Apol Alfabetização e letramento
5 pág.

Apol Alfabetização e letramento

Disciplina:<strong>alfabaetização</strong>6 materiais
Pré-visualização2 páginas
Questão 1/5 - Alfabetização e Letramento: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Leia o extrato de texto a seguir:
“As idades cronológicas, durante as quais espera-se que as crianças desenvolvam comportamentos representativos de um dado estágio, não são fixas. Os intervalos entre as idades, sugeridos por Piaget, são normativos e denotam os momentos durante os quais espera-se que uma criança apresente os comportamentos intelectuais próprios daquele nível [estágio] particular”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, o mesmo encontra-se disponível no livro: WADSWORTH, Barry J. Inteligência e afetividade da criança na teoria de Piaget: fundamentos do construtivismo. Tradução de Esméria Rovai. 5ª ed. São Paulo: Pioneira, 1996. p. 32.
 Com relação ao estágio “sensório-motor” proposto por Piaget, considere as afirmativas abaixo:
 I. A criança conquista seu mundo por meio da percepção e dos movimentos.
II. Este estágio ocorre na primeira infância, dos 02 aos 07 anos.
III. A criança, neste estágio, apresenta o aparecimento da linguagem.
IV. Este estágio contempla crianças recém-nascidas e lactentes, de 0 a 2 anos.
Estão corretas as afirmativas
Nota: 20.0
	
	A
	Afirmativas I e IV.
Você acertou!
As afirmativas I e IV são corretas, pois no primeiro estágio, denominado sensório-motor, a criança conquista seu mundo por meio da percepção e dos movimentos, de todo o universo que a cerca. Esse estágio contempla crianças de 0 a 02 anos. As alternativas II e III são incorretas, pois o estágio que compreende as crianças de 02 aos 07 anos é o pré-operatório, onde ocorre o aparecimento da linguagem (livro-base, p. 25).

	
	B
	Afirmativas I e III.

	
	C
	Afirmativas I e II.

	
	D
	Afirmativas II e III.

	
	E
	Afirmativas II e IV.

Questão 2/5 - Alfabetização e Letramento: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Somente a partir da década de 1930 e, mais sistematicamente, das décadas de 1950 e 1960 do século XX que o problema da educação rural é encarado mais seriamente – o que significa que paradoxalmente a educação rural no Brasil torna-se objeto do interesse do Estado justamente num momento em que todas as atenções e esperanças se voltam para o urbano e a ênfase recai sobre o desenvolvimento industrial”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, o mesmo encontra-se disponível: DAMASCENO, Maria Nobre; BESERRA, Bernadete. Estudos sobre educação rural no Brasil: estado da arte e perspectiva. Educação e pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 1, p. 73-89, jan./abr. 2004. p. 75.

Considerando o fragmento de texto acima, bem como os conteúdos abordados no livro-base da disciplina, intitulado Metodologia da Alfabetização, sobre a alfabetização no ambiente rural, analise as afirmativas abaixo:
 I. O ambiente urbano apresenta um número maior de analfabetos em comparação e proporção com o ambiente rural.
II. O ambiente rural apresenta um número maior de analfabetos em comparação e proporção ao ambiente urbano.
III. O ambiente rural possui, aproximadamente, 18% de pessoas alfabetizadas ao compararmos com o ambiente urbano.
IV.Tanto o ambiente urbano quanto o rural apresentam uma proximidade no número de alfabetizados, igualando esta distribuição.
Estão corretas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	Afirmativas II e III.
Você acertou!
As afirmativas II e III são corretas, pois, conforme o Censo do ano 2000, há um total de 109.784.121 pessoas alfabetizadas, enquanto no ambiente rural, este número aproxima-se a 19.608.720 pessoal, gerando uma taxa de, aproximadamente, 18%. Ao compararmos o ambiente urbano e o rural, inclusive em sua população, teremos um nível maior de analfabetos no ambiente rural. Já as alternativas I e IV são incorretas, pois, conforme explicitado acima, a distribuição de alfabetizados entre os ambientes rurais e urbanos (livro-base, p.  76).

