
( ) O direito como ciência tem a finalidade de estudar o \u201cdever-ser\u201d jurídico, ou seja, investigar e estudar as normas jurídicas, situando-as no tempo e no espaço.
Escolha uma:
a. 3, 2, 1, 5, 4
b. 1, 2, 3, 4, 5
c. 2, 1, 3, 4, 5
d. 3, 5, 2, 1, 4
Resposta Correta é 3, 5, 2, 1, 4 (1) \u201cO direito não permite o duelo\u201d; podemos entender esta expressão como norma: neste caso, o Direito é a lei, a regra social obrigatória.
(2) \u201cO Estado tem o direito de legislar\u201d; remete ao conceito de Direito como faculdade \u2013 estamos revelando a faculdade, a liberdade que o Estado possui de criar leis a fim de organizar a convivência em sociedade.
(3) \u201cA educação é direito da criança\u201d; esta expressão nos revela o sentido de Direito como sinônimo de justo, ou por Justiça.
(4) \u201cCabe ao direito estudar a criminalidade\u201d; o direito como ciência tem a finalidade de estudar o \u201cdever-ser\u201d jurídico, ou seja, investigar e estudar as normas jurídicas, situando-as no tempo e no espaço.
(5) \u201cO direito constitui um setor da vida social\u201d: o Direito é um fenômeno da vida coletiva, já que é um dos setores da vida social, ao lado dos fatos econômicos, sociais, culturais, entre outros.
Apostila Introdução ao Direito: Fundamentos, Legislação Social,Trabalhista,Comercial e Tributária \u2013 Capítulo: 1 -Introdução ao Estudo do Direito.- Sub Título:1.2.1- O que é Direito. Páginas: 18 e 19.
e. 2, 3, 1, 5, 4
Feedback
A resposta correta é: 3, 5, 2, 1, 4.
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O empregado, ou trabalhador, é pessoa física que presta serviço de natureza contínua mediante salário, segundo o art. 3º da CLT. Na CLT, a definição de empregador se encontra no seu art. 2º: \u201c[...] a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econômica,admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviços\u201d.Analise as alternativas abaixo e marque V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas em relação aos direitos e obrigação do empregado.
( ) Jornada de trabalho corresponde ao tempo em que o empregado deve prestar serviços ou permanecer à disposição do empregador.
( ) Horas extras correspondem a horas extras aquelas trabalhadas além da jornada contratual de trabalho.
( ) Após o período de 12 meses de trabalho, todo o trabalhador passa a ter direito a um período de até 30 dias para descanso e lazer, sem deixar de receber seu salário.
( ) Abono de férias corresponde ao direito que o trabalhador possui de vender um terço de suas férias ao empregador para receber o correspondente a esses dias em dinheiro.
( ) No período da jornada de trabalho, o trabalhador tem direito a intervalos para repouso, descanso e alimentação.
Escolha uma:
a. V, F, V, F, V
b. V, V, V, V, V
Resposta Correta é Todas as alternativas estão corretas, pois:
Jornada de trabalho corresponde ao tempo em que o empregado deve prestar serviços ou permanecer à disposição do empregador.
Horas extras correspondem a horas extras aquelas trabalhadas além da jornada contratual de trabalho.
Após o período de 12 meses de trabalho, todo o trabalhador passa a ter direito a um período de até 30 dias para descanso e lazer, sem deixar de receber seu salário.
Abono de férias corresponde ao direito que o trabalhador possui de vender um terço de suas férias ao empregador para receber o correspondente a esses dias em dinheiro.
No período da jornada de trabalho, o trabalhador tem direito a intervalos para repouso, descanso e alimentação. Apostila Introdução ao Direito: Fundamentos, Legislação Social,Trabalhista,Comercial e Tributária \u2013 Capítulo: 2 -Aspectos Relevantes do Direito do Trabalho.- Sub Título: 2.2.1 - Direitos e Obrigações do Empregado. Páginas: 86, 91, 92 e 93.
c. F, V, F, V, F
d. F, F, V, F, V
e. F, F, V, F, V
Feedback
A resposta correta é: V, V, V, V, V.
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O empregado é o principal elemento para o Direito do Trabalho, pois a ele é destinado grande parte das normas de proteção que constituem este ramo do Direito. Em relação a Jornada de Trabalho, a Constituição Federal, no artigo 70, inciso XIII, prevê