	
	B
	Afirmativas II, III e IV.

	
	C
	Afirmativas I e II.

	
	D
	Afirmativas II e IV.

	
	E
	Afirmativas I, II e IV.

Questão 3/5 - Alfabetização e Letramento: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Leia o fragmento de texto abaixo:
“Sem o sistema de expressão simbólica que constitui a linguagem, as operações permaneceriam no estado de ações sucessivas, sem jamais se integrar em sistemas simultâneos ou que contivessem, ao mesmo tempo, um conjunto de transformações solidárias”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, o mesmo encontra-se disponível no livro: PIAGET, Jean. Seis estudos de psicologia. Tradução de Maria Alice Magalhães D’Amorim e Paulo Sérgio Lima Silva. 24. ed., Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1999. p. 92. 
De acordo com as ideias de Piaget acerca do desenvolvimento do conhecimento da linguagem e da alfabetização da criança, analise as sentenças abaixo e assinale V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Piaget desenvolveu estudos com ênfase nos processos de construção do conhecimento das crianças, onde, para ele, o conhecimento é uma contínua construção.
II. ( ) Piaget fundamentou que a construção do conhecimento infantil ocorre por meio do contato da criança com os objetos de estudo.
III. ( ) Para Piaget, a aprendizagem da criança ocorre independentemente da experiência vivenciada por ela.
IV. ( ) Piaget acreditava nas interações como forma de aprendizado, inclusive da alfabetização.
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V – V – F – V
Você acertou!
As afirmativas I, II e IV são verdadeiras. Piaget desenvolveu seus estudos com ênfase nos processos de construção do conhecimento nas crianças. Para ele, o conhecimento é uma contínua construção que ocorre por meio do contato da criança com os objetos de estudo. Para Piaget, não há aprendizagem sem a experiência. “O conhecimento, na sua origem, não vem dos objetos nem do sujeito, mas das interações – inicialmente indissociáveis – entre sujeito e esses objetos (Piaget, citado por Seber, 1997, p.60)”. A afirmativa III é falsa, Piaget acreditava na experiência como aprendizagem, na interação entre o mundo, sujeitos e objetos (livro-base, p. 23, 24).

	
	B
	V – F – V – V

	
	C
	V – V – F – F

	
	D
	V – F – V – F

	
	E
	F – F – V – F

Questão 4/5 - Alfabetização e Letramento: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Leia a seguinte citação:
“Os métodos sintéticos foram os primeiros a serem utilizados [e], pode-se dizer, que estes métodos, sob forma dos métodos alfabéticos, são os mais antigos, sendo utilizados, sem outros competidores, desde a antiga”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, o mesmo encontra-se disponível em: MATTHEWS, M. M. Teaching to read historically considered. Chicago: The University of Chicago Press, 1966. p. 6. (Tradução nossa).

De acordo com o livro-base da disciplina, intitulado Metodologia da Alfabetização em relação aos métodos sintéticos alfabetizadores e suas funcionalidades, analise as afirmativas abaixo:
 I. Nos métodos sintéticos, o processo de alfabetização é iniciado por uma palavra, uma frase ou uma história.
II. Nos métodos sintéticos, a alfabetização parte das menores unidades da língua, como letras, fonemas e sílabas, para as maiores, no caso, palavras e frases.
III. Os métodos sintéticos estabelecem que a criança estará alfabetizada a partir do momento em que conhecer e reconhecer as famílias silábicas.
IV. Nos métodos sintéticos, a alfabetização se restringe ao reconhecimento das letras e de seu valor fonético.
Estão corretas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	Afirmativas II e III.

	
	B
	Afirmativas I e II.

	
	C
	Afirmativas II, III e IV.

	
	D
	Afirmativas II e IV.

Você acertou!
As afirmativas II e IV são corretas. Os métodos sintéticos são aqueles em que a alfabetização parte das menores unidades da língua, como letras, fonemas e sílabas, para as maiores, como as palavras e frases. A alfabetização fica restrita ao reconhecimento das letras e de seu valor